Nano cubo 90L


Tiago84

Recommended Posts

Boa noite,

 

É desta que vou iniciar a minha aventura neste maravilhoso mundo dos salgados. :thumbup3:

Tenho vários aquarios de Malawi e decidi aproveitar um aquario com 45©x55(l)x45(a) para montar um Nano.

 

Este "cubo" tem sump traseira incorporada com cerca de 10cm de largura, ficando com 45x45x45 de espaço útil. A minha ideia é manter um nano simples, não tenho nenhuma experiencia em salgados, com alguns corais LPS e zoanthus sp. Em termos de fauna estava a pensar em: 1 Goby amarelo (cryptocentrus cintus), 1 Palhaço (Amphiprion Ocellaris), 1 Cardinal (pterapogon Kauderni) e alguns eremitas.

 

As minhas duvidas são em relação ao setup:

 

Escumador TMC V2 Skim (400L) / TMC V" Skim Compact (300l) (será exagerado visto o aquario ter cerca de 110L com a sump incluida?!)

 

Iluminação: PLL 36 W daylight 8000K + PLL 24 W actinica (suficiente?)

 

Bomba retorno Newjet 800 L/h, regulada para 400L/h porque vaza a sump rapidamente

 

circulação: estava a pensar meter uma sun sun por volta d 1000l/h

 

Cerca de 20kg de areia de coral media e 10/15 Kg de Rocha viva

 

Outra duvida que tenho é a seguinte, será necessário reactor de Kalk? Tenho possibilidade de ir buscar agua ao mar, para reposição é melhor utilizar agua de osmose com hidroxido de calcio ou posso utilizar sempre a agua do mar?

 

Tenho tentado pesquisar mas ainda tenho muitas duvidas, peço desculpa se as duvidas são "parvas" mas sou um leigo nesta materia. :medieval_mace:

 

Desde já obrigado pelos esclarecimentos.

 

Cumprimentos

Editado por Tiago84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escumador TMC V2 Skim (400L) / TMC V" Skim Compact (300l) (será exagerado visto o aquario ter cerca de 110L com a sump incluida?!)

 

Não é exagerado, aliás, está bem para o que pretendes.

 

Iluminação: PLL 36 W daylight 8000K + PLL 24 W actinica (suficiente?)

 

Suficiente sim, mas se pudesses arranjar mais qualquer coisinha... :)

 

Bomba retorno Newjet 800 L/h, regulada para 400L/h porque vaza a sump rapidamente

 

Parece-me bem, não consegues 600 litros/hora?

 

circulação: estava a pensar meter uma sun sun por volta d 1000l/h

 

Não, vai para a de 3000 litros/hora ou, de preferência uma Tunze 6025 que faz 2500, é mais cara mas é fantástica.

 

Cerca de 20kg de areia de coral media e 10/15 Kg de Rocha viva

 

Eu acho que é areia de mais, 10 Kg chegam perfeitamente, a rocha viva está bem, 10-12 kg estão bem.

Outra duvida que tenho é a seguinte, será necessário reactor de Kalk? Tenho possibilidade de ir buscar agua ao mar, para reposição é melhor utilizar agua de osmose com hidroxido de calcio ou posso utilizar sempre a agua do mar?

 

Para já não precisas de reactor nenhum, quanto à evaporação não podes usar água do mar, uma vez que o que evapora é a água e não o sal, deves sempre repor com água doce (osmose).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jreiss Obrigado pelo esclarecimento

 

A bomba de retorno neste momento está a funcionar com um caudal de cerca 400L/h foi a unica maneira de conseguir estabilizar o nivel de agua. Ainda tenho que perder um pouco de tempo a tentar resolver este "problema". :shocked028:

 

Em relação à areia tenho 10Kg mas parece-me pouco ou então não serão mesmo os 10kg, em principio mais 5kg chegará perfeitamente. Rocha viva vou apontar para os 12Kg como indicaste.

 

A iluminação sugeres mais kk coisa em relação a actinica ou em daylight?

 

Na reposição de água de evaporação: reponho com agua de osmose sem nenhuma adição de hidroxido de calcio certo?

Na mudança de agua (quinzenal) é que posso repor com agua do mar?!

 

Cumprimentos e obrigado pela disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais