Ictio


Black Pearl

Recommended Posts

Boa noite.

 

Desde ontem que reparo que o meu cometa tem uma mancha branca na barbatana caudal. Tem também umas ramificações sanguíneas nessa mesma barbatana e as fezes dele têm sido desde aí transparentes e mais finas que o habitual. Pelo que li e pelo que sei pode bem ser íctio. Tenho além dele um peixe dourado comum que parece começar a ter também manhas brancas na barbatana caudal, embora ainda pouco nítidas. Não consigo pôr fotos em que isto seja explícito, pois a máquina não é a mais fantástica.

 

Que tratamento aconselham?

 

Agradeço a vossa atenção e ajuda preciosa. ;)

 

Cumprimentos.

Editado por Black Pearl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Desde ontem que reparo que o meu cometa tem uma mancha branca na barbatana caudal. Tem também umas ramificações sanguíneas nessa mesma barbatana e as fezes dele têm sido desde aí transparentes e mais finas que o habitual. Pelo que li e pelo que sei pode bem ser íctio. Tenho além dele um peixe dourado comum que parece começar a ter também manhas brancas na barbatana caudal, embora ainda pouco nítidas. Não consigo pôr fotos em que isto seja explícito, pois a máquina não é a mais fantástica.

 

Que tratamento aconselham?

 

Agradeço a vossa atenção e ajuda preciosa. :wink:

 

Cumprimentos.

 

 

boas...

se for ictio aumenta a temperatura para 30º...

tive esse problema a poucos dias e ja nao ha indicios nos peixes , pelo menos eles ja estao bem...

mas acho que isso das fezes e das ramificaçoes sanguinias nao seja do ictio...

podem ser bacterias intestinais...mas espera por alguem mais experiente...:)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta colocar uma foto, isso pode ser o argulus ou uma septicemia embora parece ser mais o argulus, ictio é que não deve ser.

 

E o tratamento não é identico ao feito para o ictio? Se for argulus nem sei bem como tirar o parasita...os peixes são ainda relativamente pequenos mas têm força e são muito irrequietos para os conseguir manipular bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fossem muitos pontinhos diria que era ictio, agora um ponto estranho, não sei o que te diga :(

 

Por um lado hoje pareceu-me tipo algodão. Mas é um ponto que não tem + de 2mm. Até peguei nele para ver, mas não concluí grande coisa. Não tenho visto o ponto crescer por isso nem sei o que pensar. Até já pensei que talvez se tenha magoado em alguma coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

Sem quer contradizer nenhum dos membro, 1 colher de sopa mal cheia para 10L é muito sal, aconselho 1 para 40L.

Embora eu quando faço tratamento com nos meus discus faço 1 colher de sobremesa para 40L.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho os meus peixes com a famosa bacteria do Ictio.

 

Então nos primeiros dias aumentei diariamente a temperatura ate conseguir atingir os 29º-+

 

Como não havia melhoras, tive que recorrer ao medicamento da sera costapur. Ao fim do terceiro dias ainda não tenho grandes melhoras, mas terei que esperar ate ao fim do tratamento.

 

A minha duvida é a seguinte, os peixes que foram atacados pela bacteria vão ficar com sequelas?

 

Obrigado

 

David

Editado por davidasoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho os meus peixes com a famosa bacteria do Ictio.

 

Então nos primeiros dias aumentei diariamente a temperatura ate conseguir atingir os 29º-+

 

Como não havia melhoras, tive que recorrer ao medicamento da sera costapur. Ao fim do terceiro dias ainda não tenho grandes melhoras, mas terei que esperar ate ao fim do tratamento.

 

A minha duvida é a seguinte, os peixes que foram atacados pela bacteria vão ficar com sequelas?

 

Obrigado

 

David

 

Não mas a bendita da cura do íctio é lenta...é preciso paciência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

O Cometa, peixe claro, é um animal de água fria, portanto, subir-lhe a temperatura para 30º será quase como pô-lo numa panela de pressão a ferver... é bom ler com atenção as coisas que é para se evitar acidentes desnecessários.

O tratamento descrito pela menina Susana «antifúngico como o sera mycopur» parece-me correcto, ou então utilizar o azul-de-metileno.

E variar a comida, por vezes esquecemo-nos deste pormenor da comida e, de facto, a maior parte das enfermidades deste tipo são causadas por causa de uma alimentação deficiente ou então juntar um suplemento vitamínico, como já referi num post anterior.

 

 

 

Cumprimentos,

Editado por Avelino Nascimento

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais