Dúvida em relação ao substrato


hugo_lopes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Finalmente arranjei um aquário um pouco maior para os meus peixitos e estava a pensar colocar plantas desta vez.

Acontece que estou muito indeciso quanto ao substrato. Já tinha feito pesquisas aqui no forum e apercebi-me que seria necessário substrato fértil e outro inerte mas quando comprei o aquário o senhor da loja disse que não era necessário e que bastava um areão normal. Então fiquei baralhado e não sei o que colocar.

Pelo que vi nas fotos de outros utilizadores o mais habitual parece ser a akadama mas gostava de conhecer outras alternativas e que me esclarecessem se o tal substrato fértil é necessário, se sim qual o tipo.

Já agora quanto ao aquário, comprei já com filtro e termoestato tudo da marca Elite. Conhecem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, conheço a marca. Não é de topo mas é boa.

 

È natural que fiques confuso quando niguém explica nada.

O substrato fertil só é necessário para quando se pensa colocar plantas no aquario. Nem todas as plantas necessitam, mas a regra geral é de que a maioria das plantas necessitam deste tipo de substrato para a sobrevivencia. Tudo depende da escolha das plantas! Mas a não esquecer são os outros factores essenciais para as plantas: iluminação, c02, fertilização.

Dentro dos ferteis tens vários tipos, desde o humus de minhoca aos substrato próprios de marca. Em regra o preço acompanha a qualidade (mas muitas lojas abusam e quase chega a ser roubo). Como marca de topo tens a ellos mas tens outras bem mais acessiveis como a tetra e a sera, escolha não falta. O mais barato de todos é o humus, porém tem alguns incovenientes e dá trabalho, mas há quem adore; Eu não recomendo.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato fértil depende das plantas que queres ter no teu aquário. Se optares por plantas como as anubias por exemplo não necessitas de ter um substrato fertil desde que faças fertilização liquida.

 

Com a certeza que tendo um substrato fértil o leque de opções de plantas é bem maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

Realmente esse tópico é bastante elucidativo e pude ver que existem várias hipóteses.

Como não vou encher o aquário com plantas acho que vou jogar pelo seguro e aplicar akadama e mais tarde se necessário aplicar fertilizante liquido.

Só fico na dúvida se coloco outro tipo de inerte por cima da akadama apenas por motivos estéticos mas isso logo se vê.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá com um subs fertil consegues garantir algum sucesso no arranque inicial do teu aqua. A aposta da fertilização liquida é uma alternativa mas talvez um pouco dispendiosa a longo prazo para quem quer ter poucas plantas.

Porque não um dos mais baratos e de menor quantidade?

Existem uns que poderás formar uma pequena quantidade no fundo e será sempre uma mais valia.

Deverás ter atenção às TPA's para "aliviar" a carga de nutrientes que vai ficando na água e tambéma iluminação. Será essa igualmente uma preocupação maior que o substrato, acredita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim também é uma hipótese mas tens uma ideia de qual seria mais indicado não sendo muito dispendioso? É que fiquei com a ideia que a maior parte deles influenciava os componentes da água e exigia mais cuidados a esse nível então queria uma coisa mais simples.

Quanto ás TPA's 1/3 de duas em duas semanas será suficiente?

A iluminação é uma T8 de 15w que penso ligar 8 a 10 horas por dia.

Estarei certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselhava-te a descrever todo o setup do aquario, só assim alguém te pode aconselhar de forma correcta, caso contrario corres o risco de receber conselhos errados.

Tpa´s devem ser feitas todas as semanas, é esta a "regra" geral.

 

Influencia os niveis da agua, mas se for um minimamente aceitável não há qualquer problema porque os nutrientes que não queremos foram retirados. Na casa dos 10 a 20 eur já arranjas um substrato fertil proprio de marca; tens sempre o humus de minhoca que custa 2eur mas que...

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquario de 63litros, deves ter no minimo 30watts de iluminação. Existe a regra do 1watt por litro mas essa iluminação já é "agressiva" para a grande maioria dos peixes apesar de ser a ideal para as plantas. Tudo depende das exigencias das plantas em causa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aí já é outro assunto. Quanto a plantas gostava de saber quais as menos exigentes.

Amanhã vou à loja e queria ter uma ideia.

A iluminação até pensei que fosse suficiente. Dá a impressão de dar muita luz. De qualquer forma a tampa tem espaço para colocar mais alguma no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão de teres "boa" luz não quer dizer que seja suficiente para as plantas. Pesquisa por aqui ou googla, quanto à iluminação para plantas.

 

Penso existir um substrato da JBL que vem num balde de 2,5 kgs trazendo igualmente fertilização liquida, usei cerca de 3 anos num aquário com anubias e nunca tive problemas de algas.

 

Quanto às plantas "mais" simples visita estes site:

www.tropica.com

 

Podes ter sempre uma ideia sobre as plantas que quiseres.

 

Boas escolhas.

 

EDIT: o substraot é JBL Aquabasis Plus 2.5Kg

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ir à loja e devido à falta de alternativas acabei por comprar um substrato fértil que pode estar em contacto directo com a água que me custou 38€ 5kg. Nem sei bem o nome. É qualquer coisa quartz. Comprei preto mas havia várias cores. Um bocado caro mas ao menos fico descansado.

Já tenho algumas plantas. Vamos ver o que dá.

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.