Novo Layout / Reformulação TOTAL de aquario 300Litros


djhifi

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Vou, a breve trecho, reformular por completo este aquário de 300 Litros:

 

03052010261.jpg

 

Tenho algumas questões que desejo colocar pois irei aventurar-me por um plantado TOTAL. Coisa que no meu actual não se verifica. Como podem ver, é um plantado, sim. Com CO2 (2Kgs), fertilização em dia, substrato fértil, etc, mas não é um plantado como eu quero. Com raizes de videira e outras coisas...enfim, fica para depois, para quando meter fotos :D

 

Por agora, pedia a vossa ajuda e sugestões.

 

Questões:

 

1. Areão/Areia: Pretendo colocar areia de rio, semelhante á que vemos nos videos da tropica no youtube (

). Misturar esta com substrato fértil. Para o efeito já recolhi em 2 obras e uma ribeira, 3 tipos de areia e tou a efectuar testes ao pH etc. A questão que queria colocar prende-se com a viabilidade de subtrato fértil+areia. Não pretendo colocar areão dito "normal". É possivel? (pretendo fazer tapete de flora ainda a designar)

 

2. Iluminação: O aquário tem 55cm's de altura, é tapado e a calha que tenho constitui-se em duas T8 uma com 25Watts e 6.500K e outra com 30 Watts com 14.000k. Ou seja 55 Watts e 20.500k. Preciso de mais Watts/Kelvins? É que andei a ler tópicos relativos ao consumo de 1W corresponder a 4 ou mais Watts em Lâmpadas incandescentes e fiquei confuso em relação ao que necessito para a altura, litragem e flora que tenho/pretendo.

 

3. Enraizamento: Novamente em relação á areia, as plantas (que ainda não defini) poderão ter problemas a nivel da oxigenação das respectivas raizes caso coloque areia? (NOTA: nunca colocarei areia com granulometria tipo açucar, claro). Lá mais para os 2-3mm's

 

4. Desmontando o aquário: No Dia-D, estava a pensar colocar os peixes todos num aquário que possuo (120Litros+/-) completamente despido (tá noutra casa, irei buscá-lo), cheio com água do aquário onde eles estão, juntamente com o filtro lá ligado e termoestáto. Estou a proceder correctamente certo? Como recomendam, que, posteriormente os coloque novamente no aquário de origem (com água nova) ? O filtro não irá ser prejudicado ao nivel da colónia de bactérias, procendo desta forma, certo?

 

5. Retirar o actual areão: Irei, invevitavelmente, perder o substrato fértil que tenho por baixo do meu actual areão, correcto? Quando o(s) tirar, como é que consigo fazer para guardar o areão e mandar fora o substrato? Lavo até este último se diluir/desfazer?

 

6. Substrato fértil: Que substrato fértil me recomendam, bem como a quantidade do mesmo? (o que tenho actualmente no aqua é o Tropica AquaCare) e gostei dos resultados.

 

De momento, são as dúvidas mais pertinentes que me assolam. Assim que tiver mais, dependendo da adesão do pessoal, penso que virei aqui colocar.

Vou postar fotos e projecto brevemente.

 

Cumps a todos e obrigado pela paciência dos que leram e ainda mais dos que me responderem :P

 

EDIT:

ILUMINAÇÃO:

 

Abri um tópic noutra secção mas, por este estar com afluência e para me tirar melhor as dúvidas, vou colocar o texto que lá escrevi.

 

O aquário é tapado, e, dentro da tampa existem duas T8 com 914mm's de comprimento sendo que, neste momento, tenho um total de 55Watts (25+30) sendo que uma T8 tem 14.000 Kelvin e outra 6.500 Kelvin.

Pretendo criar um aquário totalmente plantado. Não é que tenha dificuldade em mantê-lo actualmente (ver imagem em cima).

 

Noto é dificuldades em plantas de tapete (o pretendido para o novo layout) portanto vinha colocar-vos as seguintes questões:

 

1 - Recomendam-me um Upgrade para poder ter mais lâmpadas T8 ou T5, qual faz mais sentido?

2 - Aproximadamente quantos watts acham que necessito para manter o futuro layout em funcionamento normal?

3 - As lâmpadas de T5 L8 poderão ser a minha solução? Se sim, quantas e onde é que faço essa alteração?

 

Obrigado pela informação

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, esqueci-me de perguntar o seguinte: Laterita (fonte de ferro para as plantas), por baixo ou mesmo misturada com o substrato fértil, faz sentido?

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São muitas perguntas técnicas para mim...lol. Mas posso tentar dizer qualquer coisa. Antes de mais, acho que isso é pouca iluminação para um aquário tão grande. Claro que vai depender das plantas que pretendes meter, mas pelos vistos até tens tido bom sucesso só com isso, pela aparência das plantas na foto. Eu penso que os kelvins não se somam (pelo menos nunca tinha visto), pois eles mostram o tipo de cor, daí que teres não sei quantos kelvins no total é indiferente, pois o que interessa é quantos kelvins tem cada lâmpada e não é como os watts em que vemos quantos são precisos para tantos litros...

 

Quanto ao ponto 4, eu utilizaria uma grande parte da água que está já no aquário. Uma dica: antes de tirares a água para o aquário, desliga o filtro, tira as plantas e deixa a água parar. Desta forma os detritos vão para o fundo da água. Depois aspira a água da superfície (virá mais limpa), passa para o outro aquário e/ou garrafões. Recomendo usares o máximo de água possível, pois para além das (poucas) bactérias que já vai nela, não alterarás muito os parâmetros da água. A reintrodução dos peixes deve ser feita tal como é quando compras os peixes: ambientação à temperatura e à química da água.

 

Mantendo o filtro em água do aquário, não perdes as bactérias. Tem atenção só a que quando encheres a água, se a tratas, por causa do cloro. Se colocas a água sem qualquer tipo de tratamento, assim que meteres o filtro em água cheia de cloro, perdes uma grande parte da colónia de bactérias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sinceramente, não creio que consigas fazer um plantado com as condições que escreves e especialmente com 55cms de altura.

 

 

1 e 3 - Se tem 2\3 mm não é areia mas sim areão, com essa granumetria penso que não haverá problema na oxigenação das raízes. Se queres um plantado talvez seja melhor investires num ADA Amazónico\Malaya ou estudares bem fertlização liquida micros\macros pois esse areão de rio é inerte, tal como a areia, não contêm nutrientes essenciais a um bom plantado.

 

2- Tens luz exageramente insuficiente para um plantado, e a segunda lampada se realmente é de 14000K, não te serve de nada num plantado de água doce.

Com 55 cm de altura aponta para 1W\1.5W por litro e temperaturas de 4000k\7000\9000k.

 

4- O Filtro so é prejudicado quando em contacto com Cloro, ou seja, água da torneira fresca\não tratada. Se deixares água destapada durante 24 horas o Cloro evapora, embora o ideial é tratar com Halohex da Waterlife por exemplo.

 

 

Boa sorte

Cumps

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas spaar, tks pelas ajudas. Em relação ao areão (areia) eu, evidentemente, vou colocar SEMPRE, substrato fértil por baixo. Recolhi areia de rio (obras) com granulometria entre 1-2mm's, semelhante á que usam aqui:

e era sobre ela que queria saber se era possivel juntar a substrato fértil...sem mais nada.

 

Não entendi muito bem o que pretendias dizer com não conseguir fazer um plantado com a minha altura? A foto que coloquei é do meu aquário que já leva um ano...as plantas não são artificiais lol :). Podias ser mais concreto?

Tenho fertilizante liquido da tropica também, desde que montei este aqua que tenho fertilizado. A minha dificuldade prende-se sobretudo com plantas de tapete.

 

No que toca ao ponto 4, a partir do momento que falas do cloro e da água destapada etc...isso eu sei. Queria mesmo saber era se a situação que descrevo em relação á "transladação" da peixaria é a mais indicada? Quanto ao filtro...ok, percebi. também só queria mesmo confirmar para não fazer asneira nesse ponto.

 

Em relação á iluminaçao eu tenho essa noção e vai ser uma chatice, porque vou ter de fazer um upgrade á minha tampa/calha. Já abri um tópico para o efeito na secção de manutenção e técnicas, vamos ver como acabo por fazer, mas estava a pensar uma de duas situações:

 

1 - Manter a configuração das duas T8's (substituindo a de 14mil Kelvin) e adicionar talvez 3 T5, se o espaço permitir

2 - Retirar as 2 T8s e colocar 4 T5's.

 

O problema é que a tampa (aquário Sun Sun) tem apenas 2 botões, ou seja o arrancador/balastro serve apenas 2 lâmpadas e não sei se aguenta com mais. Vou tentar tirar foto.

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas djhifi,

 

vou-te responder consoante o que faria, espero ajudar e nao dizer barbaridades :)

 

Questões:

1. Areão/Areia: Pretendo colocar areia de rio, semelhante á que vemos nos videos da tropica no youtube. Misturar esta com substrato fértil. Para o efeito já recolhi em 2 obras e uma ribeira, 3 tipos de areia e tou a efectuar testes ao pH etc. A questão que queria colocar prende-se com a viabilidade de subtrato fértil+areia. Não pretendo colocar areão dito "normal". É possivel? (pretendo fazer tapete de flora ainda a designar)

é possivel claro, primeiro colocas o substrato fértil, ajeitas com um esquadro por exemplo para que cubra toda a base do aquário, de seguida colocas o substrato inerte. se por alguma razão criares desníveis demasiado grandes, em que achas que as raízes das plantas não conseguirão chegar em condições ao substrato fértil, recomendo que metas umas capsulas de nutrientes como as da JBL por exemplo.

 

2. Iluminação: O aquário tem 55cm's de altura, é tapado e a calha que tenho constitui-se em duas T8 uma com 25Watts e 6.500K e outra com 30 Watts com 14.000k. Ou seja 55 Watts e 20.500k. Preciso de mais Watts/Kelvins? É que andei a ler tópicos relativos ao consumo de 1W corresponder a 4 ou mais Watts em Lâmpadas incandescentes e fiquei confuso em relação ao que necessito para a altura, litragem e flora que tenho/pretendo.

 

acho que tens iluminação um pouco abaixo do necessário, o que te poderá trazer problemas depois com algas, porque se a iluminação não acompanha ainjeção de CO2 ou fertilização, as plantas não vão conseguir desenvolver-se em pleno e as algas como competidoras naturais aproveitam-se. acho que o principal problema é teres 55 cm de altura o que torna dificil a chegada de luz em "boas condições" ao tapete por exemplo.

 

3. Enraizamento: Novamente em relação á areia, as plantas (que ainda não defini) poderão ter problemas a nivel da oxigenação das respectivas raizes caso coloque areia? (NOTA: nunca colocarei areia com granulometria tipo açucar, claro). Lá mais para os 2-3mm's

 

não, com substrato de 2-3 mm's a oxigenação é optima, penso eu de que

 

4. Desmontando o aquário: No Dia-D, estava a pensar colocar os peixes todos num aquário que possuo (120Litros+/-) completamente despido (tá noutra casa, irei buscá-lo), cheio com água do aquário onde eles estão, juntamente com o filtro lá ligado e termoestáto. Estou a proceder correctamente certo? Como recomendam, que, posteriormente os coloque novamente no aquário de origem (com água nova) ? O filtro não irá ser prejudicado ao nivel da colónia de bactérias, procendo desta forma, certo?

 

não te podes esquecer que as bacterias depuradoras nao vivem só no filtro, vivem no aquário todo, ou seja, muitas colónias estão estabelecidas no substrato que tens actualmente. podes colocar os peixes com a sua agua no tal aquario de 120L que vais buscar, mas se ficarem la muito tempo, podias fazer uma TPA, pelo menos faria. depois de os colcoares no novo aquário ja plantado vais ter que vigiar os níveis de toxicidade dele e trocar a agua algumas vezes.

 

5. Retirar o actual areão: Irei, invevitavelmente, perder o substrato fértil que tenho por baixo do meu actual areão, correcto? Quando o(s) tirar, como é que consigo fazer para guardar o areão e mandar fora o substrato? Lavo até este último se diluir/desfazer?

 

não necessariamente. se fosse desmontar o teu aquário faria pela seguinte ordem.

 

-retirava as plantas para um alguidar primeiro

-separava por espécies

-removia folhas mortas ou não saudáveis, cortava raízes excessivamente grandes e algumas folhas demasiado compridas

-removia materiais de hardscape e dava-lhes uma limpeza

-retirava a agua toda que conseguisse e os ultimos bocados tentava retirar com uma esponja

-quando já não restasse agua, retirava os substratos, primeiro o interte depois o fertil para recepientes diferentes (tentando separar ao máximo, que podem estar um pouco misturados

-considerava há quanto tempo tenho o substrato fértil a "funcionar" e se valia ou nao a pena colocá-lo na nova plantação, porque como deves calcular já libertou bastantes nutrientes na montagem anterior

- e aí sim decidia se reutilizava ou não.

-não lavava o susbtrato fértil porque só o ia empobrecer ainda mais a nivel de nutrientes

 

6. Substrato fértil: Que substrato fértil me recomendam, bem como a quantidade do mesmo? (o que tenho actualmente no aqua é o Tropica AquaCare) e gostei dos resultados.

 

nessa área não percebo peva lol. mas equipa vencedora não se muda, podias manter-te na mesma marca e modelo

 

 

relativamente à Laterita (não sei exactamente o que é mas se é suplemento de ferro é bom) eu apostava nisso, vou colocar um substrato fertil extra de ferro quando fizer a minha montagem tambem

 

boa sorte!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que tens iluminação um pouco abaixo do necessário, o que te poderá trazer problemas depois com algas, porque se a iluminação não acompanha ainjeção de CO2 ou fertilização, as plantas não vão conseguir desenvolver-se em pleno e as algas como competidoras naturais aproveitam-se. acho que o principal problema é teres 55 cm de altura o que torna dificil a chegada de luz em "boas condições" ao tapete por exemplo.

 

Boas gonçalo!

 

Grande post, gostei e li tudo com atenção.

 

A minha dúvida (lol, acho que vou sempre andar principalmente nesta, a partir de dada altura) é a iluminação. Identificaste realmente o problema mas...and now? Remover a tampa tá fora de questão para já enquanto não for mesmo necessário...

Modificar a calha da lâmpada poderá ser solução ? (acrescentar mais watts portanto).

 

(abri um tópico para o efeito na secção de técnicas e manutenção mas fiz um merge lá em cima, do essencial)

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendi muito bem o que pretendias dizer com não conseguir fazer um plantado com a minha altura? A foto que coloquei é do meu aquário que já leva um ano...as plantas não são artificiais lol :). Podias ser mais concreto?

Tenho fertilizante liquido da tropica também, desde que montei este aqua que tenho fertilizado. A minha dificuldade prende-se sobretudo com plantas de tapete.

 

O problema é mesmo esse. Com tanta altura, a luz não chega em condições ao fundo, por isso o tapete é mais difícil de manter no teu aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas a adição de Watts (mais Lâmpadas para irem de acordo também com a litragem) não pode contornar esse problema? Eu não tenho "tanta luz" crush :) tenho 55 Watts.

Vejo por aí tantos plantados até com mais altura que o meu...

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gonçalo!

 

Grande post, gostei e li tudo com atenção.

 

A minha dúvida (lol, acho que vou sempre andar principalmente nesta, a partir de dada altura) é a iluminação. Identificaste realmente o problema mas...and now? Remover a tampa tá fora de questão para já enquanto não for mesmo necessário...

Modificar a calha da lâmpada poderá ser solução ? (acrescentar mais watts portanto).

 

(abri um tópico para o efeito na secção de técnicas e manutenção mas fiz um merge lá em cima, do essencial)

 

não queres remover a tampa porque? eu removi a minha, troquei a minha iluminação e repara a diferença:

 

tempo nublado:

19042010176h.jpg

tempo de sol:

dsc01234at.jpg

 

 

quanto à iluminação, se tens um aquário de 300L, porque não optar por uma HQI de 150W ? ou duas até. as HQI garantem que a luz prefura o máximo até à base do aquário. tens de ter em conta tambem os kelvins das lampadas que tens sendo que entre os 5.000K e 6.500K salvo erro é o espectro optimo de fotossintese.

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto à disposição do layout não ligues, foi a minha primeira abordagem ao hobby e toda a leitura que fiz, que nap foi pouca lol, foi dedicada as condições dos peixes e parametros de agua, que foram todos assegurados, o resto, (hardscape, plantas etc) veio por imaginação e um pouco à pressão. o meu verdadeiro plantado está para chegar :)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não não, eu tenho duas T5 de 24W cada uma. dá-me à volta de 0,8W por litro.

 

pesquisa sobre as HQI que acho que vale a pena. quanto a estar no quarto qual é o mal? o meu tambem está

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar tampas de vidro no aquário...Tenham atenção que quando têm aquas abertos para não encherem de água até ao cimo, ou correm o risco de peixes suicidas saltarem do aqua para fora (a mim aconteceu-me uma vez saltar de um alguidar, onde estava enquanto fazia uma limpeza profunda num aquário...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Podes colocar tampas de vidro no aquário...Tenham atenção que quando têm aquas abertos para não encherem de água até ao cimo, ou correm o risco de peixes suicidas saltarem do aqua para fora (a mim aconteceu-me uma vez saltar de um alguidar, onde estava enquanto fazia uma limpeza profunda num aquário...)

 

 

A mim também já me aconteceu a mesma coisa, quando estava a limpar o aquário e os pôs num balde, aconteceu que o plati deu um saldo que caiu de uma secretaria que tinha um pouco grande e tudo, mas ate hoje está vi-vinho de saúde.

 

cumps

Cumps, Tiago Carvalho.

A vida são dois dias e um deles já passou!

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.