Alguém comprou carpas no Gigagarden(Guia-Albufeira)?


Recommended Posts

Há mês e meio chegaram pela primeira vez ao Gigagarden, milhares de carpas oriundas da Tailândia. Carpas borboletas, carpas com brilho metálico, ... de todos os tamanhos e feitios.

Comprei uma carpa borboleta amarela com barbatanas brancas (linda) e correu tudo bem.

Voltei lá 3 semanas depois e não resisti à tentação e comprei mais 2 carpas borboletas e 2 brilho metálico (pareciam pérolas brilhantes) que morreram passadas algumas horas. Fui reclamar e troquei as que morreram por carpas maiores e aparentemente mais saudáveis (12-16cm) pois, na loja, as mais pequenas estavam a morrer às centenas por dia.

Para meu azar, não só morreram todas as que comprei como também as que já tinha no meu lago... Agora não tenho nenhuma, curiosamente os meus cometas não foram afectados, nem mesmo a minha oranda...e eu que pensava que as carpas eram mais resistentes. Os parametros da água têm estado óptimos. A morte aconteceu mesmo depois da colocação de SERA Omnipur.

Terá sido a virose?

Os sintomas dos peixes que morreram foram vários, alguns aparentavam infecção bacteriana (manchas brancas, parecia algodão, nas barbatas e na cauda) outras morreram sem sintomas visiveis a não ser apatia e falta de apetite.

 

Ah e na loja tb morreram todas... eles disseram que me ofereciam outras quando chegassem mais.

 

Para quem tem experiência disto já deve saber que os veterinários não sabem tratar de peixes, infelizmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse senhores do gigagardem ja deviam saber que antes de vender os peixes os deviam ter em quarentena no minimo 40 dias! so depois de confirmar que nao tinham qualquer doença e que os deviam por a venda!

 

eu compro a um importador espanhol de koi do japao e quando chegam os peixes ele faz isso! tu vais la podes escolher o peixe mas ele so tu emtrega depois da quarentena!

 

Este e o triste cenario que temos em portugal!

 

Vai la e pede o livro de reclamaçoes ! faz queixa deles e pede indeminizaçao por danos morais! tu tens direito a devoluçao do dinheiro!

 

ABRAÇO

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Do gigagarden recuso-me a comprar qualquer peixe, pois a ultima vez que la fui vi um disco c/16cm cego de um olho numa especie de banheira de plastico transparente somente com uma bomba de agua para circular a agua e sem resistencia e quando perguntei o preço para ver se compensava levar o discu comigo para ver se lhe dava uma vida melhor pediram uns espantosos 65€, depois ainda vi peixes tatuados a venda e nos tanques peixes mortos... como tal é a minha opinião de que este espaço não merece o meu dinheiro e que por mim ao de deixar de vender peixes por falta de compradores....

 

Cump

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Para evitar o desgosto de morrerem todas as carpas do lago, deverias ter um local onde pudesses colocar em quarentena todas as carpas novas que comprares.

 

Não digo que deves esperar 40 dias até comprares as koi nas lojas, pois as mais bonitas de certeza que já teriam sido vendidas, mas devias esperar 4 ou 5 dias e nessa altura já dá para notar se estão infectadas com alguma doença.

 

Além disso, eu sempre que coloco carpas novas no meu lago,antes coloco-as durante alguns segundos numa bacia de água salgada, para eliminar alguns parasitas externos.

 

Cps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

 

Mario*Martins

No importador que eu falo quem faz a quarentena e ele proprio!

 

 

Quando chegam as koi do japao tu podes ir la no mesmo dia e comprares a koi que quizeres mas, ele so ta entrega depois da quarentena, que ele proprio faz!

 

A portaria da Uniao Europeia, Euro-lex- 32006D656 obriga o importador de carpas KOI, como especie possivel portadora de doenças perigosas para a fauna nativa ao periodo de Quarentena e so depois de aprovaçao Direçao Geral de Veterinaria pode entrar no mercado!

 

Mas em portugal as leis sao para se fazerem , nao sao para se comprirem!

 

 

 

Abraço!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa a minha ignorância, sinceramente não estou a par dessa portaria.

 

Poderias informar-me se os importadores são obrigados a fazer quarentena, independentemente da origem das koi?

Ou só de destinos asiáticos?

 

Pergunto isto porque tentei comprar kois a um importador que me disse que não mandava vir kois do Japão porque era obrigado a fazer quarentena e que os custos relacionados com isso eram muito elevados, portanto só trabalhava com kois de Israel.

 

Será que a Gigagarden comprou as koi em algum destino em que era obrigatória a quarentena?

Até as pode ter comprado a um itermediário na Europa que as tenha importado da Tailandia e feito a quarentena nas suas instalações.

 

Concordo que em Portugal se fazem muitas leis que não são cumpridas, mas no que se refere a seres vivos que tenham que passar por uma alfandega, e que podem por em risco a saúde pública, não me parece ... Ou pelo menos espero que não...

 

Abraço

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Para evitar o desgosto de morrerem todas as carpas do lago, deverias ter um local onde pudesses colocar em quarentena todas as carpas novas que comprares.

 

Não digo que deves esperar 40 dias até comprares as koi nas lojas, pois as mais bonitas de certeza que já teriam sido vendidas, mas devias esperar 4 ou 5 dias e nessa altura já dá para notar se estão infectadas com alguma doença.

 

Além disso, eu sempre que coloco carpas novas no meu lago,antes coloco-as durante alguns segundos numa bacia de água salgada, para eliminar alguns parasitas externos.

 

Cps

MM

 

 

Não tenho local para quarentena... Como já há muito que não morriam peixes e como todos os que tinha tinham sobrevivido ao primeiro inverno bem, cheios de vida e, agora com a água a mais de 20º, nunca me ocorrreu que tal pudesse acontecer, sempre pensei que nunca contagiassem as minhas kois, no entanto... Como o meu sistema de filtragem é tão bom, fiquei com caganas, mas depois lixei-me... Creio que quando aconteceu, o clima arrefeceu um pouco e a água do lago baixou para 16º ou 17º, o que talvez justifique a propagação bacteriana ou viral. Continuo espantado com os cometas e com a sacana da oranda que continuam vivinhas da silva.

No que se refere à quarentena, não serviria de nada, pois, as últimas kois que comprei pareciam saudáveis e só começaram a morrer 2 semanas depois, por isso lancei este tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

 

Amigo uma quarentena pode durar 60 dias!

 

E deve ser feita em temperaturas que nao escondam a doença!

 

nao te adianta de nada por uma carpa em quarentena em agua acima de 20 graus

 

tudo que faças menos que isto e tapar o sol com uma peneira!

 

ABRAÇO

 

DECISÃO DA COMISSÃO

de 12 de Dezembro de 2008

que aplica a Directiva 2006/88/CE do Conselho no que se refere aos requisitos de quarentena dos

animais de aquicultura

[notificada com o número C(2008) 7905

Nos termos dos artigos 10.o e 11.o do Regulamento (CE)

n.o 1251/2008, os animais de espécies vectoras e os

animais aquáticos selvagens destinados a criação em exploração,

zonas de afinação, pesqueiros de largada e captura

e instalações ornamentais abertas, bem como os

animais aquáticos ornamentais de espécies sensíveis destinados

a instalações ornamentais fechadas, podem ser

importados para um Estado-Membro, uma zona ou um

compartimento declarados indemnes de uma doença

específica ou para zonas sujeitas a um programa de vigilância

ou erradicação no que se refere a uma doença

específica sem que sejam originários de zonas indemnes

da doença se tiverem sido sujeitos a quarentena, como

disposto na Directiva 2006/88/CE, durante um período

adequado. De acordo com o primeiro travessão do n.o 1

do artigo 10.o da Directiva 91/496/CEE, a quarentena

pode efectuar-se num país terceiro.

(6) Para assegurar que a quarentena é efectuada de maneira a

reduzir para um nível aceitável o risco de transmissão das

doenças enumeradas na parte II do anexo IV da Directiva

2006/88/CE, devem ser estabelecidas regras de quarentena

pormenorizadas.

(7) As instalações de quarentena na Comunidade são abrangidas

pela definição de «empresas de produção aquícola»

constante do n.o 1, alínea c), do artigo 3.o da Directiva

2006/88/CE. No interesse da situação zoossanitária na

Comunidade, as instalações de quarentena em países terceiros

devem cumprir requisitos equivalentes aos estabelecidos

na Directiva 2006/88/CE para as empresas de

produção aquícola.

(:music_singguitar: Quando a quarentena é efectuada na Comunidade, é de

extrema importância que o transporte de remessas de

animais de aquicultura para a instalação de quarentena

seja monitorizado a fim de assegurar que os animais a

submeter a quarentena sejam transportados directamente

e de modo seguro para instalação de quarentena.

(9) As instalações de quarentena devem ser construídas e

geridas de modo a prevenir a transmissão de doenças

entre unidades de quarentena e entre instalações de quarentena

e outras empresas de produção aquícola.

(10) Certas actividades relacionadas com a quarentena na Comunidade

são abrangidas pela definição de «controlo oficial

» constante do n.o 1 do artigo 2.o do Regulamento

(CE) n.o 882/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho,

de 29 de Abril de 2004, relativo aos controlos oficiais

realizados para assegurar a verificação do cumprimento

da legislação relativa aos alimentos para animais e

aos géneros alimentícios e das normas relativas à saúde e

ao bem-estar dos animais (1). Os custos relacionados com

a quarentena na Comunidade devem, por conseguinte,

ser abrangidos pelo artigo 27.o do referido regulamento,

que dispõe que os Estados-Membros podem cobrar taxas

ou encargos para cobrir as despesas ocasionadas pelos

controlos oficiais

.

parte II do anexo

IV da Directiva 2006/88/CE

DOENÇAS NÃO EXÓTICAS |

 

| DOENÇA | ESPÉCIES SENSÍVEIS |

Herpesvirose da carpa koi | Carpa comum e carpa koi (Cyprinus carpio) |

SECÇÃO 1

Espécies sensíveis

Artigo 13.o

Duração do período de quarentena das espécies sensíveis

1. Os peixes são submetidos a quarentena durante pelo menos

60 dias

ANEXO III

Países terceiros, territórios, zonas ou compartimentos a partir dos quais é permitida a importação de animais de

aquicultura destinados a criação em exploração, pesqueiros de largada e captura e instalações ornamentais

abertas, bem como de peixes ornamentais sensíveis a uma ou mais doenças constantes de parte II do anexo

IV da Directiva 2006/88/CE e destinados a instalações ornamentais fechadas (1)

País/território Espécies de aquicultura Zona/Compartimento

Código

ISO Nome Peixes Moluscos Crustáceos Código Descrição

AU Austrália X (A)

BR Brasil X (B)

CA Canadá X CA 0 (D) Todo o território

CL Chile X (A) Todo o país

CN China X (B) Todo o país

CO Colômbia X (B) Todo o país

CG Congo X (B) Todo o país

HR Croácia X (A) Todo o país

HK Hong Kong X (B) Todo o país

IN Índia X © Todo o país

ID Indonésia X (A) Todo o país

IL Israel X (A) Todo o país

JM Jamaica X (B) Todo o país

JP Japão X (B) Todo o país

LK Sri Lanca X (B) Todo o país

MK (F) Antiga República jugoslava

da Macedónia

X (B) Todo o país

MY Malásia X (B) Malásia ocidental, peninsular

NZ Nova Zelândia X (A) Todo o país

RU Rússia X (A) Todo o país

L 337/62 PT Jornal Oficial da União Europeia 16.12.2008

SG Singapura X (B) Todo o país

ZA África do Sul X (A) Todo o país

TW Taiwan X (B) Todo o país

TH Tailândia X (B) Todo o país

TR Turquia X (A) Todo o país

US Estados Unidos X US 0 (D) Todo o país

VN Vietname X ©

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação.

 

Agora vou comprar a loja com estes dados e eles vão morrer de medo... De certeza que não houve quarentena, na loja não ouve que eu sei e o importador tb não fez de certeza, se calhar até já sabia que estavam contaminadas e devem ter feito um preço barato à loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tanta variedade e tanta quantidade, de certeza que não vieram de perto, pelo que pesquisei, aqui não há criação de carpas borboletas nem de carpas brilho metálico, as outras variedade talvez poderiam ser criadas cá, mas teria de ser uma coisa em grande, o que não me parece que exista em portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora a pergunta chave? porque será que ninguem cria carpas a serio? nao dá dinheiro?

 

exsite uns no algarve que fazem a coisa por brincadeira quase..mas nada a serio,os da koi.pt e depois existe a koipark que acho que é de tudo ,plantas e peixes,nao so kois.

 

entao mas afinal as kois nao sao dos peixes que mais valem em adultos ou jovens? hum negocio....

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A criação de koi em Portugal não é rentavel para o mercado que temos porque não existe uma real "koicultura" no nosso pais. Vender carpas a 1.5€ com qualidade é mentira porque só em alimentação elas gastaram mais do que isso e a venda de exemplares de centenas de euros é para poucos, porque ainda estamos no patamar dos lago modelo, buraco com água e é biologico porque não fasso nada.

 

A maioria das koi que são vendidas são para repor as que morreram por falta de condições ou porque o espaço era pequeno. Para povoamento de lagos novos ou ampliação dos existentes são muito poucas.

 

Na Alemanha há um Koi keeper que é pago para ir ao japão comprar carpas para concorrer por outros que nem lago têm. Isto pode ser demais mas talvez um dia cheguemos perto.

 

Um pensamento: Se é um peixe extremamente resistente porque morre tanto?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu tambem penso que tem um pouco a haver com ideias formadas.

 

tipo eu antes de ter um lago, tambem pensava que ficava super caro e tal e manutençao ficava cara e tal.

 

a verdade é que nao fica barato claro, mas tambem nao é nenhuma fortuna.

 

agora sinceramente nao me via a pagar por uma koi uns 300 euros. claro se tivesse muita massa. agora nos tempos em que estamos nem perto disso.

 

a mais cara que comprei custou-me 12 euros.

 

é claro que gostava de uma ou outra de ''classe'' aquelas tipo brancas e amarelas... lindas.

 

mas dar 300 euros por uma koi ... pelo menos para mim e para ja é impensavel. o lago todo ficou-me por uns 100 euros, ja viram dar tanto por uma so koi ? e nao é so... pode estar tudo direitinho e ela nao se dar na nova casa e morrer e vao-se 300 euros... o lago fica la.

 

mas claro que continuo a dizer se tivesse muita massa, tambem comprava de qualidade assim....

 

o que era bom era ver pessoal com capacidade monetaria a dedicar ao hobby ... e a reproduçao e ao fim iam ser mais baratas.

 

aconteceu isso com uns camaroes do sulawesi salvo erro em que a 1º vez que ouvi falar deles acho que eram vendidos por 16 euros e acho que so uma loja os tinha, hoje passado 1 ou 2 anos ou mais ate, ate na lojinha aqui da zona encontro a 5 euros cada.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

pronto pexoal sou eu que vou dar o salto em frente! vou importar um trio (dois machos e uma femea showa) do japao

 

daqui a 2 anos vou ver quanto e que me oferecem por um peixe!

 

qual seria o preço justo que estariam dispostos a pagar por um peixe com um ano, descendente de kois puras?

 

coloquem aqui os vossos preços que eu faço contas se vejo se e viavel ou nao!

 

 

 

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

Exato! pus aquele post para provocar, mesmo!

 

Nos em portugal estamo-nos a burrifar se o peixe e puro ou nao! queremos e um peixe bonito! e isso qualquer um de nos consegue com peixes comprados por 10€ em qualquer loja!

 

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, as Kois que estão á venda não são nem grade B nem grade A, não importa desde que o peixe seja bonito!

Muita gente censura os peixes por nascerem e terem uma deficiência qualquer!

Muitas vezes vi nos classificados Discus com uma dificiência qualquer na barbatana a disser "ideal para iniciantes"!

Eu tenho vários peixes com deficiências e não os censuro, mas ás vezes gostava que eles fossem "normais" para não estarem a sofrer!

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

"ideal para iniciantes"!

 

cabe-nos a nos acabar com esse tipo de estupidez!

 

aqui ha 5/6 anos comprei uma carpa com 60cm linda, foi super barata porque tinha perdido uma barbatana peitoral numa rede durante uma desova! o vendedor tinha-a la ha mais de um ano e ninguem a levava!

tornou-se uma excelente reprodutora .............e os pequeninhos nasceram sempre com as barbatanas todas! loooool

 

 

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser muito bonita, com que tamanho está agora?

A barbatana voltou a crescer?

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

Acabei por vende-la a um espanhol porque uma koi daquele tamanho e uma autentica vaca! (quem tem carpas sabe do que estou a falar) !

estava a prejudicar o desenvolvimentos das outras! e na altura nao dava para investir em condiçoes para ela!

a barbatana nao voltou a crescer!

ela manteve-se com o mesmo tamanho so mais gorda (elas como nos, quando param de crescer em comprimento começam a crescer para os lados!) lol ja era peixe com alguns anos!

 

Abraço!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

Acabei por vende-la a um espanhol porque uma koi daquele tamanho e uma autentica vaca! (quem tem carpas sabe do que estou a falar) !

estava a prejudicar o desenvolvimentos das outras! e na altura nao dava para investir em condiçoes para ela!

a barbatana nao voltou a crescer!

ela manteve-se com o mesmo tamanho so mais gorda ja era peixe com alguns anos!

 

Abraço!

Prejudicar como?

Comia a comida das outras?

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais