Visitante Publicado Dezembro 5, 2004 Publicado Dezembro 5, 2004 Oi Estou com 1 p.p.m/SiO2(sílica) na água(???), os fosfatos tb estão algo elevados mas nada de preocupante. Estranho pois estou a usar água natural, será que é da água do mar? Comprei resina anti-fosfatos/silica ROWA Phos, uso água de osmose para reposição, não imagino de onde virá a sílica. 1 p.p.m de sílica será normal ou deveria ter menos? Alguém me sabe indicar a melhor maneira ou produto para remover silicatos? Obrigado Nuno
Hugo RSF Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 uso água de osmose para reposiçãoPode vir precisamente da osmose. Que TDS tens na água de osmose? Ou de outra forma qual é a tua osmose? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 é uma osmose com apenas um pré-filtro mecânico e uma câmara com a membrana de osmose, faz 60 litros dia. Tem 1 ano e meio de uso. Mas o problema é que eu ainda só meti 20 litros de água de osmose para 700 e tal litros de água salgada natural, isso não iria meter os valores de sílica que eu tenho. Abraço Nuno
Hugo RSF Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Não sei... Pode ser que sim, pode ser que não. Essa membrana precisa de ser rapidamente trocada e estou certo que, pelo menos na osmose, terás silica porque as menbranas não a retiram. Eu tive o mesmo problema e instalei um dionizador por causa disso. Tinha também os fosfatos inorgânicos elevados. neste momento e depois do dionizador está tudo zerado... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
João Cotter Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Nuno, À saída da osmose coloca um daqueles copos dos pré-filtros e enche-o de resina desionizadora. Quanto à água salgada natural, testa-lhe os silicatos antes de a pores no aquário. Abraço João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Visitante Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Oi Hugo O que é um dionizador e sabes onde arranjar? João... boa ideia, vou fazer isso. Já agora, 0.8 de fosfatos é elevado? Abraços Nuno
João Cotter Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Já agora, 0.8 de fosfatos é elevado? É! Acima de 0.15 ppm já é elevado! João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
goncaloproenca Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 tal como alguem aqui disse, ha muita coisa que as membranas das chamadas RO's "puras" ( ou seja, sistem a osmose só com um pré filtro de carvão e um estágio para a membrana ) não tiram e que nos são particularmente chatas : silica/silicatos, fosfatos.... Para tal é preciso que depois da saida da agua da osmose, esta mesma passe por cameras cheias com resinas que retirem esses compostos ( ou então antes e aumenta-se a eficacia da membrana ). A esse exemplo, temos a Kent HI-S , que tem copos com uma resina especialmente para retirar silica. Pode-se optar pela compra de um filtro destes ou pela instalação de copos com resinas manualmente ( estou-me a lembrar q existem copos baratos para isto á venda no AKI )e encher com resinas. A deonização é o processo pelo qual as resinas retiram os elementos da agua. Gonçalo Proença
Visitante Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 Em que AKI viste isso a vender? Isso seria bom de montar na minha água de retorno do escumador... Abraço Nuno
goncaloproenca Publicado: Dezembro 6, 2004 Publicado: Dezembro 6, 2004 na na não.. a ideia dos copos é para por na osmose. não na sump. embora possas por, mas uma meia de vidro com as resinas la dentro, debaixo da agua vinda do aquario sirva para sump. acho que ha em qualquer AKI, na parte de tratamento de agua ( filtros e resinas para filtrar a agua da torneira para a tornar potavel/mais potavel ) Gonçalo Proença
Hugo RSF Publicado: Dezembro 7, 2004 Publicado: Dezembro 7, 2004 Exacto... EM qualquer AKi ou coisa parecida há. Eu comprei a resina mista numa empresa de tratamento de água, comprei um tubo de pvc, meti a resina lá para dentro e fiquei com 1 de TDS!!! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
sonicazulao Publicado: Dezembro 11, 2004 Publicado: Dezembro 11, 2004 Boas...... Eu pessoalmente nao uso osmose. Tenho um deionizador DIY. Este filtro tem 4 estagios. O primeiro com carvao activado, o segundo com resina cationica, o terceiro com resina anionica e o quarto com resina mista. É sabido que quanto menor o fluxo de água no filtro, mais tempo a água está em contacto com o carvão e as resina o que se traduz numa água de optima qualidade. Eu pessoalmente nunca tive problemas e um filtro destes é bem barato se construido por nós. Abraço vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria
Visitante Publicado: Dezembro 12, 2004 Publicado: Dezembro 12, 2004 Ok, onde arranjo essas resinas? Obrigado Nuno
Recommended Posts