completa ignorancia


Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Descobri este fantastico forum ontem e quase me ia dando uma coisa má... lol do que li por aqui fiquei a saber que todos os peixinhos que sairam da loja com destino a minha casa vinham ja sentenciados de morte.

 

Aqui há umas semana resolvi comparar um pequeno aquario e um Betta macho e duas femeas... :S comprei o filtro e o termoestato, uma planta e um areao para o fundo cheguei a casa e montei o aquario e meti os peixes la dentro :transport027: como é facil de prever logo na primeira noite morreu uma femea e dia e meio depois morreu a segunda femea. O macho um dia depois da segunda femea morrer começou a ficar mt estranho e fui a loja onde os comprei. Depois de descrever os sintomas do Betta fiquei a saber que o mais certo era ser um fungo provocado por diferenças de temperatura bruscas... deram me um remedio para o peixinho mas ainda assim morreu um dia depois...

Ora depois disto fiquei desaminada e desmontei o aquario.

Há uns dias atras, quinta-feira, o meu namorado que ficou com pena de mim, ofereceu me um aquario um pco maior (20L) e mais uns quantos peixes. Voltei a montrar o aquario, e esperei ate que a agua aquecesse e ambientei os peixes a agua do aquario e depois pu-los no mesmo.

Ontem testei o pH e naquela da precausao pus no aquario o remedio que me deram na loja (Sera omnipur) porque me deu a sensação que um dos peixes tava a ficar com umas pintinhas brancas nas barbatanas...

Esta manha fui ver e por incrivel que pareca tavam todos vivos e em aparente estado de boa saude... lool

 

Ciclo do azoto?? iniciar o ciclo? o que é isso? nunca tinha ouvido falar ate ontem! Testes de amonia, nitritos e nitratos??? pah... so conhecia o de pH ate ontem quando descobri o forum!!! lol

 

A questão agora nao é o que fiz de mal, porque isso ja percebi que foi tudo, mas sim o que posso fazer apartir de agora para garantir a saude dos peixes??

 

Filipa Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem-vinda :transport027:

 

Por agora podes colocar o setup do aqua (cmpxlgxalt, litragem, parametros da água, etc...), os peixes que tens, porque podem até nem ser compatíveis. As necessidades de pH, temperatura ou mesmo temperamento variam muito, por isso basta dizeres que peixes tens e nós ajudamos com isso.

Podes comprar bactérias liquidas e colocar no aqua conforme vem nas instruções das embalagens, assim a colónia de bactérias vais ser forçada a crescer, e o aqua estabiliza mais rapidamente.

 

boa-sorte =)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, neste momento sao 3 guppies e 4 neon. O aquario é de 20 L. Tenho a temperatura fixada para os 26 ºC ( o termoestato é de 25 W), o unico parâmetro da agua que posso fornecer é o do pH... os outros nem sabia que existiam... ontem a tarde tava entre os 7,5 e os 8. O filtro que ja vinha com o aquario nao faço ideia que marca é mas consegui descobrir que filtra 175L/h.

Ha é verdade, tenho uma plantinha tambem so nao sei que planta é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à planta, posta uma foto, que tento identificá-la.

Esse ph está muito alto, especialmente para os neons que preferem um pH menor que 7. Tenta fazer uma TPA com água do garrafão, ou então testa a tua água da torneira, e se tiver um ph ácido, faz a TPA com ela.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Uma das questões tambem é como fazer o tpa... sim, tiro ai uns 30% da agua do aquario e depois junto agua nova.. até ai tudo bem mas a agua pode ser mesmo fria tal como vem da torneira? Ou é necessario ter algum cuidado em especial com a temperatuda da agua? entretanto vou tirar a foto a planta e depois posto.

Editado por Filipa Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok entao. Vou tratar de fazer a tpa e esta tarde vou comprar os restantes testes e assim que tiver os parametros da agua completos eu passo aqui para os postar e recerber as restantes instruçoes para ver se os peixinhos vingam.lool

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tou de volta!! hihi a TPA já esta feita e já fiz todos os testes necessarios ai uma hora depois da TPA:

 

Os resultados que obtive as 18.00 hrs:

NO3 - 10

NO2 - 0

GH - 8

KH - 6

pH - entre 6,8 e 7,2

CL2 - entre 0 e 0,8

 

Entretanto adicionei as bacterias em liquido e pelo que li nas instruções dentro de 4 a 24 horas os aspecto branco leitoso deverá desaparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tou de volta!! hihi a TPA já esta feita e já fiz todos os testes necessarios ai uma hora depois da TPA:

 

Os resultados que obtive as 18.00 hrs:

NO3 - 10

NO2 - 0

GH - 8

KH - 6

pH - entre 6,8 e 7,2

CL2 - entre 0 e 0,8

 

Entretanto adicionei as bacterias em liquido e pelo que li nas instruções dentro de 4 a 24 horas os aspecto branco leitoso deverá desaparecer.

 

olha..se tens uma planta viva convém teres cuidado com a acumulação de óxidos de futuro de modo a garantir que o KH não desça abaixo dos 3 dH e não volatilize o Ph.

 

De qualquer modo agora é só teres cuidado e como o ciclo não deve estar completo verificar se quando eles ficarem agitados não será da amónia (NH4). Se sim, manda-lhe TPA.

Num aspecto discordo com o andré, considero mais importante teres o PH estável do que o tentares deixar num valor provocando flutuações.

 

Cumps

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha..se tens uma planta viva convém teres cuidado com a acumulação de óxidos de futuro de modo a garantir que o KH não desça abaixo dos 3 dH e não volatilize o Ph.

 

De qualquer modo agora é só teres cuidado e como o ciclo não deve estar completo verificar se quando eles ficarem agitados não será da amónia (NH4). Se sim, manda-lhe TPA.

Num aspecto discordo com o andré, considero mais importante teres o PH estável do que o tentares deixar num valor provocando flutuações.

 

Cumps

 

 

Obrigado Darker JR. Vou ter atenção a isso. Amanhã volto a testar os parâmetros da água a ver se houve alguma alteração significativa. Pelo que eu já li aqui pelo forum a maneira mais eficaz de controlar a amónia é mesmo fazer TPA's né? Ou existe mais alguma forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aspecto discordo com o andré, considero mais importante teres o PH estável do que o tentares deixar num valor provocando flutuações.

 

Cumps

 

:puppydogeyes:

 

Apesar do pH ser realmente alto para os neons...É perfeitamente possível manter os neons durante muito tempo nesse aquário, desde que haja os mínimos de cuidados...

 

Em relação às TPAs: deixar repousar a água pelo menos 24h num recipiente aberto, de forma a evaporar o cloro. Aproveita a água que tiras do aquário para limpar o filtro. A temperatura deve ser parecida (faz como eu, quando for na altura de TPA, meto o garrafão fechado no lavatório algum tempo em água quente, sempre sobe uns graus). Não fazer TPA mais que 30% do total da água.

 

Começaste com pH entre os 7.5 e os 8 e agora passaste para os 6.9-7.2? Usaste o mesmo teste? É uma diferença enorme, para ser de um dia para o outro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:puppydogeyes:

 

Apesar do pH ser realmente alto para os neons...É perfeitamente possível manter os neons durante muito tempo nesse aquário, desde que haja os mínimos de cuidados...

 

Em relação às TPAs: deixar repousar a água pelo menos 24h num recipiente aberto, de forma a evaporar o cloro. Aproveita a água que tiras do aquário para limpar o filtro. A temperatura deve ser parecida (faz como eu, quando for na altura de TPA, meto o garrafão fechado no lavatório algum tempo em água quente, sempre sobe uns graus). Não fazer TPA mais que 30% do total da água.

 

Começaste com pH entre os 7.5 e os 8 e agora passaste para os 6.9-7.2? Usaste o mesmo teste? É uma diferença enorme, para ser de um dia para o outro...

 

 

LOL essa do garrafão também já aderi... e também já peguei o jeito de deixar a agua descansar. Mas isso de meter o garrafão em agua quente não me tinha ocorrido. lol brigada pela dica.

Sim... em relação aos testes eu tou a usar uma marca diferente. Inicialmente tava a usar um teste da Sera mas a coloração parecia me toda igual do valor 7,5 para cima... tinha que andar a perguntar a toda a gente cá em casa qual lhes parecia ser o mais correcto. Por isso hoje quando fui para comprar os testes que faltavam resolvi adquirir um teste que me recomendaram na loja. São umas palhetas que fazem todos os testes num só e que também me pareceu dar valores mais certos e com colorações bastantes diferentes entre valores que permitem uma fácil leitura. A marca destes testes é Prodac.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para aqueceres a água do garrafão, metes um pouco de água quente (tipo 10-20%) directamente da torneira, aproximando-a assim da temperatura da água do aquário.

 

A aquariofilia requer cuidados e conhecimentos, mas não leves a mal se te disser que o excesso de "mimos" faz com que muitas pessoas acabem por desistir mais tarde ou mais cedo, por acharem que é um hobby demasiado absorvente.

 

Sê bem vinda a este "mundo" e se te interessares (como parece ser o caso), aqui neste fórum terás praticamente tudo o que necessitas, sobretudo em termos de informação e ajuda.

 

Sobre o teu caso, neste momento deves adicionar efectivamente as bactérias que já compraste (seguindo as instruções), vê o plano inicial de "colonização" do filtro/aquário, pois normalmente é um plano intensivo de adição dessas bactérias (em alguns casos é mesmo diário) e sobretudo não compres mais peixes até o ciclo estar completo. Depois podes comprar mais peixes, mas pensa sempre antes de o fazeres, se queres mesmo "aquele" peixe e se o poderás ter em boas condições em tua casa (tenta informar-te sobre cada espécie antes de comprares seja o que for).

 

Depois é só fazeres as manutenções correctamente e desfrutares deste magnifico hobby que é a aquariofilia.

 

Atenção! Terás de controlar o "vicio" pois à medida que fores bem sucedida, vais ter sempre vontade que comprar um aquário maior e outro ainda maior...lolol

 

 

Bjs e boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o teu caso, neste momento deves adicionar efectivamente as bactérias que já compraste (seguindo as instruções), vê o plano inicial de "colonização" do filtro/aquário, pois normalmente é um plano intensivo de adição dessas bactérias (em alguns casos é mesmo diário) e sobretudo não compres mais peixes até o ciclo estar completo. Depois podes comprar mais peixes, mas pensa sempre antes de o fazeres, se queres mesmo "aquele" peixe e se o poderás ter em boas condições em tua casa (tenta informar-te sobre cada espécie antes de comprares seja o que for).

 

Boas,

 

Bem... em relação a adicionar as bactérias, antes de as por no aquário, li com atenção as instruções do frasco e, além da relação de quantidade de bacterias por litro de água so dizia que podiam e/ou deveriam ser adicionadas semanalmente num aquário em inicio de ciclo o que me deixou um pouco confusa. Adicionei as bacterias no dia 15-05 segundo a quantidade indicada no frasco mas agora que falas no plano inicial de "colonização" já nao sei bem que fazer!

Já agora, quanto tempo dura um ciclo e como sei se ele terminou?

Em relação aos peixes não tou a pensar em comprar novos tão cedo. Depois do que se passou com os últimos prefiro ver se esta tudo a funcionar direitinho antes de adquirir mais peixes. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tempo demora o ciclo a completar ?

 

Depende, em aquarios com poucas plantas costuma ser 30 a 40 dias, em aquarios densamente plantados ai o ciclo pode tomar atalhos e demorar duas semanas (Não vou explicar, não quero armar confusão, mais informação ir a pagina do Tom Barr)

 

Como sei que ele completou ?

 

So com testes, com o de nitratos ou o de nitritos, se for com o de nitratos eles devem começar a subir ao fim de 30 dias, se for com o de nitritos vais ter um pico dos mesmos passados 20 dias após a montagem e passado 30 dias devem de estar a zeros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, quanto tempo dura um ciclo e como sei se ele terminou?

Lê isto:

Ciclo do Azoto

 

Como tens o teste de NO2, podes verificar a evolução do ciclo, isto porque os Nitritos (NO2) vão subir (muito) e mais tarde começam a descer até valores perto de zero (o que indica o fim do ciclo). Atenção que após o fim do ciclo, não significa que possas pôr 10 ou 20 peixes novos à bruta (de uma só vez), pois sempre que introduzes novos peixes no aquario, origina mais amónia e consequentemente uma necessidade de "adaptação" do ecosistema até ser alcançado um novo equilibrio bilológico.

 

Dizes que fizeste o teste (NO2=0), então das duas uma, ou o ciclo já foi concluído (o que não acredito pois parece-me que disseste que o aquario tinha cerca 2 semanas), ou o ciclo ainda não iniciou a 2ª fase (vê o gráfico do ciclo).

 

Boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que fizeste o teste (NO2=0), então das duas uma, ou o ciclo já foi concluído (o que não acredito pois parece-me que disseste que o aquario tinha cerca 2 semanas), ou o ciclo ainda não iniciou a 2ª fase (vê o gráfico do ciclo).

 

Boa sorte

 

 

Alô,

 

Em relação ao ciclo depois de ler e perquisar muita coisa já compreendi mais ou menos como funciona. Obrigada pelo link =)

Quanto à montagem do aquário, ele foi montado no dia 13-05, ou seja, faz hoje uma semana. Como cai no erro de introduzir no mesmo dia os peixes imagino (se tiver enganada corrijam-me por favor) que o ciclo se tenha iniciado por essa altura e deve estar proximamente a atingir o pico de amónia correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.