Controladores de Iluminação


Recommended Posts

Caros amigos aquariofilistas

 

Sou novo no fórum e começo por isso por fazer uma muito breve apresentação.

Com altos e baixos há 30 anos (tenho 48 anos de idade) que dedico algum do meu tempo ao hobby e possuo neste momento dois aquários: um de 800 litros (sudoeste asiático, sou apaixonado pelos peixes e plantas desta região) e um de 68.

 

Há muitos anos que procuro um sistema de controlo da iluminação do aquário que me permita simular o nascer e por do sol. Encontrei recentemente, na internet, um sistema inglês, AquaRay Controler, para uma iluminação a LEDS (adquirir todo o sistema acaba por ficar muito dispendioso), e um americano, com o controlador muito mais caro mas adequado à iluminação fluorescente. Enviei umas questões ao fabricante da AquaRay que me informou estarem para sair para o mercado umas soluções acessíveis em preço.

 

O que pretendo é algo que funcione de forma automática, isto é, com relógio, e que recrie no aquário o nascer e por do sol, aumentando gradualmente a luz ao estabelecer e gradualmente a diminuindo, num fade out, ao desligar.

 

O que vos solicitava neste post era a disponibilização de informação respeitante a este assunto.

O desligar das luzes, à noite, é aquilo que mais me preocupa pois os peixes são bastante afectados, em termos de stress, quando saem de um estado de iluminação máxima para a completa escuridão (o aquário liga às 16:00 h e desliga às 01:00 h.

 

Cumprimentos, Carlos Ribeiro.

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Carlos,

 

Um forma mais barata, até que controladores em conta apareçam, seria colocar um strip "tira" de leds (tipo moonlight) que entraria em acção um minuto antes de apagar a luz principal. Embora a mudança continuasse a ser substancial não iria para o escuro total.

 

Só uma sugestão.

 

Abraço,

 

Gonçalo

 

 

 

 

Caros amigos aquariofilistas

 

Sou novo no fórum e começo por isso por fazer uma muito breve apresentação.

Com altos e baixos há 30 anos (tenho 48 anos de idade) que dedico algum do meu tempo ao hobby e possuo neste momento dois aquários: um de 800 litros (sudoeste asiático, sou apaixonado pelos peixes e plantas desta região) e um de 68.

 

Há muitos anos que procuro um sistema de controlo da iluminação do aquário que me permita simular o nascer e por do sol. Encontrei recentemente, na internet, um sistema inglês, AquaRay Controler, para uma iluminação a LEDS (adquirir todo o sistema acaba por ficar muito dispendioso), e um americano, com o controlador muito mais caro mas adequado à iluminação fluorescente. Enviei umas questões ao fabricante da AquaRay que me informou estarem para sair para o mercado umas soluções acessíveis em preço.

 

O que pretendo é algo que funcione de forma automática, isto é, com relógio, e que recrie no aquário o nascer e por do sol, aumentando gradualmente a luz ao estabelecer e gradualmente a diminuindo, num fade out, ao desligar.

 

O que vos solicitava neste post era a disponibilização de informação respeitante a este assunto.

O desligar das luzes, à noite, é aquilo que mais me preocupa pois os peixes são bastante afectados, em termos de stress, quando saem de um estado de iluminação máxima para a completa escuridão (o aquário liga às 16:00 h e desliga às 01:00 h.

 

Cumprimentos, Carlos Ribeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma achega...

 

Se quiser um projecto DIY para um controlador pode dar uma vista de olhos a este site:

 

http://www.reuk.co.uk/LED-Dimmer-Circuit.htm

 

ab.

 

Gonçalo

 

 

Caros amigos aquariofilistas

 

Sou novo no fórum e começo por isso por fazer uma muito breve apresentação.

Com altos e baixos há 30 anos (tenho 48 anos de idade) que dedico algum do meu tempo ao hobby e possuo neste momento dois aquários: um de 800 litros (sudoeste asiático, sou apaixonado pelos peixes e plantas desta região) e um de 68.

 

Há muitos anos que procuro um sistema de controlo da iluminação do aquário que me permita simular o nascer e por do sol. Encontrei recentemente, na internet, um sistema inglês, AquaRay Controler, para uma iluminação a LEDS (adquirir todo o sistema acaba por ficar muito dispendioso), e um americano, com o controlador muito mais caro mas adequado à iluminação fluorescente. Enviei umas questões ao fabricante da AquaRay que me informou estarem para sair para o mercado umas soluções acessíveis em preço.

 

O que pretendo é algo que funcione de forma automática, isto é, com relógio, e que recrie no aquário o nascer e por do sol, aumentando gradualmente a luz ao estabelecer e gradualmente a diminuindo, num fade out, ao desligar.

 

O que vos solicitava neste post era a disponibilização de informação respeitante a este assunto.

O desligar das luzes, à noite, é aquilo que mais me preocupa pois os peixes são bastante afectados, em termos de stress, quando saem de um estado de iluminação máxima para a completa escuridão (o aquário liga às 16:00 h e desliga às 01:00 h.

 

Cumprimentos, Carlos Ribeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre comprar um calha, com um interruptor individual para cada lampada e metes uns temporizadores baratos.

Assim com intervalos de por exemplo 1h vais desligando as lampadas.

 

Imagina que tens 4 lampadas. ás 22h desligas a que tiver mais kelvins, ás 23h a asseguir, à 00h a proxima e á 1h a ultima. Sempre seria uma coisa mais gradual e quase de certeza bem mais barato.

 

Como no por do sol as cores são mais amareladas se não me engano, é que sugeri ir desligando as lampadas de kelvins superiores para as mais baixas, para ser uma gradação mais natural da luz.

 

Podes fazer o mesmo ciclo ao nascer do dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Se procurarem no fórum, verão que isto já foi discutido e há inclusivé uma empresa bastante recente, formada por um user aqui do fórum que se propõe a oferecer soluções como as que mencionam aqui por um valor mais económico do que seria normal neste mercado.

Há inclusíve um thread de ontém a falar sobre possíveis interessados.

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Se procurarem no fórum, verão que isto já foi discutido e há inclusivé uma empresa bastante recente, formada por um user aqui do fórum que se propõe a oferecer soluções como as que mencionam aqui por um valor mais económico do que seria normal neste mercado.

Há inclusíve um thread de ontém a falar sobre possíveis interessados.

:)

 

Sabes quem é o user? Onde posso recolher informação (link, contzcto de qualquer espécie). Desculpa a ignorância mas o que é um thread? É algo que possa consultar e recolher informação?

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moderadores chamados ao corredor 9 para limpar o lixo - jan1213"

 

Ora bem,

 

Thread é um encadeamento de algo. Neste caso de mensagens, é o nome inglês usado para o que por aqui se denomina por Tópico.

 

Relativamente à thread em questão acho que me enganei e apanhei uma outra thread a meio e pensei ser da mesma empresa. Não o é porém deixo aqui dois links:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=340

http://www.aqualed-light.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Antes de mais quero agradecer os contributos que aqui deixaram.

 

Alguém possui algum destes controladores? Conhecem lojas que os vendam?

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Carlos,

 

Um forma mais barata, até que controladores em conta apareçam, seria colocar um strip "tira" de leds (tipo moonlight) que entraria em acção um minuto antes de apagar a luz principal. Embora a mudança continuasse a ser substancial não iria para o escuro total.

 

Só uma sugestão.

 

Abraço,

 

Gonçalo

 

Sabes onde posso comprar essas fitas de led's? Devo procurar algumas características em especial?

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre comprar um calha, com um interruptor individual para cada lampada e metes uns temporizadores baratos.

Assim com intervalos de por exemplo 1h vais desligando as lampadas.

 

Imagina que tens 4 lampadas. ás 22h desligas a que tiver mais kelvins, ás 23h a asseguir, à 00h a proxima e á 1h a ultima. Sempre seria uma coisa mais gradual e quase de certeza bem mais barato.

 

Como no por do sol as cores são mais amareladas se não me engano, é que sugeri ir desligando as lampadas de kelvins superiores para as mais baixas, para ser uma gradação mais natural da luz.

 

Podes fazer o mesmo ciclo ao nascer do dia.

 

É uma boa ideia e simples de colocar em prática. Vou considerá-la.

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes onde posso comprar essas fitas de led's? Devo procurar algumas características em especial?

 

Eu tb tenho isso a funcionar dessa forma (acende o moonligh 1 h antes e está ligado até 1h depois) mas isso não é bem aquilo que queres, ou seja, suavemente simular o por do sol.

 

Eu comprei a minha fita de leds na Mauser (www.mauser.pt) creio que foi esta: http://www.mauser.pt/catalog/product_info....oducts_id=55352.

 

Depois, com um bocado de trabalho coloquei-a na minha actual calha de 1 m (por acaso estou à espera de uma nova da Aquaeden já com moonlight).

 

Sugiro-te tb que fales com o Rui Alves da Aquaeden (www.aquaeden-shop.net) que é uma pessoa excelente para falar sobre iluminação. Desconheço se tem algo do que queres.

 

Pedro.

 

PS: E fotos desse teu aquário de 800l? :puppydogeyes:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse fade in e fade out teria que ser bastante lento para ser interessante. Se é uma coisa rapida, antes vale usar dois relogios, eu ja cheguei a usar 3,

 

primeiro ligava o moonlight, depois ligava 32 W, depois mais a frente ligava mais 32 W (perfazendo 64W), e depois ia diminuindo ate ao moonlight... e a penumbra total. mas foi so uma curiosidade, actualmente apenas ligo o moonlight umas horas antes e desligo uma horas depois. isto tudo é automatico claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb tenho isso a funcionar dessa forma (acende o moonligh 1 h antes e está ligado até 1h depois) mas isso não é bem aquilo que queres, ou seja, suavemente simular o por do sol.

 

Eu comprei a minha fita de leds na Mauser (www.mauser.pt) creio que foi esta: http://www.mauser.pt/catalog/product_info....oducts_id=55352.

 

Depois, com um bocado de trabalho coloquei-a na minha actual calha de 1 m (por acaso estou à espera de uma nova da Aquaeden já com moonlight).

 

Sugiro-te tb que fales com o Rui Alves da Aquaeden (www.aquaeden-shop.net) que é uma pessoa excelente para falar sobre iluminação. Desconheço se tem algo do que queres.

 

Pedro.

 

PS: E fotos desse teu aquário de 800l? banana rock

 

Obrigado Pedro.

 

A minha principal preocupação é o stress provocado aos peixes no momento de desligar. Como o aquário passa da luz total para a total escuridão, o stress provocado por esta variação brusca é grande.

 

Reconstituí o aquário, areão novo, troncos novos, plantas e peixes (alguns também novos, comprados na Koi Park, e na Avipeixe, Almada), e iluminação reconstituida, recentemente. Ficou bonito mas está ainda em desenvolvimento. Quando tiver fotos de jeito eu mostro.

 

Abraço.

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse fade in e fade out teria que ser bastante lento para ser interessante. Se é uma coisa rapida, antes vale usar dois relogios, eu ja cheguei a usar 3,

 

primeiro ligava o moonlight, depois ligava 32 W, depois mais a frente ligava mais 32 W (perfazendo 64W), e depois ia diminuindo ate ao moonlight... e a penumbra total. mas foi so uma curiosidade, actualmente apenas ligo o moonlight umas horas antes e desligo uma horas depois. isto tudo é automatico claro.

 

Como digo numa resposta abaixo, a minha preocupação é o stress dos bichos no momento de desligar. Qualquer diminuição da intensidade luminosa nesse momento ajuda.

Claro que reproduzir o pôr do sol efectuando um fade out seria perfeito, é o que procuro. O equipamento para o fazer já existe eu procuro é soluções mais económicas pois já gastei muito dinheiro na recuperação do meu sudoeste asiático de 800 litros. Daí a importãncia da vossa preciosa ajuda.

 

Abraço, Carlos.

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.