JPA Publicado Dezembro 10, 2004 Publicado Dezembro 10, 2004 Basicamente quais são as diferenças, em termos de material e cuidados que deveremos ter, entre os reefs e e esse tipo de aquários? Os peixes assim como outros animais e plantas são fáceis de encontrar em lojas? Obrigado pelo vosso conhecimento! :D
Erazor Publicado: Dezembro 10, 2004 Publicado: Dezembro 10, 2004 Olá, Há aqui neste forum alguns posts com aquários da nossa costa, faz uma pesquisa. Essencialmente a maior dificuldade de manter um aquário da nossa costa é a nivel da temperatura no verão. O que acontece com alguns aquários da nossa costa é que no verão, caso não haja um Ar Condicionado ou um Chiller morrem, a temperatura da água facilmente chega aos 32º caso não tenhas um sistema de refrigeração, ou ventoinhas ( se bem que neste caso há pelo menos 2 considerações, estaremos a atirar com ar quente para a superfície da água e aumentar a temperatura desta e ao mesmo tempo aumentar a agitação da água à superficie, ou estaremos realmente a arrefecer a água ... ? ) Deixo aqui a questão para o pessoal expert em termodinâmica. A nível de fauna e flora (?) da nossa costa raramente irás encontrar em lojas cá em Portugal. Ou apanhas tu/amigo teu, ou então há uma empresa na Madeira que vende peixes da nossa costa, neste momento não tenho o link mas se quiseres, após procurar, posso dar-to por MP. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Jpbp Publicado: Dezembro 10, 2004 Publicado: Dezembro 10, 2004 A diferença é que os animais e plantas da nossa costa estão adaptados para temperaturas baixas, pois são de água fria. Ora num aquário, principalmente no verão, as temperaturas sobem acima do que seria normal para esees seres vivos no seu estado natural. Em todo caso penso que existem alguns casos de sucesso na manutenção de aquários da nossa costa, com alguns peixes/camaroes/anemonas que acabam por se adaptar. Existe a opção de utilizar um chiller para manter a temperatura constante...
Z Publicado: Dezembro 11, 2004 Publicado: Dezembro 11, 2004 "se bem que neste caso há pelo menos 2 considerações, estaremos a atirar com ar quente para a superfície da água e aumentar a temperatura desta e ao mesmo tempo aumentar a agitação da água à superficie, ou estaremos realmente a arrefecer a água ... ? " Estamos a usar uma propriedade da água, chamada "calor latente". É a quantidade de energia que uma determinada quantidade de água consome para passar do estado líquido ao gasoso. A água no estado líquido está permanentemente a passar ao estado gasoso, desde que tenha energia disponível (sob a forma de energia térmica) e baixa pressão de vapor. Ora, a água evaporada concentra-se junto à superfície e exerce "pressão" sobre as moléculas de água no estado líquido, impedindo-as de passarem a vapor (não me peçam para explicar camadas-limite...). As ventoinhas removem o vapor da superfície, permitindo que mais água se evapore e, ao passar ao estado gasoso, "consuma" energia térmica contida na água do aquário, baixando assim a temperatura. É o mesmo princípio da bilha de barro que mantem a água fresca: a superfície porosa aumenta a evaporação da água, baixando a temperatura do interior. Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.
JPA Publicado: Dezembro 11, 2004 Autor Publicado: Dezembro 11, 2004 A temperatura da nossa costa ronda os 19/20ºC (no verão). Os peixes têm a sua temperatura ideal, mas podem suportar temperaturas superiores ou inferiores (dentro de certos limites). Peixes como os góbios, em dias de verão e durante a maré baixa ficam retidos em poças que atingem temperaturas bem mais elevadas. Será que com 2 ventoinhas de PC de 12cm, não será suficiente para manter a temperetura de um aquário de 180l à volta dos 20ºC? Com um esquema destes terei de colocar um sistema de reposição, certo!? Já li aqui no forum que água engarrafada (7 fontes) pode ser solução, embora não a melhor. Li também que a água da torneira é proibida. Mas será que não existem neutralizadores dos compostos que essa água traz? Obrigado pela vossa colaboração.
João Cotter Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Os peixes têm a sua temperatura ideal, mas podem suportar temperaturas superiores ou inferiores (dentro de certos limites). Peixes como os góbios, em dias de verão e durante a maré baixa ficam retidos em poças que atingem temperaturas bem mais elevadas.Estes peixes suportam alterações de temperatura momentânea. O que não aguentam é permanecer muito tempo em temperaturas mais altas.Aqui vai uma citação de um comentário meu noutro tópico aqui do fórum: Os peixes mais vulgares nas nossas praias rochosas são os Gobius (ou vulgares cabozes), que se encontram com grande fartura e em diferentes tamanhos. Há uns anos atrás apanhei 2 e levei-os para o meu aqua. Têm um comportamento excepcional, domesticando-se rapidamente e vindo comer à mão. Parece inacreditável mas saltavam para fora de água para cima da minha mão para virem tirar comida. O problema é que a temperatura da água permanentemente mais alta faz com que o metabolismo destes animais fique muitíssimo acelerado e tenham que ingerir MUITO mais alimento. Acabam por emagrecer muito e sucumbir em menos de 2 meses. Será que com 2 ventoinhas de PC de 12cm, não será suficiente para manter a temperetura de um aquário de 180l à volta dos 20ºC?Tudo depende da temperatura exterior ao aquário e da quantidade de calor gerada na água pelo equipamento (iluminação, bombas, etc.). Num aquário com HQI's parece-me completamente impossível.No Verão também me parece impossível, a não ser com ar condicionado. A evaporação do aquário é que vai ser exagerada. Mas será que não existem neutralizadores dos compostos que essa água traz? Existem neutralizadores para alguns compostos, por exemplo, provocando a precipitação de alguns metais pesados. Mas a maioria dos compostos problemáticos permanece. A melhor solução é investir num sistema de osmose inversa e, melhor ainda, adicionar um desionizador à saída. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Recommended Posts