1º Aquario - Quais melhores soluções para avançar??


Alexandre Pais

Recommended Posts

Olá a todos

 

Inscrevi-me hoje neste Fórum, e desde já dou os parabens a todos os que ajudaram a sua criação e desenvolvimento. É 5*

 

Tive a oportunidade de ler alguns dos tópicos aqui abordados, e acho que realmente vou precisar da vossa ajuda porque estou a 0.

 

Decidi-me a montar um Aquario de Água Salgada, sonho de longa data, e que agora espero concretizar.

 

Então aqui vai:

 

Medidas 120x60x60. Em relação as medidas segui a sugestão de um amigo/menbro deste Fórum que me deu as primeiras luzes quanto aos passos a seguir. Aqui a única duvida é fazer com 50 ou 60 cm de profundidade.

 

Sump exterior, com reservatório de água doce e nivelamento automático de água ELOS. Será que justifica o nivelamento automático. Deixo a questão.

 

2 bombas EHEIM uma de 2300l/h e outra de 1200l/h. Pelo que li dos vossos comentários sobre as bombas, e mesmo em aquarios mais pequenos, no geral todos opinaram que quanto maior a litragem da bomba melhor. Estas são suficientes, ou é melhor apostar em bombas mais fortes?

 

Escumador artesanal com bomba EHEIM 1200l/h

 

Quanto a Iluminação, sera uma segunda fasé, mas deixo duas opções na mesa:

 

ELos Aquastop com 6 lâmpadas t8 de 30W

ou

Elos Aquawing com 4xt5 55w

 

Grande Abraço

Alexandre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Em primeiro lugar, bem-vindo ao Fórum.

 

Aqui a única duvida é fazer com 50 ou 60 cm de profundidade.

 

Se puderes fazer com 60 é melhor, não só pelo aumento da litragem do sistema, como para o aquascaping.

 

Sump exterior, com reservatório de água doce e nivelamento automático de água ELOS. Será que justifica o nivelamento automático. Deixo a questão.
O nivelamento automático tem vantagens se com ele puderes adicionar kalkwasser ao sistema - não conheço esse Elos!

 

2 bombas EHEIM uma de 2300l/h e outra de 1200l/h. Pelo que li dos vossos comentários sobre as bombas, e mesmo em aquarios mais pequenos, no geral todos opinaram que quanto maior a litragem da bomba melhor. Estas são suficientes, ou é melhor apostar em bombas mais fortes?

 

Para um aquário com esse tamanho necessitarás de pelo menos 8000 litros/hora de circulação. Pelo que entendo vais ter uma sump, pelo que necessitarás de uma bomba para fazer o retorno para o aquário - o melhor é apostares numa com um caudal superior.

 

ELos Aquastop com 6 lâmpadas t8 de 30W

ou

Elos Aquawing com 4xt5 55w

 

Mais uma vez digo que não conheço a marca Elos, mas para um aquério com as dimensões que pretendes e se queres ter alguns corais, as T8 não são as mais indicadas. As T5 podem ser uma boa opção se pretenderes ter apenas corais menos sensíveis. Para uma altura de 60 cm deverás pensar em colocar um sistema de HQI´s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente em relação a iluminação, nesse aquario so T5 e HQI! acho que devias apostar muito na iluminção pois é dsa coisas mais importantes em aquarios Reef por causa dos invertebrados e corais!! Eu tb estou a começar a montar o meu Reef e sou de Gaia pode ser que nos possamos ajudar um ao outro ou algo parecido!

Cumps

Seja ecologico, recicle,ajude o nosso planeta!

Dessa forma esta a ajudar os nossos QUERIDOS PEIXES!

Abraços

Daniel aka plastikboy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Decidi-me a montar um Aquario de Água Salgada, sonho de longa data, e que agora espero concretizar.

 

Ok, aqui está a primeira questão que deves considerar, queres manter um aquario de água salgada "só de peixes" ou um reef ?

 

Se fores para um aquario "só de peixes" e ponho as " " pq o que se considera um aquario só de peixes não invalida a aquisição de certos corais com menores requisitos de iluminação bem como maior resistência a possiveis comilões de corais ( anjos por exemplo ).

 

Após decidires este ponto, que é o primeiro passo para saberes que género de aquario marinho queres ter podes optar pelo equipamento em que vais investir.

 

Aquario de peixes - Bom filtro biologico ( seco humido, leito fluido, etc ) complementado por um escumador com alguma rocha viva, iluminação quanto baste para dar realce aos peixes e possivelmente alguns corais mais resistentes, actinodiscus, sarcophytons, etc.

 

Aquario de recife - Bastante rocha viva, escumador sobredimensionado caso exageres na carga biologica e queiras ter um coeficiente de segurança maior, boa iluminação, T8, T5, PC ou HQI conforme queiras ter corais moles, ou duros.

 

Em qualquer dos casos caso possas vai para o aquario o mais profundo possível, 60 cm de profundidade já te vai dar uma boa margem de manobra.

 

Relativamente à circulação de água, caso seja um reef, convem teres no minimo 20 x o volume total de água do aquario.

Aqui levanta-se outra questão, há que saber podicionar bem as bombas, pois podes ter bastante circulação de água, mas se esta estiver mal posicionada de nada te adianta teres esse caudal todo.

Caso optes por uma parede de rocha viva tenta colocar uma bomba a fazer a movimentação da água nessa zona, nada pior que rocha viva sem água a passar por ela, irá originar pontos de estagnação e de deposição de detritos.

 

Lê bastante, tanto neste forum, que tem imensos testemunhos válidos bem como forums estrangeiros, e tenta sempre ter uma apreciação crítica de tudo o que lês, nunca aceites algo como 100% correcto, pois uma regra da aquariofilia é o que funciona contigo pode nao funcionar com o vizinho do lado, tudo depende de imensos factores, não há 2 aquarios iguais.

 

Boa sorte

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais