2º Aquário... Preparar bem as coisas para não fazer asneira


luixilva99

Recommended Posts

Ora boas...

 

 

O meu aqua de 60L está mais que sobrepovoado, de modo que um aquário novo já é mais do que necessário..

 

O que me leva a comprar um novo são os 15 ou mais cm da minha carpa :tongue: e os ~13 cm do pleco.. Estão grandes, a carpa devora tudo, fica difícil dar de comer aos outros.. Estava a pensar num aquário de 300 l, para poder aguentar a carpa mais uns tempos, eu sei que ela é um peixe de lago e que mais tarde ou mais cedo vou ter que me desfazer dela.. :mrgreen:

 

Já tenho o filtro externo e uma resistência de 250 W.. A resistência é suficiente? Eu costumo ter a água por volta dos 24/25ºC por causa do pleco..

Quanto ao fundo... Alguma recomendação? O meu fundo foi vendido como "areia do rio" mas aquilo tem muito mais de pedras pequenas do que de areia.. A carpa anda sempre com pedras na boca, chega mesmo a ficar aflita algumas vezes.. Não será melhor por areia fina?

 

 

Cumprimentos,

Luís Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens que te desfazer da carpa... mas se queres fazer coisas engraçadas no aquario (novos peixes, plantas, enfeites...), aí sim... tens que a colocar num lago. Também tive uma carpa em aquario e com muita pena minha foi para um lago. à medida que a carpa cresce mais forte fica e vai tudo pela frente. A minha quando foi para o lago tinha a dimensão da tua e na altura tinha já aqua de 1 metro. E também tinha a questao da alimentação, que despelotou levá-la para o lago. inclusive também foram os peixes dourados, o meu ultimo peixe de agua fria foi ontem, penso que estão melhor num lago que num aquario, e o bicho até saltou do saco para a água.

 

na medição a cauda não conta. Ou estás a contar a cauda. isso já são uns bicharocos para o aquario!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens que te desfazer da carpa... mas se queres fazer coisas engraçadas no aquario (novos peixes, plantas, enfeites...), aí sim... tens que a colocar num lago. Também tive uma carpa em aquario e com muita pena minha foi para um lago. à medida que a carpa cresce mais forte fica e vai tudo pela frente. A minha quando foi para o lago tinha a dimensão da tua e na altura tinha já aqua de 1 metro. E também tinha a questao da alimentação, que despelotou levá-la para o lago. inclusive também foram os peixes dourados, o meu ultimo peixe de agua fria foi ontem, penso que estão melhor num lago que num aquario, e o bicho até saltou do saco para a água.

 

na medição a cauda não conta. Ou estás a contar a cauda. isso já são uns bicharocos para o aquario!

 

Sim estava a contra com a cauda.. Seria melhor comprar antes um lago em vez do aquário então? O lago até é mais em conta mas assim só vejo a bicha quando lhe der de comer e ela já está bastante habituada com as pessoas da casa (e eu já estou habituado a vê-la rabiar contra o vidro...).. As plantas deixa lá, já me convenci que não dá para ter, o pleco até gosta delas mas a carpa ou as come ou anda às trombadas com elas.. =D Mas tenho o de 60L llivre, posso fazer lá umas brincadeiras.. Devo por lá uns guppys ou uns ciclídios..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, nesse aquario esses peixes não podem continuar, há lagos pre-fabricados à venda para por em casa, se podes fazer um no jardim, melhor. Senao tens que oferecer a quem tenha. Quando falei da carpa em aquario falei em aquarios grandes, e nao no de 60 cm, claro.

 

aquario de 60 cm nao dá para muito tipo de peixes, tens que te informar sobre os tamanhos dos aquarios, num aquario de 60 cm em termos de ciclideos podes por ciclideos das espécies mikrogeographus e Apistogramma. Podes também arriscar colocar um casal de kribensis, apesar do aquario recomendado ser de 80 cm, penso que dao muito bem num de 60 e, pelo menos os meus, são muito divertidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, nesse aquario esses peixes não podem continuar, há lagos pre-fabricados à venda para por em casa, se podes fazer um no jardim, melhor. Senao tens que oferecer a quem tenha. Quando falei da carpa em aquario falei em aquarios grandes, e nao no de 60 cm, claro.

 

aquario de 60 cm nao dá para muito tipo de peixes, tens que te informar sobre os tamanhos dos aquarios, num aquario de 60 cm em termos de ciclideos podes por ciclideos das espécies mikrogeographus e Apistogramma. Podes também arriscar colocar um casal de kribensis, apesar do aquario recomendado ser de 80 cm, penso que dao muito bem num de 60 e, pelo menos os meus, são muito divertidos.

 

Eu estava a pensar comprar um aqua de 1.5m.. O problema do lago é que não o posso por no jardim, teria de ficar na cave e aí eu não passo tempo nenhum, é só mesmo por e tirar o carro..

 

Que dizes? Achas que dá para aguentar a bicha ali no de 1,5 mais uns tempos? O problema de crescimento da carpa também é causado pela água quente, mas quanto a isso não posso fazer nada por causa do pleco..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pleco se for grandinho podes baixar a temperatura. penso que nao precisas de uma temperatura maior que 24C, mesmo com o pleco ainda relativamente pequeno.

 

segundo li, as carpas precisam de um aquario de 2 m, mas penso que um 1,5metros deve dar bem! Mas nota que o potencial de crescimento das carpas é grande. A carpa viverá muito melhor num lago grande, com capacidade de obter o seu proprio alimento (materia de plantas e insectos) que num aquario. Ou seja, nao estou a dizer a carpa nao pode viver num aqua, claro que pode, mas a praia delas é outra.Além disso usarias esse aquario de 1.5 para por peixes interessante. há tantos!!! Não vais dar pela falta da carpa.

 

O crescimento da carpa é natural, elas têm que crescer o maximo que conseguem até atingir os 3 anos, num lago grande, ela pode atingir todo o seu potencial, num aquario não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Penso que é incontornável que deverás desfazer-te do animal que ficará bem melhor num lago tal como o Quo refere.

 

A questão de colocares num aquário maior resolve-te o problema temporáriamente, pois a carpa continuará a crescer, pois elas crescem muito e terás problemas a médio longo prazo com os comportamentos de todos os habitantes.

 

Tal como referes já os tens quando chega a hora de alimentar, pois a mesma já tem um comportamento "controlador" sobre as restantes espécies.

 

Não haverá um parque por aí no norte onde possas colocar o animal?

 

Penso que resolvendo a questão da carpa poderás pensar no mais que importante upgrade do aqua de 60 para os 300 litros, pois esse pleco vai crescer igualmente.

 

Ele não anda atrás/persegue dos outros habitantes? É que é um espaço muito pequeno para um pleco de mais de 10 cm, acrescentando a carpa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Penso que é incontornável que deverás desfazer-te do animal que ficará bem melhor num lago tal como o Quo refere.

 

A questão de colocares num aquário maior resolve-te o problema temporáriamente, pois a carpa continuará a crescer, pois elas crescem muito e terás problemas a médio longo prazo com os comportamentos de todos os habitantes.

 

Tal como referes já os tens quando chega a hora de alimentar, pois a mesma já tem um comportamento "controlador" sobre as restantes espécies.

 

Não haverá um parque por aí no norte onde possas colocar o animal?

 

Penso que resolvendo a questão da carpa poderás pensar no mais que importante upgrade do aqua de 60 para os 300 litros, pois esse pleco vai crescer igualmente.

 

Ele não anda atrás/persegue dos outros habitantes? É que é um espaço muito pequeno para um pleco de mais de 10 cm, acrescentando a carpa...

 

 

O pleco só persegue os outros quando eles lhe roubam a comida.. De resto é bastante calmo, passei-a nos vidros e no fundo do aquário sem chatear ninguém..

 

Quanto à carpa eu sei que não consigo resolver o problema por completo, seria uma solução temporária.. Talvez venha mesmo a devolvê-la onde a comprei..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pouco off-topic, derivado a possibilidade da conversa descarrilhar. Mas como é melhor para mim, levar uma "repreensão" do que ver uma asneira.

"Não haverá um parque por aí no norte onde possas colocar o animal?"... Não a libertes num lago sem conhecimento do "dono", pois o efeito podera ser mais nefasto do que benefico. Digo isto, porque quem for ao Parque da Cidade no Porto, o lago esta cheio de peixes-gato, que ate me assustei quando vi.

 

De certeza que encontras algum parque que a aceite.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o lago do Parque da cidade do Porto tem muitos plecos?!?!?! que porreiro, tenho que ir lá ver, e eu a pensar que só tinha um ganso maluco.

 

Aqui na Póvoa temos dois lagos grandes publicos, mas só recomendo o lago novo com capacidade de 2 milhões de litros regularmente renovados que tem uma boa nascente de água e filtro natural. No entanto como o ribeiro que alimenta o lago passa por algumas aldeias, há sempre o risco de uma descarga ilegal de uma vacaria.

 

O lago antigo, da pedreira, onde existem muitos peixes, não recomendo ninguém colocar lá nenhum peixe, pois esse lago vai ser reabilitado para desportos nauticos. Mas se nao tivesse essa questão é um bom lago alimentado pelo lençol freático. também há pessoas que andam lá à pesca. :) Não sei que tipo de peixe essa "gente" anda a pescar... e o que lhe faz, será que comem, que nojo...

 

Outra alternativa é oferecer a um amigo que tenha um lago, atenção que um lago de jeito deve ter no minimo 1000 litros, nao dês a quem tenha menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o lago do Parque da cidade do Porto tem muitos plecos?!?!?! que porreiro, tenho que ir lá ver, e eu a pensar que só tinha um ganso maluco.

 

Aqui na Póvoa temos dois lagos grandes publicos, mas só recomendo o lago novo com capacidade de 2 milhões de litros regularmente renovados que tem uma boa nascente de água e filtro natural. No entanto como o ribeiro que alimenta o lago passa por algumas aldeias, há sempre o risco de uma descarga ilegal de uma vacaria.

 

O lago antigo, da pedreira, onde existem muitos peixes, não recomendo ninguém colocar lá nenhum peixe, pois esse lago vai ser reabilitado para desportos nauticos. Mas se nao tivesse essa questão é um bom lago alimentado pelo lençol freático. também há pessoas que andam lá à pesca. banana rock Não sei que tipo de peixe essa "gente" anda a pescar... e o que lhe faz, será que comem, que nojo...

 

Outra alternativa é oferecer a um amigo que tenha um lago, atenção que um lago de jeito deve ter no minimo 1000 litros, nao dês a quem tenha menos.

 

Vou devolvê-la a quem me vendeu.. Está decidido.. Custa um bocado mas se é o melhor para o bicho que seja.. =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tem jeito mesmo, nunca aceitei ter peixes de agua fria aqui em casa por isso, sempre crescem alem da conta, aqui só andam os de agua quente, mas mesmo alguns crescem bastante, estou pensando em deitar fora o meu escalar que parece já estar espremido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou pensando em deitar fora o meu escalar que parece já estar espremido.

 

E porque não oferecer a alguém que tenha condições para manter o animal ou entregar numa loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não oferecer a alguém que tenha condições para manter o animal ou entregar numa loja?

 

 

mas é isso mesmo que eu penso, só que não conheço outras pessoas que possa fazer troca ou dar o animal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.