Plantas o que se estará a passar


hugo_pn

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Venho aqui colocar umas questões, mas primeiro queria indicar o meu set-up ,os parâmetros que tenho para já são:

 

Aqua 100l.

PH 7.0 varia um pouco ainda não percebi porquê.

Tenho injecção de CO2

Luz: 20W Aqua-glo 18.000k

20W Flora-glo 2.800k

Filtro: EHIEIM 2028 Externo

 

Vou confessar que nunca tive muito jeito para as plantas, e tentei logo com as que apresento na imagem, faltando ainda uma anúbia e o feto de java.

O meu problema é que estou a tentar manter a Riccia e o musgo de java, mas os mesmos não se desenvolvem e a Riccia está a começar a ficar amarela, o feto de java, tem algumas mas poucas folhas cheias de uma alga muito escura. Vou tentar colocar fotos mais tarde.

A pergunta é a seguinte. O que posso fazer?

Não coloco nenhum tipo de fertilizante, faço TPA's com frequência.

 

gallery_826_2219_184011.png

 

Desde já agradeço imenso a ajuda que me possam dar.

 

Cumprimentos

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pode ser das temperaturas de luz que estão muito longe dos 6500 e que por isso são pouco benéficas à fotossíntese e também pode ser por não meteres nenhum fertilizante... mete pelo menos o de micros.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive essa lâmpada e não tive qualquer tipo de problema com as minhas plantas.

 

Penso que o problema reside na quantidade de co2 e na fertilização.

 

Dizes que o ph oscila.

 

Estás a usar co2 biológico. Diy?????

 

Deduzo que sim. Se estiver certo tens de tentar manter a mistura o mais constante possível, embora seja difícil.

Fazer testes

 

Ph

Kh

 

 

E ver na tabela que valor tens de co2.

Clica aqui para veres a tabela

 

Quanto a fertelização só os testes o podem dizer.

 

Nitratos

Fosfatos

Ferro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

riccia: falta de luz e falta de nutrientes, se queres que recupere coloca-a mais perto da luz ( a boiar se possivel) e pelo menos aumenta as trocas de agua ou fertiliza.

 

musgo: o musgo cresce lentamente, no entanto se estiver a crescer a um ritmo médio /rápido em relação ao seu ritmo normal, deves notar algumas pontas de um verde mais claro.

 

feto de java: não vi nenhuma foto do mesmo, podem ser várias coisas.

 

a crypto: parece estar em adaptação, mas está a mostrar falta de nutrientes nas novas folhas. Deves também retirar a lã que envolve as raizes o mais possivel.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desde já obrigado pela ajuda, no entanto, continuo um pouco confuso quanto às fertilizações e relativamente às TPA’s faço um a duas vezes por semana 1/3, relativamente ao CO2 realmente é o caseiro. Relativamente aos testes vou tentar postar hj os que tenho. Estavam tão bem arrumados que não os encontrava.

Tenho ando a ler e a ler, e não consigo perceber uma coisa. Quando falam na iluminação mais concretamente no valor mínimo de 1W por Litro, estão a referir-se exactamente ao quê, isto é, vejo Nanos com lâmpadas minúsculas, plantados cheios de lâmpadas, outros com menos, por vezes águas turvas e cheias de plantas, quanto à dúvida fiz o seguinte raciocínio:

 

20W fluorescente => 80W incandescente;

Como tenho duas de 20W fluorescentes => 160W incandescentes, para 100 litros

 

Estou a pensar bem ou tenho de ter ainda mais luz?

Editado por hugo_pn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez,

 

Como tinha dito desta feita vou acrescentar mais uns dados do Aqua:

 

Testes realizados ontém à noite.

 

0 < NH3 < 0.6

0 < NH4 < 0.6

No2 < 0.1

PH = 7.0

KH 8 gota mudança de côr, teste da JBL creio que isso quer dizer que são 8º

 

Junto envio mais duas imagens do Aqua.

gallery_826_2219_2558.jpg

gallery_826_2219_178307.jpg

 

Muito Obrigado

Hugo

Editado por hugo_pn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ando a ler e a ler, e não consigo perceber uma coisa. Quando falam na iluminação mais concretamente no valor mínimo de 1W por Litro, estão a referir-se exactamente ao quê, isto é, vejo Nanos com lâmpadas minúsculas, plantados cheios de lâmpadas, outros com menos, por vezes águas turvas e cheias de plantas, quanto à dúvida fiz o seguinte raciocínio:

 

20W fluorescente => 80W incandescente;

Como tenho duas de 20W fluorescentes => 160W incandescentes, para 100 litros

 

Estou a pensar bem ou tenho de ter ainda mais luz?

 

Boas

 

Não podes converter de fluorescente para incandescente, a regra é feita tendo em conta fluorescentes, ou seja não chega a 0,5W por litro(o que tens). Os nanos que ves com lampadas minusculas também tem pouca agua, o que não impede de ter um rácio decente (pouca agua, poucos watts de luz). Para as plantas que tens creio que se andares entre o 0,5 e o 1 watt por litro deve se suficiente.

Agora também não adianta injectares CO2, se te falta o resto (luz e nutrientes).

 

cumprimentos

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não podes converter de fluorescente para incandescente, a regra é feita tendo em conta fluorescentes, ou seja não chega a 0,5W por litro(o que tens). Os nanos que ves com lampadas minusculas também tem pouca agua, o que não impede de ter um rácio decente (pouca agua, poucos watts de luz). Para as plantas que tens creio que se andares entre o 0,5 e o 1 watt por litro deve se suficiente.

Agora também não adianta injectares CO2, se te falta o resto (luz e nutrientes).

 

cumprimentos

 

Bruno Branco

 

 

Muito mais esclarecido, vou tomar umas providências nesse sentido.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais