Discu nao come a muito tempo


Pedro S.

Recommended Posts

Boas, iniciei me nos dicus a pouco mais de um mes, um amigo deu me quatro discus mas acabei por ficar so com um casal porque o aquario so tem 180lts, e nao se estavama a dar muito bem. O casal esta sozinho a cerca de 3 semanas.

 

Estavam todos a comer bem, mas desde que o casal ficou sozinho o macho deixou de comer e as cores dele estao um bocado escuras (nao sei se é mesmo a cor normal dele), pensei que fosse normal por causa do stress da agressividade entre eles (quando estavam os quatro), e ha 5 dias estava a observa los e reparei que as fezes estavam transparentes, pensei logo que eram parasitas internos, ja estava a preparar tudo para começar a fazer o tratamento com flagyl, quando hoje vou ver e as vezes estavam castanhas claras. Entretanto a femea ja desvovou duas vezes, a semana passada e esta semana, e o macho comeu os ovos todos. Os parametros da agua acho que estao bem (medi semana passada).

 

Nao sei o que fazer??

 

abraços a todos

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que vou fazer o tratamento com o flagyl nao quero que o peixe morra e é a unica coisa que tou a ver que possa resultar.

Ja tenho montado um aquario hospital com 40lts, tenho quue por a agua a 32graus e dar dois comprimidos por dia ( 1 comprimido por 40lts) e uma tpa de 20% antes de cada comprimido, é isto?

Qual é o incoveniente de fazer o tratamento no aquario principal?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que vou fazer o tratamento com o flagyl nao quero que o peixe morra e é a unica coisa que tou a ver que possa resultar.

Ja tenho montado um aquario hospital com 40lts, tenho quue por a agua a 32graus e dar dois comprimidos por dia ( 1 comprimido por 40lts) e uma tpa de 20% antes de cada comprimido, é isto?

Qual é o incoveniente de fazer o tratamento no aquario principal?

 

cumprimentos

 

 

Nenhum inconveniente e se forem mesmo parasitas internos desparasitavas os dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao mas porque é que dizem que é melhor arranjar um aquario hospital para tratar com flagyl?

O mais dificil é calcular a litragem do aquario principal por causa dos troncos e do areao. Sendo assim depois do tratamento tenho que por carvao activo?

 

Obrigado

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava mesmo de ajuda tenho medo de o stressar a muda lo pra outro aquario, mas queria saber se nao faz mesmo mal nenhum fazer tratamento no principal. e nao sei se o diagnostico esta certo porque nao consigo ver as feze dele, ele ja nao come a muito tempo, so os ovos da femea.

 

vou tentar dar mais promenores, tem a mania de ir à superficie, parece que viu comida, ja tentei larva vermelha e ele vai la mas deita fora, o resto da comida nem liga, ja tentei alho tambem nao deu em nada, as vezes tem uns fios com 2 mm de grossura que chegam a 5cm de comprmento, transparentes colados ao corpo mas assim que abana as barbatanas ou nada rapido sai tudo, os unicos peixes que tenho no aquario é o casal e 4 corydoras julii e dois siamesis, tou com algumas algas....nao tou a ver mais nada.

 

que devo fazer faço? tratamento com flagyl?

 

abraços

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele parece ter uns pontos brancos juntamente com esses fio mas as vezes desaparecem?? esqueci me de referir que a respiraçao esta mais acelarada mas é feita pelos dois operculos.

 

abraços

 

edit: fui ver o aquario sem que eles tassem e o macho estava se a coçar bastante nadando rapido e mexendo as barbatanas e coçar se no tronco

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele parece ter uns pontos brancos juntamente com esses fio mas as vezes desaparecem?? esqueci me de referir que a respiraçao esta mais acelarada mas é feita pelos dois operculos.

 

abraços

 

edit: fui ver o aquario sem que eles tassem e o macho estava se a coçar bastante nadando rapido e mexendo as barbatanas e coçar se no tronco

 

Olá Pedro.

Pelos sintomas que descreves, parece ser parasitas internos e externos.

O roçar-se pelas plantas ou troncos indica parasitas externos, muito possivelmente nos operculos, dai a respiração ofegante ou mais acelerada.

Trata JÁ com ESHA2000 e dobra a dose que vem no folheto explicativo.

Podes fazer no aquario principal sem problemas.

Depois de fazeres o tratamento com o esha2000 durante 3 dias, duplicando a dose que vem no folheto (le bem o folheto para calculares o numero de gotas) fazem uma TPA de 50%, com agua de boa qualidade, com a temperatura exacta, sem cloro, etc, etc.

Depois esperas 1 semana, fazes mais uma TPA de 50%, e se as coisas não mudaram entretanto, fazes o tratamento com Fluvermal e no final mais uma TPA.

Se conseguires que o disco coma alguma coisa podes, depois de fazeres esses tratamentos, das-lhes flagyl misturado na comida.

Boa sorte

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acabou hoje o tratamento com esha2000, tava a espera que a agua ficasse mais verde, dupliquei as gotas fiz para 300litros.

Nao notei grande diferença nos discus, o macho pelo menos ja levou a comida a boca so que depois dei ta grande parte fora, mas continua a coçar se e os fios continuam la. Aquilo a que chamo fios colados ao corpo é provavel que seja o muco a libertar se, isso é sintoma de alguma doença ou é normal?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais