Que se esta a passar ?


Recommended Posts

Ora Biba :)

 

Estou aqui com um problema que nunca me deparei com ele...

 

Já é a segunda vez que acontece e não faço a menor ideia do que seja.

 

Antes de se ligarem as luzes do aquário tenho os peixes quase todos inclusive os camarões (RED´s) todos á borda de agua cá em cima a respirar ofegada mente, como se tivesse uma concentração de CO2 Elevada, mas nao o tenho, tenho ate baixa segundo me indica o indicador de CO2, alias, ate tenho mesmo o CO2 Desligado por completo, não percebo... já no domingo aconteceu precisamente a mesma coisa, ate tive uma baixa num discu :smile2: hoje aconteceu a mesma coisa mas com um SAE, e tanto no domingo como hoje morrerem N camarões, já fiz os testes todos que por cá tenho, NO2, NO3, Fosfatos, Cobre e deram todos valores aceitáveis :| depois a partir do momento em que se ligam as luzes (1h depois +/- ) os peixes parecem que voltam ao normal :S agora até tenho a minha fêmea de disco a desovar no mesmo aqua e tudo normalíssimo como se não houvesse nenhum problema...

 

fiz um pequeno vídeo para vocês verem (mas no domingo era bem pior, corridoras, discus, SAE´s tudo ao cimo de agua a respirar ofegada mente) :

 

Problem In Aqua

 

Perdeu bue qualidade :| quando mostro a vista de cima aquilo estao cheio de camaroes todos ali, em cima do tubo da saida do filtro e do limpa vidros, quando mostro a parvula aqueles pontos brancos sao camaroes mortos.

 

Alguém sabe o que poderá ser isto ?

 

Cmps, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens co2 em excesso e O2 suficiente tens? É que no vídeo a superfície da água nem mexe....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também penso que possa ser do filtro, tens de o meter a trabalhar de maneira que a superfície, mexa. Por outro lado se fosse esse o problema, mantinha-se com a luz acesa, mas mete é a água da superfície a mexer. Boa sorte.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu em 1º tinha na mesma assim as flautas um pouco a baixo do nível da agua, e com o CO2 ligado e nunca tinha acontecido isto...

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar o que eu vou sugerir é um bocado barbárico, mas será que o facto de apagares a luz não faz com que as plantas comecem a consumir o O2 da água? :flick_tongue:

 

É que a não realização da fotossíntese associada à falta de trocas gasosas pode esgotar o O2 presente no aqua, digo eu, por isso é que passado uma hora de ligares as luzes eles voltam à normalidade, pois esse deve ser o tempo que as plantas necessitam para repor o O2 do aqua...

 

Mas isto é só uma suposição, corrijam-me se estiver em erro! :D

 

Por acaso já tinha pensado nisso, mas supondo que isso acontece, entao deveria acontecer o mesmo problema todos os dias não achas ? mas não, isto aconteceu no domingo e ontem, hoje por exemplo, já está tudo normal...

 

cmps

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu modesto parecer isso é mesmo falta de O2.

 

Qd apagas as luzes pára a fotossintese e as plantas passam a consumir tb O2.

Qd ligas a iluminação começa a fotossintese e aumenta o O2 na água.

 

Assim, deves ligar a oxigenação da água de noite (sem luz) e desligar de dia (com luz).

Tb atinges um equilibrio em termos de PH pois de noite tende a reduzir (aumento CO2) e de dia a aumentar (aumento O2) ---> Efeito armónica.

 

Espero ter ajudado!

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.