João Paulo Viegas Publicado Dezembro 6, 2004 Publicado Dezembro 6, 2004 Olá pessoal. Após uma reparação efectuada ao meu aquário de 60 litros, este fim-de-semana, comecei por voltar a preparar o mesmo para um plantado, adicionando-lhe o respectivo substrato antes do areão ( fora a publicidade da JBL ). Depois darei mais pormenores, com a publicação das respectivas fotos no fórum. Surgiu-me no entanto uma duvida em que vos peço opinião: Tenho, como é lógico num aqua destas dimensões, um filtro interno com uma simples esponja, no entanto após 24 horas ainda permanece uma névoa no aqua, possivelmente algum resto de substrato que por ali ande a flutuar após ter plantado uma planta, ou seja a névoa normal que aparece quando se monta um aqua de novo. No entanto estaria a pensar na possível colocação de alguma matéria filtrante do filtro. Já sei, podem-me dizer para fazer a respectiva pesquisa no fórum mas o que eu pergunto é o seguinte: será que vale a pena investir numa embalagem desse material filtrante que custará à volta do € 10 a € 15, para depois cortar um pouco da esponja existente no filtro e acondicionar tudo num compartimento com cerca de 10cm ? Valerá a pena o investimento em €s ? Caso colocassem e já agora, o que me dizem dos materiais filtrantes da JBL ? Cumprimentos a todos. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
caotropheus Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Eu contruo os meus próprios filtros internos para os aquários. Uso uma caixa de plástico tipo para conservar alimentos, faço um furo na tampa para a saída de água da cabeça motorizada, uns furos nas paredes das caixas, coloco a cabeça motorizada num canto da caixa, uma pedra para ir ao fundo, encho a caixa com sacos de batatas de rede depois de lavadas, encho à pressão, fecho a caixa, coloco a funcionar no aquário e tenho um filtro com um volume grande ou seja, uma grande capacidade de filtragem. Espero que tenhas percebido a ideia Se lavares uns sacos em rede de batatas e/ou cebolas e colocares detro do teu filtro, vai fazer o mesmo trabalho que os carríssimos materiais das companhias de marca. Citar
nunomiguel Publicado: Dezembro 8, 2004 Publicado: Dezembro 8, 2004 Olá, Se a esponja for "muito grossa" (ou com furos largos) pode não reter os "detritos"/matéria mais pequena em suspensão. Podes optar por substituir a esponja por uma mais fina ou então colocar "fibra". Deixa passar mais algum tempo. 24h pode não ser suficiente para "clarificar" a àgua. Evita mexeres muito no aquário e substrato. Podes recorrer também a TPA's. Isso vai ajudar bastante. Citar Cumprimentos, Nuno
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 9, 2004 Autor Publicado: Dezembro 9, 2004 Boas pessoal Obrigado pelas respostas Caotropheus e nunomiguel. Caotropheus: os sacos de batatas está uma ideia fantástica, nunca pensei que com material tão barato pudesse melhorar o sistema de filtragem de um filtro interno. Se calhar experimento. Obrigado pela ideia. Nunomiguel: tenho uma esponja nova colocada no filtro um pouco mais “rija e fina” e não é de carvão activo ( decidi retirar porque um dia se tiver que adicionar medicação não tenho a preocupação de ter que tirar a esponja para não anular os efeitos da medicação). Já deixei também passar algum tempo, este feriado coloquei a água que tinha no aqua mais pequeno e com os peixes. Reparei que a agua estava um pouco “verde” ( se calhar o substrato ou a planta ) irei hoje fazer uma TPA para ver o que acontece. Os peixes estão bem. Assim que possa coloco fotos. Fiquem bem. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
matrix69 Publicado: Dezembro 9, 2004 Publicado: Dezembro 9, 2004 boas Tenho, como é lógico num aqua destas dimensões, um filtro interno nao sei se sabes mas existem filtros exteriores para aquas de 60l e digo isto pq tenho 1 a trabalhar no meu aqua de 60l. se quiseres saber posso te dizer qual o filtro para ver se encontras e digo desde ja que é mto bom. Citar
Recommended Posts