AJUDA!! Betta violento com femea


mans79

Recommended Posts

Boas,

 

 

eu comprei um betta macho pois já tinha uma femea, após 2 dias já tinha o ninho feito, coloquei a femea num copo dentro do aquario de reprodução e depois de um bom tempo soltei-a; o macho foi muito violento com a femea ao ponto que tive que tirar a tirar, repetindo este umas três vezes e sempre com o mesmo desfeicho, o macho a bater na femea, mesmo com ela debeixo do ninho.

 

perante esta situação o que devo fazer?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

eu comprei um betta macho pois já tinha uma femea, após 2 dias já tinha o ninho feito, coloquei a femea num copo dentro do aquario de reprodução e depois de um bom tempo soltei-a; o macho foi muito violento com a femea ao ponto que tive que tirar a tirar, repetindo este umas três vezes e sempre com o mesmo desfeicho, o macho a bater na femea, mesmo com ela debeixo do ninho.

 

perante esta situação o que devo fazer?

 

cumprimentos

 

tamanho do aquario antes do mais?

pergunto isso porque o meu macho antes de fazer o abraço nupcial deu lhe umas "peras", mas pouco pois eu tinha varias plantas para ela se refugiar, se for um aquario pequeno e sem sitios para ela se refugiar vai acabar por mata la, ou tentas outra femea diferente, mas espera por mais opinioes de ppl mais experiente.

abraço

Editado por pnadre
assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para além de muitas outras coisas antes de avançares com mais alguma coisa, pesquisa bem sobre criação de bettas. Absorve o máximo de informação que conseguires, não te limites aqui ao forum, existem muitos outros foruns e sites com boas informações.

Não, não te estou a mandar embora, nem a dizer que não tens boas informações aqui, muito pelo contrário. Apenas quero que tomes conhecimento do máximo de experiências possível sobre criações de bettas.

 

Agora a minha pequena ajuda:

Antes de mais é preciso que a fêmea esteja pronta, dizes que a colocas-te junto ao macho num copo, mas estará ela pronta para acasalar?

Alguns sinais que indicam estar pronta, são riscas verticais visíveis no corpo(nem sempre são visíveis), ovopositor mais saliente que o normal (pontinho branco junto ao ânus) e ainda uma forte vontade de ir ter com o macho quando ainda dentro do copo. Se for visível algum destes sinais podes libertar, senão, deves aguardar mais tempo até ela estar preparada.

É normal o macho "bater" na fêmea, até esta assumir um papel de submissa, no entanto é preciso vigiar para que ele não a mate, e tal como foi dito, incluir plantas no aquário para que ela se possa esconder das investidas do macho.

 

Lê muito acerca deste assunto, pois todos os pormenores são importantes para que se consiga uma criação de sucesso.

 

Boa sorte e se surgirem duvidas, dispõe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

em primeiro lugar quero agradecer as vossas menssagens;

bem, quanto á femea estar pronta, não tenho a menor duvida, ela tem o ponto branco bem saliente, as riscas verticais, e mostra um desejo muito pelo macho, pois ela mesmo depois de levar uns toques ela volta a tentar aproximar se de macho;

Acho que o meu problema é o aquario ser demasiado pequeno, de 10 LT, sei k é muito pouco, mas como tinha o macho a fazer ninho e a femea no ponto pensei em exprimentar; esperarei por um aquário maior para voltar a tentar, acho que vai ser melhor;

 

cumprimentos

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Maior que 10 litros seria melhor com certeza, mas com 10 litros já é suficiente. Arranja plantas para ela se esconder. E não tenhas pressa, é normal ela sair mal tratada do acasalamento. Pode demorar algumas horas até começarem com os abraços. Se ela mostra todos os sinais de estar pronta será com certeza tudo uma questão de tempo e paciência.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais