Dúvida, aquário apto para escalares?


Neuras

Recommended Posts

Boa Tarde!

 

Tenho um aquário com as seguintes dimensões em cm: 100(comp.) X 40(largura) X 50(altura)

NOTA: A altura fica reduzida para cerca de 40 cm com colocação de areia no fundo.

A água do aquário neste momento apresenta os seguintes parâmetros químicos:

ph=6,4

kh=3

gh=2

T= 27ºC

 

Em termos de fauna apenas está certa a introdução posterior de 6 corydoras schwarzi.

As plantas serão escassas, com predominância de espécies flutuantes para criar ensombramento.

O aquário tem ainda um tronco grande e folhas de carvalho previamente fervidas para simular um biótopo amazónico.

 

Já pesquisei um pouco sobre a manutenção de escalares e respectivas dimensões do aquário, mas gostaria de saber algumas opiniões dos membros aqui do fórum.

 

-De acordo com as dimensões deste aquário e habitantes (corydoras) poderei introduzir escalares? Se sim, quantos indivíduos?

- Visto os escalares serem peixes de cardume será desaconselhável manter por exemplo: 2 indivíduos?

- Segundo várias fontes o escalar atinge tamanho máximo 15 cm de altura, isso engloba o comprimento das barbatanas?

 

Obrigado a todos(as) pela ajuda.

 

Cumps.

 

João Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa dimensão de aqua, 4 escalares.

 

Quanto ao crescimento, já vi escalares com 15cm de corpo... mais barbatanas... mas não é o mais comum.

 

O normal é 7 a 9cm de corpo e 17 a 25cm de barbatanas (baixo ao topo)....

 

PauloA :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Obrigado pela opinião Paulo.

Acho que vou optar por 3 ou 4 escalares então...

Alguem sabe se é fácil encontrar a variedade selvagem de pterophyllum scalare à venda?

 

Cumps.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

Sobre os selvagens além do preço "maluco" que não o sei ao certo mas toda a gente diz serem extremamente caros,tens que dar comida viva entre muitos outros requisitos deles.Não é fácil de manter mas também não é impossível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá João, mas Escalares selvagens? Porquê??

Tens gerações e gerações criadas em cativeiro, de todas as estírpes, tamanhos e cores... Para além de serem bem mais baratos, evita que alguém os vá tirar do seu habitat natural para os vender e colocá-los num dos nossos aquários. Não me parece bem, desculpa a minha opinião. Se estivessem em riscos de extinção, ok, pois são fáceis de reproduzir, e era a maneira de preservar a espécie, mas não é o caso, certo?

 

Abraço, Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os mais parecidos com os selvagens são os zebra. Os de cativeiro tem pessoas que dizem ser um hibrido entre o p.Scalare e o p.Leopoldi...

 

uma opção são os p. scalare altum peruensis... são escalares e são até comuns de achar à venda, um pouco mais caros. Não confundir altum peruenses com p.altum... que é outro peixe. peixe puramente selvagem é má ideia, pois pode significar um desastre... Estes de cativeiro são muito bons.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá João, mas Escalares selvagens? Porquê??

Tens gerações e gerações criadas em cativeiro, de todas as estírpes, tamanhos e cores... Para além de serem bem mais baratos, evita que alguém os vá tirar do seu habitat natural para os vender e colocá-los num dos nossos aquários. Não me parece bem, desculpa a minha opinião. Se estivessem em riscos de extinção, ok, pois são fáceis de reproduzir, e era a maneira de preservar a espécie, mas não é o caso, certo?

 

Abraço, Francisco

 

Olá!

 

"fpguedes" concordo absolutamente com o que referiste, eu é que não me expliquei bem.

 

Quando eu referi escalares selvagens não quis dizer que queria comprar escalares capturados na Natureza, o que eu quis dizer foi que pretendia adquirir indivíduos que apresentassem o fenótipo idêntico aos encontrados na Natureza, ou seja, que apresentassem as características físicas dos escalares que encontramos na bacia amazónica.

Como eu próprio não sei exactamente com se denominam os escalares criados em cativeiro que apresentam essas características, referi-me a eles como escalares selvagens...

 

Agora e depois de ler a resposta do membro "Quo" fico ainda na dúvida se o peixe que procuro será o pterophyllum scalare variedade "zebra" ou o "altum peruensis" que não é um altum mas é normalmente denominado deste modo.

 

Peço desculpa não me ter explicado bem anteriormente.

 

Obrigado pelas opiniões de todos.

 

Cumps.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

"fpguedes" concordo absolutamente com o que referiste, eu é que não me expliquei bem.

 

Quando eu referi escalares selvagens não quis dizer que queria comprar escalares capturados na Natureza, o que eu quis dizer foi que pretendia adquirir indivíduos que apresentassem o fenótipo idêntico aos encontrados na Natureza, ou seja, que apresentassem as características físicas dos escalares que encontramos na bacia amazónica.

Como eu próprio não sei exactamente com se denominam os escalares criados em cativeiro que apresentam essas características, referi-me a eles como escalares selvagens...

 

Agora e depois de ler a resposta do membro "Quo" fico ainda na dúvida se o peixe que procuro será o pterophyllum scalare variedade "zebra" ou o "altum peruensis" que não é um altum mas é normalmente denominado deste modo.

 

Peço desculpa não me ter explicado bem anteriormente.

 

Obrigado pelas opiniões de todos.

 

Cumps.

 

João

tudo bem João, eu é que se calhar tb entendi mal a tua questão. como sou aficionado por Escalares, tenho uma dúzia de Adultos,casais mais que formados, sou se calhar um pouco suspeito para falar... de todo o modo, só te posso é desejar que encontres esses Escalares, é uma excelente opção de peixes para ter num aquário, eu que o diga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo bem João, eu é que se calhar tb entendi mal a tua questão. como sou aficionado por Escalares, tenho uma dúzia de Adultos,casais mais que formados, sou se calhar um pouco suspeito para falar... de todo o modo, só te posso é desejar que encontres esses Escalares, é uma excelente opção de peixes para ter num aquário, eu que o diga...

 

Obrigado Francisco!

Fico contente por ver que existem aquariofilistas como tu que se preocupam com a protecção das espécies no seu meio natural.

Eu também concordo e acho que são peixes excelentes e gostava de ter alguns exemplares, é que já estou à espera da oportunidade de ter ciclídeos há uns aninhos... pois só agora tenho um aquário minimamente aceitável para eles.

Vou tentar encontrar uma loja que me venda os tais "altum peruensis" que julgo ser o que procuro.

 

Cumps.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Francisco!

Fico contente por ver que existem aquariofilistas como tu que se preocupam com a protecção das espécies no seu meio natural.

Eu também concordo e acho que são peixes excelentes e gostava de ter alguns exemplares, é que já estou à espera da oportunidade de ter ciclídeos há uns aninhos... pois só agora tenho um aquário minimamente aceitável para eles.

Vou tentar encontrar uma loja que me venda os tais "altum peruensis" que julgo ser o que procuro.

 

Cumps.

 

João

Os Altum peruensis são uns peixes magníficos! conheço um amigo deste fórum que tem um casal que já deixou descendência, eu tive o gosto de o conhecer e dar alguma ajuda para vingar essas posturas. Eu tenho Zebras, 2 fêmeas muito bonitas e muito parideiras!! casadas com dois magnificos machos, mármore, que já me deram imensas criações. Se estiveres interessado nos Altuns, posso ver se ele tem neste momento crias para dispensar.

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Altum peruensis são uns peixes magníficos! conheço um amigo deste fórum que tem um casal que já deixou descendência, eu tive o gosto de o conhecer e dar alguma ajuda para vingar essas posturas. Eu tenho Zebras, 2 fêmeas muito bonitas e muito parideiras!! casadas com dois magnificos machos, mármore, que já me deram imensas criações. Se estiveres interessado nos Altuns, posso ver se ele tem neste momento crias para dispensar.

Abraço, Francisco.

 

Eu tenho estado a pesquisar e a ver fotografias dos altum peruensis e são mesmo espetaculares, é precisamente o peixe que eu gostaria de ver no meu aquário, e pelo que li não ficam tão grandes como os altum verdadeiros, visto o meu aquário só ter 40 cm de altura.

Os zebras são também muito bonitos mas prefiro os peruensis.

Se puderes perguntar ao teu amigo agradecia a atenção Francisco.

Creio que para o meu aquário talvez pudesse lá colocar uns 4 ou 5, concordas?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho estado a pesquisar e a ver fotografias dos altum peruensis e são mesmo espetaculares, é precisamente o peixe que eu gostaria de ver no meu aquário, e pelo que li não ficam tão grandes como os altum verdadeiros, visto o meu aquário só ter 40 cm de altura.

Os zebras são também muito bonitos mas prefiro os peruensis.

Se puderes perguntar ao teu amigo agradecia a atenção Francisco.

Creio que para o meu aquário talvez pudesse lá colocar uns 4 ou 5, concordas?

 

Abraço

 

João

Sem dúvida, 4 ou 5 ou 6. Vou tentar saber se ele tem novas posturas ( a que eu sei q ele vingou deixou a cargo do Vasconcelos, que tem loja aberta no Porto, junto á Praça Carlos Alberto, Aquaporto) Mas vou falar com ele, até porque também eu quero desses meninos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida, 4 ou 5 ou 6. Vou tentar saber se ele tem novas posturas ( a que eu sei q ele vingou deixou a cargo do Vasconcelos, que tem loja aberta no Porto, junto á Praça Carlos Alberto, Aquaporto) Mas vou falar com ele, até porque também eu quero desses meninos...

 

Porreiro, inicialmente tinha dúvidas se poderia colocar tantos peruensis no meu aquário mas visto estar a falar com um expert fico tranquilo ;)

Obrigado Francisco, depois se souberes novidades avisa-me.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é boa ideia por 6 escalares ai dentro... por causa da formação de casais e territorialidade. Eu iria apenas para 4, cinco já é demasiado, mas pode ser que sim pode ser que não, 6 vai fazer chocapic. eu acho que quantos menos melhor, pois assim conheces os teus peixes individualmente e a sua personalidade. Mas isto é a minha opiniao, acho ma ideia darem estes peixes como peixe de cardume. Peixes de cardume, tens os tetras, nao é nos ciclideos que vais fazer cardumes.

 

se nunca tiveste ciclideos, entao acho que vais gostar bastante dos escalares, pois os ciclideos são peixes especiais, diferentes dos outros. E entre os ciclideos, os escalares são dos que tem personalidade mais interessante, dos que conheço. Há outros claro, o pessoal que tem oscares diz o mesmo, os que tem ciclideos africanos, igual. Olha que há selecções muito boas de escalares, tenho dourados e não me arrependo nada, visto também preferir o mais natural, mas são muito giros, com cores onduladas na barbana, além da personalidade deles que é o mais interessante no peixe. O mais normal de quem prefere os naturais é escolher os zebra.

 

há é selecções um bocado para o feias, como o koi... também não curto smoke... nota-se logo que aquilo não é natural e ta mal feito... mas se os tivesse, gostava do peixe na mesma, dada a personalidade do animal. nao é por nada que é dos peixes mais populares do mundo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais