Hepatus com pontos brancos


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Caros companheiros.

O meu hepatus, de 4 cm, apareceu de repente com alguns pontos brancos.

Há uns dias atras estive a fazer uma limpeza manual de umas algas verdes que me cobrem o vidro de trás por completo, e algumas rochas que ficam por baixo das HQI.

Poderá ter sido isso o causador de aparecerem os pontos brancos no hepatus?

Ele alimenta-se bem, até bem de mais.

Tenho tambem um palhaço de uns 3 cm e este não apresenta qualquer problema...por enquanto.

Hoje adicionei, numa papa caseira, um comprimido de flagyl, para desparasitar.

Alguma ajuda que me possam dar?

Não tenho qualquer outro medicamento em casa, e aqui nas lojas não existe nada para agua salgada.

Agradeço a vossa ajuda.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos boa noite

Pela experiencia que tenho leva-me a crer que os pontos brancos apareceram pela perturbação causada na limpeza dos vidros, como se diz aqui no forum o Hepatus é um peixe maricas ao mais pequeno stress fica com pontos brancos, acontece também ao meu por vezes quando as mexidelas são demais.

eu uso com frequencia a papa caseira com bastante alho e penso que tem resultado, pois o Hepatus em poucos dias fica lisinho e bem bonito.

nunca usei medicamentos no meu reef pois o Flagyl só uso nos discus .

Concerteza haverá algum colega com mais experiencia que dê mais umas dicas.

um abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos boa noite

Pela experiencia que tenho leva-me a crer que os pontos brancos apareceram pela perturbação causada na limpeza dos vidros, como se diz aqui no forum o Hepatus é um peixe maricas ao mais pequeno stress fica com pontos brancos, acontece também ao meu por vezes quando as mexidelas são demais.

eu uso com frequencia a papa caseira com bastante alho e penso que tem resultado, pois o Hepatus em poucos dias fica lisinho e bem bonito.

nunca usei medicamentos no meu reef pois o Flagyl só uso nos discus .

Concerteza haverá algum colega com mais experiencia que dê mais umas dicas.

um abraço

afonso

 

Viva Amigo Afonso

Também me parece que foi devido à mexida dentro do aquario. Não mexi muito, e eliminei poucas algas, mas acho que foi o suficiente para o hepauts se ressentir.

Quanto ao flagyl, eu tambem usava nos discos, mas já li algures alguem referir que usava tambem nos salgados.

A papa caseira que uso é muito simples, camarão, ameijoa, peixe branco, verduras do tipo espinafres, alho e vitaminas (protovit) e só hoje é que desfiz um comprimido de flagyl.

De facto aquelas algas estão a dar-me cabo da cabeça e se calhar vou ter que mexer de novo dentro do aquario.

Vamos ver se o hepatus recupera para então depois eliminar mais algumas algas manualmente.

Obrigado pelo ajuda.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos boa tarde

quanto ao Hepatus estou convencido que vai melhorar dentro de dias.

também tenho uma dor de cabeça com as algas ainda não consegui combatê-las, por vezes também as corto á mão, neste tópico que coloquei dá para ver o aspecto delas.

 

http://www.reefforum.net/f289/o-meu-primeiro-reef-18676-new/

 

há um mês que venho a adicionar vodka de acordo com as dicas aqui do forum , de facto neste momento já não tenho Diatomáceas nem Cianobactérias, agora falta as algas, se não conseguir vou semear todas as rochas com corais, assim já não se vêem.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos boa tarde

quanto ao Hepatus estou convencido que vai melhorar dentro de dias.

também tenho uma dor de cabeça com as algas ainda não consegui combatê-las, por vezes também as corto á mão, neste tópico que coloquei dá para ver o aspecto delas.

 

http://www.reefforum.net/f289/o-meu-primeiro-reef-18676-new/

 

há um mês que venho a adicionar vodka de acordo com as dicas aqui do forum , de facto neste momento já não tenho Diatomáceas nem Cianobactérias, agora falta as algas, se não conseguir vou semear todas as rochas com corais, assim já não se vêem.

um abraço

afonso

 

Viva Amigo Afonso

estive a ver esse tópico e as algas que eu tenho são diferentes dessas.

As minhas são mesmo verdes, no vidro de trás aparecem ao tufos e atingem um tamanho considerável, diria entre os 5 e os 10 centimetros e parecem cabelos.

Nas rochas, por baixo das HQI, tambem as tenho, mas mais pequenas.

Vou ver se consigo tirar umas fotos para postar aqui.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu Aqua fez agora 7 meses de montando, penso que para iniciante tenho tido sorte com as algas, mas ultimamente tem aparecido algumas só num certo ponto do aqua.

Como tive morte de todos os ciurgiões isso também ajudou um pouco agora no crescimento das que tenho actualmente.

Agora já tenho novamente um Hepatus, mas gostaria de saber quais os ciurgiões que dão-se melhor com as algas que aparecem no video, ao que me parece são 3 especies de algas, alguém pode dar uma ajuda no seu perigo e resolução?

Obrigado.

 

Cumps.

 

Video em HD:

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais