Dúvida sobre remontagem


Recommended Posts

Olá.

Tenho um aquario de 250l com +/- 10 meses.

Como equipamentos tenho um skimmer primz da red sea, uma bomba 1200 l/h e outra de 1000l/h, um filtro fluval 204 de 1000l/h,termostato , duas florescentes de 36w(azul e outra branca),10 kg de argonite e +/- 10 kg de rocha viva.

Como peixes tenho:

-3 palhaços clark

-1 Apolemichthys xanthotis ou xanthurus (anjo)

-1 purple tang

-1 donzela azul

-1 Bodianus Diana

No meu aquário ainda precistem algumas algas castanhas na areia, e tenho que estar constantemente a adicionar productos para manter a água em boas qualidades, embora os peixes estejam de optima saúde e ja tenha mantido uma anémona (morreu devido a ter sido sugada pelo filtro :roll: ).Estava a pensar em começar por retirar o fluval(ou retirar somente a filtargem biologica e deixar a mecânica e/ou química) e colocar o sistema de jaubert e também mais rocha viva e areia.A nível da iluminação queria colocar 4 compactas de 55w.

Aqui vai a minha dúvida.Quanto ao meu skimmer, não é que obtenha maus resultados, mas está bom?E quanto ao novo equipamento, está certo?E como posso colocar o sistema de jaubert mantendo o aquário em funcinamento?Ou tenho que desmonta-lo todo e voltar a montar?

Obrigada.

:oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Leonor,

 

Estava a pensar em começar por retirar o fluval(ou retirar somente a filtargem biologica e deixar a mecânica e/ou química) e colocar o sistema de jaubert e também mais rocha viva e areia.

 

Em primeiro lugar parece-me que tens ainda algumas dúvidas relativamente a conceitos.

 

Deves retirar o Fluval mas com isso deverás estar a retirar a filtragem mecânica e quanto muito a quimica. A Rocha viva irá fazer a filtragem biológica pelo que te aconcelho a aumentares a sua quantidade (10 kg é muito pouco)

 

A nível da iluminação queria colocar 4 compactas de 55w.
Parece-me uma boa opção...

 

Aqui vai a minha dúvida.Quanto ao meu skimmer, não é que obtenha maus resultados, mas está bom?

 

Na teora sim pois dará para aquários até 400 litros, embora eu o considere um escumador bastante fraco.

 

E quanto ao novo equipamento, está certo?E como posso colocar o sistema de jaubert mantendo o aquário em funcinamento?Ou tenho que desmonta-lo todo e voltar a montar?

 

Será que queres mesmo criar um Sistema de Jaubert ou apenas criar uma DSB? Para o efeito poderás acrescentar Aragamax ao sistema para prefazeres algo como 8 a 12 cm de substrato. Podes adicioná-la com o sistema montado, mas terás que a lavar muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu esteva precisamente em pensar em remontar o aquario.Como ja disse substituir a iluminação, arranjar um novo skimmer, colocar o sistema de jaubert, retirar o filtro e comprar + rocha e + areia.Agora quanto a um novo skimmer queria um de nível médio bom e que não fosse muito caro.Qual o que aconcelha?E quanto a remontar o aquário tenho que esperar o tempo de maturação mesmo mantendo a areia e a rocha e a água antiga?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais