Planárias e outros bichos estranhos


Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

 

já todos sabemos que não podemos usar medicamentos que contenham cobre em aquários de invertebrados.

 

mas existem muito sem cobre, o que se pode usar para acabar com planárias em aquários de invertes? especialmente se estes forem Crystal red.

 

cumprimentos

 

Ricardo Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Fluvermal, um comprimido por 50lts durante dois dias.

 

Tira os camarões senão podem morrer juntamente com as planárias.

Tens em Liquido tambem.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho o mesmo problema...E apareceram aquelas lapas brancas agarradas aos vidros e plantas. São minusculas mas são muitas.

Comprei dois Anatome helena para ver se comiam esta bicharada, mas até ao momento não vejo resultados. O senhor da loja que me vendeu os Anatome , falou-me que existem uns peixinhos muito pequenos que não atingem tamanho suficiente para comer os camarões e são muito bons a eliminar estas pragas, mas estão esgotados Já há bastante tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No artigo que está escrito em Português existe aí uma certa controvérsia no que diz respeito aos predadores das planárias, pois o autor recomenda as ampulárias para eliminar as planárias em aquários com camarões, mas já li aqui no Forum várias opiniões que indicam precisamente o contrário ! São as planárias que atacam as ampulárias e depositam ovos dentro da casca que depois de nascerem consomem a ampulária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rineloricaria sp. tenho esse peixe, muito engraçado, um bocado caro em relação a outros comedores de algas, e é seguro com camarões e come algas das plantas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirar os camarões pode-se tornar impossivél pois tenho centenas de crias, que mal se vêm.

 

 

 

Tambem tenho o mesmo problema...E apareceram aquelas lapas brancas agarradas aos vidros e plantas. São minusculas mas são muitas.

Comprei dois Anatome helena para ver se comiam esta bicharada, mas até ao momento não vejo resultados. O senhor da loja que me vendeu os Anatome , falou-me que existem uns peixinhos muito pequenos que não atingem tamanho suficiente para comer os camarões e são muito bons a eliminar estas pragas, mas estão esgotados Já há bastante tempo.

 

penso que esse tipo de lapa não faz mal as camarões

 

Rineloricaria sp. tenho esse peixe, muito engraçado, um bocado caro em relação a outros comedores de algas, e é seguro com camarões e come algas das plantas.

 

não estamos a falar de algas!

 

o que eu vejo no aquário são tipo minhocas, muito pequenas, não mais do que 5 mm e muito finas e andam no meio do substrato, e volta e meia vai desaparecendo um ou outro camarão (vejo os mortos)

 

eu so as vejo quando mexo no areão, mas provavelmente durante a noite andam a caça dos camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São planarias e sim atacam camarões, principalmente crias mas juntas atacam também camarões adultos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo.

 

Ha tambem quem tenha posto o Fluvermal com os camarões dentro e sem baixas.

Apenas fizeram referencia a tirar algumas ampularias, neritinas etc etc.

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que os camarões juvenis se aguentam ao tratamento ??? Hoje é que vi bem que já tenho um trio de parasitas mesmo com a mudança de substrato....lapas, piolhos de água doce e umas minhocas brancas microscópicas que andam no vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro pelo que li ele utilizou o Fluvermal num aqua de criação.

O user foi o Luis Alves, passo a citar:

 

boas

 

tambem tinha o meu plantado e o meu aquario de criaçao de camaroes cheio de planarias... muitas mesmo... no plantado cheguei a ver a devorarem camaroes (era a duzia em volta de 1).... sei que utilizei um medicamento humano que me foi indicado aqui no forum, e ate hoje nao vi mais nenhuma, tive foi de tirar os caracois neritina porque aqui mata-os... e nao tenho visto a praga de caracois minusculos que agora me falha o nome....

 

O nome que lhe faltava era o Fluvermal como indiquei aqui.

Segundo ele não teve baixas.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além da excelente função que têm são bonitos os peixes.

Boa sorte então e vai dando noticias.

 

Acho que esses peixitos ñ devem ser faceis de encontrar pelo que tenho lido mas se souber algo digo-te.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em varios sites de camarões falam sobre este medicamento Fenbendazole, será fácil de arranjar por cá?

 

pelo que pesquiso, terão que ser mesmo eliminadas com um químico, pois se as cortar-mos ou esmagar-mos elas voltam-se a regenerar, e em vez de uma passamos a ter 2 em caso de apenas um corte, ou varias dezenas em caso de as esmagar-mos...

 

amanha ja vou andar ai as voltas para ver o que consigo encontrar este medicamento.

 

para ajudar a festa, também tenho disto Nematóides, o que vale é que o tratamento é o mesmo das planarias.

 

amanha vou andar a caça de planarias e Nematóides.

 

vou tirar grande parte dos invertebrados, mas vou deixar alguns mesmo para experiência, se tudo correr bem farei um topico apenas para isso, se correr mal, aviso aqui e altero o nome deste tópico LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também estou com o mesmo problema num aquário com camarões! Planárias, minúsculos vermes brancos e dáfnias...

O nannostomus marginatus (peixe-lápis anão) é mesmo uma solução para as planárias, dáfnias, etc? E deixará as crias de camarão em paz?

Se alguém me pudesse confirmar agradecia.

 

Cumps.

 

João Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o grande problema de usar outros animais para comer planarias e afins é mesmo esse, as crias de camarões também poderão fazer parte da ementa.

 

existe ainda outro problema, as planarias são animais nocturnos e durante o dia andam sempre dentro de substrato, não sei que comportamento têm esses peixes, se também andam a casa durante a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já agora será que aqueles caracóis carnívoros que se alimentam de outros caracóis não comem as Planarias?

Outra maneira de dificultar a vida das planarias seria deixar uma luz ligada.

Sempre são formas mais naturais de lidar com esta praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho aquário com musgo de java e neocaridinas e ultimamente não tenho dado comida, eles apenas se alimentam dos detritos no musgo e das algas...

Mas as pragas continuam lá. Ainda ontem vi as planarias a deslizar pelo vidro, e as dáfnias a nadar... Pensei que ao não introduzir comida no aquário estes animais acabariam por desaparecer mas pelos vistos...

 

Cumps.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neuras é difícil acabar com elas só deixando de dar comida, isto pq o próprio aquário ao estar maturado é uma fonte de alimentação.

 

 

 

 

Fenbendazole = Panacur (medicamento veterinário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em varios sites de camarões falam sobre este medicamento Fenbendazole, será fácil de arranjar por cá?

 

pelo que pesquiso, terão que ser mesmo eliminadas com um químico, pois se as cortar-mos ou esmagar-mos elas voltam-se a regenerar, e em vez de uma passamos a ter 2 em caso de apenas um corte, ou varias dezenas em caso de as esmagar-mos...

 

 

Ricardo, se quiseres um pouco de Fenbendazol apita q t desenrasco isso.

 

Eu tive grandes problemas no passado c planárias no aqua dos CRSs e nos dos Sulawesi, devo dizer q morreu quase tudo - havia novelos de planárias em volta dos camarões mortos mas sempre pensei q fosse culpa minha.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

R. Fonseca como conseguiste minimizar as coisas com as planárias?

Só com Fenbendazol? Ou tiveste que desmontar os aquas devido às baixas?

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desmontei os dois aquas :) .

 

Mas foi o melhor q fiz, hoje, depois da remodelação, os aquas estão espetaculares e transpiram saúde.

 

Num deles ainda usei Fluvermal mas como tinha muita matérias orgânica penso q ficou agarrado e qualquer coisa q colocava dentro (especialmente camarões) iam morrendo lentamente.

 

Quanto ao Fenbendazol ainda não experimentei c camarões mas já li em vários sites q é bom para este tipo de praga - eu tenho-o p desparasitar os discus quando necessário.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais