Ajuda - recomeço na aquariofilia


Micróbio

Recommended Posts

Olá,

 

há uns anos o meu pai comprou-me um aquário de cerca de 250 L, mas como eu ainda era muito pequena, ele ficou de tratar dele..

No entanto ele descuidou-se bastante e agora o aquario está totalmente doente, cheio de fungos e tudo o que pode ser imaginável, só um

peixe conseguiu sobreviver.

 

Agora que já tenho alguns aninhos a mais, já consigo tomar conta de um aquario. No entanto, o dinheiro escasseia para comprar todos os

equipamentos necessários. Queria saber como posso dar a volta a este problema.. sei que tenho que limpar tudo e retomar o inicio desta nova era... A unica coisa que tenciono comprar neste momento são os tubos de borracha que estao completamente podres. Que tristeza =(

 

Como posso lavar o resto do material!? Tinha pensado esfregar tudo com um pouco de água morna e lixivia e deixar tudo a desinfectar durante um tempo, para que todas as algas e microorganismos saiam e eu tenha "materiais novos"... Mas ontem tive a ler um livro sobre aquarios de agua doce e li que só devia lavar com água morna e nunca com detergente! .. Já tentei isso mtas vezes e nunca deu resultado! Será que nao posso lavar com um pinguinho de lixivia e certificarme que nao fica detergente algum!? e até lavar com agua limpa durante uns dias dias depois dessa lavagem?

 

O meu objectivo é começar mesmo de novo, como se tivesse comprado tudo na loja outra vez....

 

Já agora, alguém me pode indicar uma boa loja de aquariofilia em Lisboa?!

Eu costumo ir à RuiMar que é boa, mas fica um pouco dificil de ir lá ter!

 

Obrigada,

Inês Rodrigues

(Micróbio)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes lavar o aquário e decorações com lixívia mas depois tens que passar muito bem e muitas vezes por água.

 

Areão não aconselho.

 

E bem vinda de novo ao hobby e a este fórum.

 

Além das lojas online, tens os patrocionadores existentes aqui no fórum e lojas físicas em Lisboa podes ir ver:

- Aquaplante (benfica)

- Águaviva (campolide ou algo similar, nunca acerto sorry).

- TemploAquático (R. Santa Marta).

- Naturline (São domingos de rana).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu se fosse a ti desinfectava metendo no microondas! lixivia, ainda crias mais problemas que os que tentas resolver. Areão é melhor comprar um novo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acaba de preencher o teu perfil!!!!

 

Uma loja com material barato é na estrada de benfica, vais ver a diferença de preços :):P:roflroll2:

 

 

Cumprimentos

Álvaro Gama

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem sou de massama se precisares de ajuda e so pedir!

 

posso te arranjar umas pedras pa decoraçao...

 

Olá!

De momento acho que nao vou precisar.. mas se precisar de alguma coisa já sei que tás por perto XD

 

PS:..não te consigo ver bem pela foto, mas acho que já sei quem tu és XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiver dúvidas não será melhor colocar no fórum? Sempre tem um leque de possibilidades de ajudas maior penso eu de que....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já experimentaste deixar o material em água corrente a ferver durante umas horas ? (€€€€€ a voar com a conta da água)

quanto à lixívia já li em algum sítio que se deve usar mas com muito cuidado e depois deixar o material de molho durante uns dias para limpar o que quer que a lixívia lá tenha deixado de impuro xD

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiver dúvidas não será melhor colocar no fórum? Sempre tem um leque de possibilidades de ajudas maior penso eu de que....

 

e so uma questao de facilidade...

a meu ver e mais facil entender as coisas falando do que a escrever

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe

 

e so uma questao de facilidade...

a meu ver e mais facil entender as coisas falando do que a escrever

 

 

(...)

 

se tiveres duvidas ou precisares de algo nao exites em mandar 1 MP ou entao add me no msn para ser mais facil rodrigo_sousa_92@hotmail.com

 

MP são faladas? Passou-me ao lado :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

há uns anos o meu pai comprou-me um aquário de cerca de 250 L, mas como eu ainda era muito pequena, ele ficou de tratar dele..

No entanto ele descuidou-se bastante e agora o aquario está totalmente doente, cheio de fungos e tudo o que pode ser imaginável, só um

peixe conseguiu sobreviver.

 

Agora que já tenho alguns aninhos a mais, já consigo tomar conta de um aquario. No entanto, o dinheiro escasseia para comprar todos os

equipamentos necessários. Queria saber como posso dar a volta a este problema.. sei que tenho que limpar tudo e retomar o inicio desta nova era... A unica coisa que tenciono comprar neste momento são os tubos de borracha que estao completamente podres. Que tristeza =(

 

Como posso lavar o resto do material!? Tinha pensado esfregar tudo com um pouco de água morna e lixivia e deixar tudo a desinfectar durante um tempo, para que todas as algas e microorganismos saiam e eu tenha "materiais novos"... Mas ontem tive a ler um livro sobre aquarios de agua doce e li que só devia lavar com água morna e nunca com detergente! .. Já tentei isso mtas vezes e nunca deu resultado! Será que nao posso lavar com um pinguinho de lixivia e certificarme que nao fica detergente algum!? e até lavar com agua limpa durante uns dias dias depois dessa lavagem?

 

O meu objectivo é começar mesmo de novo, como se tivesse comprado tudo na loja outra vez....

 

Já agora, alguém me pode indicar uma boa loja de aquariofilia em Lisboa?!

Eu costumo ir à RuiMar que é boa, mas fica um pouco dificil de ir lá ter!

 

Obrigada,

Inês Rodrigues

(Micróbio)

 

 

BOAS :eusathink: Lavar todos os obejetos que seijam lavaveis ,eu lavava com sal grosso ,depois passava por agua

quente, lavar com lixivia e um pouco,para não dizer muito perigoso ao aquário mais tarde.

isto e o que eu faço quando quero lavar qualquer coisa do aquário, mas isso sou eu,agora tu e que

sabes!... Muita força,e muita calma. A.S :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e so uma questao de facilidade...

a meu ver e mais facil entender as coisas falando do que a escrever

 

Sim sim, sem duvida........ Lol............ A psique humana é algo fabuloso=)

 

Agora brincadeiras á parte.... Deixo aqui os meus dois centimos.

 

Se o Material que tens está encrustado de calcário e sais minerais resultantes da evaporação da água ao longo de anos. Algo que já me aconteceu. O que faço é....

 

Vou a um intermarché/model/hipermercado qualquer, compro o ácido da anivite, ou um outro produto pH minus barato, o mais barato e ranhoso que poder arranjar. Seguidamente, mergulho o material possivel de submergir num alguidar e meter água lá para dentro, o suficiente apenas para cobrir o material. Seguidamente, aplico o pH minus livremente, daí ter comprado barato, para poder gastar muito. Deixo repousar durante umas horas.

 

Depois, tiro da água, que por agora já deve estar toda porca. Passo por água. Se sobrar residuos, simples, uma lamina de barbear daquelas planas, um canivete, ou uma outra faca, sem imperfeições na lamina, e vai de raspar todo o restante depósito. Se a coisa for muito dificil de tirar, normalmente aplico o acido/ph minus sobre o sitio correcto deixo actuar e limpo seguidamente.

Cuidado no entanto com a a capacidade de ionização do ácido. Se o ácido for forte não manusear com as mãos, e manter todas as normas de segurança no manuseamento de produtos corrosivos. Em caso de duvida usa o produto muito diluido, ou não uses de todo.

Ou então em caso de duvida e se os cheiros não te fazem diferença, mas de longe mais seguro, utiliza uma mistura de Vinagre de vinho e sumo de limão numa proporção de 1:1 e vai molhando o material com a michordia á medida que o limpas de depósitos minerais. Cheira a vinagre, e podes ficar com as mãos a cheirar áquilo, mas é de longe mais seguro que utilizar os phMinus e os Ácido da Anivite.

 

Apenas depois de um banho e limpeza primária para remover aqueles depósitos minerais que se formam nos materiais do aquário, é que faço um banho em lixivia para limpar a coisa, normalmente sem medos. Se for bem feito, não tens problemas com os teus peixes e aquário. No entanto precisas de saber o que fazer. Eu normalmente faço é um banho de 2 a 3 dias do material em Lixivia pura em água, numa proporção de 1:10. Trocando a água a cada dia. Ao fim de 2 a 3 dias deixo repousar por outros 2 dias adicionais em água, sem qualquer aditivos, trocando a água 2 vezes ao dia, até que o material perca todo o cheiro.

 

Novamente cuidado no manuseamento de produtos basicos/causticos como a Lixivia (Hipoclorito de sódio) cuja acção caustica sobre os tecidos vivos é muito forte, é mesmo utilizada como desinfectante em feridas infectadas crónicas sob o nome de Soluto de Daikin, é claro que é muito diluida mas dá para ilustrar a coisa. Embora tenham acções diferentes, Bases fortes e Ácidos fortes São Lesivos para a saúde, por isso cuidado no manuseamento até mesmo da corriqueira lixívia para roupa/chão, e devem ser sempre manuseados na presença de outro adulto.

 

No final meto no aquário e não me chateio mais.

 

É simples, mas tens que ter cuidado tanto com a lixiva como com os produtos de ph menos (ou então utilizar o vinagre+sumo de limão, que não apresenta praticamente perigo algum)

 

Areão, é assim. Tens muitas maneiras de matar pulgas como se costuma dizer.

Parto do principio que o que chamas areão é estilo seixos rolados do rio/ou o vulgo areão de rio.

 

Há quem diga que ferver é um bom começo. No entanto, e perdoem-me os mais puristas, nunca o faço. Dá um trabalho enorme, é dispendioso em termos de tempo ferver, panelas e panelas de pedras, e depois esperar que a coisa arrefeça... É uma chatice do camandro.

O que eu costumo fazer é simples. Meto o areão em baldes, levo até banheira no balde, e depois meto o chuveiro a deitar água fria lá para dentro. Isto é o suficiente para fazer com que fezes, lodo e porcarias contidas no areão se solte. Ajuda se meteres a mão na porcaria e remexeres o areão, pode parecer nojento, mas não custa nada. Depois escorres a água, repetes, repetes uma segunda vez com água quente desta vez, o mais quente que a tua pele consiga suportar, e repetes o procedimento anterior. Se estiver limpo, e não verter mais lixo, então está pronto para voltar para dentro do aquário. Quanto á capacidade desinfectante de uma fervura, não posso nega-la, mas eu também pergunto para quê é necessária? Não há cloro na água da torneira? Não há Fluoretos que o nosso governo mete na água sobre desculpas vãs de benefícios dúbios para a saúde oral? Não há tantos outros compostos que ingerimos diariamente e que nem sequer sabemos que estão lá? A maioria deles são citotoxicos (por estúpido que pareça a sua adição na água que bebemos, sabendo as suas propriedades), significando que matam as células que estiverem em tudo com que entram em contacto. Logo, apenas a água apresenta uma acção "desinfectante". E o que tu queres é que as bactérias se instalem no areão para decompor as amónias e outros metabolitos excretados pelos teus animais, logo, ferver, é a meu ver contraproducente, para o estabelecimento do tanque.

Se nunca tiveste uma epidemia de doenças a fervura é desnecessária, e uma limpeza chega. E mesmo que a coisa tenha acontecido, se passou mais de 3 a 4 meses com o aquário parado, então esquece igualmente a necessidade de fervura.

 

 

Depois é remontar e reconstruir e já está é simples e facil.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.