Termostato avariado


Recommended Posts

O meu termostato parece estar avariado, e em conjunto com as luzes aquece-me a água para os 30º (mesmo estando definido para 25º).

Já experimentei inclusivé regular para 22º, mas mesmo assim aquece aquece demasiado.

A única maneira de conseguir ter a água a 25º, é ter o termostato e as luzes desligados (ou colocar a luz um pouco mais alta e o termostato desligado).

 

Será que dá para mandar arranjar, ou tenho mesmo que comprar um novo? ;)

 

Neste momento a situação não me faz muita diferença, porque como está calor a água mantêm-se nos 25/26º, mas no inverno vou ter mais dificuldade em controlar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo,

 

Se colocares a marca do equipamento, pode ser que haja alguem com um identico e que te possa melhor ajudar.

Ao nivel dos termoestatos, o que te posso dizer é que agora a maioria deles possibilita ao utilizador fazer uma especie de reset quanto algo do genero sucede. Por botão ou desligamente forçado, por vezes eles não estando regulados temos que fazer isso para que fique tudo ok.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tens de dar mais informações...

 

De quantos litros é o aqua?

De quantos watts é o aquecedor?

 

O aquecedor está sempre ligado? Ou desliga quando chega a uma determinada temperatura?

 

Quantas horas tens a iluminação ligada?

 

Etc.etc.

 

Poderás ter calibrar o aquecedor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Como ja referiram anteriormente coloca o "setup" do teu aquário, facilita para te ajudar. Se possível coloca também uma foto, é que parece-me que tens a luz a um nível muito "baixo".

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que pode acontecer tambem é por esar calor, a água naturalmente aquece mais sem a ajuda do termostato. o meu é um eheim jager, e a forma de calibrar é desligando o termostato da corrente, ver a que temperatura esta a água, regular o termostato para essa temperatura, e ligá-lo. assim fica calibrado, experimenta assim

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, como dizes que até a iluminação aquece a água penso que seja mesmo do tempo quente que se faz sentir.

 

Verifica se o termostato está sempre a funcionar?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Como ja referiram anteriormente coloca o "setup" do teu aquário, facilita para te ajudar. Se possível coloca também uma foto, é que parece-me que tens a luz a um nível muito "baixo".

 

Hummm...

Ok, tenho que ver a marca e os watts que assim de cor não sei...penso que é Tetratec

O aquário é de 60*30*30

 

Da parte da tarde, já coloco mais novidades... ;)

Fiquem atentos!! ;)

 

E desde ja obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG00150-20100517-2113.jpg

IMG00154-20100518-2229.jpg

IMG00149-20100517-2113.jpg

 

Penso que podem ver aqui nestas fotos, embora já são antigas. neste momento tem menos 2cm de água.

 

Neste momento tenho 2 copos (5/6cm de altura para a luz ficar mais alta um bocadinho)...

 

O termostato penso que desliga automaticamente quando atinge a temperatura desejada, mas neste caso, ele estava configurado para 25/26º e a água estava a chegar aos 30º....

 

Neste momento a luz fica desligada durante todo o dia e só ligo durante a noite (20.00h ás 08.00h +ou-)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso é normal nestas alturas a agua aquecer mais do q aquilo q o termoestato ta programado.é preciso ver q o termo so aquece e nao refrigera logo se o ambiente exterior tiver a temp superiores ao programado no termo é normal q agua tbm aqueça e passa acima do valor do termo.

o termo so consegue controlar temp inferiores ao valor q ta progamado nao superiores.

eu nesta altura tenh os meus desligados e mesmo assim a agua atinge quase 30º.

outra coisa nao encostes o termo ao canto do aquario pois nao vai haver boa circulaçao de agua pelo termo.coloca antes o filtro ao canto e o termo ao lado dele.e outra coisa a iluminaçao como ta mt rente á superficie da agua tbm ajuda a subir a temp.coloca-o mais acima.

 

esta opiniao anterior é pro caso do termo esteja bom , mas tbm pode acontecer de o termo colar e subir a temp.verifica se ele ta desligado quando a temp ta acima do valor programado no termo.senao tiver pode nao estar bem calibrado ou entao tar mesmo colado.se tiver colado o melhor a fazer é comprares um novo.

eu por acaso os meus ja me aconteceu de colarem mas como eu tou dentro do assunto consegui desmonta-los e repara-los.simplesmente é limpar os contactos do termoestato pois ficam carbonizados e voilá ficam como novos.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso é normal nestas alturas a agua aquecer mais do q aquilo q o termoestato ta programado.é preciso ver q o termo so aquece e nao refrigera logo se o ambiente exterior tiver a temp superiores ao programado no termo é normal q agua tbm aqueça e passa acima do valor do termo.

o termo so consegue controlar temp inferiores ao valor q ta progamado nao superiores.

eu nesta altura tenh os meus desligados e mesmo assim a agua atinge quase 30º.

outra coisa nao encostes o termo ao canto do aquario pois nao vai haver boa circulaçao de agua pelo termo.coloca antes o filtro ao canto e o termo ao lado dele.e outra coisa a iluminaçao como ta mt rente á superficie da agua tbm ajuda a subir a temp.coloca-o mais acima.

 

esta opiniao anterior é pro caso do termo esteja bom , mas tbm pode acontecer de o termo colar e subir a temp.verifica se ele ta desligado quando a temp ta acima do valor programado no termo.senao tiver pode nao estar bem calibrado ou entao tar mesmo colado.se tiver colado o melhor a fazer é comprares um novo.

eu por acaso os meus ja me aconteceu de colarem mas como eu tou dentro do assunto consegui desmonta-los e repara-los.simplesmente é limpar os contactos do termoestato pois ficam carbonizados e voilá ficam como novos.

 

 

cumps joni

 

Ah, ok...

Penso que ele costuma estar desligado, volta e meia, quando faço TPA's ou mexo na água ele volta a ligar a luzinha por algum tempo e depois desliga. Neste momento vou mantê-lo desligado, e só o ligo se a temp baixar muito (o que não me parece que aconteca tão cedo)...

A luz, já coloquei uns 5/6cm mais acima com a ajuda de dois copos de vidro... não é esteticamente muito bonito, mas para já é o que se arranja....

Entretanto a próxima vez que mexer no aqua ja mudo o termo de sitio e coloco o filtro no canto...

Obrigado pela ajuda preciosa.

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não seria boa ideia desligar o termoestato, isso implica que estejas sempre de olho na teperatura do aquário para poderes ligá-lo quando a temperatura desce. a função do termostato é impedir que a temperatura desca pralem do valor que queremos, como disse o joni, não consegue refrigerar a água. por isso não o desligaria, durante a noite a temperatura da água pode baixar bastante, provocando oscilações e os peixes não gostam de nada que oscile. outra coisa que reparei é que utilizas um termómetro de fita, é preferível um de mercúrio, porque esses de fita que se colam ao vidro, por vezes medem a temperatura que está fora do aquário, por tarem em contacto directo com o vidro e o vidro que por sua vez está em contacto com o quarto, vai difundindo calor podendo adulterar a medição.

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nesta altura do ano é mt dificil a temp oscilar significativamente durante o dia, pois o aquario como deve tar dentro de casa e dentro de casa a temp mantem-se relativamente estavel nao existe variaçoes grandes do dia pra noite.só mesmo em dias em q podera acontecer q a temp exterior baixe mt o q é dificil nestas alturas.

os meus tao desligados e dificilmente a temp desce abaixo dos 25 graus.

os peixes nao gostam é de variaçoes bruscas de temperatura agora variaçoes lentas nao lhes fazem mal nenhum.

agora se achares q o devas ligar a escolha é tua.

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquecedor deve estar ligado, pois por uma diferença de graus podem-se perder peixes. Independentemente da temperatura exterior ou época do ano, pois o mesmo apenas deverá ligar quando a temperatura oscila.

Penso que deverás verificar atentamente o funcionamento do mesmo.

 

Quanto aos animais que aí tens, e desculpa-me o off-topic, mas acreditando na antiguidade das fotos, já terás "despachado" o pleco, não?

 

É que para além do animal crescer muito, não tem qualquer esconderijo e nesses animais torna-os muito nervosos e espantam-se facilmente.

 

Ele não anda já a perseguir os peixes maiores?

 

Desculpem o off-topic.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os copos de vidro podem não ser esteticamente bonitos, mas antes inestéticos do que a te complicar a vida. E como sugerido arranja um termómetro de mercúrio, se não tiveres nenhum e tiveres duvidas acerca da temperatura do aquário, recorre a um termómetro normal. Coloca-o dentro do aquário e tira a temperatura.

 

Como o off-topic ja chegou :P, por curiosidade chegaste a efectuar testes, nomeadamente pH, ao aquário (da-me a sensação que tens peixes que não deverão estar no seu pH, natural)? é que como o João referiu, tens o pleco que necessita de esconderijos e parece-me que tens ciclideos, não tens problemas por causa de "território"?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que tem.

O meu cunhado comprou um ciclideo mas já o devolveu, pois o animal perseguia dois escalares juvenis como se o aqua fosse dele. E é um aqua de mais de 100 litros.

Mesmo com esconderijos o bixo era zeloso demais com o espalço que ocupava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja q insistem.

leram o primeiro post?

o q diz lá é q a temp anda entre os 25 e os 30 graus certo?so baixa pros 25 se desligar o termo e aluz.se o termo ta regulado pros 25º e a temp anda sempre superior á temp regulado pelo termo o pq do termoestato ligado?

mesmo q ele esteja ligado á ficha nunca na vida vai ligar com esta variaçao de temp.

é preciso bater mais no ceguinho?penso q nao.

outra coisa o peixes nao toleram variaçoes bruscas de temperatura ou choques termicos.variaçoes lentas de temperatura nao afectam de todo os peixes.

e olhem lá o desviozinho.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja q insistem.

leram o primeiro post?

o q diz lá é q a temp anda entre os 25 e os 30 graus certo?so baixa pros 25 se desligar o termo e aluz.se o termo ta regulado pros 25º e a temp anda sempre superior á temp regulado pelo termo o pq do termoestato ligado?

mesmo q ele esteja ligado á ficha nunca na vida vai ligar com esta variaçao de temp.

é preciso bater mais no ceguinho?penso q nao.

outra coisa o peixes nao toleram variaçoes bruscas de temperatura ou choques termicos.variaçoes lentas de temperatura nao afectam de todo os peixes.

e olhem lá o desviozinho.

 

 

 

cumps joni

 

não estamos a insistir, estamos só a dar a nossa opinião, como tu estás a dar a tua. o dono do aquário é que faz a avaliação das opiniões e decide em função disso. já percebemos que não queres o termostato ligado, por isso não batas tu no ceguinho

 

cumprimentos

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Vou responder a tudo...

 

Primeiro as fotos são uns dias depois de ter montado o aquario (á quase 2 meses), já tenho termometro de vidro e já coloquei um tronco e uma plantinha...

Tenho controlado a temperatura com o termostato desligado e não baixa dos 25º nem com as TPA's com água fria (cerca de 40% da capacidade de cada vez), penso que será por a casa ser bastante quente...

 

O PH anda nos 7,2, não sei se será o ideal, mas os peixes ainda não se queixaram :)

o pleco ainda lá anda, nunca chateou nenhum dos outros nem os outros a ele...normalmente esconde-se atrás do filtro...é o cantinho dele :roflroll2:

 

Neste momento só tenho lá o pleco e dois ciclideos...mais os seus 100 filhotes !! :P é o que dá ter a temperatura a 30º durante alguns dias!!! :)

 

Tive que retirar os outros para outro lado, para que não jantassem os "meninos"... :naughty:

E também porque o macho obrigava os outros todos a ficarem num cantinho sem se poderem mexer, todos em cima uns dos outros, e quando tentavam sair... :2gunfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estamos a insistir, estamos só a dar a nossa opinião, como tu estás a dar a tua. o dono do aquário é que faz a avaliação das opiniões e decide em função disso. já percebemos que não queres o termostato ligado, por isso não batas tu no ceguinho

 

cumprimentos

 

boas

 

agora se achares q o devas ligar a escolha é tua.

 

ouvis-t dizer pelas minhas palavras q eu keria o termo ligado?

 

parece q ficas-t chateado!temos pena

podes dar as opinioes q quiseres mas antes de dares opinioes lê bem os post anteriores reflecte e depois responde.

eu como nao achei correcta a tua opiniao e a do joao paulo viegas em relaçao ao termo ligado tentei corrigir mas pelos vistos nao gostas q te corrigem.mas pronto opinioes sao opinioes e so o nosso amigo é q sabe o q vai fazer no aqua dele .

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ouvis-t dizer pelas minhas palavras q eu keria o termo ligado?

não preciso de ver escrito, para perceber que o queres desligado. ou já não tens noção do que escreves? há coisas que se subentendem, esta é uma delas. vais-me dizer que a opinião que querias fazer passar era de não o deixar desligado?

 

parece q ficas-t chateado!temos pena

aqui, se estava "chateado", só me deu para rir. depois de perguntares se já lemos o primeiro post, de declarar que insistimos e perguntar se queremos bater mais no ceguinho, sou eu que pareço chateado? só para rir mesmo

 

podes dar as opinioes q quiseres mas antes de dares opinioes lê bem os post anteriores reflecte e depois responde.

li e reflecti, como faço sempre, e mantenho a minha opinião, não acho que se deva desligar, se a temperatura permanecer acima do que está marcado ele tambem não se liga, por isso não há nada a perder. evita-se que mais à frente, quando as temperaturas descerem, algo possa correr mal por esquecimento.

 

eu como nao achei correcta a tua opiniao e a do joao paulo viegas em relaçao ao termo ligado tentei corrigir mas pelos vistos nao gostas q te corrigem.

ora eu não tenho problemas nenhuns que me corrijam, como às vezes também corrijo (no contexto da frase escreve-se corrijam, não corrigem). é de frisar que, há formas de corrigir pessoas, uma delas não será certamente perguntar se querem bater mais no ceguinho ou ler o post. mas normas de educação serão outros 500's.

 

mas pronto opinioes sao opinioes e so o nosso amigo é q sabe o q vai fazer no aqua dele .

aí estamos completamente de acordo

 

cumprimentos

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À parte deste grande OFFTOPIC

 

Nao sei pq mas nao estaras a confiar demasiado nesse termometro ?

podias arranjar outro e ver se de facto a temperatura da agua é essa.

Vai dando noticias.

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À parte deste grande OFFTOPIC

 

Nao sei pq mas nao estaras a confiar demasiado nesse termometro ?

podias arranjar outro e ver se de facto a temperatura da agua é essa.

Vai dando noticias.

 

Opa, é assim, agora a água parece ter estabilizado nos 25/26º no máximo...

penso que o termómetro não está avariado, porque a temperatura coincide com o que está colado no vidro, e por vezes pego nele e meço a temperatura de outro aquario, que por sua vez também tem um colado no vidro, e também coincide....

Por isso era muito azar ter os 3 avariados :mrgreen: eh eh eh

 

Quanto ao termostato, para já está desligado, mas controlo todos os dias (várias vezes ao dia) a temperatura da água...

 

Estou à espera de um aqua novo e quando chegar vou experimentar lá o termostato para ver se está a funcionar correctamente, ou se estará mesmo desregulado...

 

obrigado a todos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta então quando comprares o aqua novo e vê se o mesmo aquece em demasia.

Recordo-te no entanto que vejas se o aquecedor dá para o volume de água do novo aquário, pois pode estar ali bastante tempo a funcionar para te aquecer a água do aqua novo e depois piorar alguma coisa.

 

Aposto que devido ao facto de teres o aqua tapado e numa área da tua casa que mantém a temperatura ambiente, estejas a obter esses valores de temperatura.

 

Boa sorte.

 

EDIT: erros ortográficos

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não preciso de ver escrito, para perceber que o queres desligado. ou já não tens noção do que escreves? há coisas que se subentendem, esta é uma delas. vais-me dizer que a opinião que querias fazer passar era de não o deixar desligado?

 

 

aqui, se estava "chateado", só me deu para rir. depois de perguntares se já lemos o primeiro post, de declarar que insistimos e perguntar se queremos bater mais no ceguinho, sou eu que pareço chateado? só para rir mesmo

 

 

li e reflecti, como faço sempre, e mantenho a minha opinião, não acho que se deva desligar, se a temperatura permanecer acima do que está marcado ele tambem não se liga, por isso não há nada a perder. evita-se que mais à frente, quando as temperaturas descerem, algo possa correr mal por esquecimento.

 

 

ora eu não tenho problemas nenhuns que me corrijam, como às vezes também corrijo (no contexto da frase escreve-se corrijam, não corrigem). é de frisar que, há formas de corrigir pessoas, uma delas não será certamente perguntar se querem bater mais no ceguinho ou ler o post. mas normas de educação serão outros 500's.

 

 

aí estamos completamente de acordo

 

cumprimentos

 

não preciso de ver escrito, para perceber que o queres desligado. ou já não tens noção do que escreves? há coisas que se subentendem, esta é uma delas. vais-me dizer que a opinião que querias fazer passar era de não o deixar desligado?

 

epa sinceramente nao sabia q lias as mentes das pesssoas!tas a contradizer-t.entao como é nao precisas de ver escrito e depois ja dizes q nao tenh noçao do q escrevo?afinal vis-t o q estava escrito!enfim.

eu dei a minha opiniao agora se ele a quer usar tudo bem senao quer pouco me importa.

 

aqui, se estava "chateado", só me deu para rir. depois de perguntares se já lemos o primeiro post, de declarar que insistimos e perguntar se queremos bater mais no ceguinho, sou eu que pareço chateado? só para rir mesmo

 

sim parece q nao gostas-t do insistir e do bater no ceguinho por isso acho q sim.é como tu dizes,"há coisas que se subentendem".mas senao ficas-t optimo.

 

li e reflecti, como faço sempre, e mantenho a minha opinião, não acho que se deva desligar, se a temperatura permanecer acima do que está marcado ele tambem não se liga, por isso não há nada a perder. evita-se que mais à frente, quando as temperaturas descerem, algo possa correr mal por esquecimento.

 

se achas q sim tudo bem quem sou eu pra te contrariar!é mt dificil esquecer um aquario quando uma pessoa tem q andar sempre em cima dele e pelo menos uma vez por dia dar de comer e ver se esta tudo ok.existe mt gente q desliga nesta altura os termos vai-se la saber pq.

 

ora eu não tenho problemas nenhuns que me corrijam, como às vezes também corrijo (no contexto da frase escreve-se corrijam, não corrigem). é de frisar que, há formas de corrigir pessoas, uma delas não será certamente perguntar se querem bater mais no ceguinho ou ler o post. mas normas de educação serão outros 500's.

 

 

obrigadinha pela correcçao , mas aqui ninguem foi mal educado.mas se achas q foi desculpa ai.

nao me vou alargar mais nisto pq será uma perda de tempo e nao ajuda em nada aqui o nosso amigo.

penso q ja esteja esclarecido.

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.