SUMP em água fria (começo de um DIY :)) com IMAGENS ;)


Recommended Posts

Será que esta solução de filtragem é boa para aquários de água fria, nomeadamente para aquários de peixe-vermelho (fancy ou não), já que produzem tanto lixo? O que deverei por nos compartimentos neste caso específico de água fria e peixes-vermelhos?

 

Tenho lido vários posts acerca do tema das SUMP e parece-me -apesar de esta conclusão não ter sido alcançada frequentemente- que a solução ideal não é a de ter a sump por baixo do aquário, nem por cima, mas sim ao mesmo nível, por trás do aquário. Na verdade, parece-me que o melhor é tê-la mesmo DENTRO do aquário.

 

Sacrificando alguma profundidade pode-se mesmo transformar um aquário comum num aquário com sump, com alguns vidritos novos e silicone.

 

Vou tentar postar imagens do projecto que estou a desenvolver: não é nenhuma grande novidade mas pedia que me aconselhassem em alguns pormenores :roll:

 

tiagodovale-2.jpg

tiagodovale-1.jpg

sem água e com água, com a alimentação da sump em cascata, do lado esquerdo...

 

tiagodovale-5.jpg

tiagodovale-6.jpg

do outro lado, sem água e com água.

 

 

Parece-me que esta sump, ao nível do aquário, já permite que o orifício de alimentação da sump esteja colocado junto ao fundo do aquário, sem medo de inundações... mas isso obriga a que a água da sump fique ao nível da água do aquário, eliminando as "cascatas" entre compartimentos que favorecem a oxigenação... o que acham? será que mesmo neste caso (em que o fundo vai ter bastantes detritos) é melhor ter a água a "cair" da superfície do aquário para a sump?

 

Se repararem, o último compartimento (à direita) é bastante amplo para colocar equipamento, mas em cima existe um compartimento mais pequenino: a ideia é que a bomba eleve a água para este pequeno compartimento, que depois cai em cascata para o aquário: foi uma ideia para eliminar a necessidade de colocar sequer o chuveiro no aquário e colocar TUDO na sump... parece-vos verosímel? Ou vai ser um contentor de detritos?

 

Obrigado a todos :roll: Estou ansioso pelas vossas ideias: aprendo sempre imenso!

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que esta sump, ao nível do aquário, já permite que o orifício de alimentação da sump esteja colocado junto ao fundo do aquário, sem medo de inundações... mas isso obriga a que a água da sump fique ao nível da água do aquário, eliminando as "cascatas" entre compartimentos que favorecem a oxigenação... o que acham?
O efeito cascata nunca desaparecerá, desde que a bomba tenha um débito razoável.

 

parece-vos verosímel? Ou vai ser um contentor de detritos?

Como é o último compartimento, não será aí que os detritos se vão acumular, mas nos 1ºs.

 

Já pensaste se vais querer um "fundo" ?

É que convém que a sump esteja à vista ...

 

Vai para a frente com isso.

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste se vais querer um "fundo" ?    

É que convém que a sump esteja à vista ...

 

Obrigado: essas dicas deixam-me optimista. Em relação à tua questão de facto já tinha pensado nisso.

 

A minha ideia inicial era pintar a parede de vidro que separa o aquário da sump com tinta epóxica azul-escura ou preta. E a sump ficaria visível se houvesse circulação por trás do aquário.

 

Mas depois de fazer aqueles renders achei interessante o aspecto de ter uma sump transparente como fundo do aquário. Eu sei que é um contrasenso com a ideia de que uma sump serve precisamente para esconder todo o equipamento, mas no fundo o que sinto é alguma semelhança com o gozo que dão aqueles relógios que têm o mecanismo à mostra. :) hehehe

 

Não falei das dimensões do aquário: tem 1,5 metros de comprimento, 65cm de profundidade total e 55cm de altura. A sump tem 20cm da profundidade.

 

Agora uma dúvida nova: para estes peixes que produzem tantos resíduos e são massivamente alimentados, devo pensar em que género de material filtrante: esponjas, claro, mas... plantas na sump? bioballs ou outros meios para bacterias? filtragem química? todas? só algumas? :)

 

Obrigado!!!:)

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a alterar o design para fazer a alimentação da sump pelo fundo.

Depois coloco imagens.

 

Parece-me que, para os compartimentos, faz sentido começar por filtragem "grosseira", com esponjas ou assim, e, no compartimento seguinte, filtragem bológica, talvez com umas bio-balls ou outros meios semelhantes. O que acham?

 

A minha maior dúvida é esta: sabendo que em princípio não vou colocar plantas no tanque principal será boa ideia por num dos compartimentos da sump uma cultura intensiva de plantas para filtrar os nitratos e assim?

 

Não se esqueçam de que se trata de um aquário para Peixes-Dourados... :( que são os reis do "comer, defecar e sujar" :( hehehehe

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

eu tenho uma sump dessas no meu aquario.

tem a vantagem de para fazer upgrades À filtragem bastar comprar uma powerhead, neste momento a minha tem 2 powerheads que debitam um total de 2000l/h (não confirmados, estes são os valores fornecidos pelo fornecedor, não são os reais)

tem tambem a vantagem de poderes esconder todo o material

a minha apenas ocupa a lateral esquerda do aquario e um pouco da parte de tras esquerda, sendo que depois é coberta com um fundo a 3 dimensões feito com esferovite.

como principais inconvenientes posso apontar, o facto de cada vez que limpas as matérias filtrantes (as minhas sujam-se com facilidade porque tenho areia fina no aquario) se não desligares as bombas elas vão-te sujar o aquario todo.

tambem deves ter em atenção o principio dos vasos comunicantes, na minha, o nível da água baixa de compartimento para compartimento, dependendo de como coloco as materias filtrantes, sendo que a descrepancia chega a ser de 10 cm em relação à água do aquario.

por isso e para que não acontecam desgraças aconselho-te a encheres o aquario 1º até meio, pores as bombas a funcionar, e apenas depois acabares de encher. se não fizeres isto arriscas-te a que quando puseres as bombas atrabalhar, o nível de água na sump baixe, aumentando o nível de água no aquario, originando transbordo. podes (como eu fiz, por acaso) deixar ó vidro da sump mais baixo que o do aquario, assim se o nível de agua do aquario subir a água apenas transborda para a sump

 

Pic_2537_4.jpg

 

esta é a foto do meu aquario, a sump não esta visivel

outra coisa que eu fiz diferente é a largura da sump, a minha apenas tem 10 cm, acho suficientes, na medida em que me cabe la a mão e o equipamento, tens um aquario fundo aproveita-o, não roubes tudo para a sump

 

abraço

 

p.s-depois posto fotos da minha sump

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK :lol:

 

O projecto começa a cristalizar, com as vossas sugestões...

Apesar de tudo, desisti da ideia de alimentar a SUMP por baixo: dá-me mais liberdade para brincar com a decoração. Fiz uns desenhos que me permitiam ter ambas as opções retirando umas tampas, mas não gostei. Se alguém quiser...

 

O pequeno compartimento que larga a água em cascata para o aquário tornou-se num compartimento maior, para o poder usar como refúgio se precisar.

E diminuí a profundidade da SUMP para 15 cm. :? Afinei também as proporções da coisa e acho que agora está mais "elegante". 58cm de profundidade e 148 cm de largura. 55 cm de altura e 263 litros no compartimento principal - 340 litros no total.

 

...e agora ando à volta com o móvel :P hehehehe

 

Estrutura tubular quadrada de 3x3cm, com cabo de aço para travar a estrutura (e um pouco para um estilo mais puxado :P). O cabo de aço pode servir para depois criar uma espécie de "cesto" em malha de aço, que servirá para colocar algum material.

 

Agora o que me preocupa são as rodas: dão jeito para virar o aquário e fazer a manutenção na SUMP... mas aguentarão 100 kilitos cada (cálculo por baixo)?

 

Aqui vão as imagens:

tiagodovale-aquariumsump1.jpg

tiagodovale-aquariumsump2.jpg

 

A diferença entre as duas imagens é que a divisória da SUMP é opaca e negra: haverá vidro negro? :P Sei que a silicone não adere ao acrílico... Também posso pintar, mas receio que a silicone não cole na tinta...

O que acham?

 

Outra questão: imagino que o ideal seria ter os vidros laterais a pousarem no vidro de baixo, que por sua vez transmitiria todo o peso por toda a sua superfície para o móvel... Nos aquários comerciais, o peso é distribuído apenas pelo perímetro do caixilho, já que não há contacto entre o vidro de baixo e o móvel...

No meu caso preferia colar o fundo às laterais, em vez do inverso, como se vê nas imagens. Portanto o peso seria colocado apenas no perímetro dos vidros laterais... No entanto todo o peso aplicado ao vidro do fundo seria, claro, transferido para os vidros laterais apenas pela silicone.

 

Será que a silicone aguenta o esforço do peso todo do aquário, ainda para mais aplicado "na lateral" e não à compressão?

 

 

 

Um abraço a todos!!! :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito de DIY, mas para evitar problemas desagradaveis é melhor utilizar equipamentos já feitos.

 

Em relação ao aquário e ao sump.

 

As dimensões que existem

Comp. (cm) x Larg. (cm) x Altura (cm)

100 x 42 x 58

120 x 42 x 58

150 x 42 x 58

 

Podes sempre colocar duas sump´s uma de cada lado

magnum.jpg

 

O aspecto final sem os sump´s montados

magnum_pro.jpg

 

Em relação a estrutura podes:

Utilizar as rodas das torres de andaimes que 4 suportam muito mais que o peso do teu aquário.

A estrutura tubular teve ter mais 3 ou 4 tubulares:

1 - na base do aquário um transversal ao meio devido as forças de rotação e para reforçar o apoio do vidro (seria melhor o vidro apoiar numa base homogénia para destribuir e evitar rupturas do vidro)

2 ou 3 - também em baixo a ligar os logitutinais.

 

Existe aqui um membro que é serralheiro ou já foi, infelizmente não me lembro quem é.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem: depois das sugestões do aquaxxi (obrigado, aquaxxi :)) resolvi dar um jeitinho ao móvel :?

 

 

 

Aqui vai:

tiagodovale-sumpmovel1.jpg

 

Pus uma transversal em cima e duas em baixo. Desta maneira achei que o cabo de aço era redundante, por isso tirei... Olhando para a parte de baixo apetece mesmo por ali uma prateleira :cry: mas é um detalhe que vamos ver à medida que formos andando...

 

 

 

Ninguém me disse nada acerca da questão da silicone e do contacto entre o vidro de baixo e as laterais (também não dei tempo :?:) mas pelo sim pelo não reformulei a maneira como o aquário se apoia no móvel: em vez do peso ser todo tranferido para as laterais, é mesmo o fundo que se apoia no móvel... :?

 

Mesmo assim não deixem de me aconselhar nessa coisa da silicone, porque gosto mais da maneira como estava antes. :?

 

 

 

Aqui vai:

tiagodovale-sumpmovel2.jpg

 

E vamos andando... :?

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que não queres utilizar um aquário já feito, vou dar a minha opinião sobre o aquário que queres executar.

 

Até agora ainda não foi provado qual o melhor sistema para o vidro de fundo se com os vidros laterais a se apoiarem neste ou os laterais colados de lado com o de fundo.

Devido ao que já aconteceu algumas pessoas incluindo um membro deste forum prefiro a solução classica dos vidros laterais apoiarem no de fundo. O que quero dizer é em caso de quebra de um vidro é mais facil a sua reparação ou substituição.

Recomendo também que seja utilizada uma base para ajudar na distribuição homogénia do peso do aquário e desta forma possibilidar a utilização de vidro mais fino (reduzir o coeficiente de segurança).

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehehe

É verdade: não me consigo negar ao prazer de fazer isto assim :( à minha maneira, correndo riscos, experimentando, e desenhando à minha medida: não há dois aquários iguais e o parto de um projecto destes é se calhar ainda mais maravilhoso do que o prazer de ter o aquário cheio e a funcionar! :D

 

 

 

Estou decido a colar os vidros laterais de lado ao do fundo: desta forma escondo a junta de silicone, e fica tudo mais limpinho (Vamos imaginar que o vidro não vai rebentar :)). Estou a pensar usar vidro de 10mm em tudo...

 

Para compensar, o aquário passou a apoiar-se no vidro do fundo, em vez de se apoiar nas laterais, e apoia-se no perímetro e ao meio (como sugeriste e como é feito nos aquários comerciais) embora soldar uma placa que faça de "base" não esteja fora de questão.

 

Para o contacto do vidro com o metal, estou a pensar em colocar na superfície superior dos tubulares uma daquelas fitas que se usam para isolar portas e janelas, bem durinha e grossa: acho que me resolve o problema... Se bem que sei que já estou a inventar um pouco.

 

 

 

Vamos ver como a coisa evolui... :)

Um abraço!!!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

tiagodovale - a minha sump é alimentada por baixo, se reparares bem do lado esquerdo do aquario, onde acaba o fundo há uma parte de vidro com 3 ranhuras.essa é a entrada de água. aquaeles tubinhos são de injecção de co2 para as plantas. as ranhuras não estão bem em baixo, estão a aproximadamente 7 cm do chão (vidro de baixo) assim a areia não entra para o filtro.

o fundo é feito em esferovite e cimento.se quiseres mais informações podes adicionar-me ao msn ( hotrodder@clix.pt )ou perguntar aqui se preferires

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.