Pedro S. Publicado Março 28, 2010 Publicado Março 28, 2010 (editado) Boas, iniciei me nos dicus a pouco mais de um mes, um amigo deu me quatro discus mas acabei por ficar so com um casal porque o aquario so tem 180lts, e nao se estavama a dar muito bem. O casal esta sozinho a cerca de 3 semanas. Estavam todos a comer bem, mas desde que o casal ficou sozinho o macho deixou de comer e as cores dele estao um bocado escuras (nao sei se é mesmo a cor normal dele), pensei que fosse normal por causa do stress da agressividade entre eles (quando estavam os quatro), e ha 5 dias estava a observa los e reparei que as fezes estavam transparentes, pensei logo que eram parasitas internos, ja estava a preparar tudo para começar a fazer o tratamento com flagyl, quando hoje vou ver e as vezes estavam castanhas claras. Entretanto a femea ja desvovou duas vezes, a semana passada e esta semana, e o macho comeu os ovos todos. Os parametros da agua acho que estao bem (medi semana passada). Nao sei o que fazer?? abraços a todos Editado Março 29, 2010 por Pedro S.
Pedro S. Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 Bem acho que vou fazer o tratamento com o flagyl nao quero que o peixe morra e é a unica coisa que tou a ver que possa resultar. Ja tenho montado um aquario hospital com 40lts, tenho quue por a agua a 32graus e dar dois comprimidos por dia ( 1 comprimido por 40lts) e uma tpa de 20% antes de cada comprimido, é isto? Qual é o incoveniente de fazer o tratamento no aquario principal? cumprimentos
CarlosSainz Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 Bem acho que vou fazer o tratamento com o flagyl nao quero que o peixe morra e é a unica coisa que tou a ver que possa resultar. Ja tenho montado um aquario hospital com 40lts, tenho quue por a agua a 32graus e dar dois comprimidos por dia ( 1 comprimido por 40lts) e uma tpa de 20% antes de cada comprimido, é isto? Qual é o incoveniente de fazer o tratamento no aquario principal? cumprimentos Nenhum inconveniente e se forem mesmo parasitas internos desparasitavas os dois.
Pedro S. Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 Entao mas porque é que dizem que é melhor arranjar um aquario hospital para tratar com flagyl? O mais dificil é calcular a litragem do aquario principal por causa dos troncos e do areao. Sendo assim depois do tratamento tenho que por carvao activo? Obrigado cumprimentos
Pedro S. Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 (editado) Precisava mesmo de ajuda tenho medo de o stressar a muda lo pra outro aquario, mas queria saber se nao faz mesmo mal nenhum fazer tratamento no principal. e nao sei se o diagnostico esta certo porque nao consigo ver as feze dele, ele ja nao come a muito tempo, so os ovos da femea. vou tentar dar mais promenores, tem a mania de ir à superficie, parece que viu comida, ja tentei larva vermelha e ele vai la mas deita fora, o resto da comida nem liga, ja tentei alho tambem nao deu em nada, as vezes tem uns fios com 2 mm de grossura que chegam a 5cm de comprmento, transparentes colados ao corpo mas assim que abana as barbatanas ou nada rapido sai tudo, os unicos peixes que tenho no aquario é o casal e 4 corydoras julii e dois siamesis, tou com algumas algas....nao tou a ver mais nada. que devo fazer faço? tratamento com flagyl? abraços Editado Março 29, 2010 por Pedro S.
Pedro S. Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 (editado) ele parece ter uns pontos brancos juntamente com esses fio mas as vezes desaparecem?? esqueci me de referir que a respiraçao esta mais acelarada mas é feita pelos dois operculos. abraços edit: fui ver o aquario sem que eles tassem e o macho estava se a coçar bastante nadando rapido e mexendo as barbatanas e coçar se no tronco Editado Março 29, 2010 por Pedro S.
Carlos Trabuco Publicado: Março 29, 2010 Publicado: Março 29, 2010 ele parece ter uns pontos brancos juntamente com esses fio mas as vezes desaparecem?? esqueci me de referir que a respiraçao esta mais acelarada mas é feita pelos dois operculos. abraços edit: fui ver o aquario sem que eles tassem e o macho estava se a coçar bastante nadando rapido e mexendo as barbatanas e coçar se no tronco Olá Pedro. Pelos sintomas que descreves, parece ser parasitas internos e externos. O roçar-se pelas plantas ou troncos indica parasitas externos, muito possivelmente nos operculos, dai a respiração ofegante ou mais acelerada. Trata JÁ com ESHA2000 e dobra a dose que vem no folheto explicativo. Podes fazer no aquario principal sem problemas. Depois de fazeres o tratamento com o esha2000 durante 3 dias, duplicando a dose que vem no folheto (le bem o folheto para calculares o numero de gotas) fazem uma TPA de 50%, com agua de boa qualidade, com a temperatura exacta, sem cloro, etc, etc. Depois esperas 1 semana, fazes mais uma TPA de 50%, e se as coisas não mudaram entretanto, fazes o tratamento com Fluvermal e no final mais uma TPA. Se conseguires que o disco coma alguma coisa podes, depois de fazeres esses tratamentos, das-lhes flagyl misturado na comida. Boa sorte Carlos Trabuco
Pedro S. Publicado: Março 29, 2010 Autor Publicado: Março 29, 2010 obrigado pela resposta, vou tratar disso amanha cumprimentos
Carlos Trabuco Publicado: Março 30, 2010 Publicado: Março 30, 2010 obrigado pela resposta, vou tratar disso amanha cumprimentos Boa sorte com isso. Se precisares de ajuda apita. Mandei-te MP. Abraço
Pedro S. Publicado: Abril 3, 2010 Autor Publicado: Abril 3, 2010 Boas Acabou hoje o tratamento com esha2000, tava a espera que a agua ficasse mais verde, dupliquei as gotas fiz para 300litros. Nao notei grande diferença nos discus, o macho pelo menos ja levou a comida a boca so que depois dei ta grande parte fora, mas continua a coçar se e os fios continuam la. Aquilo a que chamo fios colados ao corpo é provavel que seja o muco a libertar se, isso é sintoma de alguma doença ou é normal? cumprimentos
Recommended Posts