Primeiro projecto de aquário


D.mestre

Recommended Posts

Boas.

Criei este tópico para de alguma forma pedir ajuda a quem tenha experiência.

Há cerca de um mes fui a casa de um amigo e deparei-me com um lindo aquário de água quente e fiquei logo com um bichinho atrás da orelha, passadas algumas semanas dei por mim a comprar um aquário igual ao dele.

O aquário em questao é um aquatlantis aquadream 80 (80x30x45cm) tem uma capacidade de 90 litros , e traz já o filtro (Biológico BIOBOX), a luz ( Sistema de iluminação incorporado na galeria com Reflectores 1x 18W t8), a bomba de água e o termoestato incluídos (kit).

Conforme o que pesquisei e perguntei assím o fui montando, metí areão no fundo, comprei dois troncos e depois de fervidos e de estarem em repouso uma semana em água, coloquei-os no aquário, atada a cada tronco meti uma anúbia nana.

Queria opiniões acerca tanto da fauna como da flora, no meu aquário existe ainda algum espaço livre no fundo, dando pelo menos para plantar ainda 4 plantas, mas eu apenas quero por duas para nao encher demasiado o fundo com plantas, queria que me indicassem plantas de fácil manutenção (que nao exigissem substrato fértil e uma poda muito rigorosa) para colocar no meu aquário. A nível da fauna, queria colocar 4 corydoras, 3 platys, 10 tetra neon, 2 guppys, 3 espadas e 4 narizes de bebado, pelo que me informei estas espécies dao-se bem umas com as outras (penso nao estar errado), serão estas espécies boas para um iniciado como eu?

aguardo ajuda.

Fotos do aquário postarei amanha em princípio.

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum e a este mundo.

 

Para além do que já leste e continua a ler, começas-te bem desde que estabilizes o aqua (ciclar) antes de colocar os peixes.

 

A listagem dos animais parece-me a correcta se bem que nos guppies 2 (macho e fêmea) não será boa ideia pois talvez aumentarias o numero de fêmeas, sabendo que irás ter um boom de crias e depois mais despesas: maternidade para não serem comidos, alimentação especifica e aumento do numero de habitantes.

 

Existe outro factor que é a questão de misturar tetras com guppies, o que na minha opinião está errado.

 

Já tens a lista de peixes no entanto convém saberes como estás de parâmetros de água para assim saberes quais os peixes que podes colocar no aqua.

 

Plantas de facil manutenção existem muitas (tem atenção à iluminação que tens - provavelmente fraquita proveniente do kitt) e podes ver aqui no forum na secção de fotos onde tirarás algumas ideias.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas joão paulo viegas.

Sobre o ciclo da água ja estou bem informado, ja li bastante e informei-me, sei que tenho de esperar de 3 a 4 semanas para poder colocar os primeiros peixes, que devem ser resistentes (ex: corydoras), neste momento o meu aquário tem água dentro há uma semana e um dia e ainda vou ter de esperar duas semanitas até poder por os primeiros elementos da fauna. Para acelerar o ciclo disseram-me que podia ir colocando de dois em dois dias uma pequena porção de comida no aquário, depois de me dizerem vim aqui ao forum e confirmei e passei a fazer isso.

Ontem foi o dia que coloquei os troncos no aquário (fiz-lhes o tratamento adequado), e hoje de manha quando acordei reparei que a água estava amarelada, será que essa coloração irá demorar muito a passar? vai influênciar o ciclo da água?

Anível da fauna irei repensar o aspecto de juntar guppies com tetras.

respostas aguardam-se

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vou postar imagens do modelo do meu aquário e do filtro (pode ser que sejam úteis para informar quem me venha dar dicas :discuss_gathering: )

 

Aquário:

100_4737.jpg

 

Filtro:

biobox2.jpg

 

Espero que seja útil.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coloração da água não interfere com o ciclo da água e não faz mal nenhum, irá desaparecer conforme fores fazendo as TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o João Paulo disse, continua a ler que vais num bom caminho?

 

Diz-me uma coisa, qual é o caudal da BioBox? porque dependendo dele podes tirar o Fluval...

 

Cumprimentos cá das ilhas,

 

Diogo Amaral

 

Boas. Diogo o meu filtro traz uma bomba de 750 l/h penso eu, portanto...

 

 

Já agora, estive aqui a pesquisar e encontrei uma espécie que gostei, os camaroes fantasma.

Será que nao há problema de os misturar com as espécies que já referi?

 

Aqui está imagem real do aquário.

sdc11117g.jpg

 

Dêm dicas, por exemplo onde colocar plantas, que plantas colocar, quantas...

cumps

Editado por D.mestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira os Guppys e coloca 2 Ramirezis, um macho e uma fêmea!

Tens aqui uma foto:

Ramirezi%20young%20male.jpg

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já vi que tiraste o Fluval, a BioBox faz o necessário para a litragem que tens não te preocupes...

 

Quanto a plantas, amigo, também sou iniciante nesse tema como tu, portanto sei pouco ainda sobre elas...

 

Mas vou te falar no meu caso que é parecido com o teu...

 

Sábado vou realizar uma nova montagem e como tal vou me iniciar nas plantas, mas de fácil manutenção tais como, Anubias Glabra, Sessiliflora e Valisnérias... Acho plantas bonitas e de fácil manutenção, apenas necessitam de uma poda de vez em quando e (penso eu) fertilização liquida...

 

Podias por Valisnérias a preencher o fundo e a tapar a BioBox...

 

Atenção: isso é a minha opinião, não quer dizer que a faças, porque um aquário, sobretudo O NOSSO deve ser a gosto próprio...

 

Ps: se disse algo de errado por favor corrijam-me...

 

Abraço,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O fluval é aquela parte onde sai a água certo? o género de uma dobra né? (desculpa a ignorância)

se for isso nao tirei.

Sim ja tinha pensado por valisnérias, mas nao sei se poderei por muitas, a minha iluminação é de 1x18W, ou seja fraquinha, também pensei em fetos de java, que achas?

Sao de fácil manutenção e nao muito exigentes.

opinioes sff.

cumps

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Fluval (marca do filtro) era o outro filtro interno que tinhas lá lol pelos vistos já o tiraste...

 

Sim Fetos de Java sãos bons para a tua iluminação visto que no meu aquário tenho menos que tu e eles aguentam-se bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao trazia nenhum Fluval, apenas a BIOBOX.

O problema das plantas é que na zona onde vivo só há uma loja de peixes e há mais de um mes que nao vêm plantas, está tudo escasso, apenas há anúbias nana em condições, o resto ou está pequeno ou está doente, vou ver se vou a faro ou isso, lá tenho mais por onde escolher :D

cumps

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as plantas, não te posso aconselhar visto que percebo pouco ou nada.... Para as comprares experimenta a área do fórum de vendas, pelo menos, comparadas com os preços da Madeira são muito mais baratas mesmo com portes. Se não te sentires a vontade para encomendares, vê primeiro o feedback dos elementos.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário:

 

 

Boas,

 

À esquerda da foto, vê-se um filtro interno Fluval, era o que me estava a referir...

 

Plantas, podes sempre ver na secção dos classificados, foi lá que arranjei as minhas...

 

Cumprimentos

 

Obrigado, vou seguir a dica :D

 

Pessoal MAIS OPINIOES sff :D

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Calma

2 - Paciência

3 - Se aumentas o volume de plantas no aquário e apesar de não teres substrato fertil, deverás considerar fertilizações assim como aumentar a iluminação, porque não sei se 18 watts chegarão

4 - Peixes e se tens pouca experiência recomendo-te que vás devagar, pois um dos primeiros erros do iniciante é começar a comprar peixes e mais peixes... vê que condições podes garantir aos teus animais: abrigos, esconderijos, compatibilidade de espécies, assim como qualidade de água, PH e outros e depois partir daí.

5 - Calma e mais uma vez paciência

6 - Diverte-te. Nada de stress pois estás nisto pelo gosto que te dá ver os peixes felizes, pelo que deverás partir daí: a vivência feliz dos animais.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há aqui uma confusão. Julgo que a primeira foto que aparece no tópico não é o aquário dele, mas sim um exemplo do aquário. Certo? Daí a confusão com a utilização do Fluval...

 

Relativamente à lista de peixes, não deves dizer "quero estes, estes e estes". Eles deverão ser adequadas conforme à água. Posso-te dizer que deverás ter um pH a sair da torneira alcalino (entre 7.2 e 7.4), pelo que vi nas análises à água de Vila Real de Santo António. Por isso deverás ter em atenção em teres, de preferência peixes de água alcalina. Não é que o nível seja muito importante, pois o mais importante é teres o pH estabilizado, mas convém teres os peixes mais adequados possível à água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há aqui uma confusão. Julgo que a primeira foto que aparece no tópico não é o aquário dele, mas sim um exemplo do aquário. Certo? Daí a confusão com a utilização do Fluval...

 

Boas,

 

Então se não é o aquário dele, peço desculpa pois fiz confusão...ele descreve como "o meu aquário"...

 

cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então se não é o aquário dele, peço desculpa pois fiz confusão...ele descreve como "o meu aquário"...

 

cumprimentos,

 

Diogo Amaral

 

 

Boas, eu postei aquele aquário para poderem ver um modelo igual ao meu, lá está bem específico, mas isso nao tem importância :naughty:

 

1 - Calma

2 - Paciência

3 - Se aumentas o volume de plantas no aquário e apesar de não teres substrato fertil, deverás considerar fertilizações assim como aumentar a iluminação, porque não sei se 18 watts chegarão

4 - Peixes e se tens pouca experiência recomendo-te que vás devagar, pois um dos primeiros erros do iniciante é começar a comprar peixes e mais peixes... vê que condições podes garantir aos teus animais: abrigos, esconderijos, compatibilidade de espécies, assim como qualidade de água, PH e outros e depois partir daí.

5 - Calma e mais uma vez paciência

6 - Diverte-te. Nada de stress pois estás nisto pelo gosto que te dá ver os peixes felizes, pelo que deverás partir daí: a vivência feliz dos animais.

 

Boa sorte.

 

A nível de plantas estou a pensar por mais duas valisnérias gigantae (que ja vêm a caminho, pois comprei-as aqui no forum) e dois fetos de java, ficarei com um total de 6 plantas no aquário, o que considero bom para um iniciado. Em relação à iluminação estive a pesquisar e encontrei vários aquários com fraca iluminação bastante plantados, tudo o que temos de ter é uma grande dose de calma e ir dando às plantas os nutrientes que elas precisam :tongue:

 

 

 

Acho que há aqui uma confusão. Julgo que a primeira foto que aparece no tópico não é o aquário dele, mas sim um exemplo do aquário. Certo? Daí a confusão com a utilização do Fluval...

 

Relativamente à lista de peixes, não deves dizer "quero estes, estes e estes". Eles deverão ser adequadas conforme à água. Posso-te dizer que deverás ter um pH a sair da torneira alcalino (entre 7.2 e 7.4), pelo que vi nas análises à água de Vila Real de Santo António. Por isso deverás ter em atenção em teres, de preferência peixes de água alcalina. Não é que o nível seja muito importante, pois o mais importante é teres o pH estabilizado, mas convém teres os peixes mais adequados possível à água...

 

Obrigado pela informação do ph da água aqui da minha cidade :roflroll2:

Neste Momento o aquário está a ciclar, ainda lhe faltam quase duas semanas para terminar o ciclo, penso que até la conseguirei o ph ideal para as espécies que quero colocar...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toma atenção a uma coisa: se por exemplos baixares o pH para, imaginemos, 6.5, lembra-te que a água que vais introduzir quando fizeres TPAs vai ser 7.2-7.4, pelo que vai provocar oscilações no pH, que como disse, são mais perigosas que o nível de pH em si...

 

Toma também atenção ao que metes no aquário que pode influenciar o pH (areão, substrato, troncos, pedras, conchas, turfa e químicos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.