Sump Vs. Filtro externo


Recommended Posts

Boas! Tenho uma aquario com 1x0,3x0,4 de agua doce que vai passar a ser plantado. A minha questão é: Em termos de filtragem e aparencia qual a melhor opção, Sump ou Filtro Externo?

Agradeço que deixem aqui as vossas opiniões, não só para mim mas para quem tiver a mesma duvida! :whocares:

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas

 

FIltro externo sem duvidas :)

E podes explicar porquê?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num plantado costuma ser melhor um filtro externo, pois com a sump vais ter mais trocas gasosas com o ar. Assim se meteres uma sump, com as quedas de agua e com mais espaço em contacto com o ar o CO2 vai-se dissipar mais rápidamente, em vez de ficar na agua pra fertelizar as plantas.

 

É mais por causa disso que pra plantados nao se aconselha uma sump. As vantagens da sump são o acrescimo de agua ao sistema total, normalmente mais volume de materias filtrantes do que um filtro externo e dá jeito pra esconder o material técnico, bombas, termostatos, vai tudo pra sump e fica escondido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num plantado costuma ser melhor um filtro externo, pois com a sump vais ter mais trocas gasosas com o ar. Assim se meteres uma sump, com as quedas de agua e com mais espaço em contacto com o ar o CO2 vai-se dissipar mais rápidamente, em vez de ficar na agua pra fertelizar as plantas.

 

É mais por causa disso que pra plantados nao se aconselha uma sump. As vantagens da sump são o acrescimo de agua ao sistema total, normalmente mais volume de materias filtrantes do que um filtro externo e dá jeito pra esconder o material técnico, bombas, termostatos, vai tudo pra sump e fica escondido.

 

 

Entao e se a injecçao de CO2 for no final da sump, mesmo antes de a agua ser enviada para o aquario? esse problema ficava resolvido nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, porque o CO2 não é imediatamente todo absorvido pelas plantas. A sua concentração vai aumentando na agua. Como vais ter a agitação e maior contacto com o ar na mesma, nunca deves de conseguir grandes concentrações de CO2 na agua.

 

O filtro externo como é todo cheio com agua não te traz esse problema, mas é a unica desvantagem da sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem os seus prós e contras...

Por outro lado os filtros externos normais não costumam ter baldes de tamanho superior a 10 l, as sumps dependendo da que escolheres podem chegar a muito mais, o que significa que terás espaço para mais Matérias Filtrantes, ainda tens a possibilidade de colocar todo ou quase todo o equipamento na sump, e se bem estudado podes dividir a sump de modo, a que tenhas ainda um aquário hospital, maternidade, o que quiseres... E a nivél estético depende do trabalho que arranjares ou fizeres, de qualquer maneira ambos devem ficar dentro do movél se possivél caso contrário uma sump não será muito viável...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Por isso mm escolhi filtro externo em vez de sump...

Pois João, mas não foi isso que escreveste :) Apenas disseste: "filtro sem dúvida", não explicaste o porquê.

 

Eu coloquei-te a pergunta, não que eu quisesse saber a resposta, mas sim que quem perguntou soubesse as razões da tua opinião.

Mandar bitaites é fácil... fazer argumentações lógicas e apoiadas em factos verosímeis é diferente. Infelizmente, cada vez se vê mais isso aqui no Fórum.

 

Espero que não leves a mal eu ter escrito isto. Não tenho nada contra ti... apenas contra o espírito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Ainda bem que perguntei, é da maneira que fomentei uma discussão saudável, e assim quem pergunta tem mais do que uma opinião...

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E por um mero acaso não queres contribuir para a discussão? Ou será assim tão complicado partilhares a tua opinião?

 

Não leves a mal, apenas gostaria de ver continuada esta discussão :)

 

Cumprimentos

 

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente seria interessante saber-se a opinião do Luís, pois assim conseguimos esclarecer mais alguma duvidas sobre a alternativa sump, uma vez que uma sump, a ser construida por nós ficará mais barata ao contrário da aquisição de um filtro xpto.

 

Quanto à questão do tópico eu optaria pelo uso do filtro externo pelo silêncio que se obtem, pois caso o aqua esteja no quarto o ruído da água a cair (que é substituído pelo trabalhar do filtro, eu sei) será mais dificil de suportar (falo por mim) do que o filtro externo.

 

Já vi algumas sumps a funcionar e de facto o ruído associado recorda-me o meu JBL que quase não noto a funcionar e seria capaz de o ter no quarto, mas isso é claro são gostos pessoais.

 

Penso que o filtro externo consegues minimizar o espaço, enquanto que a sump que ficará por exemplo debaixo aquário exigirá um maior espaço de instalação.

 

No entanto e caso nem o ruído ou a falta de espaço for problema, a sump ganhará pois aumentar-se-á, tal como já aqui foi dito, em água e espaço para filtragem.

 

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente seria interessante saber-se a opinião do Luís, pois assim conseguimos esclarecer mais alguma duvidas sobre a alternativa sump, uma vez que uma sump, a ser construida por nós ficará mais barata ao contrário da aquisição de um filtro xpto.

 

Quanto à questão do tópico eu optaria pelo uso do filtro externo pelo silêncio que se obtem, pois caso o aqua esteja no quarto o ruído da água a cair (que é substituído pelo trabalhar do filtro, eu sei) será mais dificil de suportar (falo por mim) do que o filtro externo.

 

Já vi algumas sumps a funcionar e de facto o ruído associado recorda-me o meu JBL que quase não noto a funcionar e seria capaz de o ter no quarto, mas isso é claro são gostos pessoais.

 

Penso que o filtro externo consegues minimizar o espaço, enquanto que a sump que ficará por exemplo debaixo aquário exigirá um maior espaço de instalação.

 

No entanto e caso nem o ruído ou a falta de espaço for problema, a sump ganhará pois aumentar-se-á, tal como já aqui foi dito, em água e espaço para filtragem.

 

EDIT: erros ortográficos.

 

Entao e o problema ja aqui referido da injecçao de CO2? Na sump nao vai haver maior libertaçao deste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já agora vou deixar aqui tb umas postas de pescada :thumbup3:

 

Eu já tive sump e filtro externo no mesmo mesmo aquário. 1º a sump e depois o filtro claro.

Para mim as vantagens da sump são o facto poderes meter lá dentro os aquecedores, termometros, UV's e o resto da tralha que achares necessário em vez de meteres tudo dentro do aquário. Outra vantagem é que uma sump aumenta bastante a quantidade de àgua do aquário o que o torna mais estável. Uma sump pode levar montes de litros de matérias filtrantes, tem uma manutenção muitissimo mais facil e por exemplo se a bomba de retorno avariar é só comprar outra e fica o problema resolvido coisa que num filtro externo já não é bem assim. Não precisa de ser ferrada e podes criar compartimentos para criar plantas ou para servir de maternidade. Em relação a servir de hospital não sei se será a melhor ideia uma vez que ter um peixe doente na sump ou dentro do aquário é o mesmo e para meter os tratamentos acabas por contaminar a agua do aquário toda na mesma.

Claro que também tem desvantagens senão não tinha trocado para o filtro. A primeira de todas é obviamente o barulho. Como não é um circuito fechado a agua cai para a a sump por gravidade e faz um barulho que para mim era bastante chato (não nas primeiras semanas mas ao fim de 2 ou 3 meses a ouvir aquilo todos os dias começou a ser chato). Há formas de contornar a situação com dursos e mangueiras em vez de canos em pvc mas faz sempre barulho. Depois para ter sump precisas sempre de ter o aquário furado e de preferencia com coluna seca ou então tens que ter um overflow como eu tinha e que foi responsavel por 3 mortes. Duma forma ou de outra estás sempre sujeito a entupimentos e consequentes inundações. Há também a desvantagem do CO2 que é libertado mas como eu só tinha 2 ou 3 echinodorus não me afectava mt. Como o aqua tem uma maior capacidade de àgua tens de ter equipamento a contar com essa capacidade nomeadamente os aquecedores. Por ultimo uma sump parece-me que faz aumentar a quantidade de àgua que evapora por semana mas isto não tenho bem a certesa.

 

Resumindo:

 

A sump filtra muito mais e melhor que um filtro interno e tem manutenção mais facil.

Um filtro interno ocupa muito menos, faz menos barulho e dá mais trabalho.

 

Em relação ao preço de cada um depende do tipo de matérias filtrantes que se mete lá dentro. Para encher uma sump por exemplo com eheim substrat pro ainda se tem de largar uns valentes € mas depois tb fica a filtrar melhor.

 

Isto foi o que achei da utilização que fiz da sump durante o tempo que a tive (8 meses).

 

Agora está para breve um filtro de barrica para o aquário novo tamanho XXL que vou postar na secção DIY.

 

Saúdinha

Rui Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já agora,

 

Acham que num aquario de 90*50*45 com cilclideos africanos posso usar sump?

É que ele so vai ter umas anubias e valisnerias e assim poupava uams massas...

 

PS: Qual bomba de agua(retorno) me aconselham que sirva para um aquario de 90*45*50 com uma sump de 60*30*30

Editado por joaoadias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

E por um mero acaso não queres contribuir para a discussão? Ou será assim tão complicado partilhares a tua opinião?

 

Não leves a mal, apenas gostaria de ver continuada esta discussão :transport027:

Não é complicado para mim expressar a minha opinião sobre este assunto, mas aviso-te já que a resposta não é sump nem filtro externo :)

 

Antes de mais nada, o que aqui vou escrever é a minha opinião, baseada na minha experiência enquanto aquariofilista de plantados de alta manutenção. Porque é que escrevo isto a priori? Porque sei muito bem que não é a única solução que eu prezo, e sei igualmente que os outros métodos funcionam igualmente. Agora... para mim e para os meus métodos, acho que é o melhor.

 

Então vamos lá tentar analisar o conceito Sump vs. Filtro externo em aquários plantados:

 

:arrow: Sump:

 

Prós:

Aumento do volume total do sistema. Em alguns casos pode ser bom.

Possibilidade para esconder o equipamento. Em aquários de decoração e exposição, é uma mais valia.

Facilidade para fertilizar e realizar trocas de água.

 

Contras:

Aumento do volume total do sistema. Poderá significar mais fertilizantes...

Obrigatoriamente, necessitamos de mais espaço.

Ao contrário do que aqui escrevem, ter uma sump não implica obrigatoriamente, maior perda de CO2 dissolvido na água. O CO2 pode ser injectado directamente no aquário, ao mesmo passo que a circulação de água na sump pode ser feita de uma maneira suave.

 

:arrow: Filtro externo:

 

Prós:

Mais barato

Menos volumoso e mais fácil de montar/controlar

Com a simples adição de torneiras de corte nas mangueiras, torna-se extremamente fácil a sua desmontagem e manutenção/limpeza.

 

Contras:

Para mim, quase sempre têm caudais excessivos.

 

Como podem ver, na minha opinião, cada aquário é um caso. E mesmo assim, apesar de haver métodos que produzem melhores resultados em certas situações, não significa que não se possam utilizar outras técnicas.

Eu pessoalmente, prefiro utilizar filtros internos. São mais baratos e económicos (não necessitam de matérias filtrantes compradas a posteriori) e eu utilizo-os somente para movimentar a água e haver uma pequena corrente que permita circular melhor o CO2.

Filtração em aquários plantados (densos) fica a cargo das plantas. Não é necessário volumes astronómicos de matérias filtrantes para fazer exactamente aquilo que as plantas vão fazer ao contrário, que é a nitrificação (oxidação do elemento azoto).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: João, para africanos deves usar sump, pois quanto maior a litragem, melhor...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Obrigado pela tua partilha.

 

Realmente numa aqua altamente plantado e com um números não excessivo de exemplares animais a opção mais viável (preço/gasto energético/facilidade de manutenção) será mesmo a tua - embora esteticamente não goste de ver o filtro interno.

 

Cumprimentos

 

 

 

 

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já agora vou deixar aqui tb umas postas de pescada :music_singguitar:

 

Eu já tive sump e filtro externo no mesmo mesmo aquário. 1º a sump e depois o filtro claro.

Para mim as vantagens da sump são o facto poderes meter lá dentro os aquecedores, termometros, UV's e o resto da tralha que achares necessário em vez de meteres tudo dentro do aquário. Outra vantagem é que uma sump aumenta bastante a quantidade de àgua do aquário o que o torna mais estável. Uma sump pode levar montes de litros de matérias filtrantes, tem uma manutenção muitissimo mais facil e por exemplo se a bomba de retorno avariar é só comprar outra e fica o problema resolvido coisa que num filtro externo já não é bem assim. Não precisa de ser ferrada e podes criar compartimentos para criar plantas ou para servir de maternidade. Em relação a servir de hospital não sei se será a melhor ideia uma vez que ter um peixe doente na sump ou dentro do aquário é o mesmo e para meter os tratamentos acabas por contaminar a agua do aquário toda na mesma.

Claro que também tem desvantagens senão não tinha trocado para o filtro. A primeira de todas é obviamente o barulho. Como não é um circuito fechado a agua cai para a a sump por gravidade e faz um barulho que para mim era bastante chato (não nas primeiras semanas mas ao fim de 2 ou 3 meses a ouvir aquilo todos os dias começou a ser chato). Há formas de contornar a situação com dursos e mangueiras em vez de canos em pvc mas faz sempre barulho. Depois para ter sump precisas sempre de ter o aquário furado e de preferencia com coluna seca ou então tens que ter um overflow como eu tinha e que foi responsavel por 3 mortes. Duma forma ou de outra estás sempre sujeito a entupimentos e consequentes inundações. Há também a desvantagem do CO2 que é libertado mas como eu só tinha 2 ou 3 echinodorus não me afectava mt. Como o aqua tem uma maior capacidade de àgua tens de ter equipamento a contar com essa capacidade nomeadamente os aquecedores. Por ultimo uma sump parece-me que faz aumentar a quantidade de àgua que evapora por semana mas isto não tenho bem a certesa.

 

Resumindo:

 

A sump filtra muito mais e melhor que um filtro interno e tem manutenção mais facil.

Um filtro interno ocupa muito menos, faz menos barulho e dá mais trabalho.

 

Em relação ao preço de cada um depende do tipo de matérias filtrantes que se mete lá dentro. Para encher uma sump por exemplo com eheim substrat pro ainda se tem de largar uns valentes € mas depois tb fica a filtrar melhor.

 

Isto foi o que achei da utilização que fiz da sump durante o tempo que a tive (8 meses).

 

Agora está para breve um filtro de barrica para o aquário novo tamanho XXL que vou postar na secção DIY.

 

Saúdinha

Rui Rodrigues

 

Boas! Para qe serve plantar plantas na Sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas! Para qe serve plantar plantas na Sump?

Muito rapidamente...

 

Ter plantas num compartimento da sump pode dar jeito para várias coisas... Podes tê-las a receber luz em horários diferentes do aquário.

Podes colocar plantas de crescimento rápido, óptimas para retirar nutrientes em excesso. Assim, poderás utilizar plantas flutuantes, por exemplo, sem correr o risco de tapares as que tens submersas no aquário.

 

Há mais vantagens, mas estas parecem-me ser as mais importantes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.