Co2 Caseiro -algumas duvidas de iniciante


mrross

Recommended Posts

Boas

 

Estou a pensar colocar CO2 caseiro e tenho algumas duvidas sobre o assunto.

 

Então é assim: Já tenho aqui a receita para fazer a mistela caseira com gelatina e as instruções para fazer o fermentador a partir de duas garrafas de refrigerante e acho que consigo na boa pôr aquilo a bombar.

 

Agora as duvidas:

 

1- é de todo essencial ter a válvula anti-retorno?Qual é de facto é a função da válvula? Pergunto porque do material necessário é o que me falta e nem sei onde comprar uma coisa dessas...

 

2- é possivel "desligar" o CO2, ou seja parar a introdução no aqua? estava a pensar em desapertar um pouco a tampa do fermentador quando quisesse parar a introdução de CO2 no áqua.èpossivel fazer isto ou é completamente estúpido?

 

3- Estou a pensar colocar na ponta da mangueira dentro do aqua uma pedra porosa de madeira DIY que isto anda mau de € para comprar difusores XPTO. Dá na boa ou é preciso alguma outra coisa?

 

4- O sistema pode ficar ao mesmo nivel do aqua? ou seja tenho o aqua em cima de um móvel e estou a pensar colocar as garrafas ao lado do áqua...pode ser assim ou é preciso colocar as garrafas a um nivel acima ou abaixo do aqua?

 

5- O sistema é de todo seguro ou existe alguma hipótese de aquilo simplesmente rebentar? a minha Maria não ia achar grande piada a ter uma nhanha espalhada pelas paredes...além do perigo para os habitantes de duas pernas cá de casa...um deles pequenino...

 

 

 

Acho que por agora são só estas...se me lembrar de mais volto a melgar-vos.

 

Desculpem o testamento e algumas perguntas parvas mas prefiro fazer figura de urso primeiro e perguntar do que fazer figura de urso depois por não ter perguntado :shock:

 

Um abraço a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, boa sorte com esse sistema, e agora a resposta às perguntas:

 

1-Não é necessária, apenas se a garrafa com a mistela estiver abaixo do aqua. A válvula impede que o fluxo de água vá em direcção à garrafa. Podes comprar, por exemplo, no Modelo ou Continente. ( Não tenho nenhuma comissão de publicidade, mas é uma grande superficíe onde encontras de certeza.

 

2-Não sei se é possível, mas ao desapertar a tampa, vais deixar o Co2 sair, e assim a garrafa dura muito menos tempo, e quando quiseres voltar a colocar, tens de esperar que a pressão aumente de novo.

 

3-Eu utilizo um lápis XD. estava na secção de DIY um difusor de madeira que era basicamente um lápis, eu experimentei e até agora uso em 3 aquas, com bons resultados.

 

4-Lá está, se colocares ao nível, não precisas de nada, se colocares em baixo, necessitas das válvulas anti-retorno, se colocares em cima, não precisas de nada.

 

5-A mim aconteçeu uma vez, a mistela começar a fazer demasiada espuma e entupir o tubo. Quando destapei, aquilo saiu tudo (a espuma). Mas a causa foi utilizar demasiadas leveduras, por isso se não abusares nas quantidades não acontece nada de problemático.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a pensar colocar CO2 caseiro e tenho algumas duvidas sobre o assunto.

 

Então é assim: Já tenho aqui a receita para fazer a mistela caseira com gelatina e as instruções para fazer o fermentador a partir de duas garrafas de refrigerante e acho que consigo na boa pôr aquilo a bombar.

 

Agora as duvidas:

 

1- é de todo essencial ter a válvula anti-retorno?Qual é de facto é a função da válvula? Pergunto porque do material necessário é o que me falta e nem sei onde comprar uma coisa dessas...

 

Se a garrafa estiver ao lado do aquário penso que não és obrigado a ter a válvula, mas a válvula por uns 3/5 euros encontras em qualquer loja de animais, evita que por azar a mistela da garrafa vá para dentro do aquário. Espero estar a dizer correctamente, já não mexo neste assunto algum tempo. A válvula é das que se compra para as bombas de ar, para quando por exemplo falta a luz, se elas estiverem abaixo do nível do aquário, não entrar água e estragar a bomba.

 

2- é possivel "desligar" o CO2, ou seja parar a introdução no aqua? estava a pensar em desapertar um pouco a tampa do fermentador quando quisesse parar a introdução de CO2 no áqua.èpossivel fazer isto ou é completamente estúpido?

 

Parece-me a mim que se desapertares a tampa perdes a pressão dentro da garrafa que faz o CO2.

 

3- Estou a pensar colocar na ponta da mangueira dentro do aqua uma pedra porosa de madeira DIY que isto anda mau de € para comprar difusores XPTO. Dá na boa ou é preciso alguma outra coisa?

 

Até à quem use lápis de madeira, pesquisa aqui no fórum, porque já muitos fizeram perguntas identicas às tuas.

 

 

4- O sistema pode ficar ao mesmo nivel do aqua? ou seja tenho o aqua em cima de um móvel e estou a pensar colocar as garrafas ao lado do áqua...pode ser assim ou é preciso colocar as garrafas a um nivel acima ou abaixo do aqua?

Eu tinha a garrafa ao nível do aquário.

 

5- O sistema é de todo seguro ou existe alguma hipótese de aquilo simplesmente rebentar? a minha Maria não ia achar grande piada a ter uma nhanha espalhada pelas paredes...além do perigo para os habitantes de duas pernas cá de casa...um deles pequenino...

 

Nunca ouvi ninguém a queixar-se deste tipo de CO2. Só se fechares a garrafa é que ela podia rebentar com a pressão.

 

Acho que por agora são só estas...se me lembrar de mais volto a melgar-vos.

 

Desculpem o testamento e algumas perguntas parvas mas prefiro fazer figura de urso primeiro e perguntar do que fazer figura de urso depois por não ter perguntado :)

 

Um abraço a todos!!

 

 

Deixo-te alguns tópicos abaixo, mas procura mais tópicos:

 

CO2 caseiro

 

Acidente CO2

 

CO2 caseiro - dúvidas

 

Ajuda no CO2

 

 

Atenção eu não sou nenhuma expert, mas já tive CO2 caseiro e dormi tranquila :(

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo

 

Obrigado a todos pelas respostas

 

Estou a ficar elucidado e confiante na coisa :(

 

O esquema que vou montar é tipo este image1.gif

 

por isso penso não haver problemas com nhanha ou vapores de álcool provenientes da fermentação dentro do aqua.

 

e vou colocar as garrafas como se vê nesta imagem c12.jpg

 

penso que seja isto que se considera "ao nivel do aqua"

 

Nestas condições será necessário a válvula?

 

@ 29andre- Tb vi e fiz esse DIY da pedra difusora a partir do lápis e é mesmo isso que estou a pensar utilizar...os lápis do Ikea são 5* para esse efeito.. :)

 

 

 

Mais uma vez obrigadão a todos

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, se utilizares a garrafa nesse nível, não necessitas de válvula.

 

com esse sistema, vai ser necessária muita pressão para por as bolhinhas a sair no aqua, pois vão passar por muitos sítios. Podes dar-me o link do tópico de onde tiras-te as imagens e a ideia sff?

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tirei a ideia deste post...basta seguires os links que lá estão...segui esse porque está tudo explicadinho e tem bom ar :(

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144279

 

 

As imagens que coloquei aqui em cima tirei dos links que a pappillon gentilmente colocou para eu consultar.

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mrross

 

o esquema que fizeste aí não me parece necessário. eu tenho só uma garrafa com a mistura, que está ligada directamente ao aquário, utilizo válvula anti retorno (apesar de nao ser necessário, porque tal como tu vais ter, tenho a garrafa ao nivel do aquário) e não utilizo difusor. não utilizo e explico por que, quando as bolhas de CO2 saiem, alguma parte desse CO2 solubiliza-se na agua, mas eu sem difusor consigo ter o pH como quero, por isso não me faz falta.

 

boa sorte com isso, e calma porque não é nenhum bicho de sete cabeças :thumbup3:

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter ajudado e não ter dito nenhuma barbaridade, mas podes sempre pesquisar mais pela net.

 

Eu tinha o co2 ao nível do aquário, tinha a garrafa pequenina entre a mistura e o aquário e a válvula de retorno, mulher precavida.

 

O mais dificil é furares a tampa para meter o tubo, sem deixar ar, embora possas sempre meter á volta silicone.

 

Aqueces uma chave de fendas e fazes um pequeno furo na tampa, menor que o tubo e não deverás ter problemas.

 

És de que zona?

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter ajudado e não ter dito nenhuma barbaridade, mas podes sempre pesquisar mais pela net.

 

Eu tinha o co2 ao nível do aquário, tinha a garrafa pequenina entre a mistura e o aquário e a válvula de retorno, mulher precavida.

 

O mais dificil é furares a tampa para meter o tubo, sem deixar ar, embora possas sempre meter á volta silicone.

 

Aqueces uma chave de fendas e fazes um pequeno furo na tampa, menor que o tubo e não deverás ter problemas.

 

És de que zona?

 

cumps

Susana

 

Olá de novo

 

Obrigado pela ajuda!

 

O sistema eu acho que consigo montar na boa.

 

Sou da Zona de Oeiras.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não tiveres uma válvula anti-retorno, impede que a agua do aquário entre para a mistura, mas se tiveres uma valvula e/ou a garrafa de mistura ao nível do aquário, não haverá problema

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é capaz de haver alguma diminuição no numero de bolhas por segundo, talvez. pelo menos o CO2 tem que percorrer um maior caminho para chegar ao aquario e vai perdendo pressao

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então a segunda garrafa serve apenas para isso?

 

 

Boas,

 

No meu entender não serve só para isso...

Servem tambem para que a " nhanha" que sai da mistela... ( Sai sempre alguma que fica mais leve e é levada com o CO2 ) , e que vá entopir tanto o difusor..

 

Ou seja serve para reter tambem alguma da " nhanha "...

 

Isto claro está no meu ponto de vista ... :)

 

P.S. Não perdes nada ... exprimenta...

 

Cumps,

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal

 

Desculpem lá "rescussitar" este tópico mas o que se passa é o seguinte:

 

Consegui na boa fazer o fermentador com a garrafa e a mistela e correu tudo lindamente....ficou a bombar na perfeição com uma pedra difusora.

 

Porém aquilo dura mto pouco tempo....praí 3 dias.... o ultimo que fiz dupliquei a dose de bicarbonato,de fermento(pus duas saquetas) e de açucar e mesmo assim só durou cerca de 4 dias.

 

No outro dia tive que mexer na garrafa e troca-la de sitio e aquilo parou de dar.

 

Estarei a fazerr algo errado?

 

Já verifiquei e não tenho fugas no sistema,está tudo perfeitamente selado com cola quente na tampa da garrafa e a tampa bem enroscada até quase partir.

 

o tubo que sai vai ligar a valvula anti-retorno e da valvula sai outro tudo para dentro do aqua com a pedra.

 

O que se passará?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela resposta

 

Fugas não me parece ter mas mesmo assim vou inspeccionar todo o sistema de novo...

 

Poderá ser de eu ter feito numa garrafa de 2 litros de cola?

 

A mistela fica cá mto em baixo mesmo com a gelatina no fundo toda a mistela nunca passa prai de 1/3 da garrafa...o resto fica vazio.

 

Será que se fizer numa garrafa mais pequena terá maior duração?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela resposta

 

Fugas não me parece ter mas mesmo assim vou inspeccionar todo o sistema de novo...

 

Poderá ser de eu ter feito numa garrafa de 2 litros de cola?

 

A mistela fica cá mto em baixo mesmo com a gelatina no fundo toda a mistela nunca passa prai de 1/3 da garrafa...o resto fica vazio.

 

Será que se fizer numa garrafa mais pequena terá maior duração?

 

Obrigado

 

boas mrross! conseguias postar uma imagem do teu sistema?

 

tambem te aconselhava a rever todas as ligações e junções do sistema, pode acontecer alguma delas estar a perder pressão por algum sitio.

 

quanto à receita:

 

-o "fermento" que utilizas é orgânico? é preferível ser orgânico, nesse caso as saquetas só irão conter levedura. não convém adicionar muita quantidade de levedura porque as leveduras para produzirem o CO2 realizam a seguinte reacção

 

Açúcar + H20 -> CO2 + Etanol . se existirem muitas leveduras vais ter muita "potência" de CO2 nas primeiras horas mas depois as leveduras morrem no seu próprio alcóol

 

-utilizas que água? não te esqueças que o Cloro inibe o crescimento de microorganismos, é um desinfectante

 

-eu utilizo uma garrafa de litro e meio e encho 1/4 (mais ou menos) com açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de levedura, depois meto a água.

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-eu utilizo uma garrafa de litro e meio e encho 1/4 (mais ou menos) com açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de levedura, depois meto a água.

 

 

Essa mistura de açúcar sem gelatina nunca experimentai mas experimenta essa.

 

Embora as receitas sejam simples, nem sempre sai bem à primeira.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não

se calhar não estás a deixar solidificar bem a gelatina. A mim aconteceu o mesmo. Assim as leveduras chegam muito rápido a toda a gelatina, e a mistura é logo consumida.

 

também é verdade. isso é um factor importante!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas.

 

O fermento que uso é em saquetas da Vahiné.

 

estive de volta da coisa e não notei qualquer fuga,no entanto abanei a garrafa e a mistela produziu imensa espuma.

 

Agora uma curiosidade: retirei a pedra difusora e coloquei somente o tubo directo no aqua e aquilo sem a pedra deita cerca de uma bolha por segundo,mas se colocar a pedra deixa de deitar...parece que o gas não tem força suficiente para passar pela pedra....ainda não percebi bem pq mas enquanto for bombando só com o tubo nem vou mexer mais...

 

O que acham?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.