nuno_couto

Membro
  • #Conteúdo

    10
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

nuno_couto's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Obrigado pelas dicas. Aqui fica um video que mostra como está a andar o aquário. Espero que gostem do resultado. Ainda vou fazer pequenas mudanças mas a montagem base será esta.
  2. João Miguel Silva Obrigado pela dica, desconhecia as corydoras assim desse tamanho tão pequeno, penso que vou tomar essa opção. Qd houver novidades coloco novas fotos :D LuanaP. Obrigado, o aquário é da marca Leo, modelo A-600, comprei numa nova loja na cidade da Maia, no centro comercial do Jumbo Maia e custou 150 eur, com filtro e aquecedor e com candeeiro LED com luz branca e/ou azul. Não sei se foi muito barato, mas foi uma daquelas compras por impulso, porque achei que era mesmo bonito. Alguem me consegue ajudar em relação ao termostato/aquecedor? Há algum problema por estar com esponja em volta?
  3. Boas. Montei um aquário Nano, partindo de um kit já preparado, com filtro interno tipo bio-box. Sei que as opções que fiz foram para criar um aquário bonito, não me preocupando até este ponto com a parte mais técnica. As dimensões são 60*24.5*24.5 (36 litros), não tem tampa e traz um candeeiro LED que faz parte do kit. Coloquei uma areia muito fina branca, e uma decoração básica com pedras e umas plantas artificiais de que gostei. Ficam as imagens: https://www.box.com/s/gytu8eqxyepz7a40uhf4 https://www.box.com/s/y996ihr1pk66k5cq2ns0 Neste momento tenho apenas 7 Néons Rosa (ou pelo menos é o que lhe chamaram na loja). Pedia ajuda em relação ao filtro. Ele tem 3 compartimentos, e no 1º a água circula de baixo para cima, e é onde está o aquecedor. Aproveitei esse espaço e perfurei à medida uma esponja de carvão activado para colocar o aquecedor no meio, de forma a ter maior filtragem. Em relação a isto, não sei se poderá ser um erro por ter o aquecedor em contacto com a esponja. Alguem tem ideia? No compartimento do meio (por ordem de circulação da água) tem lã filtrante, carvão activado e uma embalagem de cerâmica siporax mini. No último compartimento tem apenas uma esponja, que já vinha montada e que apenas segura o motor na altura certa. Em relação à filtragem, parece-vos bem? A ideia é ter apenas um cardume de peixes muito pequenos, e um ou dois peixes de fundo tambem muito pequenos. Quando fui à loja onde iria comprar os peixes, estava com a ideia de comprar Néons (ou Cardinais), mas desisti porque esses peixes estavam (na loja) a uma temperatura de 30ºC e segundo a pessoa que me atendeu, era suposto estarem assim para conseguirem sobreviver facilmente em aquário. Achei isso estranho, e optei por comprar estes para povoar o aquário, eles estavam a 26ºC. Tenho o aquário a 25 / 26ºC - depois de pesquisar minimamente na net, vejo que é a temperatura indicada para os cardinais. Gosto deles pela cor viva... Estava a pensar em trocar estes para outro aquário e colocar aqui um cardume de 10 Neons ou Cardinais, alguem me pode dar a opinião se é adequado? Alguem tem a ideia se eles sujam muito? Em relação a peixes que ajudem com a limpeza da areia, aconselham alguma espécie de peixe de fundo que cresça muito pouco? Obrigado.
  4. Viva. Obrigado pela ajuda. Eu vou reunir os dados todos sobre o aquário e vou postar aqui para ver se conseguimos ter um "ciclo" que mantenha o aquário a funcionar. Cumprimentos.
  5. Viva. Eu estou na Trofa, perto do Porto e tu? Se me conseguisses arranjar umas plantas dessas, poderia ser uma boa solução. Obrigado pela ajuda.
  6. Viva. Não tenho plantas. Tudo artificial. Aliás, um dos problemas é mesmo esse. No caso de meter as tais plantas flutuantes lá terei que ter esse cuidado de retirar o carvão activo. Obrigado.
  7. Bruno Branco Viva. Obrigado pela ajuda. Essa opção faz todo o sentido. Aconselhas alguma espécie específica? Essas plantas não vão "encobrir" a luz?
  8. Em relação às plantas, já tive anubias e muitas outras espécies e todas elas morreram em muito pouco tempo. O aquário é de uma boa marca e trazia lampadas T5 (tenho as mesmas ainda) e penso que a luz é adequada. Apesar de ter muito tempo de luz, o aquário tem 2 lampadas e apenas tenho 1 ligada. Resumindo, as plantas dão-se mesmo mal aqui. Já tive várias pessoas ligadas à aquariofilia a darem "palpites" para conseguirmos manter as plantas, e nenhum resultou. Mantendo as plantas artificiais, por um motivo unicamente estético, há alguma forma eficaz de eliminar nitratos de forma "constante" ao nível dos filtros?
  9. Baixa gradualmente a temperatura no termostato até atingires, no termómetro, a temperatura que queres. Os termostatos por vezes não estão bem calibrados. É possível, nalguns termostatos que seja o utilizador a fazer a calibração.
  10. Viva. Tenho um aquário de aprox. 500 litros, e estou neste momento com dificuldade em controlar o crescimento das algas filamentosas. O problema surgiu já depois de um ano de funcionamento "normal" e aparentemente saudável do aquário. Trata-se de um aquário que está numa Clínica Dentária (mesmo no consultório), e portanto, a luz está ligada durante o horário de funcionamento da Clínica, numa média de cerca de 10 / 11 horas por dia. Os parâmetros estão controlados à excepção dos nitratos que estão ligeiramente elevados. Vou mantendo os níveis de nitratos regulados com TPA´s mais ou menos regulares e com Nitratex e Bio-Nitratex nos filtros. Tenho 2 filtros Fluval 405, pH=7, temperatura = 26ºc aprox. Relativamente à utilização de Nitratex, o produto é um adsorvente de nitratos, penso que é conhecido de muitos utilizadores. Pelo que li no folheto informativo do produto, após ocorrer absorção dos nitratos e saturação do produto (vê-se pela mudança de cor de amarelo para vermelho escuro), é suposto mergulhar o nitratex em água com sal / sem iodo. Não encontrei à venda em Portugal, sal sem iodo. Pelo que li pela net, não é legal vender sal não iodado em portugal. Isto aparentemente afecta a eliminação dos nitratos do Nitratex, porque após a 1ª utilização, apesar de conseguir eliminar alguns nitratos (com sal normal), nunca consigo voltar a obter a cor semalhante à original - nota-se que parte do produto fica sempre vermelho. Uma vez que se trata de um aquário numa Clínica Dentária como referi, tento ter um equilíbrio entre um aquário bonito, e o menos "trabalhoso" possível... Isto para explicar que após alguns meses de tentativas, eliminei todas as plantas naturais e agora tenho plantas artificiais apenas, porque as plantas naturais morriam com muita facilidade e libertavam partículas que em poucos dias entupiam os 2 filtros. Depois de retirar as plantas, os filtros trabalham durante semanas com o caudal constante. Durante meses o aquário esteve impecável, mas recentemente surgiram estas algas filamentosas que repentinamente crescem, a ponto de formar uma "teia" que chega ao ponto de prender os peixes. As algas "prendem-se" sobretudo às plantas artificiais. Já me falaram da hipótese de colocar um filtro UV... Não sei se faz sentido que resulte. Se alguém me conseguir ajudar, agradeço. Cumprimentos, Nuno Couto. Ficam as imagens (é de referir que as algas que se vêm têm cerca de uma semana de crescimento): http://img85.imageshack.us/img85/4341/p1000944g.jpg http://img62.imageshack.us/img62/2304/p1000946r.jpg