Como recuperar Montiporas ??


Recommended Posts

Viva Amigos.

Desde já peço desculpa, se não é este o local indicado para colocar esta questão. Fiquei na duvida se era aqui ou na secção dos corais.

Mas acho que aqui o pessoal lê mais :dance:

Recentemente adquiri umas montiporas, daquelas que crescem em forma de prato.

Infelizmente, durante a viagem de um dia e meio, a caixa onde vinham levou muita "porrada" o que originou a perda de alguma àgua dos sacos onde as mesmas vinham.

Quando as recebi, fiz o que se costuma fazer ou seja, aclimatar durante cerca de meia hora, com agua do aquario, e depois colei-as as rochas, onde em principio irão ficar.

No entento, reparei que largavam uma substancia translucida gelatinosa e já dentro de agua ficaram com um genero de penugem que, com a circulação da àgua, foi largando aos poucos, começaram logo a perder a cor, ficando brancas e só nos rebordos e em algumas pontas é que ficaram com alguma cor.

Isto significa que morreram, ou existe alguma possibilidade de, com o tempo, poderem recuperar?

Agradecia muito a vossa preciosa ajuda.

 

Um abraço

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal os corais terem essa reacção quando existe uma alteração do seu ambiente, seja de água, luz ou outro. O ter ficado branco não significa que morreu, significa que perdeu a zooxantela ou que esta enfraqueceu.

Caso o aquário tenha boas condições, o aquário volta a ganhar cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal os corais terem essa reacção quando existe uma alteração do seu ambiente, seja de água, luz ou outro. O ter ficado branco não significa que morreu, significa que perdeu a zooxantela ou que esta enfraqueceu.

Caso o aquário tenha boas condições, o aquário volta a ganhar cor.

 

Viva Pedro.

Vamos ver se elas recuperam, o aquario tem boas condições.

Mais logo posto aqui umas fotos das ditas montiporas.

Obrigado pelo teu comentário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Re-ola a todos.

Aqui vos deixo algumas fotos, das montiporas.

Espero que com as imagens possam ver como realmente elas se encontram.

Desculpem a qualidade das fotos, é que não me entendo nada com a máquina fotográfica.

 

DSC01495.jpg

DSC01511.jpg

DSC01514.jpg

DSC01515.jpg

DSC01516.jpg

DSC01517.jpg

Uma geral do aquario

panoramica.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de fazer uma TPA, de cerca de 30% com agua natural, esperar umas 3 horas, fiz os testes e obtive os seguintes resultados:

 

NO3 = +/- 2 mg/l

PO4 = 0 mg/l

Amónia = Proximo de zero (-0,25)

KH = 11.8 dKH

Cálcio = 450 ppm (Está um pouco alto, certo?)

Magnésio = 1440 ppm ( igualmente alto ?)

Temperatura = 26,5 ºC

Alcalinidade = 1.026 (Vou ter de baixar para 1.024)

PH = 8.3

 

Testes da Salifert, PH e Temperatura medidos electrónicamente, e Alcalinidade com refráctrometro.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....más noticias, estão mesmo a morrer. Possivelmente será do NH4, mas é muito vago.

 

Viva Pedro.

Vou ter de aguardar, para ver.

Eu não acho que seja do NH4, pois este esta mesmo muito proximo do zero.

Os outros corais que tenho (Green star polips, euphylias, caulastrea, zoantids, palytoas, actinodiscos, etc) estão a dar-se muito bem e a crescer.

Se fosse do NH4, acho que estes tambem se ressentiriam, ou não?

Tu és muito mais experiente que eu, sem sombra de dúvidas, saberás responder a essa pergunta.

Realmente é muito arriscado comprar corais duros e manda-los vir por correio e com uma viagem de quase 48 horas. É dinheiro deitado ao lixo.

Daqui para a frente, só corais moles e os duros vou ter de ser eu a traze-los em mão.

São só duas horas de viagem e é muito mais seguro.

Mas pronto, vamos aguardar, pode ser que ainda haja uma restea de esperança.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

Este meu comentário serve apenas para alimentar alguma réstea de esperança ao Carlos Trabuco.

O Pedro Conceição é capaz de ter razão, mas como a esperança é a última a morrer, quero relatar que eu tenho duas montiporas uma prato vermelho e outra prato verde, esta última á cerca de mês e meio atrás ficou totalmente branca, tive quase a tirá-la não fosse a minha mulher pedir-me para a deixar ficar mais algum tempo, aconteceu o que eu não consigo explicar á uma semana atrás começou a ficar esverdeada até pensei que fossem algas mas hoje apresenta-se totalmente verde e no meio um verde mais escuro, parece que ressuscitou, espero agora que se aguente.

Por este motivo resolvi deixar aqui este acontecimento para que o Carlos deixe passar mais algum tempo para ver no que dá.

aproveito para deixar também um abraço ao Pedro Conceição.

xau

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que a esperança é a última a morrer, pois elas estão a morrer mas ainda existe algum tecido vivo, e enquanto houver há que tentar. Faz umas TPAs de 4 em 4 dias de 10%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

Este meu comentário serve apenas para alimentar alguma réstea de esperança ao Carlos Trabuco.

O Pedro Conceição é capaz de ter razão, mas como a esperança é a última a morrer, quero relatar que eu tenho duas montiporas uma prato vermelho e outra prato verde, esta última á cerca de mês e meio atrás ficou totalmente branca, tive quase a tirá-la não fosse a minha mulher pedir-me para a deixar ficar mais algum tempo, aconteceu o que eu não consigo explicar á uma semana atrás começou a ficar esverdeada até pensei que fossem algas mas hoje apresenta-se totalmente verde e no meio um verde mais escuro, parece que ressuscitou, espero agora que se aguente.

Por este motivo resolvi deixar aqui este acontecimento para que o Carlos deixe passar mais algum tempo para ver no que dá.

aproveito para deixar também um abraço ao Pedro Conceição.

xau

afonso

 

 

Viva Amigo Afonso.

Eu vou deixa-las dentro do aquario e esperar por um milagre da...natureza. às vezes ela prega-nos surpresas muito desagradaveis, mas muitas vezes bem agradáveis.

Agora uma coisa é certa...corais duros já não mando vir tão cedo pelo correio e quando vierem, vão vir em caixas plasticas, com tampa, e fechadas hermeticamente. Assim de certeza não irão perder agua. Daqui em diante vou só apostar nos moles.

Nos próximos dias, vou fazer TPA'S diárias, de 25 litros, para baixar o valor da amónia, e corrigir mais alguma coisa que esteja menos boa.

Um abraço e o meu obrigado pela tua ajuda.

carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que a esperança é a última a morrer, pois elas estão a morrer mas ainda existe algum tecido vivo, e enquanto houver há que tentar. Faz umas TPAs de 4 em 4 dias de 10%

 

Pedro, há problema se eu fizer TPAs diarias de 25 litros (+/- 5%) com agua natural, corrigindo a salinidade com agua de OI?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva companheiros.

Boas notícias, uma das montiporas esta a recuparar muito bem, ainda que lentamente, mas já esta a ficar verdinha nas pontas e com os pólipos abertos.

Valeu a pena deixá-las no aquario.

Vou ver se amanha tiro umas fotos para postar aqui.

 

abraços.

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

certamente irão recuperar bem e completamente, eu com as minhas quando tive uns problemazitos de descoloração e parecia que tinham parado de crescer, foi so muda-las para um ponto um bocadinho mais alto da rocha em que apanhassem mais corrente e luz, olha foi remedio santo, uma das minhas montiporas que media uns 10cm esta agora com 20cm teve um crescimento muito bom. Por isso acho que nao te deves preocupar muito que elas vao-se aguentar bem ;)

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

certamente irão recuperar bem e completamente, eu com as minhas quando tive uns problemazitos de descoloração e parecia que tinham parado de crescer, foi so muda-las para um ponto um bocadinho mais alto da rocha em que apanhassem mais corrente e luz, olha foi remedio santo, uma das minhas montiporas que media uns 10cm esta agora com 20cm teve um crescimento muito bom. Por isso acho que nao te deves preocupar muito que elas vao-se aguentar bem :D

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

 

 

Viva Paulo.

Só uma é que recuperou, as outras estão "defuntas" :mrgreen:

Vou fazer o mesmo que tu, mudar esta para um ponto um pouco mais alto por forma a apanhar um pouco mais de luz e de corrente.

Vamos ver se ela cresce bem, ou qual vai ser o grau de crescimento.

Obrigado pelo teu testemunho

 

Cumprimentos

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

parabéns Carlos, valeu a pena esperar, na água salgada em particular, o tempo e a calma por vezes trazem-nos surpresas agradáveis.

a minha também recuperou embora o seu crescimento seja lento.

um abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

parabéns Carlos, valeu a pena esperar, na água salgada em particular, o tempo e a calma por vezes trazem-nos surpresas agradáveis.

a minha também recuperou embora o seu crescimento seja lento.

um abraço

afonso

 

 

Viva Amigo Afonso.

Apesar de só uma ter recuperado, valeu a pena esperar.

Já a mudei para um sitio mais alto e com um pouco mais de circulação, para ver como ela se vai dar e se vai reagir.

O crescimento até agora tem sido, igualmente, muito lento, mas tenho esperança de que com as boas condições que tenho no aquario, ela dei-a um pulo em termos de crescimento.

Um grande abraço e obrigado pelos comentários.

 

PS:Agora só vou introduzir mais corais e os primeiros peixes em Setembro, quando for a Lisboa e aí aproveito para trazer todos os vivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caro Amigo,

esse aquario esta a ficar um espectaculo, tenho de ir ver isso pessoalmente :). Tenho pesquisado sobre salgados e estou a adorar ainda vou montar um mini reef ;).

 

Um abraço

Pedro Teixeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caro Amigo,

esse aquario esta a ficar um espectaculo, tenho de ir ver isso pessoalmente :P. Tenho pesquisado sobre salgados e estou a adorar ainda vou montar um mini reef bowdown.

 

Um abraço

Pedro Teixeira.

 

 

Viva Pedro.

O aquario está a compor-se devagarinho e com muita calma.

Só em Setembro, quando vier de férias, é que vou colocar mais corais, muitos mais, e os peixitos, mas a coisa esta a correr bem.

Força nisso, se quizeres ajuda para esse mini reef, podes contar comigo. Os aquarios de recife são outra musica :P

E esses discos como é que vão?

Quando quizeres aparecer, diz alguma coisa.

 

Abraço

CArlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro.

O aquario está a compor-se devagarinho e com muita calma.

Só em Setembro, quando vier de férias, é que vou colocar mais corais, muitos mais, e os peixitos, mas a coisa esta a correr bem.

Força nisso, se quizeres ajuda para esse mini reef, podes contar comigo. Os aquarios de recife são outra musica :P

E esses discos como é que vão?

Quando quizeres aparecer, diz alguma coisa.

 

Abraço

CArlos Trabuco

 

Os meus discos nao estao muito famosos visto que eles tem ficado frequentemente com parasitas intestinais. Essa semana parei de dar papa caseira para ver se param de ficar com parasitas intestinais. Nao sei o que passa com eles os parametros normais tpas 2 vezes por semana de 25% de cada vez. Quanto aos casais do meu amigo estão bons, sempre a dar criação ja chegaram a peixes e tudo mas 2/3 dias depois desaparecem.

Eu tenho la dois aquarios um 1m e o outro de 60cm sem uso não sei se vou por alguma, talvez faça nalgum minireef. Agora estou na Terceira em trabalho mas daqui a 3 semanas estou ai, dou-lhe um toque para ver esse atlantida reef :).

Abraço

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus discos nao estao muito famosos visto que eles tem ficado frequentemente com parasitas intestinais. Essa semana parei de dar papa caseira para ver se param de ficar com parasitas intestinais. Nao sei o que passa com eles os parametros normais tpas 2 vezes por semana de 25% de cada vez. Quanto aos casais do meu amigo estão bons, sempre a dar criação ja chegaram a peixes e tudo mas 2/3 dias depois desaparecem.

Eu tenho la dois aquarios um 1m e o outro de 60cm sem uso não sei se vou por alguma, talvez faça nalgum minireef. Agora estou na Terceira em trabalho mas daqui a 3 semanas estou ai, dou-lhe um toque para ver esse atlantida reef ;).

Abraço

Pedro Teixeira

 

Ok Pedro, fico a aguardar então a visita.

Temos que ver isso dos parasitas intestinais nos discus.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais