Praga de Algas Filamentosas - Como resolver?


Recommended Posts

Viva.

Tenho um aquário de aprox. 500 litros, e estou neste momento com dificuldade em controlar o crescimento das algas filamentosas.

O problema surgiu já depois de um ano de funcionamento "normal" e aparentemente saudável do aquário.

Trata-se de um aquário que está numa Clínica Dentária (mesmo no consultório), e portanto, a luz está ligada durante o horário de funcionamento da Clínica, numa média de cerca de 10 / 11 horas por dia.

 

Os parâmetros estão controlados à excepção dos nitratos que estão ligeiramente elevados.

Vou mantendo os níveis de nitratos regulados com TPA´s mais ou menos regulares e com Nitratex e Bio-Nitratex nos filtros.

 

Tenho 2 filtros Fluval 405, pH=7, temperatura = 26ºc aprox.

 

Relativamente à utilização de Nitratex, o produto é um adsorvente de nitratos, penso que é conhecido de muitos utilizadores. Pelo que li no folheto informativo do produto, após ocorrer absorção dos nitratos e saturação do produto (vê-se pela mudança de cor de amarelo para vermelho escuro), é suposto mergulhar o nitratex em água com sal / sem iodo.

Não encontrei à venda em Portugal, sal sem iodo. Pelo que li pela net, não é legal vender sal não iodado em portugal. Isto aparentemente afecta a eliminação dos nitratos do Nitratex, porque após a 1ª utilização, apesar de conseguir eliminar alguns nitratos (com sal normal), nunca consigo voltar a obter a cor semalhante à original - nota-se que parte do produto fica sempre vermelho.

 

Uma vez que se trata de um aquário numa Clínica Dentária como referi, tento ter um equilíbrio entre um aquário bonito, e o menos "trabalhoso" possível... Isto para explicar que após alguns meses de tentativas, eliminei todas as plantas naturais e agora tenho plantas artificiais apenas, porque as plantas naturais morriam com muita facilidade e libertavam partículas que em poucos dias entupiam os 2 filtros. Depois de retirar as plantas, os filtros trabalham durante semanas com o caudal constante.

 

Durante meses o aquário esteve impecável, mas recentemente surgiram estas algas filamentosas que repentinamente crescem, a ponto de formar uma "teia" que chega ao ponto de prender os peixes. As algas "prendem-se" sobretudo às plantas artificiais.

 

Já me falaram da hipótese de colocar um filtro UV... Não sei se faz sentido que resulte. Se alguém me conseguir ajudar, agradeço.

 

Cumprimentos, Nuno Couto.

 

Ficam as imagens (é de referir que as algas que se vêm têm cerca de uma semana de crescimento):

 

http://img85.imageshack.us/img85/4341/p1000944g.jpg

 

http://img62.imageshack.us/img62/2304/p1000946r.jpg

Editado por nuno_couto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas artificiais não são de todo aconselhadas para aquario, pois não absorvem quaquer tipo de nutrientes que sobram para as algas. Existem plantas pouco exigentes que deverias considerar, tipo anubias e microsorium. Por outro lado, colocar fauna que aprecie esse género de algas, nesse aspecto umas mollys são muito eficazes. E fazer TPA com frequencia para controlar os nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às plantas, já tive anubias e muitas outras espécies e todas elas morreram em muito pouco tempo.

O aquário é de uma boa marca e trazia lampadas T5 (tenho as mesmas ainda) e penso que a luz é adequada.

Apesar de ter muito tempo de luz, o aquário tem 2 lampadas e apenas tenho 1 ligada.

 

Resumindo, as plantas dão-se mesmo mal aqui. Já tive várias pessoas ligadas à aquariofilia a darem "palpites" para conseguirmos manter as plantas, e nenhum resultou.

Mantendo as plantas artificiais, por um motivo unicamente estético, há alguma forma eficaz de eliminar nitratos de forma "constante" ao nível dos filtros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

porque não plantas flutuantes? Geralmente são óptimas consumidoras de excesso de nutrientes e não ha grandes cuidados a ter a nível de luz (ficam mesmo por baixo da lampada!)

E, enquanto não resolves o problema, isso sai relativamente bem com uma escova de dentes. As algas "prendem-se" aos filamentos da escova.

 

abraço

 

Bruno Branco

Editado por bbranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Ja tive Lemna minor, mas a planta propaga-se a uma velocidade tal que tinha que tirar "canecas" daquilo muito regularmente. Agora tenho Limnobium Laevigatum. Sao maiores, propagam-se mais lentamente e esteticamente prefiro. Se tiveres alevins eles adoram esconder-se nas raizes.

Cobrem um pouco a luz, mas como tem tendencia a ir para a periferia do aquario, não ha grande problema. Se se começarem a propagar muito, retiras o excesso! Até há maneira de as fixar onde quiseres; ha quem faça uns pequenos canteiros flutuantes com tubo de ar (tipo uma boia fininha e larga) fixados ao vidro do aqua.

 

Estás onde? arranjo-te umas quantas se quiseres.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Tens carvão activo nos filtros?

É que se não tirares o carvão activo ele irá prejudicar as plantas.

Cumprimentos.

Viva.

Não tenho plantas. Tudo artificial. Aliás, um dos problemas é mesmo esse.

No caso de meter as tais plantas flutuantes lá terei que ter esse cuidado de retirar o carvão activo.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Ja tive Lemna minor, mas a planta propaga-se a uma velocidade tal que tinha que tirar "canecas" daquilo muito regularmente. Agora tenho Limnobium Laevigatum. Sao maiores, propagam-se mais lentamente e esteticamente prefiro. Se tiveres alevins eles adoram esconder-se nas raizes.

Cobrem um pouco a luz, mas como tem tendencia a ir para a periferia do aquario, não ha grande problema. Se se começarem a propagar muito, retiras o excesso! Até há maneira de as fixar onde quiseres; ha quem faça uns pequenos canteiros flutuantes com tubo de ar (tipo uma boia fininha e larga) fixados ao vidro do aqua.

 

Estás onde? arranjo-te umas quantas se quiseres.

 

Abraço

 

Bruno Branco

 

Viva.

Eu estou na Trofa, perto do Porto e tu?

Se me conseguisses arranjar umas plantas dessas, poderia ser uma boa solução.

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Eu estou na Trofa, perto do Porto e tu?

Se me conseguisses arranjar umas plantas dessas, poderia ser uma boa solução.

Obrigado pela ajuda.

 

Boas

 

Estou em Almada! Mas manda-me a tua morada por MP que eu na segunda-feira ponho umas no correio.

 

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres tentar fazer isto como deve ser em vez das plantas de plástico ?

 

É necessário mais informação:

- Dimensões do aquário CxLxA ?

- Substrato fértil: Tens ? Se sim marca e altura ?

- Substrato inerte: Tipo, altura e granulação ?

- CO2: tens ou tiveste ?

- Lâmpadas: quantas, watts por lampada, kelvin ratings ?

- Como estão montados os filtros (intakes e outakes)?

- GH, KH, pH da agua da rede

- GH, KH, pH da coluna de agua

- TPA: Fazes com que frequencia e em que percentagem ?

- Fauna: Que peixes tens lá dentro ?

 

Viva.

Obrigado pela ajuda.

Eu vou reunir os dados todos sobre o aquário e vou postar aqui para ver se conseguimos ter um "ciclo" que mantenha o aquário a funcionar.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem mete plantas aritificiais no aquario, deve concerteza meter conchas marinhas que faz subir muito a dureza da água e torna-se dificil para muitas plantas suportarem água tão dura. Isto é uma outra hipotese.

 

o melhor é ir fazendo TPAs alternadas com limpeza de filtro, porque as TPAs alem de reduzires o Fosforo (e os nitratos), também retira da coluna de água os esporos das algas. Com isso deves colocar um comedor de algas filamentosas, que são apenas os Comedores de Algas Siameses e os kilish Jordanella Floridae.

 

 

o problema é que há fauna que não suporta TPAs muito regulares...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.