Compatibilidade de Cicls e pormenores


Recommended Posts

Boas, estou a montar um aquario que já a uns tive montado com ciclideos, e agora com ciclideos será, mas desta feita apenas uns americanos e um casal africano,

 

Dos americanos quero por casais das seguintes especies:

-Agassizi

-Trifasciata

-Ramirezi

-cacatuoides

-Laetacara curviceps

-Apistogramma bitaeniata

-Aequidens pulcher

-Meeki (já estão dois)

 

 

E o Africano vão ser 5 Kribensis, (que possivelmente apenas ficaram 2, tenho que ver o que vou fazer aos outros 3 visto que serão oferecidos.)

 

Eu tenho a temperatura a 27º considera-se muito alta ou aceitavel??

 

Sei que das especies americanas que referi, os Agassizi, Trifasciata, Cacatuoides e Bitaeniata são muito semelhantes, será que se darão bem com os curviceps e os aequidens pulcher?

 

O aquario tem 94 x 38 x 44

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo muito de ciclideos, mas não será incorrecto juntar peixes de ph 7 (kribensis) com peixes com menos de 7 (ramirezis) num mesmo aquário?

Por favor não me critiquem, visto que estou só a dar a minha opinião

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo muito de ciclideos, mas não será incorrecto juntar peixes de ph 7 (kribensis) com peixes com menos de 7 (ramirezis) num mesmo aquário?

Por favor não me critiquem, visto que estou só a dar a minha opinião

 

Amigo eu nao critico ninguem, apesar de já ter tido outras especies, em menor quantidade do que idealizo realizar desta vez, não sou nenhum expert, alias ninguem sabe tudo, nem sobre aquariofilia nem sobre nada, mas ha certamente pessoas que sabem dar uma opinião mais plena de essencia e valor. Eu nao rejeito opiniões, todas são bem vindas.

 

Em relaçao ao ramirezi esqueci-me de referir que ainda não é certo que coloque pois não se enquadra bem no genero de peixes que quero no meu aquario ainda que ja tenha tido e tenha apreciado o comportamento, e as reproduções (2), à 6 anos antes de desmontar o aquario.

Apesar de o aqua ser espaçoso nao o quero sobrelotar, pelo que é possivel que nao coloque os ramz, ainda que se mantenha uma mistura visto que os P.Pulcher não são de todo de acordo com o resto do que referi. Mas é o que quero fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece o pH. tenta nivelar naturalmente o pH à volta de 7.0 e anda para a frente com isso. Eu a temperatura colocaria 26C se bem que como tens mais americanos tentava tender a quimica da água (nomeadamente a dureza) para eles. Os kribs vão-se adaptar.

 

Acho que tens demasiados casais diversos. Para que queres tantos apistogrammas, isso deve ter tudo comportamentos semelhantes...

 

Ao colocares tantos casais, em vez de ciclideos, passas a ter simplesmente peixes, pois eles dificilmente consiguirão definir territórios.

 

Eu colocaria no máximo 5 casais de diferentes espécies, idealmente 4, depois várias pedras estrategica e esteticamente colocadas para definir diferentes territorios.

 

também tenho um projecto semelhante, mas estou a modificar a fauna

 

No inicio tinha:

do lado dos americanos:

3 T.meeki

3 M. Altispinosus (semelhante ao M.Ramirezi)

1 Apisto

 

do lado dos africanos

2 L.caeruleus

2 Kribensis

 

O que posso dizer é que retirei os altispinosa porque andavam entre o cardume em vez de andarem no fundo. Sem comportamento interessante. Pus noutro aquario, e o comportamento é diferente, andam pelo fundo... e estou a gostar deles ali... têm uma função, com os outros ciclideos, estavam apenas a estorvar...

 

O Apisto estava demasiado timido, alias nunca vi peixe mais timido nesta espécie... se calhar por estar sozinho não sei... também removi, Mas manteu a timidez no outro aqua...

 

do lado dos africanos, os kribs interagem muito bem com os T.meeki. É a melhor. Têm richas ocasionais inofensivas, mas são raras.

 

Do lado dos americanos estou à procura de uma alternativa também. Estou actualmente com 2 africanos e 1 americano.

 

Aequidens pulcher cresce um pouco demais para o aquário e ficará com uma diferença de tamanho demasiado grande. os T.meeki já por si ficam.

 

L. curviceps pelo que sei é muito pacifico... e mistura bem com apistos.

 

 

http://fishbase.se/Summary/speciesSummary....lang=Portuguese

http://www.aquahobby.com/gallery/b_blueacara.php

fiquei interessado no acará azul =) parece estilo T. meeki. fixe

 

Na minha opinião, cresumindo: c

-casais a mais,

-os T.meeki e os A. pulcher vao dominar o aquario devido ao tamanho, tornando a vida dificil para os apisto e os ram.

- Os kribs ainda conseguem fazer valer a sua vontade e ter o seu espaço, são peixes semi-agressivos...

-os apisto e os ram vao andar sempre demasiado timidos, sem territorio definido, podendo levar nas trombas do T.meeki do A.pulcher e dos Kribs, que serão as 3 espécies dominantes, e onde vai residir o interesse em termos de interacção de espécies. Daí que estou interessado nesses A.pulcher.

 

Se bem que penso que os T.meeki são capazes de viver em comunidade mesmo com apistos, mas com tanta quantidade...

 

Apisto penso que deve ser peixe mais para aquarios comunitários genéricos...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem gostei desta resposta, uma resposta só se declara como tal, quando empenhada gostei desta.

 

Já me tinha ocorrido essa da redução para apenas 4/5 casais, pelo que referi logo o problema da sobrelotação.

 

Nesse caso possivelmente ficarei com os seguintes,

 

Meeki

 

Kribensis

 

Agassizi

 

Cacatuoides

 

Trifasciata

 

 

Tenho também alguns peixes de fundo que não estou a contar nessa conta acima. São 4. Mas Dois devem morrer brevemente que os Meeki já estão, a tratar da situação e, como além deste aquário só tenho um aqua de Cics Africanos, acho que mal por mal é melhor ficarem no que estão lol.

 

Esses de fundo são, 2 Plecostomus + 2 Labeo Bicolor - estes são os pobrezinhos que estão a ser chacinados. Chegaram hoje a tarde mas devem sair entre tábuas pá semana :). lol.

 

Eu brevemente vou colocar aqui uma foto do aquário. Tem diversas grutas e túneis pelo que garante alguma boa protecção e esconderijos as espécies vindouras. Mas tenho me deparado com um problema o meu aqua é ligeiramente alto e eu com as pedras que tenho tido a disposição nos meios mais próximos não consigo realizar abrigos em altura é mais ao comprido, mas mesmo assim tem boa protecção. Não tenho plantas nem madeira. Por opção. Por experiência própria já notei que as plantas que tinha no aquário africano desapareciam, ou apareciam mutiladas pelo que prefiro não ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais