Os meus nanolagos...


Recommended Posts

Viva,

 

Um lago pode ser qualquer recipiente aberto que coloquemos no exterior e que consiga manter um pouco de água o ano inteiro.

 

Convém é que seja decorativo... ou arranjam-se problemas com esposas ou mães.

 

Devido a esta (pouco razoável) restrição, comecei a usar vasos de plantas. Os vasos, em vez de serem cheios com terra passam a ter água. Recorrendo a plantas marginais (das que saiem fora de água) consegue-se realmente um decorativo vaso de plantas que poderá conter também peixinhos.

 

Além da melhor aparencia, as plantas ajudam a manter a boa qualidade de água.

 

Os vasos têm este aspecto:

 

vasos.jpg

 

 

Vaso 1

 

vaso1.jpg

 

Este é o vaso dos peixes do paraiso. Tenho 2 casais. O verão passado via frequentemente ninhos de bolhas, não sei portanto se não terei mais alguns. Eles andam por lá, vejo-os com frequencia próximo da superficie.

 

Vaso 2

 

vaso2.jpg

 

Este vaso está tristemente depenado mas, no verão, é o mais bonito. É o vaso do Lotus! O lotus é uma planta aquática parecida o nenufar mas que dá flores espectaculares, saindo mais de 50 cm fora de água. Olhem com atenção - já lá vêm os rebentos de lotus!

 

Vaso 3

 

vaso3.jpg

 

Este é o vaso da Sagitaria Sp. Florida. Também não gosta do inverno mas está neste momento já a rebentar. A sp. Florida fica com folhas fora de água extremamente parecidas às da Echinodorus.

 

Vaso 4

 

vaso4.jpg

 

Este é o vaso dos Aphanius mento "Bor". São bonitos killies provenientes da Turquia. O vaso consegue manter uma pequena população que se reproduz no verão, repondo gerações e permitindo-me ficar com mais alguns peixinhos.

 

Vaso 5

 

vaso5.jpg

 

Este é o vaso do Inhame "Black Beauty" - estava com medo que não sobrevivesse ao inverno mas está cheio de folhas novas. Torna-se também uma planta muito decorativa, com as suas folhas enormes, de um negro aveludado.

 

Vaso 6

 

vaso6.jpg

 

É o vaso do Juncus effusus 'Spiralis' - este junco tem a vantagem de ser macio, as suas pontas não picam, como acontece com outros juncos.

 

Aqui é possivel ver o "truque" que geralmente uso: planto as plantas marginais num vaso dentro do vaso principal.

 

Vaso 7

 

vaso7.jpg

 

É o vaso das Heterantia formosa, um pequeno viviparo e que se dá às mil maravilhas dentro do vaso.

 

 

Et voila, estes são os meus vasolagos.

 

Se repararam, nem todos eles têm uma população permamente de peixes.

 

Os de momento sem peixes servem, de inverno, para criarem dafnias e larvas de mosquito e, de verã,o são berçários: é onde coloco as crias de killies para que cresçam rapidamente, graças aos inúmeros infusórios que por ali proliferam.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, eu já o disse muitas vezes mas volto a repetir.

 

O simples é por vezes o mais belo. Esses vasos devem ficar lindissimos no verão, espero que coloques mais fotos.

 

Continua e parabens.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande ideia miguel, alem de bonito dá para aproveitar as podas do aquario.

Os vasos que usas sao de quantos litros?

que plantas melhor se adaptam?

Retirei recentemente a higrophila sunset do aquario e tive pena de a deitar fora, será que aguentam num vaso?

 

Vai colocando fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem de facto, espectacular!

 

Assim as mãmas até deixam encher a casa o jardim, varandas e tudo mais de vasos com peixinhos!! A ver se consigo convencer a minha! :character0050:

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha visto assim nas num site brasileiro.

 

olha esses vasos quanto levam de agua +/- ???

 

nao tens filtragem, certo ???

 

mais uma coisa que cuidados tens com a lotus?

 

tens isso abrigado do tempo ou esta mesmo ao tempo....

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os meus 4 estão optimos, passaram o inverno na boa e agora, com o aumento de temperatura, estão vivaços, suspeito que estarão a fazer ninho já no proximo mês.

 

Mantenho-os no quintal num local muitissimo pequeno: num vaso para plantas de 60 litros... :P

 

Miguel

 

 

Boas

 

Penso que os vasos são de 60lt, pelo menos o vaso dos peixes paraiso.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas todas onde as conseguiu arranjar?

 

Viva,

 

Algumas, como a Lotus, foram adquiridas no Koi Park.

 

Outras já as mantenho à tantos anos que nem me lembro onde as arranjei...

 

Uma parte delas apanhei-as na natureza.

 

Por exemplo, o Myriophilum colectei um ou dois pés o ano passado, num rio em Alpiarça e agora já enche o vaso dos Paraiso.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os vasos são todos iguais, têm uma capacidade bruta de 70 litros.

 

Filtragem? Nah.

 

Como eu passo a vida a dizer... a grande vantagem de um lago, mesmo que seja um nano-lago é que não precisa de um sistema assistido de manutenção da vida, ao contrário de um aquário.

 

Portanto, nada de filtros, nada de bombas e nada de oxigenação artificial.

 

Senão não é um lago, é um aquário ao ar livre.

 

Num lago podemos recorrer a diversos factores para assegurar um meio propício aos seus habitantes:

  • Jogamos com a profundidade para conseguir efeito tampão na temperatura e estratificação térmica: os peixes vão procurar a zona onde se sentem melhor.
     
     
  • Jogamos com a vegetação aquática para garantir a qualidade de água e para obter uma boa oxigenação.
     
     
  • Jogamos até mesmo com as algas, permitindo um bom crescimento de infusórios e dáfnias, que alimentam por sua vez os peixes, reduzindo ou mesmo eliminando a necessidade de lhes dar alimentos.

Equipamentos como filtros e bombas de água destroiem a estratificação, diminuem drasticamente o efeito tampão da temperatura e reduzem a carga de infusórios da água (por vezes até a eliminam quase por completo: é o caso dos filtros UV).

 

Adicionalmente, os lagos mecânicos exigem um constante esforço de manutenção (as bombas e o material filtrante têm que ser limpos regularmente para não entupirem) e podem gastar uma electricidade considerável, dado que exigem bombas potentes.

 

Na minha modesta opinião, um lago sem componentes mecânicos torna-se mais interessante.

 

Ok, há alturas do ano em que a água fica turva... no meu lago, a água só fica realmente transparente de inverno mas a sua qualidade é sempre óptima, sem nitritos nem nitratos. As plantas de fundo (sobretudo vallisnerias, sagistarias e elodeas) asseguram sempre uma boa oxigenação e é possivel ver as inúmeras correntes de bolhas, dirigindo-se para a superficie.

 

Se tirar um copo com água junto à margem e o colocar contra o sol, vejo uma infinidade de bichinhos passeando de um lado para o outro... aquilo está cheio de infusórios. No verão até aparecem peixinhos minúsculos entre os infusórios.

 

À superficie aparecem os alfaiates, detectando as presas que caiem na água...

 

Ou seja, um lago pode ser realmente um meio muito próximo do natural. Mantendo uma população equilibrada de peixes, nem sequer será preciso dar comida e as gerações irão sucedendo-se.

 

 

Miguel

PS- Não tenho cuidados especiais com o lotus mas ainda só o mantenho há um ano, talvez deva renovar o solo no proximo ano.

 

ja tinha visto assim nas num site brasileiro.

 

olha esses vasos quanto levam de agua +/- ???

 

nao tens filtragem, certo ???

 

mais uma coisa que cuidados tens com a lotus?

 

tens isso abrigado do tempo ou esta mesmo ao tempo....

 

abraço

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto a TPA's, com que frequência fazes e em que quantidades???

 

Parâmetros da água???Tens um Kh muito alto???

 

Quanto a substrato...tens outros vasos dentro dos grandes ou colocaste turfa coberta com areia para poderes plantar???

 

Apanham algum tipo de sol directo ou estão sempre à sombra???

 

Podias desmistificar alguns pequenos truques que usas...he he

 

Adorei a tua ideia e acho que vou fazer igual...he he...parabéns...sempre pensei ter Lotus porque tem uma flor que considero muito linda, mas não tenho forma de a ter no meu aquário...e finalmente descobri uma forma espectacular de a ter..he he..num nano lago como os teus...he he

 

Parabéns e logo futuro para os teus Nanolagos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

olá a todos, sou novo por aqui,

 

adoro plantas e nos últimos tempos tenho me dedicada ás aquáticas em "pias de pedra", já tenho jacintos, alfaces d'agua, cavalinhas e sombrinhas chinesas que dispenso para quem quiser, no entanto gostaria de saber onde encontrar lótus, papyrus brasileiro e inhame negro.

 

se algum de vocês me poder ajudar era óptimo.

 

obrigado e parabéns pelos vossos trabalhos.

Editado por luisr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais