Novo Aqua: Que tipo de filtro?


Recommended Posts

Boas,

 

o meu irmão deu-me um aqua com 50 x 25 x 25 (o que dá cerca de 30 litros).

Estou a pensar fazer dele um aqua para camarões. Já tenho um com Reds e acho aquilo um espanto. Há sempre qq coisa para ver!

Neste estava a pensar meter Cristal Reds e outras espécies compatíveis. E plantas, pois claro ;)

 

Para além de ainda ter de ir inventar uma calha para ele, ando aqui às voltas com a decisão do filtro a usar...

Se, por um lado não me agrada a ideia de ter um filtro dentro do aqua a ocupar o já pouco espaço, por outro não estou a ver onde vou 'encaixar' um filtro externo no local onde vou colocar o aqua. Para além disso, um externo seria sempre mais caro que um interno...

E também acho que os de mochila já não serão propriamente adequados para um aquário deste tamanho.

 

No Maxmat há uns Elite internos para aquas de 50 a 75 litros por cerca de 20 a 25 euros que podiam ser uma opção a considerar mas tenho receio que sejam subdimensionados.

Que me dizem? No meu lugar que fariam?

 

Obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de mochila, tens varios Eheim Liberty por exemplo, tem regulação de caudal, e se vais colocar camarões podes sempre colocar uma esponja no tubo de aspiração para impedir os juvenis de serem sugados, o que é mais dificil de fazer num interno.

Na minha opinião para um aqua dessa litragem são os filtros mais indicados, se bem que há quem use externos, como por exemplo o Eheim 2211, mas na minha opiniãoi não se justifica.

Os Eheim Liberty tem 3 "tamanhos" eu tive um 2041(150) que faz 570l/H, que deve andar a volta desse preço, num aqua de 25 litros e tinha sempre a agua impecavel,

apenas troquei as esponjas de filtração biologica por Substract pro.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Estive a ver preços e realmente parece ser algo semelhante.

Confesso que tenho algumas dúvidas relativamente à capacidade/eficiência de filtragem destes tipo de filtros (de mochila).

Por outro lado, tenho dois montados no meu aqua de Reds (que é mais pequeno que este que irei montar) e a coisa vai bem.

 

Quanto à esponja, compreendo o que dizes. Até agora tenho usado meia de senhora mas a esponja poderá ser mais adequada no que diz respeito à manutenção. É que limpar a meia de senhora sem 'desmontar' os elásticos que a seguram ao tubo do filtro não é tarefa fácil :)

 

Vou pensar seriamente nesta solução que recomendas.

 

Próximos passos: idealizar solução para iluminação e escolher substrato! ;)

 

Cumpts!!!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu é exactamente esse, em relação a esponja tens própria da Eheim que encaixa no tubo e para limpar é simples alem de que cria microorganinmos que os camarões adoram, os meus passavam "horas" agarrados a esponja a comer.Podes confiar na filtragem, pelo menos como eu tinha o meu que é manter a esponja azul larga(filtragem mecanica) e adicionares ceramicas ou substrato pro ou alguma coisa do genero.No meu aqua de 25lts acho que tinha o caudal para ai a meio ou pouco mais.

Espero ter ajudado.

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida, essa esponja de que falas já vem com o filtro?

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, compra-se a parte vem numa caixa com duas se bem me lembro, vou ver se encontro a caixa e depois comfirmo-te e dou-te a referencia. por acaso acho que ainda tenho as duas mas tenho que ver(procurar).

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa vai lenta pois a calha está esgotada e ainda nem sequer comprei o filtro nem o areão...

 

Para já fiz limpeza ao aquário e está a fazer teste para ver se não tem fugas.

Já leva 24 horas e tudo está ok.

 

Aqui ficam duas fotos dele, já no lugar onde ficará definitivamente.

 

img125.jpg

 

img126.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.