hygrophila polysperma


majo

Recommended Posts

Olá

Tenho uma questão, queiram por favor ajudar....

 

Coloquei no dia 8 deste mês uma meia dúzia de pés de Hygrophila Polysperma no aqua de 260 lit e desde logo comecei a notar que as folhas de cima começaram a ficar acastanhadas. Hoje, verifiquei que as folhas continuam a ficar castanhas, desde o topo da planta até cerca de 10 a 15 cm abaixo.

Porque será?

Terá alguma coisa a ver com a iluminação?

 

Testes: pH 7.2

Amónia: a transitar da cor amarela para a verde (está sempre assim desde que o aqua foi começado)

Fertilização: ocasionalmente Fertilizante líquido Tropica

Substrato fertil: não tem

Iluminação:

Tenho duas lâmpadas Juwel high-lite de 45w/cada uma

À frente coloquei uma Day de 9000 kelvin (branca)

Atrás coloquei uma Nature de 4100 kelvin (amarela)

Capacidade do aqua: 260 litros (medidas 120x40x50)

 

As plantas estão colocadas atrás. O aqua tem cerca de 50cm/altura.

Alguém me pode dizer algo sobre o assunto, por favor?

Será das lâmpadas? Será de outra coisa qualquer?

 

encontrei neste fórum uma situação semelhante à minha: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144466

 

Obrg. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg. Camelo00

Na etiqueta que vinha com a planta não referenciava essa particularidade.

E a cor que apresentava quando a comprei era o verde, definitivamente verde.

Agora o tom adquirido é mais castanho, ainda que com um rosado aqui e ali.

Só começou a apresentar uma cor diferente, tal como podes ver no link do Gervas, no dia seguinte.

Mas de resto ela apresenta-se em boa forma, pois em cada intersecção das folhas ou tem novos rebentos, ou gerou raízes.

Indo e vendo.... (para o caso de não aparecer ninguém com uma explicação)

Obg. pela ajuda. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto da planta apenas estar a apresentar a cor acastanhada...diferente de amarelada, será provavelmente uma variedade "brown" da mesma.

Se tiveres hipoteses tenta fazer uns testes à água para veres como estás de micros/macros.

Pode ser uma deficiência ao nivel de Fe.

 

Tenta seguir um plano certo no que diz respeito à fertilização, pois como não tens substrato fertil é de extrema importancia que as plantas recolham os nutrientes necessários com a fertilização liquida.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

Este link é de um membro deste forum, que em Dezembro colocou aqui um problema semelhante e as fotos identificam exactamente o problema que eu tenho. Ora vai ver....http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144466

Se calhar, nem é um problema, é caractaristica da planta....Sei lá.

Ainda não digeri as informações, depois volto com as novidades decorrentes.

Obg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o tópico do outro membro fala de um fenómeno tipo "enxertia natural" entre plantas diferentes sem que aparentemente tivessem acontecido razões para tal.

 

Aqui, parece que é apenas o comportamento norma da planta - ganhar tons de cobre/avermelhado.

Acho que não há razão para preocupações, até porque tambem tenho um matagal disso e sempre observei essa coloração nas pontas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o tópico do outro membro fala de um fenómeno tipo "enxertia natural" entre plantas diferentes sem que aparentemente tivessem acontecido razões para tal.

 

Aqui, parece que é apenas o comportamento norma da planta - ganhar tons de cobre/avermelhado.

Acho que não há razão para preocupações, até porque tambem tenho um matagal disso e sempre observei essa coloração nas pontas.

 

Cumps,

 

Olá Camelo00

Não sei o que dizer.....

Ainda não consegui entender se há relação entre falta de nutrientes com as deficiências na iluminação, como sugere o nosso colega, ou ....se este comportamento é normal.

Para já a planta continua a crescer a olhos vistos, já quase está a chegar à superfícia da água. Tem rebentos novos em muitas das interseções das folhas, tem raízes aéreas.....indo e vendo....

Vou dando feedback.

Obr. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não sei acerca da falta de nutrientes, mas se está a crescer bem é porque tem como se alimentar.

E esse tipo de planta não é assim muito exigente, pelo que estar a fertilizar só por causa dela não faz muito sentido.

Iluminação tambem parece mais do que suficiente para elas.

 

Aparentemente está a ter comportamento normal... não tarda está ai um matagal.

 

Deixo a experiencia do meu aquario:

As plantas no topo mais ou menos ao centro são hygrophilas. E há muito mato que está por trás do tronco.

Elas estão enterradas no chão, vem até ao cimo e ainda curvam para o lado. São 70 cm de altura só do aquario.

Dá pra reparar que a zona mais proxima da luz está com o tom avermelhado.

 

De vez em quando tenho que ir dando uma poda e encaminha-las para onde dá mais jeito, mas os cardinais e os discus adoram a planta e é espectacular ve-los à noite refugiados no meio dela. Os cardinais só dormem no meio dela.

 

Cumps,

 

gallery_36416_2278_146753.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Camelo00

Obrig. pela partilha. Gostei de ver o teu aqua. Bonito. Eu também gosto deles assim, sem ser matagal completo.

Deixei passar uns dias para ver no que dava. E então é assim: as hygrophylas já cresceram até cima, têm raízes e rebentos novos nas intersecções das folhas, algumas já estão a tombar para o lado, porque já não cabem e a cor está a tornar ao verde, embora aqui e ali permaneçam umas folhas com aquela tal coloração (iguais às tuas).

De manhã para a noite, elas dão um salto.

Fiz a tpa semanal de 40 lit, deitei uns pingos de fertilizante liquido. Tenho medo de colocar a quantidade proporcional à litragem, por causa dos surtos de algas, de que já ouvi falar, mas que felizmente ainda não tive.

Dizes que tenho luz suficiente....eu também acho que sim, mas houve um colega, aqui neste sub-fórum, que me disse que não tenho luz suficiente para o aquário e, feitas as contas como ele fez, se calhar não tenho. Por acaso quando fui comprar as lâmpadas, fui à casa de um aquariofilista muito conceituado neste fórum e ele aconselhou-me esta iluminação e foi peremptório a dizer que eram suficientes para o aqua que tenho, para o tipo de plantas e peixes. Não sei o que pensar. Como não percebo nada disto, em princípio acredito no que me dizem os mais experientes, mas quando as informações são contraditórias, fico sem saber o que fazer.... Coloco mais luz? Deixo estar? Principiante sofre.......

Cumpts. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Majo.

 

O fenómeno que relatas é natural. Acontece em bastantes especies de plantas quando a iluminação atinge um valor superior ás necessidades da planta em questão. O que acontece é que com a luz que a planta recebe, esta faz bastante fotosintese, criando açucares e outros compostos. Muitas das plantas aquáticas têm fotoreceptores especificos que percepcionam quando a luz é superior ás necessidades, fazendo com que as folhas sintetizem pigmentos menos eficazes fotosintéticamente, por exemplo os Carotenos, e as filoxantinas, o que faz com que a a planta assuma uma cor mais avermelhada/acastanhada.

Ora visto que a planta tem mais luz do que necessita, ao sintetisar pigmentos fotosintéticos menos eficazes, irá contrabalançar o excesso da taxa fotosintética, causada pela luz na Clorofila A e B(que são os pigmentos fotossintéticos mais eficazes, usados pelas plantas superioes).

 

Resumindo, o acastanhamento é um processo de adaptação das plantas á luz. Quanto mais próximo da superficie do teu tanque, maior possibilidade as tuas plantas têm de exibir este fenómeno.

 

Quanto ao meu post de há uns meses, não tem nada a ver com isto. Aquele post refere-se a uma mutação induzido por Virus que por vezes acontece expontaneamente em H. Polysperma de variedade verde. Por exemplo a H. Polysperma Rosanerving, e a sunset são fruto de uma infecção por um retrovirus que infecta plantas, dai que todos as plantas filhas de uma estaca infectada saiam com essas cores. É algo que não é muito falado, mas se pesquisares encontras.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrig. Gervas pelo esclarecimento.

Li e entendi.

Um colega aqui no fórum, disse-me há dias que o meu tanque tem luz insuficiente.

Tu achas que as plantas estão numa fase de adaptação ao excesso de luz. Afinal tenho luz a mais ou a menos???

Não possuo ainda a sabedoria necessária para ter uma opinião própria sobre o que devo fazer (se é que tenho e/ou posso fazer algo)....logo, vou deixar correr.

As plantas estão a crescer, a deitar rebentos e raízes adventícias e até já cortei e replantei alguns pés que estavam a sair pelo aqua e está tudo a medrar.

Se eu imaginasse que ter um aquário ia ser tão complicado, nunca me teria metido numa alhada destas.

Nunca mais chega a fase de fazer tpa semanais e ...........siga!!!!!!!!!!!!!!!!! Palpita-me que não vou chegar lá nunca!

Novamente, os meus agradecimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter luz insuficiente independemente de as Hygrophilas e outras plantas estarem a mudar de cor.

 

Basicamente é assim, podes ter luz mais que suficiente perto da superficie, mas não interessa ter apenas luz á superficie. Interessa-te ter luz até ao fundo, em todo o aquário. A luz perde capacidade de penetração á medida que penetra na água. Isto deve-se ás impurezas na água, e ao próprio efeito das moléculas da água. Por exemplo os fotões Azuis têm uma maior capacidade de penetração em profundidade. Daí que a maiores profundidades a luz do sol pareça ficar progressivamente Azul.

 

Por exemplo podes ter pouca luz no aquário, e as plantas que rondem a superficie, mudem para pigmentos mais vermelhos, pois estão a apanhar maior intensidade luminosa, no entanto o resto do tanque pode não receber luz, ou intensidade suficiente.

 

Isso da Hygrophila se dar bem não significa muito para te dizer a verdade, pois é das plantas mais adaptaveis que conheço, prolifera com muita luz, e com pouca luz também....

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gervas

Obg. mais uma vez. Quando for grande quero ser como tu :sleepiness2: Um conhecedor!

Tenho duas lâmpadas Juwel high-lite de 45w/cada uma

À frente coloquei uma Day de 9000 kelvin (branca)

Atrás coloquei uma Nature de 4100 kelvin (amarela)

Capacidade do aqua: cerca de 250 litros (medidas 120x40x50)

Na verdade,se fizer as contas 1W/lit, é pouco.

Mas o tal senhor onde fui comprar as lâmpadas e é uma pessoa experiente e conhecedora, disse-me que seria o suficiente para o meu aqua e respectiva fauna e flora.

Porque na altura eu teria trazido uma estação da EDP se ele a tivesse recomendado.....

Tenho anúbias, umas que se dão bem e cresceram, outras que enraizaram bem mas que não se desenvolveram tanto; tenho criptocorynes, que enraizaram bem mas que não estão pujantes; tenho echynodorus que cresceram mas não engrossaram; tenho uma alternanthera reineckii, que está uma desgraça absoluta. Enraizou muito bem, cresceu para o triplo, mas só em altura, mas as folhas ficaram castanhas, ganharam algas, ficaram todas ratadas, mas continua a deitar folhinhas novas muito rosadas e tenho pena de a tirar. Estas plantas estão cá há cerca de 8 meses (mudaram de um aqua mais pequeno). Recentemente comprei a tal higrophyla de que temos estado a falar e umas Microssorium que até ao momento estão bonitas, mas noto que ainda não se agarraram ao chão, mas estão a fixar-se bem às rochas.

Faço cerca de 10 horas por dia de luz.

DE vez em quando os vidros ficam sujos com umas algas castanhas.

Não tenho Co2.

Fertilizo com Tropica e coloco pastilhas enterradas no areão.

Eu gosto de entender o que faço, senão nunca mais me torno independente e ando sempre a chatear os outros.

Obrg. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais