Problemas na produção de CO2


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Caríssimos, não estou a conseguir produzir CO2 com a receita caseira.

Já fiz várias pesquisas aqui no fórum para ver se encontrava alguém com o mesmo problema que eu…

 

Já fiz três tentativas, as quais vou tentar descrever de seguida e nada:

 

1.ª Garrafa de 2 litros, 1 litro de água tépida directamente do cano, 1 colher de chá de Fermento Ramazzoti, 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio e 1 caneca de leite cheia de açúcar. Mexi tudo muito bem e nada, só uma espumazinha por cima.

 

2ª Garrafa de 2 litros, 1 litro de água morna directamente do cano, 1 colher de chá de Fermento Fermipan(de aspecto é igual ao da Ramazzoti), 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio e 1 chávena de chá cheia de açúcar. Mexi tudo muito bem e nada, só uma espumazinha por cima, quando agito a garrafa são produzidas bolhas mas não de forma contínua, só no momento, isto após terem passado 12h pelo menos.

 

3ª Garrafa de 2 litros, 1 litro de água morna de repouso já há vários dias, 1 colher de chá de Fermento Fermipan, 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio e 1 chávena de chá cheia de açúcar. Mexi tudo muito bem e nada, só uma espumazinha por cima, quando agito a garrafa são produzidas bolhas mas não de forma contínua, só no momento, isto após terem passado 12h pelo menos.

 

Não estou a perceber mesmo, a única coisa que vejo que possa estar a ser diferente é a garrafa, mas que não me faz absolutamente sentido nenhum ser esse o problema. Gastei mais dois tubinhos de cola quente por cima do que lá tinha para isolar melhor, mas continua tudo na mesma.

 

Alguém aqui do fórum me pode ajudar neste campo…

 

Muito obrigado

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

As receitas caseiras de CO2 são quase todas fundamentalmente iguais e pelo que pude perceber mudam é nas proporções.

Vou também assumir que tens a "instalação" bem feita, sem fugas e com um difusor adequado a DIY CO2 (dos que conheço - pedra difusora, difusor de vidro, pedra difusora madeira)

 

A que eu uso para uma garrafa de 2 litros é contituida por:

 

- 10mg de fermento de padeiro (geralmente 2 saquetas das embalagens fermento Vahiné)

- 1 colher de chá bem cheia de Bicarbonato de Sódio

- 1,5 de água (directamente da torneira sem nenhum aquecimento prévio)

- 3 chicaras de chá de açucar

 

Pelo que eu tive a ver na tua receita, não sei se não estarás a usar pouco açucar, mas não consigo confirmar pois nunca usei essas proporções.

 

Relativamente ao fermento cheguei à conclusão que as marcas dos fermentos não influenciam na produção da "mistela", tens é de garantir que é fermento de padeiro.

 

Actualmente não consigo encontrar o fermento Fermipan, mas substitui por fermento Vahiné (penso que o nome seja este). O fermento Ramazzoti que referes penso ser fermento levedura e não sei se é a mesma coisa que fermento de padeiro.

 

Também tens a opção de ir às padarias e comprar fermento de padeiro a vulso.

 

Quando à "receita" que referi posso afirmar com 100% de certeza que funciona. Tens sempre é que aguardar algum tempo para que a fermentação tenha início e possa produzir o CO2.

 

Espero ter ajudado

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com bicarbonato nenhuma das minhas receitas funcionou, segundo as regras da culinária o sal não se deve juntar co o fermento como o bicarbonato é salgado não sei até que ponto será o problema.

Em vez de uma colher mete toda a saqueta de fermipan, e mete mais açúcar.

Vais ver que resulta.

 

P.S. - A garrafa não pode estar num local frio senão as bactérias do fermento não se desenvolvem.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.