Recommended Posts

ouvi falar de uns que alimentam de algas

 

ASNEIRA??????

 

Pois, mas quando as algas acabarem eles continuam a comer.

Os que eu conheço são amarelos e chamam-lhes "ampularias", o meu veterinario cria estes bichos na versão dourada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca jacintos em quantidade suficiente que eles encarregam-se das algas, em 100m2 tenho 50 (4m2) a flutuar e resolvi o problema , a amonia e nitritos que fazem as algas crescer são consumidos por eles, .

Claro que o filtro também as elimina se tiver as colonias de bactérias desenvolvidas, por outras palavras filtro biologico e jacintos são a melhor equipa do lago, não uso UVC e nem penso usar, é maior o mal que faz que o bem que consegue, tenho orandas cabeça de leão a desovar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quem disse q as ampularias comem plantas ta um bocadinho enganado.

depende da ampularia á uma especie e essa sim come plantas q é a pomacea canaliculata se for uma pomacea bridgesi essa nao come plantas é detrivora.so come folhas de plantas mortas restos de comida e animais mortos.em ultimo recurso e nao havendo mais nada pra comer é q come plantas.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos jacintos era boa ideia se eu nao tivesse tentado e secassem todos... eu tenho um problema que nao sei o que é.

ou a lâmpada uv retira algum composto necessário aos jacintos da agua. ou a agua tem parametros de calacario elevados e os jacintos no se dao. tive no inverno apodreceram supostamente por causa do frio. tive agora e tao amarelos devido a falta de ALGO!

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

joniclicks

 

Reparei que es de braga eu sou de viana

 

Tens algum desses (nome cientifico em latim) disponivel?

 

esses de que falas Arriscam-se fora de agua ou ficam mesmo confinados ao lago onde os colocar?

 

E que nao quero causar nenhuma infestaçao de caraçois aqui nos outros lagos!

 

 

Tmaster

 

Se calhar tens uma filtragem tao boa que nao sobram nutrientes para os jacintos! cheers

Abraço!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos jacintos era boa ideia se eu nao tivesse tentado e secassem todos... eu tenho um problema que nao sei o que é.

ou a lâmpada uv retira algum composto necessário aos jacintos da agua. ou a agua tem parametros de calacario elevados e os jacintos no se dao. tive no inverno apodreceram supostamente por causa do frio. tive agora e tao amarelos devido a falta de ALGO!

 

Eu tb sou algarvio e curiosamente os meus jacintos tb se desenvolvem pouco, comprei um há 2 meses e agora só tenho 10, mas pequenos e as raizes deles não têm crescido. O mesmo se passa com as "alfaces da água" como vulgarmente são conhecidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos jacintos era boa ideia se eu nao tivesse tentado e secassem todos... eu tenho um problema que nao sei o que é.

ou a lâmpada uv retira algum composto necessário aos jacintos da agua. ou a agua tem parametros de calacario elevados e os jacintos no se dao. tive no inverno apodreceram supostamente por causa do frio. tive agora e tao amarelos devido a falta de ALGO!

O problema do algo é a UVC, só serve para por a agua cristalina, mas em contrapartida mata tudo o que a agua contém, até os peixes se abusares.

Só há duas alternativas, ou ter plantas ou ter UVC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do algo é a UVC, só serve para por a agua cristalina, mas em contrapartida mata tudo o que a agua contém, até os peixes se abusares.

Só há duas alternativas, ou ter plantas ou ter UVC.

 

...E se mata algas, mata o resto mesmo não passando por ele, o problema não é o calcario nem ph, embora os jacintos flutuem não gostam de andar á deriva na agua, gostam de estar juntos em colonias e com agua corrente, mesmo uma pequena corrente que seja, resitem a aguas meio salinadas e a ph entre 6,5 e 7,5. em aguas calcarias é dificil criar nenufares, se houver UVC na linha é mesmo para esquecer, alem disso qualquer destas plantas precisa de sol directo. Todas as minhas plantas estão em flor.

Atenção que a amonia e o nitrito são o alimento preferido dos jacintos, daí eu já ter dito que com jacintos não há algas e sempre se poupa uns watts e o custo do UVC.

agua turva resolve-se com um floculante biologico e inofensivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do algo é a UVC, só serve para por a agua cristalina, mas em contrapartida mata tudo o que a agua contém, até os peixes se abusares.

Só há duas alternativas, ou ter plantas ou ter UVC.

 

 

como se esplica esse fenomeno?mata tudo? os nutrientes nao se desintegram certamente certo? nem o amonia. nem os peixes passam por dentro do filtro e consequentemente nao tao em contacto com a luz. sem contacto nao ha perigo. nao me consta que a luz uv de esterilizar instrumentos de laboratorio queime o ar circundante e consequentemente os médicos e dentistas que la trabalham.. não sejamos radicais.

 

a agua é esterilizada de organismos celulares vivos, agora pode efectuar alguma alteração ao niveis de algum fosfato presente na agua ou coisa que se pareça necessário aos Jacintos de agua.isso sim nao percebi ainda.

 

os meus jacintos apanham sol e estaop presos na margem, agora problema devem ser as kois que lhes puxam a raiz.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais