Iniciante a precisar de ajuda...


Ticha112

Recommended Posts

Boas....

Embora adore aquariofilia à já uns aninhos, só agora com a insistência dos meus descendentes me vou iniciar, no entanto, e embora já tenha algumas luzes sobre o assunto, as dúvidas são mais que muitas...

Sou mais uma que vou comprar um aquário de 50 cm no continente...

sei que é um kit, mas não sei o que o compõe, logo, não sei que mais vou precisar para me iniciar neste mundo... ainda para mais o orçamento é pequeno (70€ sem contar peixes).

as minhas dúvidas têm a ver com o filtro (terá de ser interior?) termóstato, termómetro, que tipos, ou seja, saber o que é o mais básico do básico para começar, tendo em conta que não quero de início colocar plantas e gostaria de ter uns guppies, mollys e tetras... algo muito barato e simples de manter.

sei que estou a ser muito genérica, mas com tanto que já li fiquei ainda mais baralhada.

Obrigada desde já a quem tiver a disponibilidade de me ajudar

cumprimentos

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem-vinda,

 

Esses kits normalmente não são grande coisa, mas deixo já um conselho é melhor investires num aquário de 60cm, é o mínimo aconselhável, torna-se depois mais fácil equilibrar a água. Que é o mais importante em tudo na aquariofilia, como o ar que respiramos.

 

O aquário quer-se o maior que o nosso orçamento possa comprar.

O tamanho aceitável do aquário para se iniciar este fantástico hobby ronda os 60cm.

Um aquário de 60 cm não ocupa muito espaço, não é muito pesado, não fica demasiado caro e fundamentalmente é mais simples de manter estável e com os seus habitantes felizes.

 

Eu aconselho-te a ver aqui no fórum a secção de Vendas, e a comprar tudo em separado.

 

Completa o teu perfil, pelo menos a zona de onde és.

 

O que vem nos kits não costuma ser grande coisa o material, mais tarde acabas por ter de investir noutros equipamentos.

 

Agora não tenho muito tempo para te dizer mais mas le isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 vais encontrar também uns manuais para quem se inicia.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo(a)s,

 

Quando temos os € contados é melhor termos calma e pensarmos bem no queremos.

 

50 litros deve ser o mínimo, pois é partir desta quantidade de água que se torna mais fácil estabilizar os parâmetros da água e evitar problemas.

 

Para quem só deseja ver como irá ser, sem ter muitas certezas se quer depois continuar, mais vale ir pró mais barato, antes de comprar no continente veja se aqui ou algum particular não arranja algo em conta.

 

Para água quente precisa, aquário, filtro (melhor externo mas os kits trazem interno), termóstato, termómetro. Teste para pH, amónia e nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, respondendo às tuas perguntas:

 

Termostato: deverá ter 1 watt por cada litro de água no aquário. Ex: aquário de 100 litros, termostato de 100 watts;

Termómetro: qualquer um serve, mas aconselho aqueles de vidro, porque são mais precisos. Deves colocar no canto oposto do termostato;

Filtro: idealmente um exterior é melhor que um interior. Por norma, nos kits trazem um interior. Um interno não tem espaço para colocar matérias filtrantes e ocupa espaço dentro do aquário, mas são os mais baratos. Os externos têm mais matérias filtrantes (logo, filtram melhor), não ocupa espaço no aquário, mas ocupa no móvel e são mais caros. Tens uma solução intermédia, que são os filtros de cascata, que são os mais aconselhados para aquários pequenos e não são tão dispendiosos como os externos (nem tão baratos como os internos).

 

Não caias numa tentação: começar com um pequeno, porque é mais barato. Nem sempre o mais pequeno é o mais barato a curto prazo (por vezes os kits saem mais caros que se comprares as coisas em separado) e nem sempre saem mais baratos no longo prazo, porque são mais difíceis de estabilizar e gastas imenso dinheiro na compra dos peixes, em testes, produtos, paciência, etc.

 

Sei que vivemos tempos de crise, mas vou tentar "montar-te" um aquário barato de 60 cm, a partir do site Pet4you:

- Filtro de cascata da Eheim (estamos a falar provavelmente da melhor marca de filtros, há mais baratos, se quiseres) por 19,41€:

- Termostato Eheim de 50 watts por 13,49€ (caso tenhas uma casa fria no Inverno, aconselho a comprares de 75€, que é o mesmo preço...)

- Termómetro por 1,30€

- Areão por 5,40€

- Calha 11 watts por 17,64€

- Testes 5 in 1 Aquili por 14,62€

 

Com isto, gastarias 71,86€. Falta o aquário, mas se procurares aqui no fórum, certamente encontrarás um aquário de 60cm a um preço bastante razoável. Se não encontrares só o aquário, pode ser que encontres um com a tampa com a lâmpada integrada...

 

De notar que podes poupar mais uns euros (nomeadamente no filtro e na calha - especialmente se tiveres jeito para fazeres tu uma), mas com estas características, ficarias com um aquário já bastante razoável em termos de equipamento...Sei que ultrapassaria ligeiramente o teu orçamento (não muito, acredita), mas pouparias muito dinheiro a longo prazo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato Eheim de 50 watts[/url] por 13,49€ (caso tenhas uma casa fria no Inverno, aconselho a comprares de 75€, que é o mesmo preço...)

 

 

Acho que na parte desta frase onde diz 75€ ele queria dizer 75w.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

muito obrigada pela resposta....

pois eu ainda não completei o perfil k ando imersa aqui no fórum, eheh

quanto ao aquário, o máximo que posso ter é de 50cm pelo espaço que tenho disponível... e pensei no kit porque pensei que comprando separado sairia mais caro, além de que me baralhei toda com filtros e termostatos k pesquisei na net.

Assim, mesmo que mais tarde tivesse de substituir peças, já não seria o investimento feito todo de uma vez.

Já tinha lido o manual de iniciante, o que veio relembrar-me algumas coisas que já sabia e colocar-me outras dúvidas..

Muito obrigada pela resposta, tomarei em consideração.

cumps

Patricia

 

Olá bem-vinda,

 

Esses kits normalmente não são grande coisa, mas deixo já um conselho é melhor investires num aquário de 60cm, é o mínimo aconselhável, torna-se depois mais fácil equilibrar a água. Que é o mais importante em tudo na aquariofilia, como o ar que respiramos.

 

 

 

Eu aconselho-te a ver aqui no fórum a secção de Vendas, e a comprar tudo em separado.

 

Completa o teu perfil, pelo menos a zona de onde és.

 

O que vem nos kits não costuma ser grande coisa o material, mais tarde acabas por ter de investir noutros equipamentos.

 

Agora não tenho muito tempo para te dizer mais mas le isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 vais encontrar também uns manuais para quem se inicia.

cumps

Susana

 

Olá

muito obrigada pela recepção

pois... o espaço disponível só me permite no máximo 1 aquário de 50cm, mas gostaria de começar com o pé direito, visto que não é apenas para capricho dos meus pequenos, mas também por um gosto que possuo à uns bons aninhos já.

Aqui no fórum não vi ofertas, mas vou colocar aquilo que pretendo, sendo que já me deu umas boas pistas.

Muito obrigada

Cumps

Patricia

 

Olá, bem vindo(a)s,

 

Quando temos os € contados é melhor termos calma e pensarmos bem no queremos.

 

50 litros deve ser o mínimo, pois é partir desta quantidade de água que se torna mais fácil estabilizar os parâmetros da água e evitar problemas.

 

Para quem só deseja ver como irá ser, sem ter muitas certezas se quer depois continuar, mais vale ir pró mais barato, antes de comprar no continente veja se aqui ou algum particular não arranja algo em conta.

 

Para água quente precisa, aquário, filtro (melhor externo mas os kits trazem interno), termóstato, termómetro. Teste para pH, amónia e nitritos.

 

Olá

muito obrigada pela resposta, quanto às sugestões:

o filtro externo, para além de ser mais caro, aqueles que eu "manejava" aqui à uns aninhos largos, eram autênticas botijas, pelo que não teria onde o colocar, por isso comprando em separado investiria mesmo num de cascata (não conheço esses,lool)

o tamanho, como já disse, é condicionado pelo espaço que possuo, pelo que depois procurei 1 aqua que se adequasse ao espaço (infelizmente, mais espaço, só dando 1 dos putos para adopção, )

Os preços que mostraste até são "simpáticos", vou mesmo ver nesse site. Já agora a calha é para?? presumo que seja para a luz, caso o aqua não tenha, ou estou a dizer disparates? O orçamento não é fixo, pode variar (não muito)

Aqui no fórum já andei nos classificados mas infelizmente não encontrei nada do que procuro, mas vou abrir um tópico.

Muito obrigada novamente, fiquei bem mais esclarecida

Cumps

patricia

 

Ora bem, respondendo às tuas perguntas:

 

Termostato: deverá ter 1 watt por cada litro de água no aquário. Ex: aquário de 100 litros, termostato de 100 watts;

Termómetro: qualquer um serve, mas aconselho aqueles de vidro, porque são mais precisos. Deves colocar no canto oposto do termostato;

Filtro: idealmente um exterior é melhor que um interior. Por norma, nos kits trazem um interior. Um interno não tem espaço para colocar matérias filtrantes e ocupa espaço dentro do aquário, mas são os mais baratos. Os externos têm mais matérias filtrantes (logo, filtram melhor), não ocupa espaço no aquário, mas ocupa no móvel e são mais caros. Tens uma solução intermédia, que são os filtros de cascata, que são os mais aconselhados para aquários pequenos e não são tão dispendiosos como os externos (nem tão baratos como os internos).

 

Não caias numa tentação: começar com um pequeno, porque é mais barato. Nem sempre o mais pequeno é o mais barato a curto prazo (por vezes os kits saem mais caros que se comprares as coisas em separado) e nem sempre saem mais baratos no longo prazo, porque são mais difíceis de estabilizar e gastas imenso dinheiro na compra dos peixes, em testes, produtos, paciência, etc.

 

Sei que vivemos tempos de crise, mas vou tentar "montar-te" um aquário barato de 60 cm, a partir do site Pet4you:

- Filtro de cascata da Eheim (estamos a falar provavelmente da melhor marca de filtros, há mais baratos, se quiseres) por 19,41€:

- Termostato Eheim de 50 watts por 13,49€ (caso tenhas uma casa fria no Inverno, aconselho a comprares de 75€, que é o mesmo preço...)

- Termómetro por 1,30€

- Areão por 5,40€

- Calha 11 watts por 17,64€

- Testes 5 in 1 Aquili por 14,62€

 

Com isto, gastarias 71,86€. Falta o aquário, mas se procurares aqui no fórum, certamente encontrarás um aquário de 60cm a um preço bastante razoável. Se não encontrares só o aquário, pode ser que encontres um com a tampa com a lâmpada integrada...

 

De notar que podes poupar mais uns euros (nomeadamente no filtro e na calha - especialmente se tiveres jeito para fazeres tu uma), mas com estas características, ficarias com um aquário já bastante razoável em termos de equipamento...Sei que ultrapassaria ligeiramente o teu orçamento (não muito, acredita), mas pouparias muito dinheiro a longo prazo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a calha é onde estão as lâmpadas.

 

Umas dicas sobre o apertar de orçamento: não compres tudo de uma só vez, podes comprar em alturas separadas (mas se comprares em sites, depois não te esqueças que tens que pagar os portes); pede a alguém para oferecer em épocas de festividades (aniversários, Natal, etc.); começa já a montar um mealheiro onde vás pondo uns trocos todos os dias. Ao fim de umas semanas já terás um orçamento um pouco mais alargado.

 

Vê lá se consegues mesmo adquirir um aquário de 60cm. A menos que seja uma limitação do móvel, mais 10 cm não ocupa assim muito espaço...Acredita, faz imensa diferença!

 

Pesquisei um pouco e encontrei este aquário, com tudo incluído no fórum. Acho que me matas quando vires o tamanho, mas é uma óptima oportunidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

pois aqui o pessoal nasceu tudo de mãos fechadas... já tenho quem me ofereça os habitantes e é uma sorte.

Ainda agora estive a medir e tem mesmo de ser 50cm... por muita ginástica que faça, o de 60cm iria ficar muito instável (não me posso esquecer que tenho criancinhas a correr pela casa) e arriscar por arriscar, prefiro fazê-lo num aquário mais pequeno e um dia, quem sabe tenha condições de trocar.

LOL esse está a um preço magnífico, mas depois tinha de o cortar, ahahahah

andei a pesquisar aqui e ali e pelo que vi, mesmo comprando o kit por 70€, este ficava em aquário com luz por 35, descartando o resto que o kit traz ainda teria orçamento para investir num termostato da Ehem e num filtro de cascata. Areão também encontrei um pouco mais barato, falta-me procurar os testes. Além de que não seriam compras pela net, pelo que poupava os portes também...

Muito obrigada por toda a atenção, já começo a saber pelo menos aquilo que preciso procurar.

Cumps

Patricia

 

Sim, a calha é onde estão as lâmpadas.

 

Umas dicas sobre o apertar de orçamento: não compres tudo de uma só vez, podes comprar em alturas separadas (mas se comprares em sites, depois não te esqueças que tens que pagar os portes); pede a alguém para oferecer em épocas de festividades (aniversários, Natal, etc.); começa já a montar um mealheiro onde vás pondo uns trocos todos os dias. Ao fim de umas semanas já terás um orçamento um pouco mais alargado.

 

Vê lá se consegues mesmo adquirir um aquário de 60cm. A menos que seja uma limitação do móvel, mais 10 cm não ocupa assim muito espaço...Acredita, faz imensa diferença!

 

Pesquisei um pouco e encontrei este aquário, com tudo incluído no fórum. Acho que me matas quando vires o tamanho, mas é uma óptima oportunidade...

 

Boas

esta manhã fui à loja de animais do bairro e vim de lá siderada...

além do sr me querer vender coisas que eu já sabia não serem indicadas, deu-me uns conselhos que eu não faria mais nada do que investir em peixes...

1º não sabe o que é um filtro de cascata...

2º manda-me por os peixinhos no aquário ao fim de 2 dias.... ya! ah e tal, prefiro esperar.... compre o produto que é instantâneo!

3º só preciso de testes de pH, as palhetas são melhores (pelo que li aqui, nem por isso..)

4º de início vão sempre morrer peixes :animal_fish: WHAT??? a sério, sei que para iniciante vai ser complicado, mas isto é normal???? eu vou trazer os peixes para casa já sabendo que os vou matar???

5º os testes que lá tinham eram 3 em 1: pH, k (qualquer coisa) e dh (?) a 7,40€... estes testes são necessários ou não fazem parte dos essenciais?

Fiquei sem saber preços de filtros, termostátos, aquários e afins, porque o sr queria vender-me kit ou 1 aquário daqueles altos... ao que também pergunto: na ideia que tenho, um aquário baixo, mas mais comprido é preferível a um alto, estarei enganada? porque 2º o sr, os altos são uma maravilha, com os peixinhos a ocuparem todos os níveis e o efeito estético fantástico... mas isso limita um pouco o nº de animais, não?

obrigada

Cumps

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos testes, pH, nitritos (NO2) e nitratos (NO3) são os três essenciais. kh e gh, também dão jeito, mas para quem quer estar no básico da aquariofilia e não quer partir para peixes mais complicados, são dispensáveis...Nos tais testes que referi da Aquili, já trazem estes 5 testes e são bons. E sim, os testes de tiras não são tão bons como os de gotas, mas também são mais baratos...

 

Relativamente aos aquários altos, depende dos peixes que queiras lá meter, mas sim, opta por um aquário ao comprido e não alto...

 

Relativamente à introdução de peixes, convém fazer o ciclo de azoto pela via natural, sem produtos. Há várias razões, mas a principal, é que durante um mês podes ir fazendo experiências e adquirir experiência, sem fazer mal aos peixinhos. Infelizmente, é normal que morram peixes no início do hobby, porque a experiência não é muita e erros cometem-se. Mas se tu leres muito o fórum e fizeres as coisas direitinhas, pode acontecer que nenhum peixe morra. Não serias a primeira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Esse teste que me indicaste não havia na loja... o outro, não sabia a que se referiam os símbolos, por isso perguntei. pelo que li, talvez compense investir um pouco mais nos testes de gotas (a menos que seja uma diferença astronómica), porque estar a pensar que deu um resultado e na prática ter outro, nao é grande início. Estou a tentar encontrar o que me falaste mais perto de casa, de modo a evitar a compra online, mas se tiver de ser...

Os peixes que quero são simples, pequeninos e vistosos, lool, vou mesmo para 1 horizontal.

Não estou à espera de ficar uma expert em aquas logo de início, mas trazer os animais sem esperança sequer que sobrevivam decerto me faria pensar umas vezes. E sim, a minha intenção é fazer tudo certinho... até porque comparando certos conselhos que amigos me deram e o que tenho visto aqui no site, à pessoas a quem o factor sorte é o ingrediente principal.

Obrigada!

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes da Aquili eu nunca encontrei em lojas, só mesmo na net...A diferença é mesmo astronómica. Um teste de tiras da JBL, com os 5 parâmetros custa 20€. Um único teste em gotas custa à volta dos 11 euros...A não ser os da Aquili, nunca vi assim a este preço, são sempre bastante caros...

 

Sorte sorte eu não acredito que tenham...Eventualmente sorte na água que sai da torneira ser de boa qualidade. De resto, acho que depende mais da atenção e dos conhecimentos do que de sorte... :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu hoje lá fui à loja da gare do oriente e o k eles tinham lá era de 24€...

Hummm às vezes falam coisas que supostamente fazem e são 1 barbaridade em relação aos conselhos que tenho visto aqui no fórum.

Bem, lá fui ao Ti Belmiro comprar o aqua, comprei uns enfeites, falta-me o areão e os testes. Na Ornimundo (?) não tinham aquários como eu queria nem promoções, nem areão do que eu queria, mas tinham peixes lindíssimos, à 1ª vista em óptimas condições e fui extremamente bem atendida. Quanto aos testes, vou mandar vir os que me indicaste.

O filtro (interior :P ) e o termostáto que vinham no kit nem parecem muito maus, mas tenho de os por a trabalhar e se necessário mando vir uns melhores junto com os testes.

 

Os testes da Aquili eu nunca encontrei em lojas, só mesmo na net...A diferença é mesmo astronómica. Um teste de tiras da JBL, com os 5 parâmetros custa 20€. Um único teste em gotas custa à volta dos 11 euros...A não ser os da Aquili, nunca vi assim a este preço, são sempre bastante caros...

 

Sorte sorte eu não acredito que tenham...Eventualmente sorte na água que sai da torneira ser de boa qualidade. De resto, acho que depende mais da atenção e dos conhecimentos do que de sorte... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também fui à Ornimundo hoje...Por acaso tinham alguns peixes bonitos (dentro dos mais vulgares e não só). Já reservei dois apistogrammas que achei lindíssimos e bastante baratos, comparados com outras lojas...eheheh. Eu também dei uma vista de olhos pelos aquários e realmente não tinham nada (nem barato, nem caro...). As promoções deste mês estavam para os cães...lol. O rapaz da loja percebe bem da coisa. E há uma outra rapariga, que também lá estava hoje, que também dá uns toques. De resto...A que me atendeu hoje chamou ramirezzis aos apistogramas...lol.

 

Uma dica: mete o aquário na garagem em cima de um cartão ou similar, enche-o, deixa durante uma noite e no dia seguinte vê se o cartão não está molhado, para ver se há fugas. Se houver, vai trocar.

 

Falei com um amigo meu que tem um amigo que tinha uns aquários que tinha arranjado de borla e que por vezes dava ou vendia ao desbarato. Mas acho que já não tem mais, se não ainda podia ser que te arranjasse...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não achei os preços caros, mas também já há muito que não estou por dentro disso, lool

A mim o olho fugiu-me para os vulgares e para os escalares, que se eu pudesse tinha 1 aqua só deles. Onde estavam as promoções não vi, que fiquei com visão de túnel só para a parte aquática, loool, de qualquer maneira o meu cão é de baixa manutenção e não estou a ver 1 rott de vestidinho. Quem me atendeu foi o rapaz, estava (penso eu, quase de certeza, lol) a fazer os testes aos aqua, uma simpatia! Volto lá para comprar os meus 1ºs, mas antes também tenho de estudar os meus livrinhos dos peixes para não dar barraca, kaka, nos últimos tornei-me especialista mas em peixe para prato...

Hoje foi mesmo só pra lavar todo o material, olhar bem para o equipamento (o filtro realmente parece fraquinho (máximo 200l hora, mas acho-o fraquinho no todo), amanhã vou tratar de o testar junto com o resto.

Aquas ao desbarato ou borla... eheh não é má ideia, desbarato é comigo, loool adoro saldos!!!

 

Por acaso também fui à Ornimundo hoje...Por acaso tinham alguns peixes bonitos (dentro dos mais vulgares e não só). Já reservei dois apistogrammas que achei lindíssimos e bastante baratos, comparados com outras lojas...eheheh. Eu também dei uma vista de olhos pelos aquários e realmente não tinham nada (nem barato, nem caro...). As promoções deste mês estavam para os cães...lol. O rapaz da loja percebe bem da coisa. E há uma outra rapariga, que também lá estava hoje, que também dá uns toques. De resto...A que me atendeu hoje chamou ramirezzis aos apistogramas...lol.

 

Uma dica: mete o aquário na garagem em cima de um cartão ou similar, enche-o, deixa durante uma noite e no dia seguinte vê se o cartão não está molhado, para ver se há fugas. Se houver, vai trocar.

 

Falei com um amigo meu que tem um amigo que tinha uns aquários que tinha arranjado de borla e que por vezes dava ou vendia ao desbarato. Mas acho que já não tem mais, se não ainda podia ser que te arranjasse...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se calhar quase que nos cruzámos...Porque quando eu fui (deveriam ser cerca de 18h), ainda estava o livro de registos dos testes abertos...Dei uma espreitadela. Fiquei a saber que o pH dos aquas estava nos 7.5 nos de água doce, 9,5 nos salgados e 5,5 nos de água fria. Queria era ver os níveis de nitratos daquelas águas...lol.

 

Por acaso tinham bastantes peixes, o que não é normal a uma 3ª feira, porque eles costumam reabastecer-se à 5ª feira...

 

Esse rapaz é porreiro e não está lá para vender (se o patrão o apanha, está feito lol)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

saí de lá por volta das 3 e meia...

looool curioso...

Tinham lá uns guppies com umas cores todas nice!

pois não está não, looool, e muito conversador, vá de palrar comigo e outro cliente à espera... e ficou chocado quando eu disse que não queria investir 24€ nos testes para o aquário, loool

Já agora, talvez me possas ajudar, estou aqui a fazer a encomenda na pet4you e eles têm areia como eu queria, mas quanto levara 1 aqua de 50cm?

Editado por Ticha112
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da altura que desejes colocar de areia.

 

as contas são fáceis de fazer:

 

L X C X Altura da areia

 

50 X ? X 5cm =

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, mas essa equação está completa????

é que 50X26X5 dá-me 6500, loool

embora também não apanhe muito de matemática...

entretanto fui a uma loja perto de mim e achei um areão preto (mais feiinho do que tinha em vista, mas preto) e trouxe uns 4 killos, se não chegar volto lá

e arranjei 1 kit de testes 5 em 1 por 19,50....

em princípio amanhã ou 6ª já dá para montar

Obrigada

 

Beeeemmmm

querem ver que tenho de voltar a estudar matemática e química por causa dos peixes??

De qualquer forma resolvi a situação, comprando aqui perto... se faltar também em 15 minutos vou buscar mais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da altura que desejes colocar de areia.

 

as contas são fáceis de fazer:

 

L X C X Altura da areia

 

50 X ? X 5cm = / 1000

 

:surrender: faltava algo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tão automático na minha cabeça que depois esqueço-me de escrever, e tenho que ter mais cuidado, é já a segunda vez que me esqueço desse pequeno detalhe :surrender: (É a idade lol)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 5 cm de altura de areão são relativos...Normalmente fala-se disso quando se pretende colocar areão sobre substrato fértil, para que o substrato não entre na coluna de água. Se nem quisesses pôr plantas, nem precisavas de pôr areão...lol. Uns 3 cm deverão chegar para as plantas básicas, que é o que imagino que vás pôr, uma vez que estás a iniciar-te agora no hobby.

 

Como é que é o kit de testes e qual a marca? Só para nos mantermos todos informados lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero grande altura de areão, só o suficiente para ter uns peixinhos de fundo a remexer, loool

de qualquer das formas, o areão está lavado, o aqua em teste e até agora ok, amanhã se puder já monto e vejo se é suficiente ou não... plantas básicas?? no way, pra já todas em plástico, loool.

O kit de testes é da API, 5 em 1 (pH, NO2, NO3, KH, GH), de tiras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.