Nano Marinho - Sera Biotop Cube 130L (a experiência)


Recommended Posts

Olá a todos

 

Segue meu primeiro aquário marinho, com o qual desejo ganhar experiência para a futura montagem do meu reef

definitivo na casa em que vou construir ano que vem.

 

Comprei um plug-and-play da SERA, modelo Biotop Cube 130L (com skimmer PS-130, termostato 150W regulado

em 25 graus), 2 litros de SERA SIPORAX com Ativador de biologia marinha da SERA, bomba de recalque e circulação

de 1000L/H, e esterilizador UV de 5W, na saida da bomba de recalque, iluminação 2x 24W PL 10000K e Actínica resfriadas

por coolers e leds de luz noturna azul);

 

Sal:

 

- Red Coral Salt Pro;

- Agua deionizada (comprei um deionizador);

- PH atual: 8.3 aproximadamente (usando buffer Eight-Four (8.4) de PH da Seachem, como o aqua é pequeno,

estou usando o tamponador para evitar a variação do PH, até me acostumar com o controle do PH marinho);

- Densidade: 1023 (atual e pretendida 1024);

- Calcio: 460 ppm

- Amonia: 0 (foi a 0.5, depois voltou a 0, como usei uma boa quantidade de água de outro aquário ciclado, além

das rochas, já deu uma ajuda);

- Nitrito: 0.25 (está baixando de novo, deu pico de 0.5 e voltou);

 

Substrato:

 

- Nature Ocean´s Samoa Pink 9 KG (1 pacote)

 

Rochas:

 

- 9KG Rochas naturais já maturadas (pode-se ver pelas fotos) tiradas de um aquário de exposição de corais (nessa eu ainda

ganhei algumas mudinhas de mushroom, alguns pólipos que não conheço, algumas poliquetas e um coral que não sei o

que é, pois está pequeno, além de algumas macro-algas);

 

Fauna (já comprada, está na loja aguardando a ciclagem do aquário):

 

- 2 palhaços ocealaris (de 2 criadores diferentes, a intenção é formar 1 casal);

- 1 donzela azul 'yellow-tail';

- 5 turbo snails (limpeza);

- 5 paguros (limpeza);

 

Corais (que vieram de 'brinde')

 

- Mudas de mushroom vermelho;

- 1 coral desconhecido roxo/verde (ainda não da pra ver o que é);

- Alguns pólipos vermelhos em algumas rochas (não sei o que são, se puderem me ajudar a identificar serei grato);

 

Foto-período

 

- Iluminação inicia as 13H e finaliza as 21H (LED´s ficam acesos até as 22:30);

 

Estarei colocando alguns corais moles e SPS, no início não terei chiller pois até julho terei uma folga com a temperatura,

mas pretendo colocar um gelaqua de 1/8 de HP ou um Teco ou coisa do tipo (se alguem souber de algum bom e barato,

pode ser de segunda mão desde que em bom estado, podem me falar);

 

O skimmer começou a tirar um pouco de sujeira já (fico devendo as fotos), e como a pedra de cima que era mais branca

ficou cheia de algas marrons, coloquei 5 paguros e 5 turbo-snails para começar com a limpeza).

 

Seguem as fotos:

 

Geral

28ridqs.jpg

 

Frente

syru41.jpg

 

Direita

2e4atkz.jpg

 

Esquerda

m750gp.jpg

 

Paguros se deliciando com as algas marrons

qyuybk.jpg

 

Mudas de mushroom

hugd55.jpg

 

Mais mudas de mushroom em outra rocha

2n37rc.jpg

 

Macro-algas (não deu pra sair legal na foto)

30uphy8.jpg

 

Pólipos (tem um monte desses nas rochas, contei mais de 30 mudas), não sei o nome,

se souberem e puderem ajudar, sou grato

2zsbuvm.jpg

 

Outra muda de coral roxo/verde que não sei o que é, pode ser um mush estriado em verde,

mas é muito pequeno ainda, deve estar com 1cm aproximadamente, apareceu faz 3 dias

10pt16r.jpg

 

Bom, por enquanto é isso pessoal, vou atualizando conforme o tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Virgilio,

 

Tenta eliminar essas aiptasias. Tornam-se numa praga em pouco tempo

 

Sim João, vou comprar 2 camaroes bailarinos no fim de semana se eu achar

para darem cabo delas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualizando...

 

Após 22 dias de ciclagem (apesar de já ter usandos RV´s de outro aquário e um pouco de água de outro aquário também),

amonia e nitrito zeraram na sexta passada, assim pude buscar os peixes que compre ino pacote junto com o aquário:

1 donzela yellow tail (4cm), 2 oceallaris (4 / 3cm) que são de crias diferentes (se der pra formar casal, já não serão irmãos).

 

Fiz uma TPA de 20L, o skimmer está jogando uma espuma consistente já (não solta aquele 'lodo' que os maiores costumam

soltar, até pq o aquário é recente e o skimmer não é tão potente assim), adicionei um pouco de Seachem Phosguard que sobrou

do pote que adicionei no aquário plantado, e um Purigen de 250ML para ajudar também, ambos após a saida do skimmer, junto

com os 2L de Siporax.

 

Os mushrooms roxos cresceram bastante (tem um com quase 3cm), e tem mais uns 16 brotos saindo, mas estão pequenos, logo

logo crescerão. Também tem um mush roxo com o miolo verde que já está nos 2cm + ou -, vou tirar uma foto depois. As poliquetas

estão bem abertas agora quando acendem as luzes, devem estar absorvendo bastante coisa. As aiptasias pararam de aparecer,

digo, multiplicar-se, agora sei aonde estão e algumas estão bem grandes já, quase 3 cm. Encomendei 2 camarões bailarinos para

tentar comer as aiptasias, devem chegar até o fim da semana.

 

Segue uma foto de como ficou o aquário:

2nghikk.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um pequeno vídeo dos aquários, da pra ver um pouco melhor a cor dos peixes (ainda não aprendi a regular a câmera, logo

terei fotos melhores em questão das cores)

 

http://www.youtube.com/watch?v=m-kompfoH-s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualizando

 

Chegaram as mudas de corais durante a semana, junto com os bailarinos e os neon goby, adicionei também uma estrela vermelha.

Fiz uma TPA de 40 litros, parâmetros da água:

 

PH - 8.3

KH(RA) - 5

Ca - 460ppm

Amonia - 0

Nitrito - 0

 

Agora vamos ao que interessa, fotos atualizadas...

 

Geral:

5arl10.jpg

 

Donzela Yellow Tail:

ms24ok.jpg

 

Neon Gobi (aproveitei a hora que 1 deles saiu da toca):

35k8xsx.jpg

 

Casal de Oceallaris:

10f9imp.jpg

 

Camarões Bailarinos:

aaugwl.jpg

 

Estrela Vermelha:

20jgynl.jpg

 

Alguns Mushrooms com uma colônia desconhecida (essas bolinhas ai agrupadas):

28br0uf.jpg

 

Outra pedra com Mushrooms:

14ob22a.jpg

 

Mushroom Green Marble:

migba1.jpg

 

Green Star Polips Metallic:

a27llf.jpg

 

Brown Star Polips:

8y9sax.jpg

 

Yellow Polips:

1r87zl.jpg

 

Sun Coral Vermelho (está abrindo até de dia, estou alimentando-o com a luz acesa):

alkfeo.jpg

 

Frog Rosa com a Ponta Rosa:

35c36t0.jpg

 

Frog Verde com a Ponta Rosa:

24e24k2.jpg

 

Fine Grape:

21evp5c.jpg

 

Muda de Zoanthus:

t0t1zd.jpg

 

Falta pouco para 'fechar' a lista de corais, alguns zoanthus variados e uma Kenia Tree.

Quanto a peixes, eu ainda quero colocar + 1, não sei se pego um Firefish... ainda estou

estudando o que colocar.

 

Até +

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualizando

 

Chegaram 2 mudas de Zoanthus e uma Galaxea Green, e meu Yellow Polips se dividiu em duas colônias, o skimmer está tocando legal até o momento (estou limpando o copo dia sim, dia não), o sun coral está se alimentando também legal, fica aberto quando joga ração no aquário já (ta ficando mal acostumado hehehe)

 

Geral de como ficou

35i7tra.jpg

 

Galaxea Green (cairam alguns fragmentos durante a viagem, deixei separados pra ver se eles vão pra frente)

2qxrzm8.jpg

1zy908k.jpg

 

Zoanthus verde (atras a muda de Yellow Polips que se desprendeu da colônia)

8vq7x4.jpg

 

Zoanthus azul

2zfodpf.jpg

 

Lembram das aipstásias ?? Tinham 5 nessa rocha, TINHAM.... :)

ornn8i.jpg

 

Os responsáveis pela limpeza... tem sido muito eficientes, várias delas já se foram...

1zdoq4m.jpg

 

.. que aliás, me fizeram assustar, achei que 1 tinha morrido, mas ficou só a casca para trás!

25g5s92.jpg

 

Agora só falta uma Tree, para colocar do lado direito... dai acho que `fechou` a lista de corais

(eu queria algum coral mais puxado pro azul, pra `balancear` as cores, mas não conheço nenhum)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei mais um pedaço de RV para melhorar a estrutura do monte de RVs, e com isso consegui

dar uma 'ajeitada' no posicionamento dos corais dentro do aquário. Os invertebrados sumiram com

um pedaço pequeno da Galaxea Green que tinha se desprendido da muda, não sei aonde foi parar.

Meu frog marron de ponta rosa está se dividindo (já virou 2 bocas está surgindo a terceira agora),

apareceu uma anemona diferente numa colonia de zoanthus, mas acho que já virou comida de bailarino,

pois não a vi mais, os GSP começaram a abrir melhor do que no início (é a que mais está demorando).

De resto, tudo correndo na mais perfeita harmonia: sun coral se alimentando bem, aiptásias ZERO

(camarôes bailarinos são realmente exterminadores!), algumas alguinhas nas pedras (faz parte :-S)

e o casal de goby já fez uma toca onde os 2 se escondem durante alguma parte do dia, mas é so abrir

a tampa que os dois saem nadando a procura de petisco (passei 1 pouco da 'papa' que fiz para jogar

sobre o sun coral no dedo e coloquei no aquário, os 2 neons fizeram a limpa no dedo, foi até engraçado

de ver).

 

Geral do aquário (foto tirada pela manhã)

34i328x.jpg

 

Geral do aquário (foto tirada a noite)

29pyh68.jpg

 

Topo do aquário

k3w1fl.jpg

 

Skimmer (tinha acabado de limpar, mas a sujeira já é mais consistente agora, depois de aprender a regular)

zlx0mv.jpg

 

Lateral (vista como ficou)

zsfo5.jpg

 

Frog se dividindo

x1zpxu.jpg

 

Frags de galaxea green (um deles tá abrindo legal, acho que vai virar muda)

5jyba1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bom...está no bom caminho este Nano-Reef!

Gostei muito do cuidado que tevieste no inicio da montagem, respeitando tempos de ciclagem, colocando poucos peixes e claro muita diversiade de corais adequados ao tipo de aquario e iluminação... :P

 

O layout também está porreiro, só colocaria mais umas pequenas pedras à frente para dar o efeito de profundidade...pequenas pedras de zoanthus também servem!

 

E esse Sun coral está com muito bom aspecto! Como é que o estas a alimentar? Como o que, como e com que assiduidade! :P

 

Também ando a ver se encontro esses golden neon gobies...mas não está facil encontrar à venda! São muito uteis porque no meu caso como tenho Tangs eles limpam-nos de parasitas!!! Já tenho 1 blue neon goby e anda sempre de volta do leucosternon, flavescences e hepatus a limpa-los...mt util e engraçado!! E têm umas cores mt bonitas...

 

Ab

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Aqui no Brasil é o contrário: muito difícil de achar neon goby azul, quando acha o preço é exorbitante (média de R$140 comparados ao R$12 do amarelo).

Quanto ao Sun Coral, esta 'comendo' ração moída dissolvida em Seachem Garlic Guard e agua salgada, coloco em uma seringa, desligo a circulação e

pulverizo por cima, ele se abre todo e fica um tempão, mesmo depois dos 15 minutos sem circulação que deixo para ele se alimentar. Estou o alimentando

a cada 3 ou 4 dias, ele está se mantendo muito bem até o momento, ta mais bonito do que quando chegou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Atualizando

 

Fiz um upgrade do skimmer do meu nano, coloquei um Escuma STD-150

(foi preciso cortar a base do skimmer para ele entrar no compartimento

do aquario, nao precisei cortar nada do aquario, a bomba ficou embaixo

do skimmer e ele ficou num nivel legal, fiz uma peca de vidro e coloquei

como divisoria na ultima parte das divisorias originais, com perlon,

para fazer o `quebra bolhas`, pois estavam indo algumas microbolhas para

o display)

 

Deixei ele rodando de um dia para o outro e ele ja tirou muita sujeira,

mesmo sendo um skimmer considerado fraco por muitos, ele me surpreendeu

realmente, pois as modificacoes que fiz na bomba VIA AQUA VA-300, diminuindo

a entrada de agua para diminuir o fluxo, e adaptando a entrada de ar na entrada

de agua, fazendo com que o impeller faca muitas microbolhas, melhorando a

eficiencia do skimmer.

 

As fotos de como ficaram as adaptacoes:

 

dz77gj.jpg

wmnitk.jpg

255q7vm.jpg

15e8zmq.jpg

dw6exi.jpg

hvs7d3.jpg

5fofup.jpg

4rrtk7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois de muito tempo (sem tempo) sem atualizar...

 

Os corais desenvolveram pra caramba, os palhacinhos cresceram que é uma beleza, camarões idem,

e alguns novos moradores (corais e peixes). Estou com um Yellow Tang que peguei numa troca de

equipamentos mas já está grandinho para o aquário, preciso arrumar um menor para trocar ou vender esse,

mas que é um peixe fantástico, tanto pelo comportamento como pelas cores, sem sombra de dúvida é.

Reconhece você quando você chega perto do aquário, ao abrir a tampa vai para a superfície esperar alimento,

simplesmente show, além de ter exterminado as valônias que tinham por aqui ...

 

Adicionei mais algumas colonias de zoanthus, uma kenia tree, minha galáxea teve que ir embora (muito agressiva

para um reef desse tamanho, tava querendo queimar meu finegrape), alguns mushrooms pequenos sumiram (acho

que foi obra dos bailarinos, pois não sobrou nenhum vestígio de um dia para outro), chegaram dois mushroom greein

hairy GG, enfim, o aquário ja está lotado, só tem 1 coral que eu queria que parece que deu problema na viagem,

um hammer, está fechadinho, já falei com o vendedor e vamos observar, se ele não melhorar vamos ver o que fazer.

 

Tirei algumas fotos antes de mandar minha camera pra garantia (deu zica), portanto tem sujeira no vidro, etc, não deu

pra dar aquele trato antes de preparar as fotos, mas já da pra matar a curiosidade...

 

E la vão... :thumbdown2: ... :D

 

Geralzona do aquário

2mrhbgg.jpg

 

Como podem ver, o nível da água subiu, fiz um pequeno DIY com fita isolante na grade de coleta do sump, assim consegui

manter o nível mais alto sem precisar mexer na bomba de retorno, deixando o aquário mais cheio

8vvzpu.jpg

flx550.jpg

 

A propósito, o skimmer tá um cavalo, tira muita sujeira, tive até que limpar o corpo dp skimmer, o que ocasionou algumas

microbolhas novamente no display, que sumiram depois de 3 dias na primeira vez

2cqbtjm.jpg

 

Não tava botando muita fé nesse escuminha, e olha que nem tem palheta NW / PW na bomba, e tira sujeira que é uma beleza

2vcx36c.jpg

 

Agora vamos lá, fotos dos habitantes... ;)

 

Camarôes bailarinos (tão muito grandes)

5vzz9k.jpg

 

Um dos Neon Goby...

xbk41g.jpg

 

Donzela Yellow Tail (tá calminha, não briga com ninguém, só de vez em quando da um carreirão no oceallaris)

29kq4bb.jpg

 

Gramma

33xvtjn.jpg

 

Casal de Ocealaris (impossível fotografar, se mexem muito)

2zg7rl3.jpg

 

Yellow Tang

6z3l6r.jpg

 

Agora os corais ;)

 

Sun Coral (esse tá lindo, crescendo bastante, pra quem acha que é dificil manter...)

hsrkvt.jpg

2hwctn6.jpg

 

Green Star Polips

m8fhhs.jpg

 

Brown Star Polips

33caf4h.jpg

 

Mushroom (um dos poucos que restaram)

wrcf3k.jpg

 

Mushroom Green Hairy

9jmzv7.jpg

 

Kenia Tree

27xi81z.jpg

 

Yellow Polips (ja tenho até 1 muda na pedra pra vender/trocar)

1qmrsj.jpg

 

Zoanthus roxo/cinza (a colonia era maior, porém tava em cima da casca de um snail,

um paguro fez o favor de cortar da colonia, pegar a casca e anda com os outro zoanthus

pra lá e pra cá, tentei tira-lo da concha mas foi dificil, então fiquei com uns 6 pólipos sobrando

fixos, e o outro fica andando com ele)

adgfib.jpg

 

Zoanthus marrom e verde

fadikj.jpg

 

Zoanthus preto e vermelho

fcqxee.jpg

 

Zoanthus verde escuro e cinza

263j0op.jpg

 

Zoanthus azul claro

33cm3ip.jpg

 

Zoanthus vemelho e roxo

2hob47r.jpg

 

Frog verde ponta rosa (esse cresceu bastante, já tá querendo dividir em 2 bocas)

2lo430h.jpg

 

Finegrape (tá grandinho também)

2s1asyw.jpg

 

Frog marrom ponta rosa (já está dividindo as 2 bocas em 4, e está nascendo uma boca

marron ponta verde embaixo, no esqueleto calcáreo)

34eriue.jpg

 

Agora o hammer, não aguentou a viagem, alguma coisa aconteceu, estamos tentando

recuperar ele, tomara que dê certo

9kust4.jpg

 

Bom é isso (ufa), demorou pra montar o post, tanta coisa... hehehe...

 

Segue um vídeo dele funcionando que fiz ontem a noite, da pra notar muitas microbolhas,

após a instalação do skimmer demora uns 3 dias para que elas desparareçam.

 

http://www.youtube.com/watch?v=76iCa1MrNoQ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Atualizando...

 

O hammer estava morto, não foi possível salva-lo, então o vendedor me mandou

2 colônias de zoanthus em base de troca: a verde-pérola (direira inferior do display),

e a rosa com borda verde (está no lugar onde estava o hammer, ao lado direito do

yellow polips). Entraram também um Leather Long Polips e um Organ Pipe Green,

além de um Goby Firefish, e 5 pópilos de zoanthus (2 verde escuro borda marrom e um

vermelho e preto rajado).

 

O frog marron ponta rosa está dividindo as bocas novamente, está ficando enorme,

e a boca marrom e verde que nasceu está crescendo legal, já está com quase 1 cm.

Passei para um amigo uma muda de yellow polips que está crescendo bastante.

 

Consegui tirar uma foto e ajustar as cores as tonalidades que vejo realmente, está bem

parecido com essa foto:

35k3asl.jpg

 

Fiz também um vídeo atualizado:

http://www.youtube.com/watch?v=VJPJSUENo8s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Atualizando...

 

Dei uma limpada geral no sump dele (tinha muita sujeira no Siporax, dei uma boa lavada, deixou a água

do balde bem empoeirada), no skimmer (também estava bem sujinho os tubos da bomba até o skimmer, tinha

diminuido um pouco a eficiencia), e dei uma reorganizada no sump, coloquei também uns perlons antes do

siporax, pois na limpeza achei uns animais tipo centopéia no meio do siporax, como não conhecia o que era

e não consegui tirar foto, achei melhor sumir com ele, não sei se é prejudicial aos corais ou ao sistema.

 

No mais, tudo em ordem: peixes e corais saudáveis, etc.

 

Geral

 

10r05df.jpg

 

Macros

 

33z3fyx.jpg

2lm9wrt.jpg

2wg56z6.jpg

rhuxdz.jpg

2qa8ih3.jpg

1zf1jfc.jpg

34ns2v8.jpg

330sqwp.jpg

2gxie6r.jpg

241a0ew.jpg

2namzog.jpg

2h3sj0p.jpg

200v49w.jpg

2q3uo40.jpg

11giv5w.jpg

2wpr0w3.jpg

2142vso.jpg

kf4i9t.jpg

29c87sh.jpg

2wrgndx.jpg

9kz481.jpg

dngjm0.jpg

33o5t3k.jpg

2h3o4qq.jpg

24vljzs.jpg

2ns9j6c.jpg

116jmes.jpg

2d8nosn.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
elix

 

Meu amigo esta indo pra Londres sexta feira, vai passar 15 dias na Europa, ja passei os contatos pra ele

ver se consegue me trazer isso:

 

AquaRay AquaBeam 1000 HD Ultra Lighting Tile - Reef White

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquabeam-1000.asp

 

Junto com o controlador dele, que é muito show:

 

AquaRay Lighting Controller

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquar ... roller.asp

 

Ele simula nascer do sol, por do sol, relampagos (ahaha essa é legal), além de esquentar muito menos

que as PL que tenho além de iluminar muito melhor.

 

Estive em SP essa semana, fui na Solar Reefs la no Campo Belo, tem uns aquários iluminados com LED,

um de SPS somente e outro misto, cara, é coisa de outro mundo tanto o efeito luminso como as cores dos

corais.

 

Espero que consiga chegar ate aqui, ai vou poder por 1 mudinha de SPS pra ver como fica

 

Boas virgiliofornazi

 

Vi este comentário noutro forum. Já fez esta alteração na iluminação?

 

Cumprimentos

 

Nelsongas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas virgiliofornazi

 

Vi este comentário noutro forum. Já fez esta alteração na iluminação?

 

Cumprimentos

 

Nelsongas

 

Nelson

 

Não consegui receber a iluminação aqui no Brasil, por enquanto estou com as tubulares.

Postarei novidades essa semana se conseguir aqui.

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.