neon muda de cor


chipo

Recommended Posts

boas registei me a pouco no forum... e ainda nao postei nada porque tenho andado so a ler..sou novato nisto..e a coisa de e meses comprei um aquario..ate agora tenho-me dado bem..so que agora um neon mudou de cor...passou a ter a lista azul escura e a vermelha tambem escureceu..os outros continuam iguais...que é isto??

 

o aquario é de 40l..contem..15 neos..2 guppys (macho e femea)..uma molly..um beta..3 pandas(limpa fundos)..um limpa vidros..e duas zebras...

a nivel de plantas tenhu 3 anubias e um feto de java....e uns artigos de decoraçao..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me lembrei do nome da raça do peixe que tu tens com uma cor diferente dos outros são os cardinais são identicos aos neons mas tem essas tais cores um pouco mais carregadas daí a diferença que tu encontras o homem da loja devia ter ambas as raças juntas e enfiou-te um desses também no saco.é na boa só por dizer que anda com um equipamento diferente mas são da mesma equipa 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

so que agora um neon mudou de cor...passou a ter a lista azul escura e a vermelha tambem escureceu..os outros continuam iguais...que é isto
Pelo que percebi, aconteceu apenas um incremento na tonalidade do azul e do vermelho...algo absolutamente normal quando os peixes passam de jovens a adultos.

Um incremento de cor é sinal de óptima saúde.....

 

já me lembrei do nome da raça do peixe que tu tens com uma cor diferente dos outros são os cardinais são identicos aos neons mas tem essas tais cores um pouco mais carregadas daí a diferença

Néons e cardinais são diferentes não apenas na intensidade da cor, mas principalmente pelo tamanho da "zona" vermelha.

 

Cardinal:

Paracheirodon_axelrodi_Schwarm_Olymp.JPG

 

Néon:

paracheirodon_innesi.jpg

 

devia ter ambas as raças juntas e enfiou-te um desses também no saco

O néon (Paracheirodon innesi) é de uma espécie diferente do cardinal (Paracheirodon axelrodi)...não confundir com "raça".

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vi logo que havia aí alguma confusão pois não explicitaste que também tinhas cardinais e como eras novato poderias estar a fazer uma confusão absolutamente natural.

 

 

Pelo que percebi, aconteceu apenas um incremento na tonalidade do azul e do vermelho...algo absolutamente normal quando os peixes passam de jovens a adultos.

Um incremento de cor é sinal de óptima saúde.....

 

Diesel essa teoria de que os peixes incrementam a cor na sua passagem de jovens a adultos nem sempre é um dado adquirido tenho peixes precisamente com a mesma idade e espécie e têm tonalidades diferentes.quanto a falar de raça é uma maneira de falar não vamos estar aqui a tentar ajudar uma pessoa que está a começar utilizando grandes termos técnicos.

 

um abraço para todos

feliz natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diesel essa teoria de que os peixes incrementam a cor na sua passagem de jovens a adultos nem sempre é um dado adquirido
Não é teoria nenhuma...é o que se passa com os néons. :lol:

Peixes como as viúvas (Gymnocorymbus ternetzi) têem tendencia a perder cor com a idade...mas nos néons (que nascem transparentes e permanecem assim por alguns dias/semanas) há um imcremento na tonalidade quando o peixe atinge a maturidade ou está simplesmente excitado e pronto para a reprodução.

 

tenho peixes precisamente com a mesma idade e espécie e têm tonalidades diferentes

:lol::lol:

Não havendo dois peixes exactamente iguais, todos nós temos peixes da mesma espécie e com a mesma idade...mas bastante diferentes entre si. 8)

 

quanto a falar de raça é uma maneira de falar não vamos estar aqui a tentar ajudar uma pessoa que está a começar utilizando grandes termos técnicos.

"Grandes termos técnicos"? :wink:

Parece-me essencial, para quem começa, distinguir entre espécie e raça, de modo a que se evitem cruzamentos entre membros de espécies diferentes e posterior nascimento de hibridos.

 

Manter peixes da mesma espécie mas de população (sub-espécie ou raça) diferente é uma prática normal, embora eu não aconselhe muito.

Não sei quais as possibilidades de hibridação entre néons e cardinais, mas se houver esta possibilidade eu desaconselho a manutenção de ambas as espécies juntas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais