Pleco causa estragos, AJUDA


Impruve

Recommended Posts

Boas pessoal, o meu pleco anda a passar-se ultimamente, ele deve ter uns bons +20cm e agora deu-lhe para andar á porrada com o Oscar constantemente, eles ás vezes stressavam um com o outro mas eram coisas calmas, nada de abusos, esta semana está um abuso, o Oscar está todo rebentado, ele é um bocado mais pequeno que o pleco, ás vezes quando chegava a casa via o Oscar com uns arranhões feitos pelo pleco mas desapareciam rápido, agora cada dia que passa ele está pior, ou seja, anda a levar porrada todos os dias, ele (o oscar) mal pode passar ao pé do pleco, ele começa logo atrás dele e coitado do Oscar, ele bem tenta mordê-lo mas o pleco parece que é feito de pedra, leva com mordidas na boa, nem foge nem nada, nem sequer fica com marcas no corpo a não ser na cauda e na barbatana.

 

É normal os plecos ficarem agressivos em alguma "fase"??

 

Não me queria desfazer do pleco, nem do Oscar....... já tive de me desfazer de outro oscar que tinha porque era só porrada na hora de comer e um deles já nem conseguia comer, ficou sem comer quase duas semanas até eu ser obrigado a tirá-lo do aqua.....

 

O pleco tem um tronco para se esconder, não tem razão para estar stressado ou sentir-se ameaçado pelo Oscar....

O que devo fazer?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa muito importante que não referiste... qual é o tamanho do aquário e qual a espécie do pleco, ambos os peixes são territoriais(dependendo do pleco)

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa muito importante que não referiste... qual é o tamanho do aquário e qual a espécie do pleco, ambos os peixes são territoriais(dependendo do pleco)

 

 

1.20x45x50, penso que seja isso, são 270 litros

 

O pleco é um pleco leopardo!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm agora não sei o que te dizer,

 

o tamanho do aquario permite-te ter-los juntos sem problema, ja vi no teu post onde tens as fotos do aquário e a decoração não me parece afectar a não ser que o pleco so "ataque" o oscar quando ele se aproxima do tronco.

 

ideias que te posso dar serão:

Dá algo com que ele se entretenha, isto é, rodelas de vegetais onde ele possa se entreter a mastigar (eles adoram batatas e curgetes)

 

ou

 

em vez de um tronco grande usas mais troncos mas menores e espalhados pelo aquário atenção que estes devem sempre possibilitar ele se abrigar da luz.

 

 

penso que o pleco só o ataque quando o oscar entra na zona territorial dele, e mesmo assim acho extremamente dificil um Gibbiceps ser agressivo para outros peixes se não eles proprios (devido a territorialismo)

 

 

boa sorte e vai-nos actualizando

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm agora não sei o que te dizer,

 

o tamanho do aquario permite-te ter-los juntos sem problema, ja vi no teu post onde tens as fotos do aquário e a decoração não me parece afectar a não ser que o pleco so "ataque" o oscar quando ele se aproxima do tronco.

 

ideias que te posso dar serão:

Dá algo com que ele se entretenha, isto é, rodelas de vegetais onde ele possa se entreter a mastigar (eles adoram batatas e curgetes)

 

ou

 

em vez de um tronco grande usas mais troncos mas menores e espalhados pelo aquário atenção que estes devem sempre possibilitar ele se abrigar da luz.

 

 

penso que o pleco só o ataque quando o oscar entra na zona territorial dele, e mesmo assim acho extremamente dificil um Gibbiceps ser agressivo para outros peixes se não eles proprios (devido a territorialismo)

 

 

boa sorte e vai-nos actualizando

 

Pois, eu até já deitei esse tronco que tu viste, agora está deitado e o pleco costuma estar debaixo dele, eu vou experimentar pôr batata para ver se ele gosta, como faço a batata? Fervo-a 2 minutos sem casca? ou meto crua mesmo?

Eu quando chegar a casa logo digo como estão as coisas........ o Oscar hoje estava mesmo mal tratado =(.... apesar de continuar vivaço e aparentemente bem disposto

 

Abraços e obrigado

 

EDIT: A grande diferença é que agora o pleco não pára de andar atrás do Oscar, antes so o afugentava, ás vezes apanhava-o e ele ficava com um arranhão ou outro mas nada de especial, agora está muito mais violento.

A unica diferença que houve nestes dias foi eu deixar de pôr umas pastilhas para ciclideos porque o Oscar não as comia, o pleco ia lá buscá-las acima mas não lhe dava muito jeito comê-las porque elas flutuam e estavam constantemente a sair-lhe da boca, será que foi isso??? Devo voltar a pôr as pastilhas?

Editado por Impruve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não acredito que tenha sido isso das pastilhas, apesar de alguns peixes se tornarem agressivos na altura de alimentação

 

a batata é uma rodela de 0.5mm ou um pouco mais sem casca e cru nada de cozer isso,

se ao fim de 24 horas a batata ainda la estiver convém tirar e por outra pois começa a deteriorar-se.

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não acredito que tenha sido isso das pastilhas, apesar de alguns peixes se tornarem agressivos na altura de alimentação

 

a batata é uma rodela de 0.5mm ou um pouco mais sem casca e cru nada de cozer isso,

se ao fim de 24 horas a batata ainda la estiver convém tirar e por outra pois começa a deteriorar-se.

 

Ok, vou fazer isso

 

Obrigado, depois conto como correu!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para meu espanto hoje de manhã quando fui espreitar o aquario antes de a luz acender vi o Oscar a tentar enfiar-se debaixo do tronco.... :P ... ou seja, deve ser essa a razão do Pleco passar-se....... agora porquê que o Oscar está a fazer isso? Eu tenho lá um Boca-de-Fogo mas ele costuma vir cá para fora e o Oscar não lhe faz mal, já o Ancistru........ cada vez que o vê...... acho que se conseguisse dava-lhe uma dentada, ele deve estar a ver o ancistru lá debaixo..... só pode.... de qualquer maneira as coisas hoje de manhã estavam mais calmas, os arranhões já estão a desaparecer, uma ou outra ferida mais funda é que ainda se nota (ele a fugir do pleco ás vezes bate contra as pedras, salta fora de água e bate nas calhas da luz, etc e deve ser assim que faz as feridas).

Editado por Impruve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Sinceramente já não sei mais o que fazer, o meu pleco é um autentico tanque de guerra, está sempre pronto para o ataque, o coitado do Oscar nem pode virar-se para o pleco que o gajo cai-lhe logo em cima....... será por ter poucos peixes no aquário? Neste momento só tenho lá o Pleco + o Oscar e um Boca de Fogo (já nem falo dos ancistrus porque nunca os vejo)

 

Opiniões.........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...