comprar substrato fertil - orçamento


Zélito

Recommended Posts

boas.

andei a pedir orçamentos para uma aqua de 300l e tinha pedido como substrato fertil o elos botton mineral e o resto seria akadama.

em primeiro lugar o aqua destina se a fazer um plantado com tapete de elocharis parvula (ou algo assim muito parecido)

 

eis o que me apresentaram:

"O elos botton mineral de 5l é medida unica e necessita de 4 embalagens e o preço unitário é de 28,37€. O que dá um total de 113,48€.

No caso da Terra Zero, contando 3 embalagens de 100gr a 17.46€ cada, totaliza 52.38€.

O Terra Medium aconselhamos 2 sacos de 15 L a 89.38€ cada. No total de 178.76€"

 

na minha opiniao isto e 1 ABUSO!

eu penso que 15 ou 20l de elos botton mineral, completado com akadama por cima, ja sera mais do que suficiente!

caso contrario, quase que gastarei mais em substrato fertil do que no resto do aquario todo!

 

de qualquer modo preciso da vossa opiniao!

 

obrigado e cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as medidas do aquário?

 

Para teres uma noção dos litros que precisas, faz base x 3 cm de altura.

 

O substrato sai bastante caro. Mas há outras formas, nomeadamente humus de minhoca, que sai bastante mais barato. Mas aí já entro em caminhos que pouco percebo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido sobre substratos,

estas a querer comprar um Ferrari pelo peço de um Renault Clio.

 

Qualidade paga-se amigo.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Segundo o Tom Barr, ele não verificou diferenças no crescimento de plantas em que usava substrato fértil para as plantas que usava apenas fertilizante líquido.

 

Elas conseguem ter todos os nutrientes que precisam a partir das folhas (fertilização líquida) não tirando qualquer partido do substrato fértil. Também já vi aquários em que apenas se usava substrato fértil e com bons resultados. Mas sabes que substrato usavam? Usavam húmus... nada dessas cenas finas. Qualquer substrato fértil que se solte na água cria um problema de algas se não se tomar medidas.

 

Vantagens de substrato fértil: podes não precisar de fertilizar por líquido, menor risco de algas.

Desvantagens: Eventualmente esgota-se; Não podes mexer muito (desenraizar plantas principalmente); se não for húmus sai caríssimo. Pode não ser suficiente.

 

Vantagens fertilização líquida: se bem feita é completa e com 50€ és capaz de ter fertilizante para todo o ano.

Desvantagens: Se mal aplicada pode provocar algas, matar invertebrados, é preciso controlar os consumos e adaptar a fertilização aos mesmos.

 

Em qualquer uma das soluções terás que testar os nitratos e fosfatos e fazer tpa para controlar os mesmos caso as plantas não consigam fazer reduzir. Neste caso ter um substrato fértil minorava a quantidade ou frequência de tpa.

 

 

A minha opinião é: faz fertilização líquida que te sai mais barato, permite-te estar a plantar e replantar e desenterrar sem problemas, garante-te uma alimentação completa das plantas e se não tiveres grandes consumos pode-se fazer uma vez por semana apenas. Usa apenas akadama shaolin que tem boa granulometria e estética, não se desfaz facilmente clarifica-te a água e por 18€ tens 15l....

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja muito obrigado pelas opinoes.

umus de minhoca nao deve dar para aquilo que quero e pelo que ja li, nesses caminhos tambem nao me meto. lol

gosto muito de aquarios, mas nao sou nenhum proficional em que valha a pena gastar 300e so por 1 substrato que ao fim d 1 ano esta esgotado ou algo perto disso!

:flick_tongue:

ok base e 150x40, logo preciso de 18l de substrato! :thumbup3:

sendo assim punha 20l de substrato elos botton mineral com akadama por cima!

 

o que acham? :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso fertilizaçao liquida no meu aqua de 90l!

tipo nesse aqua a fertiilizaçao liquida rende e e boa mas para um aqua de 300l acho que e mais vantajoso ter substrato fertil.

mas continuo a acha desnecessario ter 3 tipos de substrato.

1 susbtrato fertil + akadama acho que sera bom!

gastar cerca de 130e so em substrato ja e mta sopa! :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja muito obrigado pelas opinoes.

umus de minhoca nao deve dar para aquilo que quero e pelo que ja li, nesses caminhos tambem nao me meto. lol

gosto muito de aquarios, mas nao sou nenhum proficional em que valha a pena gastar 300e so por 1 substrato que ao fim d 1 ano esta esgotado ou algo perto disso!

:flick_tongue:

ok base e 150x40, logo preciso de 18l de substrato! :thumbup3:

sendo assim punha 20l de substrato elos botton mineral com akadama por cima!

 

o que acham? :eusathink:

 

 

boas, isso depende do que queres fazer... Queres por o substrato direitinho ou pretendes fazer partes do substrato com algum relevo. Procura no site da Elos, lá tens as referencias ás quantidades necessárias. Mas digo-te já, que ficas com um substrato que dá para qualquer plantas que queiras lá meter; depois tens a luz e o co2, mas isso são outras histórias. Essa das plantas estarem num substrato inerte e serem suportadas por fertilização líquida gastando 50.00€ num ano também tem barbas. Só se forem plantas como anúbias, fetos de java ou musgo.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

para 300l de água:

ferro 1l 21€ a 3 ml por dia (0,2ppm q é o triplo do recomendado) dá 333 dias

micros 1l 19€ 3 ml por dia (dose recomendada) dá 333 dias

500 gr kcl 6€ 7.5ml por dia (2,5ppm) dá 333 dias

500 gr kh2po4 10€ 1,5 ml por dia (0,35 ppm) dá para 333 dias

 

preços da HA

 

total=56€ para os 333 dias que dá 61€ por ano num aqua de 300l...teoricamente num aqua de 60l seria 5 vezes mais barato ou seja 12€ por ano.... mas n sei se os micros e ferro durarão 5 anos....mas podem sempre arranjar 4 amigos e fazer a divisão lol..... isto para um aqua de consumo já bem puxado e considerando, o normal, que os nitratos são produzidos em quantidade suficiente pelo aqua.

 

Agora... podem ser mais esquisitos nos micros e ferro e querer comprar os mais caros... aí é que é um grande furo na carteira lol. Mas 61€ em fertilizantes por ano, para um aqua de 300l, não está nada mau em?

 

O elos bottom parece-me uma boa escolha mas desnecessário para uma planta fácil como a parvulla. Não é exigente em nutrientes.... apenas pede mais pelo co2... e depois de estar fechada..fechou... não há pressas para mais nada.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que antes de tudo mais precisas de pensar que tipo de montagem queres fazer? QUeres desmontar daqui a um ano ou 4?

 

Existem bastantes diferenças...

 

Por exemplo se fores utilizar echinodorus, vais precisar de substrato fértil, ou de pastilhas, pois elas preferem nutrientes pelas raizes que pelas folhas.

 

Ou seja, pensa bem antes no que queres e depois faz as compras.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que antes de tudo mais precisas de pensar que tipo de montagem queres fazer? QUeres desmontar daqui a um ano ou 4?

 

Existem bastantes diferenças...

 

Por exemplo se fores utilizar echinodorus, vais precisar de substrato fértil, ou de pastilhas, pois elas preferem nutrientes pelas raizes que pelas folhas.

 

Ou seja, pensa bem antes no que queres e depois faz as compras.

 

Abraço

boas rapaz.

o aqua e para ficar montado durante muito tempo sim ;)

obvio que quer apostar num substrato fertil e, se quiser tudo do bom e do melhor, nao e dificil saber o que querer.

o problema e que e um estouro para a carteira e questiono a necessidade de ter um substrato fertil todo xpto!

apenas 1 bom substrato fertil com akadama parece me mais do que razoavel e do que necessario para as plantas que tenciono colocar. depois quando o substrato se esgotar, vao smarties para o solo ;)

 

eis as plantas que tinha em mente (repito apenas penso por, ainda nao esta nada decidido em concreto)

Para o tapete - Eleocharis parvula (Eleocharis "Mínima”) e musgo de java.

Pequenas e médias - Anubia Cryptocoryne verde e vermelha Rotala sp. 'Nanjenshan' Rotala wallichii e green também. Echinodorus portoalegrensis

Altas - Valisneria elodeas Higrofila Anã Higrofila Sunset Ludwigia ovalis, e talvez Heteranthera zosterifolia Stargrass

 

aceito muitas opinioes :) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sobre substratos...comprei JBL Manado e saiu a pouco mais de dez euros um saco de 3 litros. Não me parece mau.

 

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sobre substratos...comprei JBL Manado e saiu a pouco mais de dez euros um saco de 3 litros. Não me parece mau.

 

Cumprimentos

boas. ja ouvi falar jbl manado e sim e muito barato.

ja vi aquas lindos contruidos com substrato jbl.

sera que cerca de 25l de jbl manado e suficiente?

com isso ainda e preciso a akadama?

que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem acho que vou optar mesmo so por por cerca de 25l jbl manado.

deve ser o suficiente e trata se de um substrato que nao me altera o pH.

e e muito mas muito mais em conta.

os da ellos poe o pH mais acido!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso não me parece substrato fértil. Parece-me muito mais com a akadama.

 

Não quer dizer que não tenha nutrientes, simplesmente não foi formulado para fertilizar, não libertando grande quantidade de nutrientes. Ele é para se usar como principal...tal como a akadama. Se usares esse substrato terás que usar também fertilização líquida. Akadama aqui é muito melhor solução porque é basicamente a mesma cena e muito mais barato mesmo.

 

Porque não húmus? não tens mais riscos que os outros substratos férteis e já é mais que sabido que as plantas adoram e que o preço é ridiculamente baixo.

 

cumps

Editado por pedrioo

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso não me parece substrato fértil. Parece-me muito mais com a akadama.

 

Não quer dizer que não tenha nutrientes, simplesmente não foi formulado para fertilizar, não libertando grande quantidade de nutrientes. Ele é para se usar como principal...tal como a akadama. Se usares esse substrato terás que usar também fertilização líquida. Akadama aqui é muito melhor solução porque é basicamente a mesma cena e muito mais barato mesmo.

 

Porque não húmus? não tens mais riscos que os outros substratos férteis e já é mais que sabido que as plantas adoram e que o preço é ridiculamente baixo.

 

cumps

tambem se pode equacionar por o ellos botom mineral e o jbl por cima nao?

e onde se pode arranjar humes de confiança? usas?

akadama desfa se em lama depois...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A akadama shaolin é bem dura e granulometria muito boa... é a que uso e não acredito que se desfaça brevemente.

 

Húmus podes encontrar nos hortos ou floristas e fazes o tratamento. Há posts a explicar como. Mas podes também comprar húmus da prodac... que já não sai tão barato...

 

Outra solução de que me lembrei agora é...bolas NPK :bs_quesexclaim:

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok muito obrigado a todos pelos concelhos.

neste momento estou mais inclinado por gastar mais um bocadinho e por o ellos botom mineral e por cima o jbl.

o principal motivo deve se ao facto de nao querer recorrer a fertilizaçao liquida muito cedo, visto que num aqua de 300l, um frasco daria para cerca de 1 mes...

 

cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uhm... um frasco um mês?

 

falas de micros? Os que uso são os da HA e são muito mais concentrados, pelo que aguenta muito mais tempo. Já te fiz as contas todas numa mensagem anterior neste post... 19€ para 333 dias.

 

O bottom mineral entendo que queiras usar para substrato fértil... mas qual é razão para usares o jbl manado para substrato principal vs akadama?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uhm... um frasco um mês?

 

falas de micros? Os que uso são os da HA e são muito mais concentrados, pelo que aguenta muito mais tempo. Já te fiz as contas todas numa mensagem anterior neste post... 19€ para 333 dias.

 

O bottom mineral entendo que queiras usar para substrato fértil... mas qual é razão para usares o jbl manado para substrato principal vs akadama?

 

cumps

supostamente o jbl ajuda mais a controlar a quantidade de nutrientes que repassa para a coluna de agua e faz com que o substrato nao se esgote tao rapido e ainda me ajuda no controlo de algas. o que uso acho que e da tetra - plant grow. mas tenho que ir investigar essa marca da HA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso de reter os nutrientes... soa-me a treta lol.. se for o mesmo preço da akadama, fixe..se for os 10€ por 3 litros acho que não vale a pena. HA é a horizonte aquatico..loja online patrocinadora do fórum.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso de reter os nutrientes... soa-me a treta lol.. se for o mesmo preço da akadama, fixe..se for os 10€ por 3 litros acho que não vale a pena. HA é a horizonte aquatico..loja online patrocinadora do fórum.

 

Cumps

neps ate e bem barato. 34e por 25l :) por isso parece me bem razoavel.

obvio que nao acredito bem nessa treta do retem nutrientes e etc... mas pronto ha que dizer que a mim ate me parece bom e a bom preço :thumbup3:

 

cumps :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai é? então já não me parece assim tão mau eheh 10€ 3l deve ser o aquabasis que é fértil.

Posso perguntar onde compras?

 

Então já tens as ideias feita é?

 

abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai é? então já não me parece assim tão mau eheh 10€ 3l deve ser o aquabasis que é fértil.

Posso perguntar onde compras?

 

Então já tens as ideias feita é?

 

abraço

sim acho que vou mesmo por isso.

a vontade. eu estudo em lx e vivo em leiria.

neste caso, os substratos e preço de leiria da fishroom

mas para equipamentos, recorri a primefish, em lx, que tem preços imbativeis (e acho que de plantas tambem)!!!

 

cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.