Esgalha Publicado Dezembro 6, 2004 Publicado Dezembro 6, 2004 para que serve, como funciona, quais as vantagens, quais as desvatagens, o que e que limpa, o que e que n limpa, substitui as mudas de agua, como e que se monta uma coisa dessas num aqua??? esclareçam-me sff Citar
caotropheus Publicado: Dezembro 7, 2004 Publicado: Dezembro 7, 2004 Olá Esgalha. Em primeiro lugar gostaria de saber para que queres um aparelho de osmose inversa e já agora que aquários e espécies tens ?Resumindo, um aparelho de osmose inversa torna a água mais branda. Citar
Esgalha Publicado: Dezembro 7, 2004 Autor Publicado: Dezembro 7, 2004 bem, antes que tudo eu gostava mm de saber de que e que se trata, pq n faço mm ideia do que se trata e tenho curiosidade. n estou a pensar ainda montar depende da funçao que um aparelho desses desempenhar, e se realmente interessa ou n. dos 3 aquarios que tenho é tudo de dureza baixa, sendo um de discos, outro de ramirezis e outro para ser de apistogramas. têm respectivamente 1,20, outro 80 e o outro tem 1,00. Citar
caotropheus Publicado: Dezembro 7, 2004 Publicado: Dezembro 7, 2004 Ok Um aparelho de osmose inversa trabalha basicamente mandando água sob pressão (4 atmosferas) por uma entrada do aparelho. A água passa por um conjunto de membranas que têm uma determinada dimensão que deixa passar moléculas de água e de sais minerais não. Alguns minerais passam e a água fica mais branda, cerca de 1/3 da dureza inicial. O pH permanece o mesmo. O aparelho tem 2 saídas 1 de água branda (2/3) da água que entra e uma de água muito dura (1/3) dos sais que foram capturados nas membranas. As membranas têm que ser trocadas periodicamente dependendo do usoque dás ao aparelho. O preço de aparelhos bons começa a 500 €. Quanto mais caro a aparelho, claro, mais o caudal de água que podes filtrar, mais branda a água fica e menos água desperdicio tens (proporcionalmente). Para uso domestico, um aparelho de 500 € é mais do que suficiente. Esclarecido? Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2004 Publicado: Dezembro 7, 2004 Bom dia. Tenho aparelhos de Osmose Inversa à 3 anos como tal permitam-me discordar de parte, assim: - Neste momento já conseguimos comprar aparelhos que fazem + - 200 Lt/dia a aprox. 250 € - Salvo aparelhos motorizados e salvo condições excepcionais da agua á saida da torneira o aparelho para cada litro de agua boa desperdiça 3/4 Lt. Abraços. Joao Paulo Machado Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Esgalha Publicado: Dezembro 7, 2004 Autor Publicado: Dezembro 7, 2004 mas entao sao 500 euros so para tornar a agua mais branda?? e isso fica ligado a onde? fica ligado ao aquario? ou liga-se a uma torneira e vai directamente para dentro do aquario? Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2004 Publicado: Dezembro 7, 2004 liga-se a uma torneira e aproveita-se a agua paera um reservatorio onde depois sera "feita" de acordo com os parametros pretendidos. Vê um qualquer site de fabricantes de "osmoses" como.,.. Um abraço. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
ruitaborda Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Ola Esgalha O aparelho de osmone trabalha da base de uma menbrana que purifica a água de tal maneira que se pode considerar á destilada, ou seja que retira sais minerais, nitratos, etc. Na verdade nesta altura já se consegue um aparelho de 150 l./24 h por +/- 200 a 250 E. A água quando sai do aparelho tem de ser tratada, pois ninguém consegue viver com a água de osmose ou seja ninguem vive só utilizando água destilada. Pelo que existe duas maneiras de a tratar: ou utilizando sais minerais ou então juntando água da torneira. Eu uzo osmose e tanto uzo sais minerais (SERA) ou aplico 80 l. de água de osmose para 20 l. da torneira. Se por acaso tenho casais de discus que tanham desovado aplico maior percentagen de água de osmose. Assim sendo estou a preparar a água desse aq. com água mais branda que facilita, e muito para os ovos largarem mais cedo os alevins. Mas embora esteja contente com o meu aparelho, que já o tenho há tres anos chamo a atenção que se o uzo é pelo fatco da minha água da torneira no verão ser muito dura. E, também ter 5 casais de discus que me obriga a ter uma água branda. Sou de conselho que quem tenha só um aq. não precisa deste aparelho pois além de ser reativamente cara, ainda mais se torna se entrarmos em linha de conta com consuno de água. Para se conseguir normalmente 50 l de água de osmose gasta-se mais de 200 l. Torna-se mais barato e mais pratico utilizar a turfa. Conheço alguns criadores de discus que utilizam mais a turfa do que a osmose. Até sempre. Rui Rui Citar
caotropheus Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Rui Taborda Eu discordo contigo em relação ao facto da água branda que sai do aparelho de osmose inversa ser destilada. Onde resido a água tem uma concentração geral em sais de 500 - 600 ppm e quando sai do aparelho, sai com 120 - 150 ppm. Trabalhei com 2 aparelhos e a salinidade é a mesma á saída. A redução da salinidade da água quando passa por um aparelho de osmose inversa é sempre proporcional ao inicial. Quando me refiro a salinidade, não quero apenas dizer NaCl mas a todo um compunto de sais dissolvidos na água. Em minha casa no entanto apanho água da chuva no inverno e água de ar condicionado no Verão, misturo água da torneira e tudo funciona bem. Citar
azazel Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 cuidado com agua do ar condicionado!! nunca se deve utilizar agua desse tipo de aparelhos como ar condicionado e dehumidificadores, está repleto de todo tipo de bacterias e microbios... é só um conselho. fiquem bem! Citar
Abade Publicado: Dezembro 9, 2004 Publicado: Dezembro 9, 2004 ois! Não será a osmose um processo algo dispendioso? tanto na aquisição do aparelho como no desperdício de água, 34 L por cada litro tratado... Garrafões de 5L nos hipermercados a 1€ e tal... Citar
Joao Machado Publicado: Dezembro 9, 2004 Publicado: Dezembro 9, 2004 Garrafões de 5L nos hipermercados a 1€ e tal... Bom... Quem como eu tem alguns discos, a comprar agua no Hiper De toda a forma vale a idea. Cumps. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
jonas63 Publicado: Dezembro 9, 2004 Publicado: Dezembro 9, 2004 caotropheus: Ou tens pouca pressão ou a tua membrana não está boa ou o rácio entre a produção e rejeição é muito alto. Um sistema de OI a funcionar em condições deverá reduzir em 95% ou mais o TDS. Esgalha: Um sistema OI não reduz apenas os sais, mas também retira cloro, compostos organicos...etc. Abade:a água que " desperdiças" a produzir 5 litros de OI podes recuperá-la se demorares menos 1 minuto no duche Quanto a preços... bom.... se procurarem bem encontram mais baixo do que se disse aqui. Citar
Recommended Posts