Recommended Posts

O que acham os entendidos acerca de utilizar leca como filtrante num aquario, visto que é bastante porosa e por consequencia virtualmente ideal para a filtração biologica aerobica e possivelmente anaerobica.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

Eu uso no meu eheim 2080 dois tabuleirs cheios de leca como materia filtrante e até hoje não tive problemas.... Se fizerem uma pesquisa aqui no forum vão encontrar muitos membros (alguns bem conhecidos) que já utilizam leca nos seus filtros à muito tempo sem terem qualquer problema...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

Eu uso no meu eheim 2080 dois tabuleirs cheios de leca como materia filtrante e até hoje não tive problemas.... Se fizerem uma pesquisa aqui no forum vão encontrar muitos membros (alguns bem conhecidos) que já utilizam leca nos seus filtros à muito tempo sem terem qualquer problema...

 

Cumprimentos

 

Boas barman dani sai um shot!

ja agora a leca vai inteira ou pode-se partir? faz diferença?

obrigodo! abraços!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu acho que a leca não deve ser partida se o filtro for de grandes dimensões, mas no caso de ser pequeno deve ser partida para poder filtar melhor.

 

Abraço.

 

 

 

Boas barman dani sai um shot!

ja agora a leca vai inteira ou pode-se partir? faz diferença?

obrigodo! abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

pelo que eu tenho lido, a leca tem muitos poros fechados uma vez que tem como objectivo, muitas vezes, conceder um isolamento térmico. Se nós queremos tirar partido desses poros não será mesmo melhor partir a leca?

 

Eu falo sem experiência, tenho andado à procura de leca mas não encontro em lado nenhum. A maioria das lojas diz que deixou de vender. Alguem sabe onde comprar??

 

MF

Editado por marcioferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu utilizo "Leca" (argila expandida) nos meus filtros há já muito tempo, com um bom desempenho.

Se escolhermos os maiores "grãos" de Leca e os partirmos, a superfície disponível para a fixação das bactérias será muito maior.

Se repararem na superfície esterior dos grãos ela, apesar de porossa, é praticamente vidrada, dificultando o acesso das bactérias ao seu interior, onde se situam as bolhas de ar que é introduzido no processo de fabrico da Leca. Os grão partidos têm um melhor acesso das bactérias aos espaços existentes entre as bolhas de ar.

Existem dois tipos disponíveis no mercado: uma de coloração avermelhada mais utilizada na agricultura e na jardinagem, destinada a reter água para a alimentação das plantas, e uma outra de coloração escura destinada básicamente à indústria da construção. Esta última é mais barata e pode ser utilizada tal como a outra nos filtros, bastando apenas ser bem lavada antes (ou fervida, tendo apenas o cuidado no seu manuseamento uma vez que ela, sendo mais leve do que a água, flutua e podemo-nos queimar).

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falo sem experiência, tenho andado à procura de leca mas não encontro em lado nenhum.

Qualquer loja de materiais de construção tem isso para venda.

 

Idealmente o que nós queriamos que a fábrica da Leca produz é um produto denominado Filtralite, produzido precisamente para ser usado em sistemas industriais de filtragem de águas para consumo; o problema é que só é produzido sob encomenda e em grandes quantidades, pelo que dificilmente se arranja um bocado (esta informação obtive-a através de um vendedor da Leca que fez o favor de aturar as minhas perguntas e ainda me ofereceu um outro produto).

 

Abraço

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer loja de materiais de construção tem isso para venda.

 

Eu tenho feito algumas pesquisas e as informações que fui encontrando dizem que há dois tipos de leca: de construção e para jardinagem. Eu tinha ideia que o mais indicado para os nossos filtros era mesmo o de jardinagem. Há alguma diferença entre os dois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.