móvel sem estrutura de ferro


Recommended Posts

boas

 

estou a pensar em fazer um móvel para um aquário com 1.20*60*60 mas queria saber se é mesmo necessário fazer uma estrutura em ferro eu sei que é mais seguro, mas se por uma madeira mas grossa será que é suficiente?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não o fazia, prefiro não correr riscos.

Mas faz uma coisa:

-Pega no aquário vazio(mas pega mesmo) depois imagina o peso que vai ter cheio de agua cascalho e tudo o que pensares por lá dentro.

Nessa altura já vais saber se queres confiar na madeira "grossa" ou arranjar uma estrutura mais resistente. banana rock

Boa sorte.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se a estrutura for feita de barrotes de 6cmx6cm ou 8cmx8cm tratados contra o bicho da madeira ou por oleo queimado dos carros mesmo (eu recomendo porque duram uma vida) e deixa-los algum tempo a secar o oleo n haverá problema mas se for com madeira fraka correrás grandes riscos.....

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O telmo tem razão... Além disso, para o aquário que estás a falar, tanto fica bem seguro com madeira, como com ferro. Tanto parte com madeira como com ferro. Tudo depende da resistência que quisermos dar!

 

Para esse aquário eu apostava nuns barrotes entre os 6,5x6,5 e os 8x8cm, mas se tiveres possibilidade pede a um carpinteiro para fazer a estrutura base ou fazer as "respigas" na madeira, porque vai aguentar muito mais do que se for simplesmente aparafusado face com face...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquário de 120x50x60 em cima de um móvel feito por mim em aglomerado de madeira. É aglomerado de 25 mm de espessura.

 

Aguenta bem esse peso. O segredo está na construção do móvel. tem uma forma em H e com travamentos laterais ao alto.

 

Aguenta bem esse peso.

 

já tenho o meu há quase 3 anos e nunca deu sinais de fraqueza.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquário de 120x50x60 em cima de um móvel feito por mim em aglomerado de madeira. É aglomerado de 25 mm de espessura.

Aguenta bem esse peso. O segredo está na construção do móvel. tem uma forma em H e com travamentos laterais ao alto.

Aguenta bem esse peso.

já tenho o meu há quase 3 anos e nunca deu sinais de fraqueza.

qual é a madeira que tens?.. Eu estava a pensar em comprar madeira daquelas que vende nas lojas de bricolage não sei se são fiáveis

 

Bem se a estrutura for feita de barrotes de 6cmx6cm ou 8cmx8cm tratados contra o bicho da madeira ou por oleo queimado dos carros mesmo (eu recomendo porque duram uma vida) e deixa-los algum tempo a secar o oleo n haverá problema mas se for com madeira fraka correrás grandes riscos.....

 

como é que fazes o tratamento com óleo usado??? é só deitar em cima da madeira??

 

alguém sabe quanto custa uma estrutura em ferro???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a madeira que tens?.. Eu estava a pensar em comprar madeira daquelas que vende nas lojas de bricolage não sei se são fiáveis

 

sim, é aglomerado normal daquele que se vê nas lojas de bricolage com várias côres à escolha... o aglomerado mais"normal" tem 17 mm (se bem me lembro) de espessura. Como o peso de um aquário desses ainda é considerável, resolvi não confiar na sorte e optei por aglomerado de 25 mm (acho que é 25, mas vês logo pela espessura das tábuas, bem maior que as de 17 mm).

 

Os móveis comerciais de aquariofilia quase todos têm o mesmo formato... duas tábuas ao alto com uma horizontal no meio a formar um H e um tampo em cima... de cada um dos lados, ainda têm 1 tábua ao alto, por fora, perpendicular À parede externa do H para dar resistência a oscilações laterais...

 

Eu tinha fotos da feitura do meu... mas já não as encontro. De qualquer forma, se quiseres, mando-te por MP umas fotos e percebes logo a ideia.

 

Considera, ainda:

 

- A forma de aperto das tábuas umas às outras sempre com parafusos (também facilita a desmontagem), à excepção do tampo (que sofre forças de cima para baixo), onde podes usar, por baixo, uns L's em metal de aparafusar, para fixar o tampo às tábuas do H.

 

Como também te sugeriram aqui, também podes usar "barrotes" de madeira, mas acho esta construção mais complicada (embora mais resistente). Penso que não justifica para este peso.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tb o cuidado de furar antes de meteres cada parafuso. Se o parafuso for aparafusado perto de uma aresta, facilmente racha...

 

Actualmente existem parafusos com uma espécie de broca na ponta, se usares desses escusas de furar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

movel para aqua de 150x40-com fotos

 

ola slipjunior,

dá uma olhada nisto. eu vou fazer um igual mas vou por mais uma divisoria.

 

não sei se fiz isto bem. :medieval_mace:

 

abraço!

 

desculpa,

vê isso no aquarismo online (aqol) faça voce mesmo.

 

abraço.

 

mais uma vez!!!

o meu aquario vai ser de 150cmx50cmx50cm e a base e as divisorias serao em mdf de 30mm. com algumas alteraçoes ao projecto original.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é aglomerado normal daquele que se vê nas lojas de bricolage com várias côres à escolha... o aglomerado mais"normal" tem 17 mm (se bem me lembro) de espessura. Como o peso de um aquário desses ainda é considerável, resolvi não confiar na sorte e optei por aglomerado de 25 mm (acho que é 25, mas vês logo pela espessura das tábuas, bem maior que as de 17 mm).

 

Os móveis comerciais de aquariofilia quase todos têm o mesmo formato... duas tábuas ao alto com uma horizontal no meio a formar um H e um tampo em cima... de cada um dos lados, ainda têm 1 tábua ao alto, por fora, perpendicular À parede externa do H para dar resistência a oscilações laterais...

 

Eu tinha fotos da feitura do meu... mas já não as encontro. De qualquer forma, se quiseres, mando-te por MP umas fotos e percebes logo a ideia.

 

Considera, ainda:

 

- A forma de aperto das tábuas umas às outras sempre com parafusos (também facilita a desmontagem), à excepção do tampo (que sofre forças de cima para baixo), onde podes usar, por baixo, uns L's em metal de aparafusar, para fixar o tampo às tábuas do H.

 

Como também te sugeriram aqui, também podes usar "barrotes" de madeira, mas acho esta construção mais complicada (embora mais resistente). Penso que não justifica para este peso.

 

boas eu também estou a pensar em fazer em H com uma porta em cada lado e com parafusos como ja disseram aqui com uma broca na ponta.... gostava de ver fotos do teu se poderes arranjar agradecia e quanto gastas-te mais ou menos no teu móvel se não for segredo lol.

 

obrigado :roflroll2:

 

movel para aqua de 150x40-com fotos

 

ola slipjunior,

dá uma olhada nisto. eu vou fazer um igual mas vou por mais uma divisoria.

 

não sei se fiz isto bem. ;)

 

abraço!

 

desculpa,

vê isso no aquarismo online (aqol) faça voce mesmo.

 

abraço.

 

mais uma vez!!!

o meu aquario vai ser de 150cmx50cmx50cm e a base e as divisorias serao em mdf de 30mm. com algumas alteraçoes ao projecto original.

 

esta bem fixe o móvel é mais ou menos assim que estou a pensar em fazer.

 

obrigado!!!

Editado por slipjunior
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O telmo tem razão... Além disso, para o aquário que estás a falar, tanto fica bem seguro com madeira, como com ferro. Tanto parte com madeira como com ferro. Tudo depende da resistência que quisermos dar!

 

Para esse aquário eu apostava nuns barrotes entre os 6,5x6,5 e os 8x8cm, mas se tiveres possibilidade pede a um carpinteiro para fazer a estrutura base ou fazer as "respigas" na madeira, porque vai aguentar muito mais do que se for simplesmente aparafusado face com face...

 

Abraço

 

pois uma estrutura com barrotes é mais seguro mas também é mais complicado de fazer penso eu.

 

obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguém sabe quanto custa mais ou menos uma estrutura em ferro???

 

abraço!!!

 

O melhor mesmo é fazer o esqueleto ou interior em ferro e depois o revestimento com madeira , assim fica bonito e seguro.

Agora o preço isso depende muito , do tipo de metal , medidas ... etc. Mas ja se sabe que não fica barato , agora é tentar arranjar alguem conhesido que seja habilidoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em madeira o melhor mesmo é o contraplacado maritimo ai não há problemas com humidades, pingos de agua sendo que é bastante resistente.... fiz um movel normal com duas portas e nem se mexe pois tem travamento traseiro.

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tb o cuidado de furar antes de meteres cada parafuso. Se o parafuso for aparafusado perto de uma aresta, facilmente racha...

 

Actualmente existem parafusos com uma espécie de broca na ponta, se usares desses escusas de furar.

 

Abraço

 

Sim se o fores fazer em madeira usa parafusos auto-perfurantes ou "piça de porco" assim escusas de fazer furos. De qualquer maneira deves ter cuidado onde os pões.

Conseguiste pegar no aquário=?

Boa sorte para o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim se o fores fazer em madeira usa parafusos auto-perfurantes ou "piça de porco" assim escusas de fazer furos. De qualquer maneira deves ter cuidado onde os pões.

Conseguiste pegar no aquário=?

Boa sorte para o projecto

 

ainda não posso pegar no aquário porque ainda não o tenho primeiro quero fazer o móvel mas sei que pesa mt por isso é que tenho esta duvida com ou sem estrutura de ferro.

 

obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.