Iluminação


Iluminaria para 150x60x60  

16 votos

  1. 1. Qual escolheriam?

    • 4x80w T5
      4
    • 6x80w T5
      5
    • 2x150w HQI + 2x80w T5
      5
    • Outra
      2


Recommended Posts

Boa noite, estou a pensar comprar um novo aquario, desde vez com cerca de 500 litros.

Estou indeciso quanto à iluminacao a usar, se seriam apenas calhas com lampadas T5 ou lampadas T5 com HQI.

As questoes de consumo energetico têm de ser ponderadas, daí estar tambem com questoes sobre que potencia utilizar, sabendo que teria de utilizar lampadas T5 de 80w cada, quantas seriam necessarias para aquele volume e altura de água, de forma a que me permitisse ter uma maior escolha de plantas a utilizar e se as lampadas HQI misturadas na mesma calha com as T5 seriam realmente uma mais valia.

 

Deixo à vossa opiniao...

Obrigado.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião 4*80w chega e sobra. Eu tenho um aquario com 300l com uma calha de 4*80w de 1,5m. Resultado só tenho duas lampadas ligadas. Chega e sobra para as plantas crescer, (se deres boa fertilização e CO2) com a vantagem de ter menos algas e as plantas crescerem mais moderadamente.

 

6*80w é um exagero que honestamente, na minha opinião, só serve para crescer alguedo e teres dor de cabeça. Com 520w de luz só vais ter trabalho, para conseguires ter algo estável e vais ter de fertilizar à homem com CO2 muito bem afinadinho e difundido por todo o aquario e muita manutenção. N digo que n resulte, mas é como andar num trapézio sem rede

 

Menos luz= menos trabalho= menos algas.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o Amano precisas de cerca de 214W para um aqua de 500L. http://www.fitchfamily.com/lighting.html

 

Não sei se existem calhas para o comprimento que queres mas T5 4*56W já seria suficiente, segundo o Amano. em aquas grandes a relação W/L passa para cerca de 0.5W/L.

Depois também tens que ter em conta a factura da energia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.