Primeiro Aquario e problemas com os primeiros peixes


zancum

Recommended Posts

Olá a todos. Para além de ser o primeiro aquário é também o primeiro post.

 

para além de ser tudo novo, a experiência no assunto é nula também.

 

Começo por descrever o aquário:

 

Tanque de 100X40X50 - Usado

Filtro Tetratec exterior EX 1200 (1200 litros hora) - Novo

Dois termostatos Aquarium Heizer 150W - Novos

Duas lâmpadas fluorescentes Sera 50 Cm uma Uma Sera daylight e outra Sera Plant. - Novas

30 Quilos de areão que vinha com o tanque.

5 Quilos de areão comprados no Feira Nova.

Substrato Sera

 

Aquando da instalação do aquário e depois de lavar o filtro e o areão que vinha com o aquário, o areão que comprei não lavei pois era mais fino e tive medo que a areia mais fina se fosse perder na lavagem e imaginei que já viesse lavado, pois vinha bastante molhado, pus algumas plantas e pedras (compradas em loja).

 

Dois dias depois pus duas raízes que estiveram 48 horas de molho com bastantes mudas de agua quente.

Nesta altura pus um sistema de C02 caseiro.

 

A flauta do filtro está 2 centímetros imersa e com os furos ligeiramente voltados para cima, para agitar a água à superfície. Como a agitação era muita, fiz um furo na tampa da flauta (extremo oposto à entrada de agua) para diminuir o caudal que sai pela flauta.

 

Dez dias depois os valores dos testes eram os seguintes:

 

pH - 7.5

gH - 10

kH - 7

temperatura - 25º

 

A iluminação está programada para acender às 10 horas e apagar às 22 Horas (para poder desfrutar um pouco do aquário pela noite).

 

Começaram a aparecer algumas algas, parecidas com cabelos, nalgumas plantas.

 

 

 

Nesta altura pus dois barbos cereja, (há 48 horas atrás).

 

Durante as primeiras quarenta e horas estiveram particularmente activos, brincando um com o outro e "correndo" sistematicamente de um lado para o o outro. Subitamente hoje pela tarde, começaram a ficar no fundo, movendo-se lentamente e durante bastantes períodos imóveis.

 

Não lhes dei de comida no dia em que os pus no Aquário. Comecei a alimenta-los ontem de manhã, e não se atiraram à comida como esperava. Desliguei o filtro para parar a agitação da água e pus uns grãos de Sera Vipagran Baby. Passados 10 Minutos liguei o filtro. (não sei se é o procedimento correcto para os alimentar). das três vezes que lhes dei comida comeram algo mas não muito avidamente.

 

 

P.S. Antes de escrever o post verifiquei os nitritos e estão a 0 (zero)

 

Dúvidas:

 

Os barbos estão bem ou temos problemas a bordo?

Quando devo fazer a primeira TPA?

Quando devo fazer a primeira limpeza do filtro?

Quanto tempo até os nitritos estarem no máximo?

Quanto tempo para voltarem a zero?

 

Algumas das plantas são valisnérias e têm algumas pontas a morrer. Devo cortar? por onde?

 

O horário da iluminação deveria ser antecipado uma hora ou é irrelevante?

 

Se for vantajoso posso pôr uma foto do aquário.

 

Desde já obrigado por eventuais ajudas e os meus parabéns por este fantástico fórum.

 

 

Abraços

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo de moram um mês a completar, eles podem estar a sofrer o pico de amonia!

 

Eu acho que tpas de pequena litragem e se puder ser adicionar plantas de superficie ia ajudar a consumir os compostos nocivios.

 

Se por acaso for isso, pode ser doença.

 

Fica atento...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já te dou os parabens porque para primeiro aquário estudaste bem o assunto, apesar de algumas coisas estarem um pouco mal escolhidas. As plantas acho que apenas ajudam basicamente a consumir os nitratos o que neste caso não vejo muitas vantagens ou estarei errado? O que pode acontecer é aquilo que disse estarem a sofrer com o pico de amónia...

 

Abraços e muita calma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dúvidas:

 

Os barbos estão bem ou temos problemas a bordo?

Quando devo fazer a primeira TPA?

Quando devo fazer a primeira limpeza do filtro?

Quanto tempo até os nitritos estarem no máximo?

Quanto tempo para voltarem a zero?

 

Algumas das plantas são valisnérias e têm algumas pontas a morrer. Devo cortar? por onde?

 

O horário da iluminação deveria ser antecipado uma hora ou é irrelevante?

 

Se for vantajoso posso pôr uma foto do aquário.

 

Desde já obrigado por eventuais ajudas e os meus parabéns por este fantástico fórum.

 

 

Abraços

 

 

Bem não estão...Se estão parados e sem comer, é sinal que algo não está bem...Por certo deve aos níveis tóxicos de amónia e nitritos...Não houve tempo para o aquário fazer o ciclo de azoto. Parecia teres estudado muito bem a lição, mas foste falhar no essencial do início de um aquário...Mas não desanimes! Ainda há solução! Deverás fazer já uma TPA de cerca de 30%.

 

Porque é que os teus peixes estavam bem no início e depois começaram a ficar estranhos? Provavelmente não iniciaste o ciclo, ou seja, não provocaste um pico de amónia (não colocaste comida durante os dias em que o aqua esteve sem peixes, pois não?). Ou seja, quando os peixes entraram, a água estava em bom estado, sem amónia, nitritos ou nitratos...Depois, com as suas fezes e a sua urina, a amónia começou agora a subir. Por isso também os nitritos estão a zero...Porque ainda não surgiram. O Aquário ainda não teve tempo de transformar a amónia em nitritos (demora cerca de uma semana). Normalmente não se efectuam TPAs durante o ciclo de azoto, mas como já tens peixes (se os puderes tirar do aquário (devolver temporariamente à loja ou emprestar amigos que já tenham um aquário maduro) seria óptimo), convém fazeres TPAs de dois em dois dias, de cerca de 30%, de forma a puderes controlares os níveis para valores não tão perigosos para os peixes. O ciclo demora cerca de 3/4 semanas. Mais ou menos uma semana para cada pico e descida da amónia, nitritos e nitratos. Mas isso depende de aquário para aquário.

 

O filtro só o deves limpar quando achares que tens demasiado porcaria lá dentro. Normalmente o pessoal limpa quando faz TPAs, para aproveitar a água que tira do aquário para limpar o filtro (nunca o deves limpar com água da torneira, ou matarás as bactérias que estão no filtro).

 

Não há plantas mal escolhidas, muito menos para o ciclo de azoto...Qualquer uma serve, desde que seja ao gosto e se possa proporcionar as melhores exigidas por elas.

 

Relativamente ao problema com as algas, deverá certamente por teres excesso de horas ligadas as luzes...Reduz para 8 a 10 horas. E se puderes ter essas horas divididas em dois turnos, tanto melhor. Experimenta teres o aquário ligado 4/5 horas de manhã e 4/5 horas ao final da tarde. Assim vês o aquário de manhã e quando chegares ao final do dia. Esta interrupção também será mais vantajosa para o combate às algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já te dou os parabens porque para primeiro aquário estudaste bem o assunto, apesar de algumas coisas estarem um pouco mal escolhidas. As plantas acho que apenas ajudam basicamente a consumir os nitratos o que neste caso não vejo muitas vantagens ou estarei errado?

 

 

Olá

 

Primeiro que tudo obrigado pelas vossas respostas. É estimulante encontrar tão boa ajuda.

 

Seguramente que não estás enganado na questão das plantas. A razão pela qual comecei por pôr plantas no aquário logo de inicio, foi porque me pareceu bastante complicado plantar mais tarde com o aquário cheio de agua e com peixes. Foi por uma razão pratica que o fiz. Confesso que nem me ocorreu que pudesse estar a criar um desequilibro. Estava "seguro" que era assim.

 

 

 

 

 

Bem não estão...Se estão parados e sem comer, é sinal que algo não está bem...Por certo deve aos níveis tóxicos de amónia e nitritos...Não houve tempo para o aquário fazer o ciclo de azoto. Parecia teres estudado muito bem a lição, mas foste falhar no essencial do início de um aquário...Mas não desanimes! Ainda há solução! Deverás fazer já uma TPA de cerca de 30%.

 

Porque é que os teus peixes estavam bem no início e depois começaram a ficar estranhos? Provavelmente não iniciaste o ciclo, ou seja, não provocaste um pico de amónia (não colocaste comida durante os dias em que o aqua esteve sem peixes, pois não?). Ou seja, quando os peixes entraram, a água estava em bom estado, sem amónia, nitritos ou nitratos...Depois, com as suas fezes e a sua urina, a amónia começou agora a subir. Por isso também os nitritos estão a zero...Porque ainda não surgiram. O Aquário ainda não teve tempo de transformar a amónia em nitritos (demora cerca de uma semana). Normalmente não se efectuam TPAs durante o ciclo de azoto, mas como já tens peixes (se os puderes tirar do aquário (devolver temporariamente à loja ou emprestar amigos que já tenham um aquário maduro) seria óptimo), convém fazeres TPAs de dois em dois dias, de cerca de 30%, de forma a puderes controlares os níveis para valores não tão perigosos para os peixes. O ciclo demora cerca de 3/4 semanas. Mais ou menos uma semana para cada pico e descida da amónia, nitritos e nitratos. Mas isso depende de aquário para aquário.

 

 

 

Aqui as coisas são um pouco mais graves.

 

É óbvio que sei muito pouco deste assunto, mas também é verdade que li muito antes mesmo de comprar o aquário.

 

Quando esta aventura começou eu estava convencido que o ciclo do azoto só se iniciaria quando tivesse peixes no aquário pois seriam os primeiros peixes que produziriam a amónia a partir do qual tudo começaria. Confesso que em nenhum momento li algo que sugerisse que o ciclo do azoto se poderia iniciar sem peixes no aquário.

 

Inclusivamente a escolha dos barbos resultou de leitura em que se dizia que o inicio do ciclo se faria com peixes e que deveriam ser espécies resistente para suportar as dificuldades, primeiro da subida da amónia, mais tarde da subida dos nitritos.

 

 

 

Deixo duas questões que gostava que me esclarecessem:

 

 

Como poderia iniciar o ciclo sem peixes? com comida?

 

 

Como neste momento já tenho amónia no aquário, se devolver os peixes (para mim a hipótese mais plausível), vou contactar a loja amanha de manhã), o processo desenrola-se normalmente a partir deste ponto?

 

 

Uma vez mais obrigado pela atenção e pela paciência.

 

 

 

Abraços

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu quiz dizer não foi que as plantas iriam provocar desiquilibro, elas normalmente fazem o pH variar e consomem os nitratos, é evidente que deves colucar as plantas no inicio para ser mais facil apenas disse que coisas nocivas o teu aquário ainda não tem logo não se põe plantas com esse objectivo. As plantas ajudam a controlar os nitratos mas ainda não tens de te preocupar com isso. O ciclo podes começar como começaste apenas tens de pensar que ou os peixes aguentam até ao final ou não a melhor maneira é mesmo começar com 2 peixes e deixar completar o ciclo depois aos poucos e poucos ir adicionando outros (nunca muitos de uma vez tens de deixar as bactérias compensar a carga a mais que ai vem se adicionares muito pode ser a morte do artista)

 

Resumindo é normal os peixes estarem assim e duvido que a loja te troca os peixes. Agora tens de tentar cuidar ao máximos dos teus animais e começar essa arte viva. Eu sinceramente sou um bocado macabro nisso, compro sempre peixes para inicar o ciclo normalmente um Beta que depois dou a alguém ou a alguma loja porque são extremamente resistentes e raramente morrem (nunca me morreu nenhum) depois aos poucos e poucos vou pondo mais peixes. Outra maneira é pores o STARTER ou o que a marca chamar áquilo (estes Starters e seus equivalente são amónia concentrada) sendo amónia vai-te iniciar o ciclo mais rápidamente e sem mortes. Eu só não uso porque evito ao máximo tudo o que seja quimicos e não natural no aquários mesmo com os meus clientes. (faço manutenção de aquários e montagens) E trabalho por uma loja ou seja o meu objectivo é vender e mesmo assim não o faço só por fazer :( Eles ajudam mas é um quimico....

 

 

Como tal podes e deves esperar mortes não desanimes por isso pois é normal, vai com calma e MUITA paciência que é basicamente aquilo a que este fantástico hobby se resume paciência. Qual quer duvida posta aqui :(

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu quiz dizer não foi que as plantas iriam provocar desiquilibro, elas normalmente fazem o pH variar e consomem os nitratos, é evidente que deves colucar as plantas no inicio para ser mais facil apenas disse que coisas nocivas o teu aquário ainda não tem logo não se põe plantas com esse objectivo. As plantas ajudam a controlar os nitratos mas ainda não tens de te preocupar com isso. O ciclo podes começar como começaste apenas tens de pensar que ou os peixes aguentam até ao final ou não a melhor maneira é mesmo começar com 2 peixes e deixar completar o ciclo depois aos poucos e poucos ir adicionando outros (nunca muitos de uma vez tens de deixar as bactérias compensar a carga a mais que ai vem se adicionares muito pode ser a morte do artista)

 

Resumindo é normal os peixes estarem assim e duvido que a loja te troca os peixes. Agora tens de tentar cuidar ao máximos dos teus animais e começar essa arte viva. Eu sinceramente sou um bocado macabro nisso, compro sempre peixes para inicar o ciclo normalmente um Beta que depois dou a alguém ou a alguma loja porque são extremamente resistentes e raramente morrem (nunca me morreu nenhum) depois aos poucos e poucos vou pondo mais peixes. Outra maneira é pores o STARTER ou o que a marca chamar áquilo (estes Starters e seus equivalente são amónia concentrada) sendo amónia vai-te iniciar o ciclo mais rápidamente e sem mortes. Eu só não uso porque evito ao máximo tudo o que seja quimicos e não natural no aquários mesmo com os meus clientes. (faço manutenção de aquários e montagens) E trabalho por uma loja ou seja o meu objectivo é vender e mesmo assim não o faço só por fazer :) Eles ajudam mas é um quimico....

 

 

Como tal podes e deves esperar mortes não desanimes por isso pois é normal, vai com calma e MUITA paciência que é basicamente aquilo a que este fantástico hobby se resume paciência. Qual quer duvida posta aqui :P

 

 

Abraço

 

O Starter eu já conhecia antes de ter iniciado esta aventura, e nem sequer pus essa hipótese, pela mesma razão que tu apontas. Gostava que este pedaço de mundo fosse o mais "verde" possível.

 

Na hipótese da loja não aceitar os peixes, devo então começar com TPA's de 30% de dois em dois dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Starter eu já conhecia antes de ter iniciado esta aventura, e nem sequer pus essa hipótese, pela mesma razão que tu apontas. Gostava que este pedaço de mundo fosse o mais "verde" possível.

 

Na hipótese da loja não aceitar os peixes, devo então começar com TPA's de 30% de dois em dois dias?

 

Não não faças TPAS pelo menos por enquanto o aquário está a estabilizar nomeadamente a temperatura pH e bactérias se introduzires água nova vão haver alterações como tal é de evitar faze-lo. Deixas ir durante um mês verificando os valores 1 vez por semana tipo nitritos e amónia. Passado um Mês verificas o pH os nitritos e Amónia se já tiver tudo certo (pH depende do que queres nitritos e amónia a 0) podes começar a por peixes.. Depois TPAS de 2 em 2 semanas se tiveres necessidade de 1 em 1 mas SÓ se for preciso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como vais levar os peixes, nessa água venenosa, chegam lá mortos.

 

tens duas opções: - Comprar o acelerador de ciclo e deixar ficar o aquario como está. Mas antes de ires comprar deves já trocar pelo menos 30% da água, ou até mais... 50%.

 

- Vais ter que fazer várias trocas parciais de água constantes. . como é que o aquario ja está cheio de problemas so com 2 peixes, sendo um aquario de 1 metro? colocaste muita comida dentro de água? a comida ao dar aos peixes é só o que caber na ponta dos dedos.

 

o aquario acabou de ser montado e já andas com CO2 caseiro? mais uma boa fonte de problemas para os peixes. coitados.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No manual de iniciação de facto está a introdução de peixes, mas acho essa atitude completamente errada. Mesmo que não morra, o peixe estará em sofrimento durante muito tempo. Imagina-te a viver numa lixeira durante um mês. Não morres, mas que ficas abananado, lá isso ficas...A forma mais correcta de iniciar o ciclo, de forma natural, é colocando um pouco de comida, todos os dias, durante 3 semanas. Depois, aspirar a comida acumulada e colocar um peixe resistente. Depois, ir colocando os peixes de forma muito gradual...

 

Podes optar por não fazer TPAs, o que seria normal num ciclo sem peixes, mas tendo peixes, acho desumano não fazer TPAs...Mas isso agora cabe a ti decidir...É verdade que cada TPA será um pequeno passo atrás no ciclo, mas será um grande alívio para os peixes...

 

Se devolveres os peixes, o processo do ciclo já começou, mas será necessário à mesma a introdução de dois ou três flocos de comida diariamente, ou não produzirás bactérias em número suficiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Primeiro que tudo os barbos têm um comportamento mais encorajador: Continuam a preferir o fundo a maior parte do tempo mas já os vi por todo o aquário. Os movimentos parecem-me mais saudáveis, dão golpes bruscos deslocando-se rapidamente de um lado para o outro, embora não se movam tanto como se moviam quando chegaram.

 

Continuam a não ser vorazes quando lhes ponho a comida, não vêm comer à superfície, mas picam os pedaços de alimento em suspensão e alguns grãos que caiem em cima da vegetação baixa.

 

Sobre os conselhos que estão postados acima, obviamente que não posso levar todos em consideração até porque alguns são contraditórios. Perante o mesmo sintoma, pessoas diferentes têm reacções diferentes. Quero contudo agradecer a disponibilidade de todos.

 

Decidi não fazer as TPA's para já, porque vejo alguma melhora nos sintomas e não me parece que haja agonia por parte dos peixes, e ainda para não alterar as condições actuais do aquário. Por ultimo e não menos importante porque fiquei com uma duvida:

 

Se os peixes são tão pequenos (menos de dois centímetros), o aquário tem pelo menos 150 litros de água, os ciclos demoram cerca de uma semana a atingir os picos e os peixes tinham 2 dias no aquário:

 

Então dificilmente estaremos perante um pico de amónia e a TPA não seria uma medida correcta.

 

Estou certo?

 

Abraços e obrigado uma vez mais.

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar daquilo que os rapazes dizem lá em cima eu perceber que é macabro e desumano acho melhor sacrificares 2 peixes e ficares com uma coisa bem feita do que estares a sacrificar muitos mais.... Porque os peixes urinam e defecam a comida apodrece são compostos biologicos diferentes. Ou seja se fizeres com o peixes estas pronto para tudo porque peixes implica comida se não fizeres com peixes tens de ir com mais calma, acho que faz sentido certo? Chamem-me o que quiserem mas eu tenho tido sucesso nos meus aquarios da forma como o faço e quase nunca tenho mortes já lá vão 4 anos e tal com o mesmo pleocostumus o resto é que fui variando mas o meu botia esta a caminhar para 3 anos. Sim com o CO2 tens de ter cuidado porque normalmente é uma fonte de desiquilibrios no aquário principalmente em pH... controla bem isso. Fazes bem em não fazer TPAS porque era dar 2 passos para a frente e 1 para trás....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zancum é o meu ultimo post, mas continua a ouvir o que te interessa que fazes bem, pelo menos ao teu ego. Já ao teu aquario... lamento... não vejo motivos para te parabelizar, pelo contrário, e a tua ultima resposta demonstra bem.

 

Penso que te deverias informar melhor. Os aquarios nada tem de dificil, o problema é quando as pessoas não se informam, como é o teu caso. Normalissimo. todos cometemos essas falhas. Mas depois como seres racionais (ou supostamente) que somos, vamos informar-nos e fazemos correcções.

 

As bacterias encontram-se sim na água, mas vao fixar-se aos vidros, ao filtro, ao areão e na água ficará sempre uma quantidade residual. é um perfeito disparate, sem sentido, não fazer TPAs por causa do ciclo, com peixes no aquario. As pessoas vao lendo no forum situações diferentes, e adaptam a todas as situações como se fosse tudo igual. Deve ser os problemas graves de literacia funcional em portugal. Como a de achar que os aceleradores de ciclo são amonia concentrada. Já noutro topico já rebati essa fantasia do Joao Bello.

 

Mas olha, felicidades. eu sempre acreditei que os ignorantes são os mais felizes. Desculpa a expressão. Mas acenta bem neste caso. Mais tarde vais ver os erros que cometeste, normais para um iniciado, e desculpa, mas nao comescaste mais informado que a media das pessoas. E, estás numa situação pior que a media, pois so ouves o que te interessa.

 

peço desculpa pela rispidez, mas os animais é que sofrem com isso. O pior que podes fazer a um peixe é oferecer-lhe amonia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isto que este mundo é tão dificil. Cada um tem a sua maneira de fazer as coisas. Agora que aquilo é amónia sei eu, já falei com 3 fornecedores de aquarioflia e todos me disseram a mesma coisa.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

repito aquilo que disse na mensagem privada. esses fornecedores, deverão ser intermediarios, não são engenheiros quimicos para julgar os produtos que estão a comercializar, que muitas vezes nem fazem ideia daquilo que vendem.

 

Penso que deverao haver aceleradores baseados em amonia, deverão ser uns produtos antigos. Pois essa historia já ouvi vezes sem conta. No entanto, o que usei, são mesmo colonias de bacterias (pelo menos é o que a empresa garante) e nada tem de extraordinario esses factos. A aquariofilia tem evoluido.

 

Alias nao é so a empresa que garante, visto que usei esses produtos com peixes. se fosse amonia teriam todos morrido, pelo contrario, usei aquilo para travar problemas com a amonia e nitritos com a mudança de aquario e realmente resultou quase de imediato reduzindo os produtos nocivos como os nitritos a ZERO.

 

Num outro post coloquei um link para veres, e aquilo tem inclusive um video a explicar o que o produto faz.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desisto lol não vou batalhar mais sobre esse assunto :) não quero discussões nem nada. Pronto cada um fica na sua ideia ;) Vou investigar sobre o assunto e se tiver razão digo-o em publico sem problemas lol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes bem em investigar sobre o assunto: quer sobre os produtos, quer sobre as bacterias e o ciclo.

 

Vivemos na época da informação, há uns anos tinhamos que ir à biblioteca, agora tens tudo na ponta dos dedos. Se bem que a net tem muito ruido e menos qualidade em termos de informação.

 

Alias é graças à internet que temos a aquariofilia dos dias de hoje tao interessante. Sem a internet ainda andavasmos todos ou com goldfish, umas conchas, plantas de plastico e areão do rio ou no pior dos casos às corzinhas e não com aquas com peixes exoticos, plantas e outras cenas assim.

 

boas leituras, no outro link que te dei no outro topico, explica a situação de forma simples e eficaz.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito honestamente, não percebo nada, mas nada mesmo de químicas e afins...Nem nunca irei perceber.

 

Mas deixo uma pergunta: se os tais produtos são amónia (e não vou contestar isso, porque eu não faço a mínima ideia do que é), então porque é que dizem que se pode por peixes 24 horas depois? Se a única coisa que faz é meter amónia, então não é suposto isso criar um pico de amónia, seguido do pico de nitritos e depois de um pico de nitratos o que leva (e contra isto não há argumentos) semanas a fazer? É que se sim, então não se pode meter peixes 24 horas depois...Penso eu de que...Mas também posso crer que são as próprias empresas a impingirem produtos e não dão sequer as informações correctas...

 

É por estas e por outras que eu não compro produtos químicos para o aquário...Porque não sei o que são...

 

Deixo uma outra questão (meramente um exemplo): uma pessoa com SIDA, aparentemente (visto de fora, por quem não sabe) está de boa saúde. Isso faz com que esteja com saúde e não esteja em sofrimento?

 

O facto de se colocar comida para fazer o ciclo é também para dar tempo ao aquário de estabilizar, fazer outras experiências, aprender umas coisas e tal. Acho que muita gente se esquece disso. E o ciclo pode acabar ao fim de 3 ou 4 semanas, mas tal não significa que o aquário esteja pronto e por isso se começa com a introdução de peixes mais resistentes no início, também para criar as tais bactérias suplementares...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o que as bactérias vão fazer é consumir e decompor essa amónia, proveniente dos dejectos dos peixes, logo, se no meio houver mais amónia, então as bactérias estão num meio favorável e vão-se desenvolver mais rapidamente.

 

A comida é colocada com o intuito de criar uma pequena colónia, e depois o primeiro peixe vai fazer com que a colónia se desenvolva e reproduza.

 

Se estiver errado que alguém me corrija, mas penso ser isto que aconteçe

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.