Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal tenho um problema com as minhas Valisnerias, elas estão a ficar com as folhas acastanhas e a soltarem-se.

A iluminação é feita pelo menos 10h por dia, e utilizo o ferropol para a adubação.

Aquario 100x30x40

Iluminação

Lampada flurescente Osram 30w

pH=7

NH3/NH4=0

N03=5

KH=30mg/L

GH=40mg/L

Publicado:

Boas

eu acho q tb tenho o mesmo problema q tu na minhas

dá aqui uma olhadela sff, a ver se é igual, porque assim as respostas q te possam dar tb servem pra mim

Minha Valisneria

Obrigado

Rui

Publicado:

Boas Rui

O problema que tens é igual ao meu, as valisnerias começa, a ficar com as folhas castanhas e morrem.

Ver se alguem daqui do forum consegue perceber o que se passa.

Publicado:

Boas,

Fazendo as contas, relativamente à litragem bruta do teu aquário, tens 0,25 W/L de iluminação, o que é realmente pouco mesmo para as valisnérias. No mínimo deverias acrescentar outra lâmpada de 30 W para ficares com 0,5 W/L e, se ainda não o fizeres, começar a fertilizar com potássio. Deves acrescentar 2x o valor de NO3 que por sua vez deve ser 10x o valor de PO4. Por exemplo:

- 20 ppm K

- 10 ppm NO3

- 1 ppm PO4

A fertilização deve ser feita tendo em conta o ritmo de consumo de nutrientes da tua flora.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boa noite

Bem por um lado fico contente por saber q o teu problema é o mesmo porque pensava q seria do meu ph q é muito elevado e visto q o teu está a 7, posso excluir esse factor

quanto a iluminação...., tb tou como tu, aliás... até tenho uma potencia + fraca.... :S

e quantos aos valores... ñ tenho testes!, mas vou tratar disso este fds

Vang, muito obrigado pela explicação, tb já me tinham dito q podia ser falta de potassio, mas ñ tinham certezas...

Ps: Pedro, desculpa pela intromissão no teu topico :medieval_mace:

Cump.

Rui