novato ...


labutes77

Recommended Posts

boas.

 

por motivos de força maior tenho um pequeno aqua onde estou a tentar criar larvas de camarao amano de agua doce, cujas larvas se desenvolvem em agua salgada.

para fazer umas mudanças de agua uso agua do mar, visto que moro em setubal e de casa a praia sao 5 min.

hoje fui buscar agua para fazer uma troca, a mare estava baixa e acabei por andar em cima de rochas para encher os garrafoes sem me molhar.

nas poças de agua que havia devido a mare baixa apanhei uns camaroes ( sou doido por camaroes), para juntar no aqua com as larvas, na teoria para ajudar a comer os restos de comida deixados pelas larvas. trouxe tambem um pequeno buzio, mais tarde posto aqui umas fotos ou um video do dito buzio., gostava de identificar a especie e saber se pode ser predador dos camaroes ou das larvas.

 

no caminho para casa estava a pensar... quando acabar a criaçao dos amanos , devolvo os camaroes ao rio ou monto um pequeno aguario e mantenho-os ?

 

ficam agora as duvidas ... nunca tive aqua de agua salgada.

 

1- o que é e para que serve um escumador ? sera mesmo necessario para este aqua ?

 

2- será possivel manter apenas uns camaroes de agua salgada num aqua de 60cm apenas com um filtro de interior ?

 

3- o filtro tem de ser especifico para agua salgada ? ou um filtro de interior de agua doce serve ?

 

este aqua nao vai ter peixes , apenas uns camaroes. talves um ou 2 buzios que comam as algas para manter o aqua limpo.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor começares por ler o básico...FAQ's de água salgada

 

Senão é complicado perceberes alg coisa ou alguem ajudar-te... :P

 

Cumps

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ja li ... daí já ter percebido o que é e para que serve o escumador.

 

a maior parte da informaçao refere-se a aqua reef ... que nada tem a ver com o meu objectivo. nao estou a pensar em aquario de recife, nem nada parecido, apenas um aqua com alguns camaroes e caracois marinhos da costa ( setubal ).

dos varios pontos que ja li, ainda nao encontrei a resposta as minhas questoes ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possível é... umas trocas de água regulares e só precisas mesmo de um filtro para tirar as particulas em suspensão e mexer a água... precisas também de rocha viva para fazer de filtro biológico, assim como, de refúgio para os camarões.

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possível é... umas trocas de água regulares e só precisas mesmo de um filtro para tirar as particulas em suspensão e mexer a água...

 

 

boas.

 

o filtro para agua salgada pode ser um normal de agua doce ou tem de ser proprio por causa do sal ?

 

obrigado.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não, visto ser uma "Mina " de nitratos. Em água doce não faz grande diferença, mas em água salgada faz bastante.Só te vai criar problemas...

abraço

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

o filtro para agua salgada pode ser um normal de agua doce ou tem de ser proprio por causa do sal ?

 

obrigado.

 

 

Olá labutes77

 

Para o que pretendes podes usar o filtro interior (era preferível dos externos) com algodão hidrófilo para reter as particulas em suspensão,mas terás que religiosamente trocar por novo todas as semanas e também fazeres mudanças de àgua natural (20/30% em igual periodo.

O àqua de 60cm serve bem o teu objectivo,desde que não abuses na quantidade de fauna a colocar dentro dele.

Nota que tudo isto è muito arcáico e absoleto,mas è só para que tenhas esse prazer,dar-te alguma experiência e quiçá trazer-te um dia para os salgados como deve ser.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Cjorgene ...

 

muito obrigado pela atençao. tenho que ver isso do filtro. quanto as mudanças da agua é só uma questao de perder 15min em ir a praia e voltar. lol.

num aquario deste tamanho é provavel que desenvolva muitas algas verdes tipo um lençol que cobre tudo ( pelo que tenho visto em varias lojas com salgados ), que aconcelham ? uns caracois ( tipo burriés ) ou umas lapas ? eles comem algas, certo ? ou outro animal que as coma ?

 

este aqua de 60cm vai ser para matar a curiosidade. tenho aqua maiores desactivados. de futuro ... quem sabe ???

 

de momento é mesmo so isto que pretendo. 4 ou 5 camaroes e alguma coisa que controle as algas. de fauna nao vai ser mais do que isto.

 

questao:

li por aqui que alguns membros quando trocam ou acrescentam agua, juntam kalk (?), pelo que eu percebi, para repor calcio na agua por causa dos corais. estou certo ? eu nao pretendo corais e vou fazer as mudas com agua do mar directamente. eu nao preciso disso , pois nao ??

 

apesar de ter um pequeno aqua salgado com larvas de amano, o aqua dos camaroes se for em frente , só será para julho. vou montar um pequeno shrimp room quando estiver de férias. hehehehe.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e espero até lá ter todas as minhas questões resolvidas ... hehehe.

 

e também gostava de ouvir mais opinioes , mais ideias , sugestoes, ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e espero até lá ter todas as minhas questões resolvidas ... hehehe.

 

e também gostava de ouvir mais opinioes , mais ideias , sugestoes, ...

 

 

Olá labutes77

 

Com TPAs todas as semanas,não tens que acrescentar o que seja.

Os camarões e os hermitas assim como um caboz (dois brigam até à morte de um deles),controlam-te as algas se não escederes na comida,que pode e deve ser dada só uma vez por semana,isto enquanto houverem algas no àqua...por estranho que possa parecer os camarões da nossa costa quando têm défice de comida,malham nas algas (experiência própria).

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais