Identificação de Peixe-galho


Quo

Recommended Posts

Sei que vai ser dificil, mas o planet catfish diz que o F.acus é pouco provavel que tenha sido expotado para os aquarios.

 

tenho tentado identificar o que tenho:

papeixegalho2.jpg

 

papeixegalho.jpg

 

papeixegalho3.jpg

 

 

mas o f.gracilis não é. o que tenho é mais semelhante ao F.acus no nariz e na cauda.

 

farlowella_line.jpg

 

Se não é Gracilis nem acus qual o mais provavel peixe que seja semelhante ao F.acus?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas parecem ser essa espécie:

 

DSC04239Medium.jpg

 

DSC04258Medium.jpg

 

DSC04773Small.jpg

 

Alguma informação que recolhi:

 

Farlowella acus - peixe galho

 

América do Sul

 

Ordem  Siluriformes

Família Loricariidae - Rafinesque, 1815

Subfamília Loricariinae - Bonaparte, 1831

Tamanho: 15-17 cm.

 

Alimentação: ervilhas, alface e espinafre também vai comer outros tipos de alimentos, incluindo vivo, flocos e congelados.

 

Dismorfismo sexual:

Macho->possui um "nariz" mais largo que com a maturidade desenvolve odontes

Fêmea>possui um "nariz" fino e liso/macio

 

Biótopo: Biótopo: Áreas de águas rasas que contêm uma grande quantidade de troncos ou plantas. Normalmente encontrado perto da costa.

 

Aquahobby

 

Em termos de pH ja vi nuns sites 6-7. Noutro já vi mais alto. No meu estão a 6.8.

 

Uma foto com ovos, não é no meu aquário. fonte: Fonte - site

 

Sturisoma%20aureum%20casal.jpg

 

 

Fonte: Aquahobby, alguns comentários:

 

Porém é válido também ressaltar que tal criatura corre sério risco de extinção, pois é encontrado apenas em alguns afluentes da Bacia Amazônica, que estão sendo garimpados e sofrem o açoreamento, mas a principal ameaça é a exploração desregrada deste espécime (de extrema fragilidade), principalmente para exportação.

 

 

Sobre estes peixes deve ser falado que certas medicações usadas por aquaristas são letais a eles, por exemplo os anti-ictio. Moro na Região Norte, tenho capturado exemplares desta espécie para meu aquário, e concluí que os mesmos devem ser criados em aquários altamente equilibrados e plantados. Eles estão presentes em dois meios na natureza, nas águas correntes em pedras, e em lugares que chamamos de iguapó (águas em putrefação após a baixa do rio).

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua concerteza não é a F. acus, reparaste na cauda? parece ter um fio... é mais f.gracilis....

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua concerteza não é a F. acus, reparaste na cauda? parece ter um fio...

 

 

Sim tem tipo um fio.

 

:(

 

Quando a apanhar a jeito tiro mais fotos, normalmente fotografo sempre a mesma que gosta de andar no vidro da frente.

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.plecofanatics.com/articles/showentry.php?e=330

 

tou a ver a F. vittata mas parece novamente mais com o teu peixe que o meu. mas este site fala de um outro peixe-galho. No planet catfish mostra os gajos a apanhar farlowellas.

 

http://www.planetcatfish.com/catelog/image.php?image_id=3020 dá para ver de onde este bicho vem.

 

The most commonly imported species is F. vittata, although occasionally, F. mariaelenae finds its way into dealers' tanks. The two species can be distinguished by the number of rows of ventral plates, in vittata there are two rows, in mariaelenae there are three.

 

vou contar...

 

EDIT: o meu peixe só tem duas colunas de placas ventrais... igual ao F. acus, não é F.mariaelenae, nem F.Gracilis, mas pode ser F.vittata. O rabo é que nao sei se é igual.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EDIT: o meu peixe só tem duas colunas de placas ventrais... igual ao F. acus, não é F.mariaelenae, nem F.Gracilis, mas pode ser F.vittata. O rabo é que não sei se é igual.

 

Não estou a perceber colunas de placas ventrais? Explica isso melhor, sff.

 

Muito interessante o site que deixas-te, obrigada.

 

--Vejo algumas diferenças:

Na foto acima com os ovos, as barbatanas tem tipo fios na terminação.

 

 

--As Farlowella vittata não tem os "fios" as barbatanas são redondinhas sem "fios", na barriga nota-se bem os traços na horizontal, não sei se tem a ver com a qualidade da foto, na outra foto anterior, não se nota, parecem diferentes as escamas

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nas fotos da f.vittata pareceu-me ver um fio no rabo. mas tb estou inclinado para essa especie.

 

As placas ficam no peito do peixe, e ves quando ele está colado ao vidro

 

twig-catfish-Farlowella-v-017.jpg

 

este macho tem duas colunas... é igual ao meu no peito. até no aspecto das placas

 

 

 

nesta imagem mostra que a F.acus tem duas, e a F.gracilis tem 3 colunas de placas.

farlowella_line.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente percebi isso das placas, que estavas a falar, sorry.

 

Contas tipo colunas lado a lado.

 

rsrsrsrsrs, não estava mesmo a perceber.

 

O que me chateia é o macho ter um nariz tão peludo, tinha esperança de ter um casal. :P

 

Pensava que a diferença entre o casal era o tamanho ou a forma do nariz, agora peludo vem estragar tudo.

 

Eu tenho duas e elas andam mais ou menos por território. Cada uma costuma andar na sua parte do aquário.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pesquisar na net e também já cheguei à conclusão que é mesmo o F. vittata. As fotos no planet catfish eram muito más...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

'''' cheguei à conclusao que não cheguei a conclusão nenhuma sobre a espécie. lol''''

 

 

 

que se lixe o 'sobrenome' do gajo,,, de certo que as caracteristicas deles devem ser praticamente as mesmas..

é o ''PEIXE.caGALHO''... :discuss_gathering:

 

e é mesmo altamente!!

outro espectacular sao as Beufori Leveretti (borbuleta) (miquei 1 ai nu fundo d1 foto tua.. . curto largo olhar as minhas ,adoram areia e godos...

e vivem bem no meio dos big-cats)

 

e o teu gato.aquatico?? ta fixe??

,,, ja vi que tens uma platydora tmb.. eheh,,, engordam ép crlh!! ja a ouviste ''zangada'' ?

 

abrç!

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas uma parte da piada é saber o que tenho.

 

pode ser que seja mesmo a F.acus, pois apesar de rara ainda é comercializada. O preço destes galhos estava a 8 euros. Será plausivel um F. acus verdadeiro a esse preço?

 

e o teu gato.aquatico?? ta fixe??

,,, ja vi que tens uma platydora tmb.. eheh,,, engordam ép crlh!! ja a ouviste ''zangada'' ?

sim tenho uma biggrin.png' alt=':biggn:'> é mais irreverente que o agamyxis na hora da comida.

 

Mas nunca a ouvi a fazer nada. O agamyxis é igual a ela, e esse sim, ja ouvi zangado. Esse quando vou tirá-lo da toca, sabes o que o gajo faz? ele tem uma barbatana lateral muito dura e serrilhada, e ponho o dedo ao tentar tirar, o gajo faz como se fosse uma tesoura, e fecha a barbatana. é uma dor que parece que te corta o dedo, mas vou a ver o dedo nao tem nada, nem sangue. O peixe faz de proposito, ja levei sustos destes mais que uma vez. a platydora é muito parecida com o agamyxis, e o agamyxis já está gordo, logo já estava à espera que engordasse também.

 

tens que meter ancistrus, e esse tipo de peixes-gato loricarideos... porque não metes disso? é compativel com quase tudo, e bem fixes.

 

e é mesmo altamente!!

outro espectacular sao as Beufori Leveretti (borbuleta) (miquei 1 ai nu fundo d1 foto tua.. . curto largo olhar as minhas ,adoram areia e godos...

e vivem bem no meio dos big-cats)

eu tenho beraufora leveretti e um outro parecido, giro e activo. por acaso pensei que elas ficavam-se sempre pelos vidros, mas não vão para a areia e pedras, muito fixe, fica tipo uma micro-raia, ehehe. Mas diz-me um pescador na familia, que existe um peixe marinho muito parecido com estes loaches, inclusive no ventre, que é tipo lapa ao agarrar-se às pedras. já tocaste no ventre delas? é tipo liso e cola. Até pensou que estes peixitos eram desses que viam no mar, mas claro que não, são de rio de águas fortes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais