Dúvida


Ric.Gomes

Recommended Posts

boas pessoal,

tenho 1 casal de ramirezis, e como companhia deste tenho 4 corys, tenho também alguns Red Cherrys e Caracóis.

gostava de povoar mais o aqua e questionava-me se seria de alguma forma possível colocar mais um casal de ciclídeos anões (que não ramirezis), o aquario é diminuto 54L apenas, mas gostava de ouvir opiniões. Gosto particularmente dos Apistogramma Viejita mas como são ambas espécies territoriais e o aqua é reduzido não sei se é viável junta-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como o paulo falou problemas territoriais

 

o que podes e adicionar uns 10 neons ...

 

tenho pena da criação desses crs lol

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o aquario é um pouco pequeno... se fosse maior... mas esses ciclideos devem ser muito parecidos com os meus altispinosas em comportamento, ambos sao os mikrogeographus, tenho 3 num aqua de 1 metro com casais de bocas.de.fogo e kribensis, e apesar de eles terem comportamento de ciclideo, parece mais automatico que outra coisa. é mega-giga pacifico, eles têm umas richas mega-giga pacificas. parece mais um peixe de cardume que um ciclideo... e chegam ao ponto de encardumar com esses peixes! Se meteres altispinosa julgo que é ok, agora podes ter o risco de haver hibridos nessa historia. Não metas é kribensis, primeiro não são tao anoes, e segundo já são Ciclideos com C maiusculo.

 

Apistos não sei, estou a decidir se ponho no meu aqua. Mas acho-os demasiado parecidos com os altispinosas...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tenho de averiguar.. :S

 

gostava de completar o aqua... e tinha pensado em neons mas morrem-me todos estou farto de fazer testes e mais testes e tpas e mudar a alimentação mas nada feito aguentam-se uns dias e depois gradualmente vão morrendo. e não arranjo explicação... coloquei duma 1º vez 4 morreram todos e depois meti mais 4 passado algum tempo e só 1 ficou vivo e aguenta-se em perfeito estado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se eu fsse a ti nao povoava mais o aqua... os ciclideos já por si fazem com que nao tenhas muito margem para meteres aí mais fauna...

 

mas tb tirava os red's, coitadinhos... parece-me que os ram's vao ter uma boa mariscada em breve... pelo menos com os meus seria assim ;)

Deus, Pátria e Familia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

recupero um pouco este tópico para colocar uma outra dúvida...

 

eu tinha uma ram fêmea gold mas troquei-a por uma german blue a +/- 4 dias. os 2 primeiros dias pareceu-me tudo natural o macho andava atrás da fêmea que nem um doido e andavam juntos tranquilamente.

ontem e sobretudo hoje noto que ela está muito agressiva com ele e o rapaz anda muito escondido. ainda so o consegui ver uma vez hoje atrás duma anubia e ela logo a correr com ele agora anda desaparecido não o vejo. també noto um pequeno aumento de agressividade para com os outros habitantes mas nada de significativo.

li num outro tópico aqui no forum que podia ter-se dado a desova e ela quisesse proteger os ovos mas ela nem sequer está estatica num ponto como se estivesse em protecção de alguma coisa.

outra coisa que pensei foi que pudesse ser um macho 'rabicholas' com a mancha rosa no ventre.

 

deixo algumas fotos de ambos:

macho

gallery_43850_2109_460703.jpg

fêmea

gallery_43850_2109_273016.jpg

 

 

P.s.: ela é prai 1cm maior que ele... será que influencia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo.

 

Partilho do teu entusiasmo pelos ciclideos anões, e como tal devemos preservar as suas necessidades territoriais minimas.

NOTA 1 - é muito complicado misturar diferentes espécies de ciclideos, relata-se agressividade esponencial entre diferentes espécies.

NOTA 2- Está estudado que um casal de Ciclideos anões necessita de pelo menos 60 cm de aquário para se estabelecerem, faço facilmente a ponte para os 60 Litros de água que este comprimento costuma representar ( Sendo que a altura aqui não vai contar muito ). Assim sendo, dois casais necessitam de 100\120cm de aquário ( menos se oferecidos esconderijos ). Densamente plantado ou não, 60 cm é muito apertado para dois casais dada a sua forte personalidade e necessidades territoriais.

 

Relativamente aos Red's , conheco outros casos de sucesso na mistura com Ram's. Aparentemente diferem neste aspecto dos outros irmãos Anões.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

 

PS 1º: Equaciona montar aos poucos um aqua de 1m, ou está mesmo fora de questão?

 

PS 2º: Esse comportamento da femea, parece-me, a fase que antecede a desova, onde a agressividade aumenta ao mesmo tempo que escolhe o local para a fazer.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua é de 60cm... e tenho apenas este casal de Rams. Também adoro ciclideos anões e gostaria até de ter outro tipo destas pequenas maravilhas. mas de momentos é-me impossível neste aqua devido ao seu tamanho reduzido. quanto ao aqua de 1m é de todo impossível por agora este tenho-o no meu quarto e no max. poderia ter um de 80cm devido ao espaço mas para primeiro aqua pareceu-me bem este com 60 apenas.

 

em relação ao comportamento puder ser o normal antes de uma desova e a confirmar-se essa mesma desova seria espectacular! :thumbup3:

 

adiciono só mais uma nota o macho embora seja 'atacado' esta com as cores cada vez mais exuberantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...